A Remedy revelou as especificações necessárias para o seu jogo Alan Wake no PC. O que a Remedy não refere é que as resoluções indicadas são obtidas por reconstrução de imagem, e que nativamente o jogo usa resoluções bem mais baixas. Tão baixas que na realidade pouco mais de 7% dos GPUs do mercado irão executar o jogo a 1080p nativos, a 60 fps.
A tabela lançada pela Remedy fala em resoluções mínimas de 1080p, e máximas de 2160p. Mas na realidade elas não são nativas e sim reconstruídas, com as resoluções nativas processadas a variarem apenas entre os 540p e os 1080p.
A situação é de tal forma, que apenas cerca de 7% dos GPUs atuais irão conseguir processar a 1080p 60 fps. E isto… Sem Ray Tracing.
Vamos ver a tabela, colocar as resoluções reais de processamento sobre as indicadas (valores aproximados) e ver nas estatísticas do Steam quais as percentagens de GPUs que cabem nas referências indicadas.
Repare-se então que para os 1080p nativos 60 fps sem RT, se requer uma RTX 4070 ou uma 7800 XT, o que atira o mercado disponível para algo super reduzido e na casa dos 7.15% dos GPUs existentes no mercado.
Agora some-se a isto as especificações de CPU, e poderemos estar perante um valor ainda menor.
Adenda: A Digital Foundry lançou o seu vídeo de análise a este jogo, e a qualidade visual do mesmo é absurdamente boa, mesmo tendo em conta as resoluções nativas e a reconstrução. Igualmente impressionante é que entre os diversos níveis de detalhe, as diferenças sejam basicamente negligenciáveis ao ponto de se ter de fazer zooms e escolher partes específicas do écran para que estas se percebam. Isto significa que apesar das reconstruções acima referidas, e dos níveis de detalhes a que tenham de correr, todos os sistemas que executem este jogo terão uma boa qualidade.
Será de notar que o suporte a Mesh Shaders é uma obrigatoriedade aqui. Na análise da DF, Alex Bataglia refere que a PS5 usa Primitive Shaders, uma especulação da sua parte, pois como a entrevista aos responsáveis da AMD já aqui publicada nos mostrou, qualquer GPU RDNA da AMD consegue executar Mesh Shaders.
PS5 Alan Wake
Modo Qualidade: 1272p com FSR2 usado para aumentar para 2160p;
Modo Desempenho: 872p com FSR2 usado para aumentar para 1440p;
A resolução real é bem baixa.
As sombras têm baixa resolução;
Baseia-se em reflexos do espaço da tela, sem reflexos RT no console;
Reflexos SDF são usadas como alternativa;
A versão do PC com path tracing parece muito melhor, mas não humilha os consoles;
Certas áreas rodam abaixo de 30 FPS;
O modo de desempenho roda a 60 FPS, especialmente em ambientes internos;
Mas nos mesmos pontos que causam quedas de desempenho no modo de qualidade, o modo de desempenho roda em trechos a 50 FPS;
As limitações do console já se tornam perceptíveis.
Na realidade não vejo isso.
O que vejo é um jogo onde as diferenças visuais entre o detalhe mínimo e máximo obrigaram o Alex Bataglia a andar a fazer zooms ao ecrã para estas se tornarem visíveis, mostrando que há grande qualidade visual em todas.
Basicamente a equipa apostou em garantir que GPUs com specs inferiores à 6800 XT executam o jogo sem problemas. Não acredito numa grande optimização no lançamento, e acredito em eventuais melhorias posteriores pós futuros patches.
Seja como for, as consolas tem excelente qualidade visual e perante as pouquíssimas e difíceis de detectar diferenças visuais, mesmo para o jogo com RT, acho que a versão consolas está muito bem.
Aqui acredito que as consolas estão a executar Mesh Shaders, pois foi dessa forma que o jogo foi criado, em detrimento de Primitive Shaders. Como a entrevista da AMD que publiquei à dias deixa claro, qualquer GPU RDNA executa Mesh Shaders, e até alguns anteriores. A questão é que os Mesh Shaders são executados num pipeline de Primitive Shaders, o que implica quebra de performances face a estes.
E esse é o motivo da disparidade face aos GPUs NVIDIA que não vemos em outros jogos.
Uma programação dedicada com Primitive Shaders resolveria certamente essa situação.
