Analisando o que se está a passar, vemos que a Microsoft já gastou mais de 10 biliões com a sua consola, mas que o cenário… esse não mudou!
Algo está mal, mas mesmo muito mal na Xbox… E devido a isso, algo vai ter de mudar… e preferencialmente muito rapidamente!
O que se vai referir de seguida são apenas dados oficiais, pelo que, dadas as sensibilidades que há neste mercado, alerta-se já que caso alguém não goste do conteúdo do artigo, deverá apresentar queixas junto da Microsoft, e não aqui.
Vamos então ver aquilo que nos foi dado a conhecer:
Lucros e prejuízos com as consolas
- A Microsoft está a perder até 200 dólares por consola. Este é um dado que Phil Spencer deu a conhecer a 2 de Novembro de 2022.
- A Sony está a vender a PS5 com lucro desde finais de 2021. Este é um dado partilhado por Hiroki Totoki, chefe financeiro da Sony em Agosto de 2021.
Desconhece-se se a Sony poderá neste momento estar a perder dinheiro nas consolas, e isto devido às subidas de custos dos materiais, mas se o está, dado que a consola já deu lucro, os valores estarão muito longe do anunciado por Phil Spencer.
Vendas de jogos
Jogos Third Party
Os casos são muitos e já noticiados aqui. O exemplo mais recente surge-nos de Resident Evil 4 Remake que anunciou ter vendido 4 milhões de unidades. Destas elas foram divididas da seguinte forma, no Reino Unido:
- 26% na Xbox série S/X
- 74% na Playstation 5
Apenas para percepção, o mercado do Reino unido está dividido em 44% para a Xbox e 56% para a Playstation, o que mostra bem a disparidade nas vendas.
Tales of Arise vendeu 86% na PlayStation, NBA 2K22, 73%, Life is Strange, 82%, apenas como outros exemplos.
Jogos First Party
- A Digital Foundry deu a conhecer que as vendas de jogos na Xbox caíram para valores até 80%. A Microsoft também reconheceu, em documentos internos oficiais, entregues junto dos reguladores que o Gamepass canibaliza as vendas.
- Os jogos First party da Sony batem recordes de vendas.
Serviços de subscrição
- Faz agora 464 dias desde que foi feita a ultima divulgação oficial de subscritores do Gamepass (25 milhões).
Quando as consolas Xbox one começaram a vender mal, a Microsoft parou de divulgar números de vendas. O argumento passou a ser que as vendas de consolas não interessam, e que os subscritores do Gamepass é que eram o relevante. Mas à 464 dias que nada é revelado sobre esses números, sendo que os relatórios revelam alterações trimestrais de 3 a 5%, indicando que o crescimento do serviço está basicamente estagnado.
Soube-se tambem, de forma oficial, que em dois anos seguidos, a Microsoft falhou, e por larga margem, o alvo para o crescimento dos subscritores do Gamepass. - A Sony anunciou em Dezembro de 2022 que, após as alterações na PSN, com a inserção de três tiers, em Junho de 2022, que lhe atirou os subscritores para baixo, esta estava em recuperação e possuía já 44,6 milhões de subscritores.
Será porém de se referir que, aparentemente, e de acordo com alguns estudos, ambos os serviços aparentam estar a atingir um teto de estagnação, o que demonstra que o mercado não se virou verdadeiramente este tipo de serviços. A confirmar-me tal realidade, a aposta da Microsoft, com oferta dos jogos no dia 1 revela-se bem pior do que a da Sony, ao ser a que mais despesa traz a um mercado que não parece crescer.
Vendas de consolas
- As vendas da Xbox series estão neste momento a acontecer em números equivalentes aos da Xbox One. Em Abril de 2023 estimava-se que a Xbox estivesse com 20,856 milhões de consolas vendidas, o que representa uma média de 8.34 milhões de consolas vendidas por ano, e isto após um investimento de 10 biliões de dólares em novas aquisições.
- As vendas da PS5 estão em valores recorde, batendo mesmo as da PS4. Atualmente a Sony anunciou os 38.4 milhões de consolas, o que em 2.5 anos representa uma média de 15,36 milhões de consolas por ano.
