Após o artigo das vendas da PS4 face às da PS2, deparei-me com novos dados interessantes que penso ser de interesse serem divulgados.
Acima de tudo, este novo post não pretende desmentir nada do que foi referido no Post anterior. A PS4 não bateu as vendas da PS2, e essa realidade mantem-se inalterada.
No entanto, há aqui um dados muito interessante!
Segundo o VGChartz refere neste artigo, Até Março de 2020, ou seja, durante um período de 6 anos e meio, a PS4 manteve-se à frente das vendas da PS2. No entanto, como podem ler no mesmo artigo, os despachos da Sony, que em 2017 tinham sido de 20 milhões de consolas, em 2018, 19 milhões, e em 2019 de 17,8 milhões, subitamente, em 2020 caem para 13,6 milhões.
A realidade é que 2020 foi um ano cheio de situações. O Covid apareceu em Novembro de 2019, levando à quase paragem da China, e eram esperado nesse ano o lançamento da PS5. Essas situações levaram a uma quebra de vendas da PS4 nesse ano de 25%, atirando as vendas da PS4 para baixo das da PS2.
De seguida mostra-se um gráfico criado em Fevereiro de 2020, ou seja, anterior ao artigo do VGChartz e que confirma as afirmações da VGChartz, com as vendas alinhadas de todas as consolas da marca, criado usando os números oficiais que foram sendo conhecidos.
Basicamente a possibilidade da PS4 bater a PS2 “morreu na praia”. A consola liderou sempre as vendas, mas no ultimo ano, as quedas nas vendas, atirou-a para segundo lugar, sendo que, mesmo assim, se acredita que a diferença tenha sido marginal, e na ordem de apenas cerca de 200 mil unidades.
Independentemente de tal, a PS4 nunca roubaria o lugar da PS2, uma vez que, como esta vendeu até 2013, esta atingiu mais de 150 milhões de consolas, sendo que não é espectável que a PS4 tenha igual vida útil.
Mas no entanto a PS4 não deixou de entrar na história. Não pelo maior número de consolas vendidas, mas como a consola mais lucrativa da história, batendo a anterior detentora do título, a Wii. – Fonte
Quem o refere é Arm Gunar, igualmente autor do gráfico de cima, e analista da Playstation, e que nessa altura publica um quadro atualizado que reflete a quebra de 2020, e o momento em que a PS4 “morre na praia”.
Aqui a desvantagem da PS4 é de 2.56 milhões de consolas face à PS2, um valor que, como já referido e explicado no anterior artigo, se estima ter sido recuperado, com a desvantagem à data da comunicação do ultimo despacho de consolas PS4 a ser estimada em cerca 200 mil unidades, em igual período de vida. E note-se que a Sony, na data da ultima comunicação, informou que terminaria ali com a informação de despachos de consolas PS4.
[OFF] Uma boa ideia, deveria existir desde o lançamento. Lembro que teve canal de manutenção a tentar colocar um drive em modelo digital, mas não obteve êxito por 2 fatores:
1-O PS5 digital é travado/identificado via firmware
2- O modelo digital não possui os componentes do setor do leitor, por exemplo os conectores.
https://www.eurogamer.pt/ps5-com-leitor-de-discos-amovivel-chegara-em-2023-avanca-fonte-nao-oficial
[OFF] Ponto de virada² será no futuro?
https://www.eurogamer.pt/ps5-domina-vendas-dos-eua-em-agosto