GPUs posteriores a RDNA2 dos consoles que trabalham nativamente com mesh shaders não estão indo bem sem alguma técnica de super sampling.
Até as mais poderosas.
A RTX 4090 roda sem DLSS a 4K 30 FPS no ultra com RT. E quem tem uma 4090 né.
Mario nessa analise da digital foundry uma rtx 3070 consegue rodar 50% mais de performance que o ps5. Isso meio que frustra na minha opinião a performance deses consoles, eu esperava dessa geração uma performance ao menos da tx 3070 para ps5 e xbox series x. Oque você acha, o Alan wake 2 usa tudo que os consoles podem fazer ? Ou na sua opinião com uma maior otimização a exemplo do geoetry emgine do ps5 o faria ultrapassar essa palca de video.
Há aqui várias questões a se ter em conta.
– A primeira é que as Thirds desenvolvem para PC e convertem para as consolas. Nesse aspeto a optimização jamais será igual à de um jogo first desenvolvido para as consolas e passado para os PCs.
– O tirar partido das consolas requer tempo para optimizar. Por norma isso não acontece pois mal o jogo se aproxima dos patamares de performance desejado é lançado.
Mas não posso esquecer o Plagues Tale Requiem que corria a 30 FPS e com quebras no lançamento. Neste momento o jogo tem modo 60 FPS nas consolas e sem qualquer problema ou grande impacto visual face aos 30 FPS.
– Alan Wake foi feito no PC. E é dos primeiros jogos a usar Mesh Shaders. Infelizmente os Mesh Shaders são um standard Nvidia que, apesar de correrem nas AMD não conseguem os mesmos valores de performance. Nesse aspeto tens a grande diferença aqui que não vês em outros sítios.
Se o jogo tivesse sido pensado para consolas usaria primitive Shaders nas consolas e Mesh no PC. Isso permitiria tirar pleno partido das performances da consola. Com Mesh, os GPUs Nvidia vão mostrar vantagem.
– Insisto que este é um estúdio Third. Faz jogos no PC, pelo que eles não tiram partido especial do hardware das consolas. Basicamente os jogos são convertidos e optimizados conforme o necessário para se conseguir performances. Mas a optimização não é total. Um jogo de Thirds pode ser mais ou menos optimizado, mas isso só vai depender se ele precisa ou não de mais performance. O hardware específico e optimizações do mesmo como o GE, cache scrubbers, e outros, não são forçosamente usados.
A limitação da remedy e sua engine se tornam perceptíveis.
Pois é… o cara prefere dizer que o console é limitado quando tem outros que fazem muito mais com o mesmo. E também não sei qual esse hardware que não tem limitação. Talvez os sttuters no PC seja o PC a mostrar suas limitações…
Discordo. Não acho que seja problema de engine, muito pelo contrário. Acredito que seja uma questão de otimização de tempo. Da mesma forma que a utilização de RT em todos os modos de spiderman 2 foi muito mais para otimizar o trabalho do que uma decisão artística.
Saber, sem querer parecer um arrogante, e só por curiosidade mesmo, queria saber em qual PC está a jogar pra ver limitações nos consoles e não no seu PC?!?! Porque, na boa, i9 com 4090 não é pra todos!
Se olhares pra trás e perceberes que a tech demo da UE já rodava a 1440p@30, não consigo imaginar o que estavam a espera para consoles.
Minha percepção pessoal é de que boa parte do pessoal do PC pensa que gráficos next gen tratam-se apenas de resolução e fps, ou mesmo como ao comparar os consoles com PC sempre o comparam com o maior potencial do PC para inferiorizar consoles… O que a meu ver, é bem triste.
Outro ponto bem miserável pra comparação é escolher um único jogo com uma engine específica e dizer que os consoles encontraram sua limitação, mesmo após verem coisas como Ratchet e Clank, ou mesmo esse Spiderman 2 com efeitos RT, sendo a AMD medíocre, em relação a Nvidia, nesse quesito, no mais, nem sei o que dizer… Só acho que essa busca com viés de confirmação das próprias escolhas só é triste, pois não sei qual a carência de querer estranhos me apoiar nas minhas escolhas, deve ser algum tipo de comportamento tribal remanescente da evolução humana que ainda não sumiu. E não leve pro pessoal, estou a falar de coisas que leio que são sempre assim em diversos lugares. Será, vamos sempre ficar comparando laranja com maçã?!?!