Basicamente, e tomando em conta apenas as vendas nos últimos meses, estas estão a ocorrer numa base que passa os 3:1 a favor da PS5.
While the PS5 has sold a whopping 3 million units and the Switch a respectable 2 million, the Xbox Series X|S sold just under 1 million systems through January-February
—
Nenhuma destas realidades deveria surpreender ninguém, especialmente se são leitores deste website. Desde há muito tempo que temos vindo a alertar que as políticas da Microsoft não são interessantes para o consumidor de consolas. E isto é dito de uma forma que se calhar nem todos conseguem ver, pois para se perceber isto é preciso olhar para o mercado de forma desinteressada e imparcial. E quem o faz, percebe claramente que a proposta da Microsoft não é interessante, e que na parte que o é, é insustentável.
Perante esta gestão fantástica do Phil Spencer, que parece condenado a ter mais uma geração igual á da Xbox One, mas com muito maior despesa, não se consegue compreender como é que alguém ainda hoje o defende e entende que ele é a pessoa certa para o lugar certo… Talvez se jogasse menos e trabalhasse mais?
A realidade é que, a Microsoft tem mais é que estar desesperada, pois com este investimento já feito, caso a compra da Activision falhe, muitos lugares estão em risco, especialmente os de topo. Mas a realidade seja dita, é que mesmo que a compra eventualmente um dia passasse, o mercado certamente não se vai facilmente virar para uma empresa que, nos últimos tempos, perdeu a vergonha, e está a mostrar claramente a sua face, a de alguém arrogante e que quer dominar o mercado dê por onde der, nem que isso implique lobbies políticos para prejudicar a concorrência, e ameaças ao governo Inglês.
Será de se notar que pensar que a terrível recepção a REDFALL, baseada na qualidade fraca e elevados problemas técnicos, bem como a atitude derrotista de Phil Spencer face a esse assunto, admitindo que a política da Microsoft não passa pelo lutar com grandes jogos, colocaram a Xbox talvez na sua posição mais baixa da sua história. E a necessidade de mudança para renovação de imagem é, a nosso ver, neste momento, quase imperativa. Um líder que diz claramente que no mercado dos videojogos o competir com grandes jogos não é a visão da sua consola deve obrigar a empresa a repensar a sua continuidade.
Repare-se que na entrevista recentemente dada, que publicamos e analisamos ontem em apenas em alguns dos seus detalhes, Phil dá a conhecer determinadas situações que são de completo amadorismo:
- Phil revela que a Xbox não integra devidamente os seus novos estúdios quando estes estão a meio de um projeto.
- Phil revela que a equipa interna de análise aos videojogos produzidos não se revela adequada ao seu propósito.
- Phil revela que não costumam dar aos seus novos estúdios fasquias e níveis de expectativa adequados à Xbox.
- Phil revela que ofereceram muito tardiamente suporte ao motor da Arkane, vindas da Rare e da The Coalition.
Este tipo de realidades que Phil relata mostram a péssima gestão e integração de estúdios existente na Microsoft pelo que não é de admirar que na qualidade dos seus jogos tenha vindo a ser sofrível. E ver isto a acontecer com uma liderança que está lá desde 2014 é caso para que se pergunte o que andaram eles a fazer este tempo todo.
Apesar de achar que está sempre a bater na Microsoft por qualquer motivo, tenho de concordar com o artigo.
Longe se vai o tempo em que o pessoal se juntava para jogar uns em casa dos outros, acho que as consolas de mesa se estão a tornar um artigo pessoal e nisso a Nintendo capta melhor esse espírito.
O gamepass é um bom produto mas não deveria ser o foco principal, deveria ser algo que deveria promover a consola e não o contrário.
O pessoal ainda está á espera que os estúdios adquiridos mostrem trabalho e a espera começa a ser um pouco longa e fatigante.
Muito possivelmente este negócio da Activision obrigue a mudar as coisas, mais uma vez, esperar para ver…
Eu não bato na Microsoft… Eu crítico as coisas que levaram a esta situação.
Eu não ando aqui a dormir, e a decadência da Xbox não vem de ontem.
Como alguém que gosta disto e se preocupa com isto, crítico e alerto para que as coisas mudem. Mas os fans da marca são amorfos e dão ámen a tudo o que a Microsoft faz. Daí que eles têm tanta culpa nisto como a Microsoft. Se criticassem, as coisas eram diferentes!
