Dado que tanto se tem falado sobre a comparação das versões, resolvi compilar uma série de situações que permitem ajudar a compreender melhor as diferenças entre as duas consolas.
Agora já conhecemos Battlefield 4 nas novas consolas, e ficamos assim a saber que a PS4 corre o jogo a 1600×900 nativos, re-dimensionados para 1080p, ao passo que a Xbox One se fica pelos 1280*720p nativos redimensionados para 1080p.
Apesar de os vídeos poderem mostrar jogos com qualidades semelhantes, há diferenças que saltam à vista.
Vamos analisa-las (notem que para verem as imagens na sua resolução total devem carregar com o botão do lado direito e escolher para estas abrirem num novo separador):
Nota: Devido à resolução e peso das imagens e animações aqui presentes, todo o conteúdo multimédia deste artigo está alojado fora da PCManias, motivo pelo qual seremos alheios a problemas caso o mesmo não possa ser visualizado.
A intenção do artigo é demonstrar que as diferenças visuais que são visualizadas entre as versões se devem a valores de contraste, brilho e acuidade (sharpness) aplicadas directamente ao motor do jogo nas duas versões. O motivo é o ajudar a disfarçar a diferença de resolução nativa existente.
Pelo que vemos, apesar de existir uma resolução inferior, a imagem Xbox One possui mais detalhe perceptível (ver chão e pedras à esquerda), assim como os efeitos de luz são mais perceptíveis (ver feixe de luz vermelho no topo do prédio).
Esta situação deve-se a dois motivos:
1 – Uso de diferentes valores de contraste, brilho e acuidade (shapness) nas duas versões do jogo.
2- Capturas efectuadas com aparelhos diferentes e configurações diferentes. A Digital Foundry meteu o pé na poça ao usar um range RGB de 0-255 quando a Xbox One requer um range de 16-235. O resultado foram pretos esmagados e brilhos exagerados.
Independentemente de tudo, a realidade é que não há nada de extraordinário nesta situação aplicada à Xbox One. Não se trata de melhores texturas ou qualidade, mas apenas de uma opção da equipa que brincou com os valores do contraste, brilho e sharpness, tal e qual se faz em fotografia digital quando queremos aumentar a resolução a uma fotografia originalmente de baixa resolução, e onde o simples re-escalar a torna de fraca qualidade. E esses passos normalmente passam por uma melhoria no contraste, alterações dos níveis e curvas de cores e criação de maior acuidade (sharpness). É dessa forma possível ir buscar detalhe onde ele não existia.
Mas vamos por partes, e uma coisa de cada vez.
Como podemos facilmente ver, o contraste pode alterar as cores de forma radical.
Aquilo que na primeira imagem parece uma foto deslavada é na realidade a mesmíssima foto que está do lado direito. Este é exactamente o mesmo efeito que se está a passar nas duas consolas.
Da mesma forma o Sharpness pode igualmente alterar uma imagem. Eis um exemplo:
Ora com estes efeitos aplicados em simultâneo o efeito de falta de definição existente em imagens de baixa resolução desaparece. Por exemplo, eis uma foto de baixa definição à qual foram aplicados esses efeitos. A foto de cima é a original, a do centro aplica o efeito em baixa escala e a de baixo em alta escala, mas é exactamente a mesma imagem, apenas trabalhada, sendo que a última versão parece estar numa resolução superior à real. Reparem não só na enganadora melhoria de resolução, mas na alteração das cores e suposto ganho de definição na pele:
É este tipo de efeito que foi aplicado na Xbox One. E o motivo, esconder a falta de detalhe criada pela ausência de resolução. E são estes efeitos que estão a causar as diferenças nas imagens.
Mas para aqueles que estão insatisfeitos com a imagem final da PS4, felizmente estes são parâmetros que podem ser regulados em qualquer televisor:
Vamos ver então alguns exemplos de como ajustes no contraste e sharpness, bem como algum acerto no brilho podem corrigir esta situação.
Os exemplos que se seguem usaram imagens da captura da PS4 às quais se alterou o contraste em mais 15 pontos, o brilho foi aumentado em 10 pontos e o sharpness foi aumentado em 40 pontos.
Vejamos então as diferenças:P
PS4 original
Xbox One original
PS4 (+10 brilho+ 20 contraste + 40 sharpness)
Xbox One Original
PS4 original
Xbox One alterado (-10 brilho, -20 contraste, -40 sharpness).
Xbox One alterado (-10 brilho, -20 contraste, -40 sharpness)
PS4 alterado (+10 brilho, +20 contraste, +40 sharpness)
Qual das duas versões parece melhor agora? ficou claro que a imagem com os valores (aproximados) da Xbox One e vice versa tornam as versões idênticas, provado que se trata apenas de configurações de imagem presentes no jogo e não de diferenças na qualidade das texturas?
Eis um outro exemplo:
E agora a versão PS4 com as correcções já referidas em cima:
Esta situação serve apenas para mostrar que, apesar de as configurações serem diferentes nas duas consolas, é possível a quem achar que os valores de defeito da Xbox One são superiores, compensar a situação com as definições da sua TV.
Porque motivo isto não foi aplicado na PS4? Porque estes métodos são usados para compensar fracas resoluções. Na PS4 a resolução superior dispensou este tipo de tratamento artificial.
E se esta questão do contraste e acuidade podem ser ajustadas na TV para quem fizer mesmo questão, já a questão da resolução nativa ser inferior é algo que não pode nunca ser compensado pela TV. E nesse aspecto a PS4 está claramente à frente, até porque este tipo de tratamento aplicado à Xbox One faz ressaltar ainda mais o problema do Aliasing nas imagens.
Eis exemplos bem claros:
XBox One
PS4
Experimentem carregar sobre estas duas ultimas imagens para verem o clip animado e a diferença abismal que a resolução faz. E tripliquem o efeito num ecrã de grandes dimensões.
Por outras palavras, há como disfarçar a falta de resolução, mas não há como ir buscar detalhe onde ele não existe. E para tal só mesmo com resoluções superiores.
Numa nota à parte, curiosamente, como podem ver no vídeo de baixo, apesar de a versão PS4 ter maior resolução (56% mais), e de actualmente possuir efeitos gráficos ausentes da versão Xbox One, a PS4 lida bastante melhor com o framerate que a Xbox One. Prestem atenção à linha azul (PS4) e à linha verde(Xbox).