Foi mais uma promessa vinda da Microsoft, e o que está por cumprir.
Se há algo que podemos esperar da Microsoft… são promessas! Mas cumprir com elas… é por vezes um pouco mais difícil!
Antes do lançamento, o diretor criativo de Redfall, Harvey Smith, referiu:
Tentamos deixar bem claro que não há microtransações e não há loja no jogo. Estamos muito orgulhosos disso. Se você encontrar uma roupa no jogo, poderá tê-la, simples assim. Fora isso, Redfall será nosso jogo com mais suporte pós-lançamento. Escolhemos um modelo de servidor, para que possamos atualizar o jogo constantemente. Se virmos muitas pessoas caindo de escadas e a morrer, podemos atualizar o código da escada. Se virmos que ninguém está interpretando uma personagem, podemos ajustá-lo e torná-lo mais atraente. Temos planos para armas adicionais, trajes, monstros, personagens e muito mais sobre os quais não podemos falar agora. Mas temos um ano forte de atualizações, e tudo está no jogo atual ou será DLC. Tentamos fazer isso da maneira mais justa possível para as pessoas.
Após o flop que foi o lançamento do jogo, Phil Spencer resolveu também dizer algo:
Em termos de nosso compromisso com o jogo… com certeza, a equipe da Arkane está recebendo feedback de curto prazo. Ainda estamos trabalhando na atualização de 60 fps. Temos um bom cronograma para isso… e vamos continuar trabalhando [no] jogo. Mostramos um compromisso com jogos como Sea of Thieves e [Obsidian’s] Grounded, para continuar a criar jogos.
Basicamente as promessas de trabalho sobre o jogo estavam lançadas… faltava ver!
Desde o lançamento do jogo passaram-se 3 meses… e Redfall ainda não recebu qualquer atualização significativa!
Eis o que dizem os compradores do jogo:
3 meses após o lançamento e Redfall não teve nenhuma atualização substancial. As pessoas também ainda estão esperando pelo conteúdo adicional pelo qual pagaram. Acho que o silêncio de Arkane, Bethesda e Xbox aqui é absolutamente ensurdecedor. Eu amo o Xbox e amo Phill Spencer, mas nós, como comunidade, temos que responsabilizá-los quando as coisas dão errado e eles não apoiam sua comunidade como prometido.
Phill Spencer disse que Redfall “continuaria a ser apoiado” e tenho certeza que sim… Eventualmente. Mas a falta de comunicação e o tempo que passou sem nada de substancial até aqui simplesmente não é bom o suficiente.
Personagens adicionais são prometidos para pessoas que pagaram a mais pela edição “bite back”, 60 fps foram prometidos para os possuidores da Xbox Series X, mas o fato de eles literalmente não terem sequer UMA ÚNICA ATUALIZAÇÃO SUBSTANCIAL em 3 meses é alarmante, e essa preocupação só piora pelo fato de os programadores não terem dado nenhuma atualização real sobre quando podemos realmente esperar qualquer do conteúdo prometido.
As únicas “atualizações” que o jogo recebeu seriam consideradas, na melhor das hipóteses, como hot fixes por outras equipes de desenvolvimento. Isso parece ter passado despercebido por muitos, já que este jogo rapidamente saiu do radar.
Mas as promessas foram feitas por Phill e os programadores enquanto o conteúdo era pré-comprado pelos consumidores. No mínimo, a Arkane precisa comunicar sua intenção em breve, e dar às pessoas uma atualização sobre o que podemos esperar e quando podemos esperar. Aí, eles precisam entregar nessas datas e, se não, ser responsabilizados.
Isso não é uma caça às bruxas e, como eu disse, não tenho nada além de amor pela Xbox, pela comunidade que ela possui e pelos programadores que fazem os jogos. Mas a situação com Redfall simplesmente não é boa o suficiente, especialmente quando consideramos o fato de que muitas pessoas pagaram pelo conteúdo adicional.
Este mensagem tem já quase 800 respostas e efetivamente a realidade é que as promessas foram feitas, e as pessoas pagaram pelo produto com base nessas promessas. Se as mesmas não são cumpridas, as pessoas deverão ter o direito a pedir a devolução do seu dinheiro.
Red Fall foi uma vergonha! Eu estava ansioso pro jogo e saiu aquela porcaria! Uma pena realmente!
Não joguei, Paulo, e não saberia dizer se Redfall é um jogo ruim, exceto pelo que li de reviews. Mas falhar, toda empresa falha com algum produto, inda mais que a Arkane não tem fama por seus jogos online e sim pelos singleplayers.
Mas o chato mesmo são as promessas não cumpridas e jogos que parecem estar saindo capados apenas pra fazer volume em catálogo.