Não joguei Alan Wake porque não comprei ainda, estou virado no Starfield, Forza e Euro Truck 2…mas já disse meu PC aqui.
Alienware R15
Tela 1440p
GPU RTX 3070 Ti
CPU 12700H (6 núcleos de performance hypertheading + 8 eficiência) 14 núcleos reais e 20 threads.
Memória 2×8 16 GB 3200Mhz.
Rift Apart rodei em 1440p Very High RT aos 50 FPS-60FPS.
Também estou curioso pra ver se este jogo vai “destruir minha maquina” e nem o 1080p vou fazer.Uma coisa é o que se pede pra rodar outra é o jogo rodando em si.
Pois é, e custou quanto pra entregar isso?
Veja, Ratchet e Clank eu joguei aqui em 4k@40fps algo com resolução dinâmica que varia entre 1800p~4K pra ser exato, e poderia ter jogado num modo performance (60 fps) com resoluções de 1620p ~1800p e tudo isso sem qualquer sttutering e sem qualquer loading… Percebes?! Isso num hardware de 400~500 dólares, entende?
Vi que você mesmo comparou o Xbox com 12 Tflops com a sua placa de mais de 20Tflops aí e com um I9 que a acompanha, e sinceramente nem entendo muito bem o seu ponto de vista… Já que preço performance dos consoles pra você, deveria ser bem melhor…
Estou certo que consigo 4K 40 FPS no meu laptop sem usar de upscaling como o PS5. No PS5 ele faz de 1296p a 2160p de média em qualidade
em 1800p.
E o modo performance seu não rodou na mesma qualidade do meu 1440p ultra RT 50-60 FPS. Mesmo que tenha rodado de 1620p a 1800p.
Ainda mais com o power limit que a Dell da na GPU aos Alienwares. PS5 não se compara com essa máquina.
O preço é elevado. Mas isso aqui não serve apenas para jogo.
O Alan Wake faz upscale. Tu só escolhes a resolução de saída, pelo que sei não escolhes a nativa.
Se a tua 3070 é de um laptop ela não tem os 5888 cuda cores, mas apenas 5120. E o teu Boost clock também é inferior.
Eu vi a tela de configuração do jogo, basicamente se você não escolhe o super sampling há algumas resoluções que você pode escolher e sairiam como nativas. Salvo engano.
Libera minha resposta ao Juca por gentileza.
Pensei que já o tinha feito… Mas algo falhou. Está agora validada
Pois então, o limite de hardware é o preço que pagas, mas veja, aos meus olhos o PS5 parece compensar mais pra mim. Mas lógico, falo só de jogar e não trabalhar nele. E de quebra, normalmente se livra de problemas inerentes ao PC pra jogar, como esperar compilação de shaders e as otimizações que no geral estão piores em PC que consoles. Mas lógico, é meu ponto de vista e você tem outro. Quando sair, por exemplo, um PS5 Pro a gente refaz essa conversa novamente pra saber se você ainda pensa o mesmo, ou mesmo se eu ainda penso o mesmo, agora comparar hardware de 1000 euros ou mais com um de 450~500… É complicado…
Fico feliz por você achar que fez boa escolha em comprar um notebook pra jogar, mas com um pouco mais talvez poderias ter ido numa 4090 e humilhar os pobres mortais do PS5 ao invés de fazer quase o mesmo gastando bem mais e contando uma vitória que só é vitória num aspecto bem limitado, e talvez não o melhor deles. É preciso por as coisas em um pouco de perspectiva, às vezes.
Olha em termos de velocidade eu uso um Western Digitan SN 850. Que aliado a este processador para descompressão.
É praticamente a mesma velocidade de loading do PS5 no Rift Apart
A transição de mundos é fluida.
Optei pelo notebook pela mobilidade
Juca, nem a 3080 desktop roda Rift Apart superior ao Ps5, imaginar que uma 3070ti notebook o faz é mais que delírio. Rsrsrs
Este que é o verdadeiro delírio. Achar que um PS5 está acima da 3080 desktop quando não está nem acima da 3070ti mobile 130 watts. Atente-se
Especialmente com todo este upscaling.