“Apesar de achar que está sempre a bater na Microsoft por qualquer motivo”, pois esta é a grande verdade, basta fazer rollback nos artigos e temos pancada para todos os gostos sendo o gamepass o mais mal tratado, já falei nisto aqui e até já me dei ao trabalho em contar.
Mas adiante, Sr Mário você continua a dizer as mesmas coisas ao menos é coerente no que à Microsoft diz respeito, no entanto eu gostaria de saber e seguindo os seus conselhos para o sucesso da marca Xbox o seguinte.
Vamos supor que a Xbox os seus estudios começam agora a mandar jogos muito bons continuamente e a Xbox a partir de hoje acerta em tudo, se isto aconteçer a Xbox vai subir, alguem depois tem de descer certo? a Nintendo é outro mercado, resta a Sony.
É isto que por vezes parece que esquecem, vai haver sempre um vitorioso e um derrotado não existe um mercado suficiente grande para 3 consolas serem bem sucedidas, não é por acaso que a Nintendo seguiu um rumo diferente,quase não existe simplesmente mercado para 2 quanto mais para 3.
Para terminar vou fazer a minha análise.
O que eu acho bem:
O que eu acho mal:
Nem tudo está mal, eu nem razões de queixa por ai além tenho no entanto ha certas coisas que não concordo e por exemplo o redfall, o phill tem de perceber que não pode andar a depositar esperanças em jogos que afinal são uma salgalhada e depois ninguem sabe ou estava a espera, não existem funcionarios com tarefas especificas?
Dá aquela sensação que o dinheiro é tanto que dá para tudo e ninguem quer saber, do lado da Sony é aquela gestão rigorosa do dinheiro é pouco e pouco é desperdiçado é a sensação que dá.
Tu certamente bebes da mesma fonte que o Phil Spencer. Porque eu questiono… Porque raio o crescimento da Xbox tem de ditar roubar quota de mercado a outros?
O primeiro passo é o coexistir… como existia antes. As pessoas tinham uma X360 e uma PS3. Perderam a vontade de o ter com a One porque a One não tinha suporte. Eu mesmo assim acreditei na Microsoft e comprei uma One… Vi-a desvalorizar 100 euros em uns meses e o Kinect a tornar-se num pisa papeis…
Mas o mercado não é fechado! as pessoas podem ter mais do que um sistema… O tornar-se a consola preferida é um segundo passo! Algo que requer fazer ver às pessoas que a oferta é superior à dos outros.
E até pode haver um vitorioso e um derrotado, mas não precisa é de ser um esmagador vitorioso e um derrotado na lama. A geração Xbox 360 teve um vencedor e um derrotado, mas a quota de mercado ficou em algo como 51/49.
Quanto à tua análise:
O Gamepass dia um ou é um erro, ou não o é.
O Phil deve sair… quanto mais não seja porque se tens lidos os artigos recentes, a imagem da Xbox depois da sua entrevista está pela rua da amargura.
A compra de estúdios deve ocorrer… desde que não seja algo que roube aos outros. As compras da Sony são de estudios com qualidade, com talento que saiu de outros locais, mas que nunca lançaram nada.
Quanto ao que achas mal:
– O hardware da Xbox não é melhor… É maior! O custo tem a ver com a área do SOC, não com a complexidade dele. O custo do silicio não tem a ver com a complexidade mas com a área ocupada dentro da Waffer.
– Os jogos First Party sem controlo de qualidade deves questionar que data é a de hoje, e quando nasceu a Xbox. E colocar a questão do artigo sobre o que foi feito nesse aspeto até hoje!
– A Sony não brinca aos exclusivos temporários. A Sony tem exclusivos bastante mais baratos do que a Microsoft! Quando compras um exclusivo tens de compensar a empresa pela perda de vendas. Ora os jogos andam atualmente a vender
numa proporção de 70 30 ou até mais… pelo que como se percebe, o custo de um exclusivo para a Microsoft é mais do dobro do que para a Sony.
E não, a culpa não é da Sony. No mercado Inglês a proporcção de consolas é algo na casa dos 56/44, pelo que a culpa de os jogos não venderem não é só das políticas do Phil… é dos possuidores Xbox que acreditam no Pai Natal e nas omoletes sem ovos.