Veja, acabo de ler uma matéria a falarem que o Forza Motorsport sairá capado em alguns modos no lançamento, e apesar da Turn 10 ser capaz e no geral entregar bons jogos, a divisão Xbox nos últimos tempos tem entregue vários jogos meio que capados com coisas prometidas só pra depois, isso, quando entregam.
Acho que os fãs de Xbox deveriam encher o saco do Phil Spencer no Twitter nesses casos ao invés de viver a dizer amém pra essas coisas, ou ficar fazendo “review bomb” de jogos da concorrência, pois isso além de não ser bom pra xbox essa complacência quase infinita, não vai mudar a realidade de nenhuma forma positiva pra quem gosta de xbox. É preciso elogiar quando merecido e criticar quando não, senão vai ser uma derrocada até o fim. E acredite, tudo tem fim, apesar de todo o dinheiro que possuem. Mas o ser humano é livre…
Até a Microsoft sabe que não há nada pra salvar nessa porcaria. Melhor fingir que não existe e se for o caso devolver o dinheiro do povo.
O poder do Gamepass…
É o toque de merda. A questão é os jogos dayone são ruins porque estão no gamepass ou estão no gamepass porque são ruins?
As duas coisas!rs
O que mais me espanta no meio disto tudo, nem são as promessas por cumprir porque isso já faz parte do pacote Microsoft, o que me deixa perplexo é o diretor do jogo se sentir orgulho pelo jogo não ter micro transacções ou loja in-game, como se isso fosse um favor que está a fazer num jogo que custa full price…isto é surreal.
Pior que isso já virou exceção. Veja a Ubisoft, anunciaram que o novo AC não teria microtransações. Daí vazou que poderia ter. Então eles disseram que teria, mas será “apenas” cosmético. Esse é o nível da indústria atualmente.
Sinceramente, bem feito. Isso é só a consequência de apoiar práticas que lesam o consumidor, já se tinha Halo como exemplo.
E olha o que o futuro reserva boas “surpresas” com o apoio de marketing nos jogos ou em serviços em que se gasta $$ e não se tens nada
Vai ter apoio tipo Bleeding Edge
A MS anda desesperada por comprar estúdios, so ver o circo q fez com a Activision, e nao me supreende nada todo mundo que tem estudios podres por dentro se vender para a MS.
COD desse ano ja é um DLC vendida a preço de jogo completo…
Pelo visto a UE5 vai pesar nos jogos devido o incremento de qualidade visual. Os consoles de nova geração para manter os 60 FPS já estão sendo obrigados a reduzir resolução para 1080p.
https://www.eurogamer.pt/lords-of-the-fallen-corre-a-1080p-se-queres-60fps-na-ps5-e-xbox-series
Por muitos milagres que as consolas façam, não deixam de ser hardware de menor capacidade. Seja como for esta é uma primeira leva, e as coisas vão melhorar.
Mas o UE é nova geração. E isso era claro. As consolas teriam de fazer cortes se fosse para manter os 60 FPS.
O preocupante aqui… É a S…porque de resto, abdicar de 4k para se ter grafismo next gen não choca e os 1080p para os 60 FPS também não.
Aproveitando a discussão, se isso aqui for real, é decepcionante. Ou não… Será que a Insomniac migrar pra unreal 5 significa que a engine deles já não adianta remendar mais e é necessário fazer outra do zero? Se for pra dar tempo duma nova engine ser produzida, acho válido. Já se for migrar total pra U5 é uma decepção, visto que a Guerrilla está apostando forte da Decima e até montou uma equipe dedicada pra trabalhar com a Engine.
Acredito que isso valeria até um artigo seu Mário, para discutirmos.
https://twitter.com/0AOXO/status/1690741419885903872?t=zH6290qe6B4Igsa6JlKgUQ&s=19
Pode ser apenas um projeto de outra equipe formada por gente com experiência em Unreal 5.
Pode ser a Sony tendo uma parceria com a Epic para melhorar o streaming de dados do SSD, e para isso irão fazer um jogo e as melhorias q a Insominiac fizer nesse especto da engine será incorporado pela Epic para todos usarem
Não é apenas “coisa ruim”
Imagine o DEV usando UE 5.x tendo acesso ao codigo pronto para Streaming de até 25GB/s de dados comprimidos no PS5?
Pode ser, Deto.
Lembrando que o Ps5 tem capacidade máxima de 17GB/s com dados comprimidos e não 25GB/s.