Não há delírios. A realidade dita pelos principais analistas é mesmo essa. Tem saído jogos para a PS5 onde uma 3080 é necessária para fazer o equivalente à PS5. Isto não implica que sejam todos, mas os first sim, tem sido assim!
O vídeo que o Martini linka tem imagens vídeo com resultados que demonstram isso.
Só corrigindo o que você disse 1800p é o mínimo registrado e na maioria das vezes eatá em 4k no PS5; E você não usou DLSS pra jogar Ratchet? Estranho, deves ser dos poucos que não usa DLSS pra jogar com uma Nvidia!
Cito: “A escala de resolução dinâmica (DRS) está ativada e tem um patamar de 60 por cento de 4K como a resolução mais baixa possível, mas na realidade, o jogo mantém 2160p na maioria das vezes com quedas a 1800p que ocorrem quando as coisas aquecem.”
Palavras da Digital “Conta Pixels” que podem ser conferidas no artigo abaixo.
https://www.eurogamer.pt/digitalfoundry-2021-ratchet-and-clank-rift-apart-tech-review-2
Aqui abaixo uma gameplay de Ratchet a 1440p numa 3070Ti, com DLSS Quality (partindo de 1080?) com várias coisas desabilitadas e no médio, e que em alguns momentos fico abaixo dos 60 (momento 2:31, por exemplo, chegou a 52fps).
https://www.youtube.com/watch?v=S23UC91q33k
A Eurogamer cita que flutua de 1296p até nativos 2160p no modo qualidade.
E de 1620p a 1800p no performance.
O power limit é diferente de gpus de notebook. De marca pra marca. De modelo pra modelo.
Pode ir de 80 watts a 130 watts do meu Dell.
Zerei como eu disse 1440p very high RT sem dlss e com FPS de 50 a 60.
Não, vc só esta sendo desonesto mesmo, o que é dito é que o mínimo teórico era 1296p mas o minimo que encontraram era 1800p nativos.
Por favor leia novamente a matéria.
Assim como o modo performace tem um mínimo teórico de 1080p, porem a menor resolução encontrada foi de 1620p nativos.
E ainda ressaltam que o minimo de resolução é maior do que imaginaram.
“bem já que o impacto na resolução é menos pronunciado do que imaginas: o mínimo teórico é agora 1080p, mas a janela de resolução DRS está agora mais próxima de 1620p-1800p nas nossas amostras testadas”
Por favor leia o artigo denovo.
Em que artigo citam isso? Pois o artigo que postei é da Eurogamer/DF (escrito pelo John Linneman)com data de 8 de junho de 2021, e lá afirma, se você se der ao trabalho de ler, que o mínimo achado no modo de qualidade é 1800p, e na maior parte do tempo fica em 4K, literalmente. É só ler o link lá.
Se você tiver um artigo mais atual que embase suas afirmações, se não for pedir muito, gostaria que você postasse, pois ou você tem uma informação mais atual, e eu gostaria de me atualizar, ou você que está desatualizado nas informações.
Repito o artigo que postei é de 8 de junho de 2021. Gostaria de saber de onde você tirou as suas informações, se não for pedir muito (link). Até pra mantermos uma discussão embasada, sem achismos e opiniões não baseada em fatos.
Eurogamer UK
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2021-ratchet-and-clank-rift-apart-performance-analysis
11 de junho de 2021
Convém leres o que linkas. Pois isto só dá razão a quem te está a contrariar.
Saber, é a mesma coisa que eu disse, o mínimo observado é 1800p no modo qualidade e 4k na maior parte do tempo…
Saber, na boa, você parece só querer justificar o que gastou no seu computador, querendo desmerecer consoles, e na boa, isso já é algo tão batido pela internet… Vamos discutir coisas mais interessantes… Como já disse, fico feliz por você ter comprado aquilo que queria, mas esse papo de tentar justificar escolhas é tão enfadonho.
Os consoles são máquinas de 400~500 dólares pra jogar, têm vantagens e desvantagens em relação ao PC, e cada um gasta seu dinheiro onde quiser, o que não dá pra negar é que pelo que custam, e digo aqui não só em relação ao PS e sim ao SX também, eles fazem muito em relação mesmo aos melhores PCs. Embora saibamos que não há mágicas a fazer pra um hardware de 400 dólares/euros superar máquinas de 2000 euros.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
MDS olha amigo o Nxgamer já fez a comparação ao IGN do rift apart PS5 vs PC e no PS5 modo fidelidade foi equivalente a 3080, e para não haver desculpas ele utilizou DRS e Injeção temporal na 3080 com a escala de resolução MAIS BAIXA que o PS5.