– É possível dar a volta… mas terá de ser oferecendo ao mercado o que ele quer, e não o que a Microsoft quer que seja!
Quanto ao resto… são problemas da Microsoft que não vem de agora, pelo que nem me pronuncio.
Eu não acho que a Microsoft perdeu a geração do 360! Ela vendeu menos consoles, mas essa não é a melhor métrica pra medir sucesso! A Microsoft lucrou mais que a Sony e vendeu muito mais jogos naquela geração! Fora que a Sony mesmo vendendo mais teve um prejuízo bilionário com o PS3!
Tens a certeza? Recomendo olhar para a barra final com as somas.
Paulo, você podese prender a dados estatísticos de software que talvez sequer tenhar sido confirmados pela MS, mas a explicação de perdeu a geração estaria mais ligada ao final dela do que ao começo. Basta nos lembrar que o Xbox saiu na dianteria de 1 ano antes do PS3, ou seja passou 1 ano vendendo sem PS3 no mercado para concorrer, depois disso o PS3 teve um lançamento desastroso pelo preço, depois veio o YLOD (mas tudo bem a MS teve seu 3RLs) mais tarde recebeu um ataque hacker que imaginei que ela nem levantaria mais, passando mais de um mês fora do ar, e com a possibilidade de ter de indenizar muita gente pelos dados vazados, mesmo possuindo uma rede gratuita… E do meio ao fim da geração se reergeu em grande e ultrapassou o melhor adversário que a MS já fez para um PS. Se a MS ganhou a geração pra você por estimativa não confirmada pela MS da VGCharts, é um ponto de vista, mas se o parâmetro for venda de consoles, a Sony vendeu mais que a MS naquela geração.
A Xbox só deu prejuízo nessa geração devido ao RROD. Para além do mais convém não esquecer que a sua contabilidade foi sempre acrescentada de 3 biliões relativos a royalties de smartphones que a Microsoft injetava ali.
kkkkkkkk É por causa de pessoas como tu que a Microsoft nunca se endireita.
Caneta azul pra vc, Rui! Lol!
Rui sabes qual é o maior problema da Xbox além da sua ingerência?
Pessoas como tu que são autênticos papagaios bem mandados, que não pensam e limitam-se a papaguear o que a Microsoft diz, se o discurso amanhã for diferente, tu vais na onda, o Phil acha que grandes jogos não vão fazer a diferença, e tu também achas o mesmo.
Não é só por causa de gestores como o Phil que a Xbox está como está, na lama, alvo de chacota, é por causa de fanboys como tu que sempre se recusaram a exigir mais e acima de tudo, responsabilizar uma Microsoft que já tem um saldo negativo de jogos e promessas para com os seus fãs, é por causa de ti e das tuas analogias de prédios e da tua sede de encontrar defeitos na concorrência que não foste capaz de ver a porcaria que defendias e ainda defendes, e é por isso que em parte, eu acho que é bem feito, é bem feito ver fanboys como tu que coitados, eram umas vitimas, estarem assim atordoados como se tivessem levado uma paulada na cabeça, e muitos estão mesmo a acordar para a vida, outros como tu, continuam em negação, a defender o indefensável, e como tal tens a Xbox que merces, e mais uma vez te digo, é bem feito, toma lá…e embrulha!
Não sejas tão duro com o Rui se não ainda tem que carregar as pilhas
José, quando fala em papagaios deve se estar a ver ao espelho, eu sei o que você diz e não é de hoje, nem de ontem.
Mas lamento não estou com pachorra para broncos e peixeirada como você adora, eu fui claro, senão concorda está no seu direito caro companheiro.
Mas pronto já agora fica esta nota.
Em nota de rodapé e seguindo a sua conversa da treta, a culpa da Xbox estar menos bem é minha, se fosse pela sua vontade a Xbox já estava morta como já desejou N vezes tanto aqui como na eurogamer.
Entre estar mal e extinta ainda vai uma distânciazinha, mas lá está de broncos não espero lógica, é o que temos, boa noite.
Uma nota aos dois. Ataques pessoais não são permitidos, e poderá haver intervenção da moderação, sem aviso!
