A Microsoft respondeu a uma entidade Federal Brasileira sobre as vendas da Xbox One. Apesar de a Microsoft não referir oficialmente números, aponta para menos de metade das venda da PS4… Mas há mais, e um segundo documento, aponta um valor ainda mais baixo.
De acordo com as análises de mercado de entidades independentes, a Xbox One poderá ter vendido algo na casa dos 51 milhões de unidades. Mas no entanto este não é um valor oficial, e sempre foi apenas usado como referência.
No entanto, em documentos recentes enviados a uma entidade federal Brasileira, o CADE, e à qual a Microsoft não pode fornecer dados falsos, a Microsoft contorna a resposta ao número de vendas. No entanto o relatório final de conclusões do CADE refere especificamente que a PS4 vendeu mais do dobro da XBox, ou se preferirem, para outro entendimento, que a Xbox teve menos de metade das vendas da PS4 .
Esse documento, divulgado pela Eurogamer, pode ser acedido aqui, podendo a parte em, questão ser encontrada no parágrafo 46.
O documento é datado de 9 de Agosto, pelo que pegando no número de vendas de consolas PS4 conhecido nessa altura, que era de 117,2 milhões de consolas, temos que a Xbox terá vendido menos de 58 milhões de consolas.
Mas será que alcançou os 58 milhões? Aliás, será que alcançou sequer os 51 milhões estimados pelos analistas independentes?
Olhando para um documento mais antigo, datado de 22 de Maio deste ano, igualmente em troca de e-mails com o CADE, a Microsoft já havia fugido à questão, tendo nessa altura esta entidade usado um gráfico do STATISTA para se referir as vendas da XBox , onde o número de vendas da consola indicado é de 48,5 milhões.
Resumidamente, continua-se sem saber quantas consolas a Xbox One vendeu, mas a realidade é que agora há dados vindos de fontes governamentais e com dados usados em documentos oficiais fornecidos pela Microsoft, onde o número de vendas pode nem chegar aos 50 milhões.
Será de se referir que sendo este um órgão de justiça governamental que não tem como função apresentar contraditório, a totalidade dos dados ali contidos terão de advir forçosamente da Microsoft, motivo pelo qual o gráfico em causa terá sido fornecido por essa empresa, e não acreditando de forma alguma que a Microsoft apresentasse um documento onde o número de vendas fosse inferior ao real, tal leva a crer que a Xbox One poderá nem sequer ter chegado a esse valor de 48.5 milhões de consolas vendidas.
Se for assim, até que o número divulgado no vgchartz não é tão fora da realizada: 50,5 milhões. Margem de erro de 4% ( se for vgchutes como alguns dizem, o chute é até bem certeiro).
Mario, tenho uma sugestão para um tema. Gostaria de saber como a Nintendo fará a retrocompatibilidade do sucessor do Switch (se é que fará). Pelo que eu li, ela terá vários desafios técnicos para isso. Outra possibilidade é que ela não fará e irá vender seus softwares novamente ( Ou seja, vamos comprar Mario Kart 8 pela terceira vez).
Eu chuto que o “Switch 2” será lançado até Março de 2024.
Sinceramente as hipóteses são diversas. Dependendo da performance da nova consola, particularmente a nível de GPU, a emulação interna é uma possibilidade dado que os Denver que equipam a Switch são CPUs relativamente fracos.
Mas o Vgchartz usou como rreferência um relatório da AMD que falava que lá 2018 ja tinha vendido mais de 150 milhões de chips pra consoles. Naquela altura o Vgchartz colocava o Xbox com quase 50 milhões. Então erraram por mais de 10% e depois corrigiram, pois a Sony no relatório soltou que o PS4 já tinha vendido 110 milhões. 150 – 110 = 40.
Essa notícia é do começo de março de 2020 ( como você já havia se corrigido abaixo). Na verdade foram 150 milhoes menos 108,9 milhoes de ps4. O que daria 41 milhões aproximadamente de Xbox. Pegando pelo próprio VGChartz as vendas de Xbox One de Março de 2020 até hoje, são estimados 3.3 Milhoes. Então o resultado final seriam 44 milhões aproximadamente no total.
Estamos à espera de outro The Last pela 3 vez em três plataformas seguidas como aconteceu com Shadow of The Colossus e ninguém reclamou, porque seria diferente?👍
O exemplo que eu dei do MK8 seria apenas uma ilustração do quer iria acontecer. Não é para ser considerado essas exceções de remakes. O caso é que se a Nintendo não fizer retro da geração anterior ( como a MS e Sony fizeram), os donos de Switch terão que recomprar todas a sua biblioteca novamente caso queiram jogá-la no hardware novo e não apenas um caso ou outro com gráfico aprimorado.