Vc pode acreditar no que quiser, mas esse teste já foi feito por analista técnico de verdade.
Aqui está o vídeo: https://youtu.be/6EgDOW0Y9Bc?si=UdJbSwKHAg3p96eN
Vi outros videos de gente jogando com a 3080 e tendo outros patamares de desempenho você depositou seus olhos apenas na IGN ou viu outros pares ?
Não sei no que podem estar se diferenciando.
Mas repito minha posição PS5 não está a par de uma 3080 aqui.
Duvido que esteja acima de uma 3070Ti mobile.
E porque me chamar de desonesto quanto a resolução minima do upscale ? Sendo que ele pode cair para ela ?
Seja menos emocionado um pouco.
“minha posição” rapaz não interessa sua opinião nem sua posição. Isso foi analisado por um analista técnico profissional mais antigo que a própria DF e elogiado pelos desenvolvedores.
Vc deve entender a diferença de comparações feitas por gamers entusiastas e analistas técnicos. A posição da IGN é de um analista técnico.
Já você sequer lê a fonte das próprias matérias que manda.
Sua posição não importa.
Abrace a análise que consola melhor seu ego.
Até te aconselhei a ver de outros analistas pares.
Minha posição não importa ? A sua pra mim também não. Seus comentários também pararam de importar quando começaram com zombaria e arrogância.
Meus amigos… Isto aqui não é à escolha do freguês. As análises estão aí, e se alguém quer fechar os olhos às que não lhes interessam estão no local errado.
Certamente que rodou pior que o Ps5. Basta ver os comparativos e nem uma 3080 desktop chega no nível do Ps5 nesse jogo, quem dirá uma 3070ti notebook.
Alan Wake é diferente pois as AMD com Mesh Shaders perdem performance. Apenas as first ou second em exclusivos usando primitive shaders conseguiriam tirar total partido das consolas em um jogo com este tipo de uso.
Sei que mesmo se fosse nível 3060 pra jogar, ainda valeria a pena frente a qualquer PC de preço equivalente ao PS5 pensando em performance de jogos. Porque é difícil uma 3060 bater, e mesmo montar um PC com uma 3060 a 400~450 euro dólares. Imagina se chega a ter performance de 3080 em alguns jogos?!?! Uma placa que sozinha, teoricamente é 3x melhor…
Pra rodar bem esse jogo tem que ter uma estação de desenvolvimento da capcom:
CPU: AMD Ryzen Threadrippe PRO 5975WX ( 32 cores, 64 threads)
GPU: GeForce RTX 4090
Memória: 256 GB
Storage: 10TB SSD
Falando sério agora. Esse jogo poderia ter modo de 120 hz e opção pra VRR uncapped nos consoles ( não vi ninguém usando isso). Dessa forma, seria bom rodar ele no modo desempenho com FPS variando entre 50 e 70 …
Lol. Deveriam vender o jogo com essa máquina de brinde.
Eu vou jogar no PC… Mas primeiro tenho de jogar o Spider Man 2 e ainda nem tive tempo para lhe pegar.
O Spiderman está fantástico, atenção é um jogo Spiderman nos mesmos moldes do que a Insomaniac nos tem habituado.
Mas é fantástico!
Bastava um modo 40fps e tudo estaria resolvido.
Modo 40 para os consoles é um “must have”. Pena que é basicamente a Sony a adotar pros seus jogos… acredito que mesmo no PC, pra quem tem configurações mais modestas, seria algo de grande valia, o único contraponto seria precisar ter um monitor com refresh superior, pois não sei se o resultado com VRR num monitor de 60 fica de boa ja que não é um multiplicador inteiro e ter uma tela a “40Hz” não é o mesmo que uma a 120Hz na percepção de usuário, mesmo estando a exibir os mesmos 40fps.
Alguém jogando no PS5 pra dizer o que achou do jogo?!?! Fiquei tentado a comprar, mas além de só ter versão digital, achei um pouco monótono, puxando mais ao Alan Wake 1 que ao Control (que gostei bastante) em termos de jogabilidade… O que acharam da envolvência (imersão) e gameplay? O jogo realmente está legal?