Eu não o ofendi Mário, apenas disse que ele papagueia tudo o que a Microsoft diz e disse aquilo que toda a gente sabe, que ele é um fanboy, não lhe chamei de bronco por exemplo.
Vou-te dar um desconto Rui, têm sido tempos dificeis…Força! 😛
Gervas69 acho que por vezes confundem críticas com se desejar o mal pra empresa. Quando na verdade as críticas deveriam ser vistas apenas como uma visão de que a Xbox precisa é de rever as suas prioridades.
O Mário apenas é insistente em argumentar sobre algo que muitos ainda vêem aqui retrucar, mas que com o passar do tempo têm-se mostrado que dava pra ver onde ia dar, sem qualquer tipo de vidência, como ele costuma dizer.
É isso que as pessoas confundem… Porque eu não desejo mal á Microsoft… Eu critico-a é por ela seguir políticas que a levam sempre a espetar-se!
Eu sou fan de jogos… e o que quero é um mercado ativo, com Sony e Microsoft a concorrer lado a lado. Não quero uma melhor que a outra ou uma a dominar a outra. Quero concorrência aberta e sadia que tragam ao consumidor o resultado disso mesmo, com grandes jogos e elevada qualidade.
Agora não critico quem chega a essa posição por dar ao mercado o que ele quer… critico é quem fica para trás por insistir em políticas internas próprias que os empurram para o abismo.
E é isso que as pessoas não percebem. Até pelo facto que os fans Xbox só sabem dizer ámen, e nunca criticam a marca, sendo por isso grandes responsáveis pelo estado atual das coisas.
Olha aí, Gervas, o Caneta Azul que não me deixas mentir! O Mário precisa sempre reforçar a mesma coisa pq tem sempre deturpação do que ele diz.
Veja, a “grande verdade” que ele descobrir depois de ler os artigos do Mário é que o Mário “dá pancada” na pobre menina rica que está a ser destruída “como a Sega” (essa é a uma tara dele) pela malvada Sony.
Mesmo ao ver a entrevista do Phil abatido a dizer que não vão se esforçar para lançarem jogos 11/10 pq isso não muda a realidade do “Spencerverso” e nele PS e o Nintendo são imbatíveis e não dá pra coexistir com eles.
É muito impressionante e preocupante essa capacidade de jogar culpa de fatos nos outros sempre. É uma desconexão da realidade. Veja a própria compra de exclusividades de terceiros foi prática fundada pela MS nessa indústria, MS pagou pra diversas IPs passarem uma geração inteira a nem darem as caras no PS, e só escalou daí. Hoje compra grandes nomes da indústria para a mesma coisa, mas a culpa é da Sony com suas exclusividades temporárias depois da Sony ser preterida em Tomb Raider, franquia que praticamente nasceu com PS.
Ou seja, na lógica do Rui a gigante MS não consegue fazer os mesmos negócios e tem sido abandonada pela conspiração da poderosa Sony, não porque o modelo de negócio que prioriza e do modo como prioriza afasta o rendimento de thirdies e só é melhor para si mesmo se um dia funcionar.
Parece piada, mas é a realidade que ele enxerga, e não há óculos que dê jeito, mesmo o Mário tentando, e tentando. Pior é que como ele têm muitos, e quanto mais apoiam esse caminho mais o Xbox trilha nesse rumo, pois encontra guarita na internet, mesmo que os números mostrem que a estratégia é cara e não está a resultar como queria.
Mas assim, a técnica é antiga, é a do destruir tudo pra depois reconstruir do jeito que se quer e dividindo-se os espólio de guerra, só quem ganha nisso é o dono do dinheiro, todos os envolvidos na guerra mesmo perdem (consumidores, desenvolvedores, e empresas menos poderosas).
Se não mudarem até o final desse ano, não consigo enxergar o Xbox até 2025, limitando -se a virar uma Third party medíocre, pois vem só fazendo games ruins e medíocres há tempos, salvo Algumas poucas exceções e seus 350 Forzas.
A aposta em cloud/pc/gamepass e consequentemente desvalorizando e cuspindo na cara do jogador de console Xbox, aquele que carregou a MS no gaming por 20 anos, se mostrou um verdadeiro tiro no pé. Não consigo enxergar um futuro para essa divisão.