OFF
https://www.tweaktown.com/news/88038/playstation-pc-launcher-could-transform-sonys-games-business/index.html
Caso se confirme esse rumor do Playstation PC launcher, será interessante de ver como pretendem se destacar perante a Steam. Esse é o cerne do artigo.
Além dos pontos citados no artigo, tenho curiosidade de ver como será a questão do online (já que é paga no PS), e dos lançamentos de first-party nesse launcher. Poderá não ser day one como no PS5, mas se a Steam receber 2 anos depois, talvez o launcher receba cerca de 1 ano depois para ter alguma vantagem competitiva em relação à concorrência no PC.
Talvez também poderão fazer estilo a uplay, como não tem que pagar 30% para a Steam, conseguirão dar um desconto mais atrativo.
Resta aguardar para ver como será.
(OPINIÃO)
Eu acho que em termos de Store será complicado lidar com a Steam, a menos que consiga seu Fortinite e possa ficar dando jogos como a Epic pra ver se consegue ser mais palatável.
PCzista, no geral, é muito fidelizado a Steam e muito reclamões se as coisas não vendem na Steam ou se não se parecem a Steam.
Sobre o online pago a Sony tentaf qualquer coisa nesse sentido é suicídio por lá. Acredito que a prática será de ter sua loja, jogos como serviço Day One, jogos próprios com preços melhores e lançandos antes por lá e a possibilidade de um serviço Plus de catálogo para o PC.
Mas esses são meus palpites.
Eu duvido muito que a Sony fez um console como o Ps5 pra lançar em dois anos no PC jogos full nextgen. Seria um erro bizarro e mostraria que o PS5 foi mal pensado, pois foi feito pra não se tirar partido total do console.
GaaS é inevitável ir ao PC, talvez até em day one. É outro foco.
Single Player embora o Helmen Hurst tenha falado em 2 anos (sem especificar plataforma), é realmente difícil de presumir, porque depende muito de como os requisitos mínimos no PC irão avançar nos próximos anos.
Por exemplo, em matéria de GPU, uma GTX 1060 funciona perfeitamente para rodar sobre games projetados para PS4 (God of War, Days Gone, Horizon Zero Dawn, etc.). Mas para futuros jogos “from the ground” do PS5, definitivamente precisa subir bastante esse patamar.
Concordo.
Eu realmente não entendo como os reguladores vão liberar algo que até para se ter informações básicas a Microsoft não revela a verdade completa. Talvez o Xbox tenha até vendido mais, mas para se fazer de pobre coitada e passar a transação ela não revela tudo. Sei lá, não sei até que ponto os órgãos pode cobrar clareza em tudo, mas se eu fosse cobraria.
Eu percebo-te, mas o certo é que eles não precisam de saber exatamente quantas venderam, mas apenas ter uma ideia de quanto venderam.
Jornalismo 101.
Se os números oficiais não for divulgados você não faz uma chamada em título com a afirmação “Menos da metade da PS4”
Porque e se for a metade ? E se for um pouco mais da metade ? Você simplesmente não sabe.
A frase menos de metade não é minha… É do relatório do CADE com dados fornecidos pela Microsoft.
Não andes tipo barata tonta a tentar espernear a ver se salvas algo. É uma notícia baseada em dados apresentados pela própria Microsoft.
Apesar de a Microsoft não referir aos números de forma oficial.
O que isto te diz Mário? Junte isso com o que eu te falei no primeiro comentário em cima.
Eu me atentei ao texto que você escreveu.
Ela não refere números, refere menos de metade. Logo nunca é metade nem mais de metade.
Noutro relatório ela mostra um gráfico de terceiros com 48,5 milhões, logo não foi mais, pois se fosse usava outro gráfico uma vez que eles sabem que tudo que entra no CADE será público.
Mas ao CADE ela reportou 48.5 milhões de unidades do Xbox One. Embora esteja usando a fonte do statista, são os advogados da Microsoft quem estão dizendo.
Me lembro que quando vazou a resposta da Sony ao CADE, você foi o primeiro a comentar aqui, assumindo que tudo o que foi dito é verdade.
Com isso, o correto seria tu manter a coerência e assumir que tudo o que está sendo dito pela Microsoft ao CADE também é verdade.