Minha percepção pelo “youtube” é de que apesar de cinematográfico, as movimentações de gameplay da protagonista eram meio estranhas e engessadas. É isso mesmo ou tive uma impressão errada?
Não joguei mas está na lista, ainda tem o Mirage á frente e o Robocop… Sim Robocop faz parte da minha infância, hahah.
Este final de ano está complicado.
Compreendo, e Robocop parece bem bonito e fiel aos filmes, não sei como é a jogabilidade, mas eventualmente irei jogar, assim como Mirage.
Se quiser experimentar a demo do Robocop está disponivel na steam.
Já testei e até que gostei.
Já fiz pre reserva da versão PS5 fisico, jogo e depois logo vejo se segue para venda ou se fico com ele.
Opa, não sabia, vou baixar aqui e testar pra ver o que acho! Valeu, Alexandre, mas estamos é entregando nossa idade com esse saudosismo todo! Lol
Recomendo que não compre. Se você achou o primeiro monótono, vai considerar esse morto. Como você gostei bem mais do Control. Esse é muito arrastado. Vou dar uma nova chance hoje, mas acho que largarei.
Também não recomendo a versão do PS5, ao menos no PC não dá para jogar abaixo de 60fps mesmo com controle e para chegar nisso a resolução do console ficou muito baixa. O shimmering é muito notável. O ideal seria um modo 40fps.
Vou esperar, então, não é que não gostei do primeiro, é que as mecânicas dele envelheceram mal, eu o joguei tardiamente no PC, e agora o estava a rejogar (o remaster) no PS, mas é aquela coisa, a sua época deve ter sido bom. O Control, em termos de mecânica está bem a frente. E pelo que vi em vídeos o de 2 parece mais perto das mecânicas do 1 que de Control.
É que a galera tá no Hype e daí a gente fica sem saber se é merecido ou não.
Juca estou jogando no Ps5 e posso tentar te ajudar com algumas percepções.
Alan wake 2 esta fantástico no Ps5, estou jogando no modo qualidade e por vezes o confundo com um filme. Apesar dele ter ligação direta com o 1 e Control ele é um jogo de ritmo mais lento e muito mais voltado para o horror, o que em minha opinião fez muito bem ao jogo dado ao contexto.
Falando da parte técnica algumas coisas me geraram incômodo como:
– Baixa resolução e granulado nos reflexos, que me tiraram um pouco da imersão, mas nada muito sério, depois quando você chega em Nova York é de tirar o fôlego de tanto detalhe.
– Shimmering causado pela baixa qualidade do FSR 2 atrapalha um pouco mesmo no modo qualidade e pior no modo desempenho, porém mais em cenas na floresta, coisa que o DLSS não sofre.
– Stuttering, eu percebi apenas uma vez na parte da floresta ao entardecer.
É um jogo fantástico e esse problemas que citei acredito poderem ser resolvidos com patchs, até agora recomendo ele para quem acompanha desde o primeiro a 10 anos.
Obrigado pelas informações Daniel, vou adiar um pouco a compra e esperar ver se vem um patch pra resolver alguns desses pequenos problemas técnicos (sttutering e cintilação) mas devo comprar em breve pra apoiar o estúdio, e claro pra jogar pois gosto de suspense e terror, e é um jogo que parece bem bonito.
Não tenho problemas com jogo arrastado, desde que seja envolvente e tenha boa narrativa e lore.
Ele é um bom jogo, quando eu publiquei meu comentário não tinha visto o do Hennan.
O que ele fala é verdade o jogo é mais arrastado que o primeiro e em questão de combate tem muito menos inimigos que o 1, só que eles são mais perigosos e a lanterna não regenera que nem o primeiro, o tipo de jogabilidade me lembra Resident evil em seu auge, só que sem muita ação, no sentido que os recursos são preciosos. E considero assim:
Alan wake 1 um triller de ação com suspense.
Control ação com sobrenatural.
Alan wake 2 terror e sobrevivência.
Agora narrativa é muito boa e esta me prendendo muito, típico dos jogos da Remendy e seu universo compartilhado.
Se você não esta seguro ainda da compra, recomendo que não o compre por enquanto.