Em minha opinião, é por isso que a fabricação do Series S tem sido priorizada em detrimento do Series X. A estratégia é semelhante ao que a Sony faz com o PS5 físico em relação ao modelo digital. Mesmo com subsídios em ambos (S e X), a Microsoft enxerga como mais vantajoso investir os 200 dólares de subsídio em duas unidades do Series S, atraindo assim dois novos potenciais assinantes, do que em apenas um Series X, que geraria apenas um novo potencial assinante.
As pessoas estão interpretando errado as falas do Phil Spencer! Se você olhar o que ele disse, ele não disse que não vai fazer mais jogos de grande orçamento! Ele só disse que isso não mudaria a situação do Xbox a curto prazo! O pessoal tira as palavras da boca dele e faz uma tremenda confusão com isso!
Tá, então só tu interpretou certo o phil né? xD
Claro Paulo, claro.
Ele diz que as pessoas vão ficar chateadas com o que ele vai dizer…e diz. Mas as pessoas entendem errado.
Aliás o mundo inteiro está a interpretar mal as suas palavras. Isto de os Americanos e Ingleses não perceberem Inglês é lixado!
Mas dado que assim o entendes, se quiseres eu meto as frases em inglês não traduzido, e tu dizes-me em que parte é de ele fala de curtos, médios ou longos prazos.
Então me diga em que frase ele disse que não vai mais fazer grandes jogos! Pelo que eu li na sua matéria de ontem é que ele disse que fazer grandes jogos não vai mudar a situação do console! De fato ele não falou nada sobre “a curto prazo” então eu me precipitei! Mas em nenhum momento ele falou em parar de fazer grandes jogos!
We’re not in the business of out-consoling Sony or out-consoling Nintendo.
There isn’t really a great solution or win for us. And I know that will upset a ton of people, but it’s just the truth of the matter that when you’re third place in the console marketplace and the top two players are as strong as they are, and have in certain cases a very, very discrete focus on doing deals and other things that kind of make being Xbox hard for us as a team, [and] that’s on us, not on anybody else.
I see commentary that if you just built great games everything would turn around. It’s just not true that if we go off and build great games then all of a sudden you’re going to see console share shift in some dramatic way.
We lost the worst generation to lose in the Xbox One generation where everybody built their digital library of games. So, when you go and you’re building on Xbox, we want our Xbox community to feel awesome, but this idea that if we just focused more on great games on our console that somehow de we’re going to win the console race, I think doesn’t really lay into the reality of most people.
As frases são claras. E ele diz de forma clara e por duas vezes que grandes jogos não vão virar a mesa a favor da Microsoft.
E se isto está aceite internamente, porque acreditas que eles vão apostar em grandes jogos quando ele mesmo começa o discurso dizendo que não estão ali para bater a Sony ou Nintendo.
Claramente os grandes jogos estão longe de ser uma prioridade na atual política da Microsoft.
Ué, ele dizer que grandes jogos não vão virar o mercado a favor do Xbox significa que não teremos mais grandes jogos?! Olha todos os jogos anunciados pela Microsoft e me diga que nenhum deles vai ser grandioso! Claro, a fala dele foi infeliz por dar margem a más interpretações! Mas eu acho que o pessoal tá pegando pesado também!
Não é a primeira vez que vêem aqui a dizer que as falas do Phill dão margens a más interpretações, se ele não aprendeu a corrigir a oratória em 9 anos o que será necessário então?
Ninguém nunca disse que não terão grandes jogos. O que se diz é que o Phil deixou claro que eles não fazem grande diferença, e como tal, logicamente, estarão longe de ser a principal aposta da Microsoft.
Mas isto não deve ser surpresa para ti. Há mais de 10 anos que o Phil promete que os grandes jogos estão para vir, mas tirando os Gear, Forza, e os Halo, que mais IPs marcantes tiveste?
Para além do mais, o Snr Phil que dá entrevistas todos os dias, e que reage em cima do acontecimento está a ver há quatro dias o mundo a escrever artigos sobre as suas palavras e não aparece.
Estará a jogar Vampire Survivors, ou pura e simplesmente disse o que realmente disse?