Acontece que a AMD revelou em 2020 (não em 2018 como disse no meu comentário anterior) que já tinha vendido mais de 150 milhões de chips para Xbox e PS4 combinados. E aí a Sony soltou o relatório mostrando que tinha vendido mais de 110 milhões de PS4 até o primeiro trimestre de 2020. Então fazendo as contas, Xbox tava na casa dos 40 milhões e não perto dos 50, que era o que o VGCHARTZ estimava. Ou seja, um erro de mais de 10% pra cima. Ou tu acha que a AMD é a Sony combinaram de mentir?
https://www.gamevicio.com/amp/noticias/2020/03/amd-revela-que-ps4-e-xbox-one-tem-mais-de-150-milhoes-de-unidades-vendidas/
Depois de vir aqui correndo arrotar que o q a MS falou no CADE era verdade absoluta e agora fala que “num vali maix” começo a te considerar um legítimo fiel do Xbox milgrau.
Além é claro do desespero pq “a manchete”
Vc não se importa se o Mario tivesse camuflado “menos da metade” no meio do texto, vc não se importa de o Xbox ter todo esse desempenho, o que te incomoda é a verdade ter sido escancarada
Ainda bem que não escrevo meus comentários levando em conta as considerações dos outros ou das suas.
De fato nem sei onde você quer chegar. Porque se a ideia é me provocar. Você está fracassando miseravelmente.
Se falou menos que a metade, é bem menos que a metade… eu chuto que foi uns 40~45M, que já é muita coisa…
Chutar todos podemos… Uns mais, uns menos… Tu certamente chutas a menos.
Vendeu bem menos que 50 milhões, sendo que o que a Microsoft mostra é fonte de terceiros e que em 2020 a AMD mostrou que foram comercializados mais de 150 milhões de chips para os consoles e a Sony mostrou em relatório que o PS4 havia vendidoais de 110 milhões de unidades. Naquela altura o Xbox estava com pouco mais de 40 milhões, imaginar que vendeu quase 10 milhões no último amo da geração é bizarro. Nem o Ps4 vendeu isso.
https://www.gamevicio.com/amp/noticias/2020/03/amd-revela-que-ps4-e-xbox-one-tem-mais-de-150-milhoes-de-unidades-vendidas/
Já é uma fonte melhor inclusive que a MS.
Deve ter ficado no máximo em 45M de Xbox vendidos, que para mim até foi muito…
Off: a compra da Activision Blizzard infelizmente foi aceite por um primeiro país, a Arabia Saudita, nao e um pais que tenha grande peso no negócio mas pode ser um prencipio de um fim la nao muito bom
A compra vai ser aceite. Seria muito mau se não fosse pois a Microsoft não é líder.
A questão que fica é sobre a eventual regulamentação à mesma. E essa é que terei mesmo muita dificuldade em entender se não existir.
E porque não aprovaria? É em causa própria, são donos de 3,5% da AB! 🙂
https://avalanchenoticias.com.br/jogos/arabia-saudita-compra-acoes-da-electronic-arts-activision-blizzard-e-take-two-interactive-por-us-3-bilhoes/amp/
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/06/arabia-saudita-faz-investimentos-bilionarios-na-industria-de-games.shtml
Se os argumentos de monopólio forem aceitos para a compra ser barrada, não será ruim apenas para a Microsoft, mas para a Sony que é a atual líder, pois abre o precedente para esse argumento rejeitar qualquer próxima aquisição deles, pois já são líderes, é muito mais fácil caracterizar o monopólio em qualquer coisa.
Provavelmente a única regra dessa aquisição é que a franquia COD seja multiplataforma para não ser caracterizado como concorrência desleal uma vez que a Sony se colocou como extremamente dependente dessa franquia para se manter competitiva.
Por outro lado, se a Microsoft quebra o acordo de forma indireta, por exemplo interrompendo a franquia COD, e lançando algo idêntico que seja exclusivo, abre o precedente para que as próximas aquisições deles sejam barradas. Pois essa é uma manobra possível, não lançar mais jogos COD e criar uma outra franquia com um nome qualquer que seria marqueteado como “Dos mesmos desenvolvedores do lendário Call of Duty”, e no final das contas seria Call of Duty com outro nome.
Creio que o intuito não é esse, é vender o jogo a full price no Playstation, colocar a versão standard no gamepass, e cobrar pelos season pass, assim como é feito com qualquer jogo hoje, pois algumas pessoas que não tem Xbox pensam que as versões que entram no gamepass são as completas, quando na verdade a MS ainda ta vendendo conteúdo nos jogos.
A compra não pode ser barrada. Seria intromissão no mercado numa compra que, à partida, não altera a ordem das coisas.
Mas regulada acredito que será.
Seja como for, os reguladores não estão a funcionar, pois se estivessem o Gamepass já estaria sob investigação por permitir assinar 3 anos a custo ridículo.