Valeu, Daniel. A questão de já estarem falando de DLCs também foi um aditivo a me fazer esperar um pouco mais, fico imaginando se assim como Control irão lançar um disco com uma edição GOTY. E como o backlog está grande, fico exitante…
Imagino que para quem gosta do gênero seja uma experiência fantástica. O problema é que não tenho muita paciência. Hoje prefiro soulslike, metroidivania e roguelikes. Tenho dificuldade de terminar até jogos de ação como Uncharted.
Lol, isso é um problema, não sei sua idade Hennan, mas mesmo pra jogos que gosto, ao fim do dia, se estiver um pouco monótono chego a dormir enquanto jogo… Acredito que seja a minha idade, mas pode ser só o cansaço mesmo… Cheguei a dormir no Zelda mais recentemente, mas já dormi noutros também, e olha que o acho o GOTY do ano e dos melhores jogos dessa geração de consoles… Lol
Zelda ToTk é um bom exemplo, a lentidão do tutorial quase me fez desistir. Mas depois é só alegria. Também é meu GOTY.
eu to muito afim de jogar esse jogo, lendo aqui os comentários devo esperar uma promo mesmo. Vi que o jogo é meio lento, arrastado e cheio de jumpscare. Focar só no miranha 2 mesmo
Baseado nessa fonte, reduzindo para o low, provavelmente uma 4060 deve ser mais que o suficiente para rodar 1080/60.
Alan Wake 2 Performance Benchmark Review – 30 GPUs Tested – Performance & VRAM Usage | TechPowerUp
Você diz 4060ti… E só no raster… Só é preciso saber se esse fps aí é pico ou média. Embora saibamos que costuma ser a média que colocam.
Tem o 1% também. Imagino que uma 4060 seja suficiente. Porque no máximo sem RT dá 45 fps em 1%, imagino que chegue perto dos 60 no low. Mas só testando para ter certeza.
Entendi! Agora, é uma tentação ativar um RT ou Path Tracing pra ao menos ver… Poderia ter um modo 30 travados com resolução dinâmica no PC, ao menos, só pra dar aquela curiada! Lol
Fiz o teste. Sinceramente, não vi nada de extraordinário. E o fato de que precisei jogar em 1280p, com frame generation ligado para alcançar 60 fps numa 4080 também não ajudou.
Não ficou mais bonito com o Path Tracing? Pô, pensei que desse um Uau nos visuais… Mas imaginei que ficaria longe dos 60 mesmo Path Tracing é o que há de mais pesado pra ver em jogo hoje em dia.
Sim. Mas a queda na resolução também faz diferença. Talvez o ideal seria reduzir o fps para jogar em 1440p. No entanto, já desisti. Não é um jogo que faz meu estilo.
Off: Vocês viram a reestruturação da divisão Xbox?! O que acharam? O Phil foi promovido e a Sarah Bond assumiu a presidência do Xbox!
Mudou o cheiro…
Você vai fazer matéria sobre isso?
As últimas 72 horas o assunto que mais está em evidência no mundo é sobre o aumento abusivo do Series S no Brasil e as possíveis retaliações que a MS está fazendo para aqueles que noticiaram e indagaram o aumento, que pasmén, são canais que apoiam o Xbox.
Depois reclamam que aqui só tem notícia contra o Xbox, só que a Ms não ajuda.
Eu ando achando que isso é um péssimo sinal para o xbox… tá muito estranho
quase como se fosse uma prévia do novo preço mundial…
OU
Como o coisa de nerd disse, pode ser que a MS fez a conta do tanto de jogo e assinatura full do GP (preço cheio sem mutreta) que vende no BR e percebeu que aqui com o SS a conta não fecha
Usuário do SS não compram jogos, assina GP convertendo Live Gold, com contas novas, etc, com mutretas para nunca pagar preço cheio.
Basicamente usuário BR do xbox SS dá prejuízo para o xbox usando o mesmo modelo do resto do mundo, pq no BR ao contrário do resto do mundo, usuário do xbox SS nunca compra jogos e sequer assina GP pagando preço cheio, tudo no usuário do SS é na mutreta, é conta fantasma, é GP de 1 real, é nunca comprar jogo full
ai os mil reais mais caros é para ter lucro no console no BR, pq a MS sabe que não vai recuperar subsídios do SS com o consumidor BR do xbox SS.