Máxima em situações particulares… Porque o sustenido é 8/9 GB
na verdade no lançamento considerando a performance de compactação ideal, 4:1, era 22GB/s
Depois parece que saiu uma update de software do Kraken e aumentou para 24GB/s
Se o xbox atinge 6GB/s, caso ideal do xbox, o PS5 atinge 22GB/s idealmente também.
Se caixista usa o máximo teórico do xbox, tb pode se considerar o máximo teórico do PS5 (22GB/s)
Pela experiência em falar a verdade sobre os consoles*, é muito mais fácil o PS5 chegar em 22GB/s que o xbox chegar em 6GB/s
*O console mais poderoso, único full RDNA2 com performance sustentável, SS 1400p 120fps, padrão 60fps até 120fps full e todas as sopinhas de letras da MS
Enquanto isso o PS5, tudo que foi dito já foi confirmado em maior o menos grau, principalmente o clock maior com menos CUs ser melhor que clock menor com mais CUs.
17.38 GB/s foi o número máximo referido, e nunca nada acima disso (3.16:1).
22 GB foi o que o Cerny referiu como potencial máximo do sistema, mas esse valor nunca foi confirmado como sendo atingido. É um valor máximo teórico.
Os 24 GB nunca ouvi falar e deves ter sonhado com ele.
Os 17,36 GB exigem o Oodle textures e o Kraken e só é atingido na transferência de texturas.
eu tinha lido em algum lugar que melhoraram o kraken e a velocidade máxima teorica tinha aumentado
mas vai saber onde achar a fonte essa altura…
Sim… Os 8/9 foi o anunciado… Mas depois referiram que os 17.38 eram sustentáveis em texturas.
https://www.reddit.com/r/PS5/comments/j0k1a8/ps5_just_went_super_saiyan_1738_gbs_is_mind/
Bom, ele falou, o Cerny, que caso bem compactados podia chegar a 22GB/s
Nao era bem performance maxima, era mais “um jogo que tem ativos q compactam bem”
Talvez algum jogo chegue sim nisso.
Mas se o usual for esses 17GB/s já está ótimo
22 GB/s é a capacidade máxima do descompressor. Teoricamente pode ser atingida, mas na prática, não se viu isso.
Andresão, pode ser o projeto multiplayer deles.
Não sei se eles já tem experiência com Unreal, mas se não for o caso provavelmente é um projeto menor. Geralmente as equipes criam esse tipo de projeto para aprender enquanto migram de engine. Já que leva um bom tempo de adaptação. Em relação a Decima, sabes como anda a implementação de RT ou algum recurso semelhante?
Pode ser o que você e o Edson citaram e eu imagino que seja por aí mesmo.
Quanto a Decima, um dos diretores criativos da Guerrilla foi alocado só para o projeto com a Engine e parece que eles estão focando bastante na próxima geração do motor.
https://meups.com.br/noticias/guerrilla-games-ambiciosos-decima-engine/
Deve ser um projeto MP, já que a engine deles não foi projetada pra isso. Não faz muito sentido migrarem se dominam muito bem a própria engine e se essa traz grandes resultados. E também deve ser coisa de time paralelo relativo ao aumento de projetos tocados em simultâneo, é mais fácil conseguir gente nova mais capaz no Unreal que ter de adaptá-lo a uma engine proprietária.
Eu acho decepcionante, ja não é o primeiro studio da sony a usar a unreal, não que o motor não seja muito bom, mais ainda é um motor generico, tem uma entrevista no flowgames(podcast) do Rafael Grasseti, diretor de arte do GoW Ragnarok, em que ele comenta que conseguiram fazer o jogo como eles queriam porque não dependia do suporte da desenvolvedora da engine, pois usam um engine propria, dai conseguiram contornar varios desafios tecnicos que não seria possivel usando um motor generico, caso contrario teriam que cortar varias partes incriveis do jogo….
Voto para ter um artigo sobre engines, se possivel claro.
[off – relacionado] Já tinha visto isso uns dias atrás mas esperei sair em local mais conhecido:
Perceberam que a MS anda a soltar as péssimas notícias em pequenos lotes para diluir a negatividade no lançamento?
Ou seja,mais um jogo para Xbox sem a tela dividida
Parabéns ao Series S por isso!
Sabe qual éa nova desculpa?
“Pra quê tela dividida local, o pessoal joga mesmo é co-op online”
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs Quero ver no novo Gears, caso anunciem que não terá um modo coop
Mas tá demorando falarem que foi devido “decisão artítica”!!!!
Daqui os advogados chegam… Mas eu não saberei interpretar e terei que voltar para o ensino fundamental.rs
Lívio, quis dizer daqui a pouco os advogados do Xbox chegam, mas comí algumas palavras na pressa de escrever.
eu entendi o comentário original!