A boa regulação seria aquela que autorizasse a compra mas que fizesse a MS se desmembrar pra que os negócios tenham uma concorrência verdadeira onde a qualidade e os melhores preços possíveis permitam a manutenção e o desenvolvimento de um mercado saudável.
Não é saudável que se sustente um negócio com o lucro de outros, sobretudo,
de forma indefinida. Usar dinheiro de outros ramos para subsidiar um ramo que mal se sustenta, injetando dinheiro constante por diversos anos pra sustentar e ampliar esse negócio não é bom para nenhum mercado, pois não há boa intenção nisso.
Uma divisão que não se sustenta só e que recebe aportes vultuosos pra se ampliar, não é a ideia que se tem de ter um mercado saudável e com boa concorrência.
Comprar a Activision é dobrar a divisão Xbox do dia pra noite, e nenhuma empresa que desse valor a dinheiro apostaria tanto se o negócio que se tem não vai bem.
Eu nem entro por aí Juca… Porque isso abriria uma grande questão em muito nacionais de alcance múltiplo.
Por onde eu iria era pela análise da justiça da competitividade, analisando o Gamepass. Não se ele dá lucro ou prejuízo, pois é um investimento, mas sobre se permitir assinar 3 anos por 65 euros é uma medida aceitável, ou se é anti concorrencial, sendo uma medida predatória e vulgo “dumping” adaptado ao software.
Acontece que Xbox e Microsoft não são empresas diferentes, assim como Playstation e Sony também não eram empresas diferentes nos anos 90. Se a Sony hoje sofre de uma concorrência que ela julga ser desleal por causa da quantidade de dinheiro da Microsoft, é basicamente por que eles como empresa foram muito mal administrados nos últimos 30 anos, pois se calhar tinham até mais grana do que a Microsoft naquela época.
Aquilo que eles acham que estão sofrendo, foi como a SEGA e a Nintendo sofreram nos anos 90, quando uma empresa multimilionária do ramo de eletrônicos, música e cinema resolveu entrar no mercado de games gastando o dinheiro que eles não ganharam com games de uma forma que não deu chances a competição. Se a hoje a Microsoft subsidia o gamepass, nos anos 90 foi a Sony subsidiando o hardware do PS1 em 1994 e firmando acordos de exclusividades que não podiam ser cobertos pelos concorrentes.
Se tem um culpado do que ocorre hoje, é simplesmente a Sony e sua incompetência em perder todos os outros mercados que ajudaram a bancar o Playstation.
Acredito que apesar do pesares ainda foi um bom resultado. Tecnicamente só no seus 2 primeiros anos que teve algo de conteúdo “exclusivo” após isso foi um queda acentuada de conteúdo apesar das mudanças e políticas.
Que tenha vendido 50 milhões de consoles, é a mesma quantidade de vendas de Mega Drive e Super Nintendo, que foram dois consoles super relevantes para o mercado e sua época, e também é mais do dobro do primeiro Xbox, e mais da metade dos Xbox 360 vendidos. O Xbox One também vendeu mais unidades do que o PS3 na América do Norte, e no mundo todo vendeu mais do que Nintendo 64, Game Cube, WiiU, Sega Saturn e Dreamcast.
Dado a forma como a geração passada começou para a Microsoft, os danos foram muito menores do que eram estimados e as projeções apontam para uma recuperação na atual geração, onde o PS5 não consegue se descolar muito. E embora sempre tragam a questão de falta de estoque como o fator principal, ele não faz sentido quando se coloca na balança o fato de que ainda não existem jogos de nova geração, então todo mundo com um Xbox One ainda pode jogar os atuais jogos, com o XCloud ninguém precisa ter um Xbox Series, e com todos os jogos no PC day one, ninguém precisa mais de consoles Xbox.
O resumo da geração passada é que mesmo que o Don Mattrick tenha feito uma força enorme para falir a divisão com decisões erradas que começaram a ser tomadas no último terço da geração do 360, com foco em Kinect, perda de exclusividades e sem expansão de estúdios, o Xbox é um produto que tem o seu lugar assegurado e está novamente disputando os cerca de 30 milhões de clientes que não são fiéis a marca e estão dispostos a pular de plataforma se for conveniente.
Proporcionalmente, a queda do Xbox na geração passada é inferior a queda do Playstation na geração pós PS2, quando perderam quase metade dos 160 milhões de clientes e o PS4 também não conseguiu recuperar, embora seja um inegável sucesso.
Sempre tem duas formas de ver a mesma coisa, uma é pelo copo meio vazio, e a outra pelo copo meio cheio.