Talvez o pessoal aqui não saiba, mas os “lideres caixistas” e toda a “comunidade xbox” tem orgulho de dizer que “não compra jogos”, tem orgulho em anunciar e promover todas as “mutretas” do xbox… e se vc avisar que isso é mutreta, eles sempre correm dizer “mas a MS deixa fazer”
Bom, com o mês grátis do Netflix tu podia fazer um cartão virtual e usar o mes grátis para sempre, bastava gerar um cartão virtual novo mensal e usar para uma nova conta todo o mês… Nem por isso pipocava “tutorial” de fã do netflix ensinando a fazer isso e dizendo “mas o netflix deixa” igual acontece com caixistas e o xbox
Paulo, vou te “zoar” um pouco porque acho tudo a mesma coisa, mudaram só os nomes dos cargos, mas gostei bastante do cargo do Kotick porque lembrei que quando cobraram uma posição da MS sobre os escândalos que rolavam na Activision, lembro do Phil falando que no momento certo eles lidariam com a Activision… A solução vista agora foi darem um cargo pro Kotick… E embora digam ser provisório, não deixa de ser uma bela anedota, já que ele poderia no máximo figurar como conselheiro/consultor ou algo do tipo.
No mais, espero que a tal Sarah faça mais que o Phil, mulheres tendem a ser mais disciplinadas e focadas. Não tenho muitas esperanças no Xbox, pois já desisti dele, mas espero que essas mudanças sejam boas pra vocês que gostam ou insistem com a MS.
Pro Brasil as últimas notícias pro pessoal do Xbox não tem sido muito boas, mas assim, essas coisas são questões de momento e é lhe dar, quem gosta da marca, daqui a pouco releva isso, e vida que segue…
Na análise de confronto que a Digital Foundry lançou ontem de Alan Wake 2, além de confirmar que esse jogo é um dos mais bonitos já feitos, servindo como uma vitrine tecnológica da geração atual, principalmente se você estiver jogando em um um PC com uma configuração de ponta, a comparação da digital foundry também confirmou que o jogo tem uma aparência semelhante entre os consoles premium, mas com uma notória diferença a favor do Xbox Serie X na questão do desempenho. O Serie X entrega uma apresentação muito mais suave, e segundo a análise, a gpu do PS5 está sendo empurrada um pouco demais nesse jogo, sem o espaço necessário para se manter em segmentos mais difíceis. Em contraste, o Series X tem muito menos desses problemas, segundo a comparação do site. É curioso isso. O Serie X que é sempre tão criticado por aqui na Pcmanias, porque não está entregando jogos com melhor performance em comparação com o PS5, até mesmo já foi referido aqui entre os comentários que os engenheiros da Microsoft não foram muito inteligentes na concepção do Serie X. E o Xbox Serie S que sempre foi descrito entre os comentários aqui como uma “aberração dessa geração”, que iria atrapalhar o desenvolvimento dos novos jogos por conta das suas limitações. Parece que não atrapalhou a Remedy. Segundo a Digital Foundry, Alan Wake 2 é uma verdadeira conquista visual, corre razoavelmente bem no console júnior da Microsoft, obviamente com seus devidos cortes, entregando gráficos bem calibrados.
a DF não disse que era bug?
que estranho, quando o PS5 roda melhor é sempre bug
mas temos que esperar Forza Motorsport ter coop de 2 pessoas, afinal o xbox é mais poderoso que o PS5 com GT7 com coop de 4 jogadores… não tem nada haver com falta de memória ram no SS
O Northlight foi criado no PC e Xbox e para DirectX 12. É um motor proprietário adaptável a multiplataforma, mas não criado com isso em mente.
Nesse sentido certamente terás patches corretivos.
Convém não esquecer sempre a base de trabalho. O Northlight foi criado para PC e XBOX para o jogo Quantum Break. Foi igualmente usado no Crossfire X. O seu primeiro uso na PS foi em Control na PS4. Alan Wake é a primeira exploração das capacidades da PS5 com este motor.
Se acreditas que alguém consegue com apenas um jogo optimizar para a PS um motor criado para ser usado na Xbox… Enfim.
Agora acho piada que sai um jogo superior na Xbox e já está provada a superioridade. A mesma treta aconteceu com o Plagues Tale… E vai ver como está o jogo agora.