Mas indo pela tua teoria, aqui tens duas hipóteses:
Ou disse o que disse, ou foi pouco claro no que disse. Em qualquer dos casos mostrou incompetência, como tem vindo a ser usual à anos.
Qual é a parte que não percebeste em que ele diz que não estão no negócio de vender mais consolas que a Sony e Nintendo, logo grandes jogos não vão fazer a diferença porque perderam o comboio na geração passada, portanto vão seguir outro caminho???
E o mais interessante da justificava dele é resultado do próprio marketing da MS. Veja, a Sony sequer tinha alguma preocupação com retrocompatibilidade ao empurrar um novo console, foi assim ao tentar tornar viável o PS3 e com o PS4, aí quando o PS5 mantém a retrocompatibilidade, a desculpa é que não fizeram uma biblioteca digital quando era mais importante… veja mas e os retrocompatíveis do xbox one não tinha valor na biblioteca e não existem mais?!? Entende como eles se justificam… é coisa de louco… A tal zoada de acabou-se as gerações foi de quem?
Ele não mencionou parar de produzir grandes jogos. O ponto que ele enfatizou foi sobre prioridades.
Imagine que você pesa 150 kg e está se esforçando na esteira todos os dias para tentar perder peso. De repente, seu personal trainer chega e diz: “Paulo, a esteira não vai adiantar para perder peso”.
Mesmo que você continue na esteira todos os dias, seus esforços se concentrarão em outras alternativas para perder peso. Não sei se você já trabalhou em muitos lugares, mas há uma enorme diferença entre trabalhar em algo que é prioritário para a empresa vs trabalhar em algo que é importante, mas não é a maior prioridade.
Eu fiquei muito decepcionado com Red Fall! A Microsoft passou 2022 inteiro sem nenhum jogo dela e começou 2023 com o pé esquerdo! Muito triste essa situação! Mas de maneira alguma isso significa que o Phil deve sair! Eu só acho que eles tem que ter um controle melhor com os seus estúdios e acompanhar mais o andamento dos projetos! Porque tá virando uma bagunça isso! Mas eu ainda acredito no Phil Spencer pra isso! Ele fez muita coisa pelo Xbox pra ser descartado assim! Mas se os próximos jogos saírem ruins alguma coisa tem que mudar na gerência do Xbox!
botar na conta do dusk golem o Redfall
foi ele que a 3 anos atrás correu fazer fake news do PS5 sendo 1080p enquanto o SX era 4k no Resident Evil.
queria “equilibrar” as coisas depois do fiasco do anuncio do Halo Infinite.
Tá ai… parabéns Dusk Golem por colaborar com a complacência dentro da MS
Essa entrevista do Phill era para ter sido dada lá no lançamento do SX, para ele explicar o que foi o Halo Infinite
Mas o dusk golem correu na internet mentir sobre o PS5 e abafar o fiasco do Halo Infinite… tá ai, essa tua “ajuda” ajudou o Phill a continuar entregando jogos padrão “Craig do Halo Infinite”
Astrofurfing, fanboy lunático e abobalhados “querendo equilibrar as coisas, não sou fanboy” são também responsáveis com o estado atual do xbox.
O milagre que não conseguiram inventar nenhuma historia do playstation para “equilibrar as coisas” agora…. Vai ver no corte de verbas de marketing do xbox cortaram os Astroturfing…
Já escrevi aqui q os Astroturfing e o “xbox embassador” a longo prazo só prejudicam a marca
O quebra pau em cima do Phill e da entrega dos jogos deveria ter começado no Halo Infinite, mas graças aos astrofurfing, empurraram com a barriga até agora que piorou a situação do xbox.
Deto homem de deus, esquece esses malucos 😛
Vou fazer o bingo do Deto, ganha em quem na cartela tiver:
Astroturfing
FUD
1080p
RDNA1.5
Clock fake
..,…
Eu vou fazer um apanhado do fud da PS5.
Deto, concordo com quase tudo mas o jeito que vc escreve parece que a Microsoft acabou com a sua vida ou então vc escreveu sobre efeito de algo… até assusta. Relaxa aí, no fim das contas são só videogames e são só empresas. Acho que pegar um ar pode te fazer bem.
Bom concelho Bernardo…