Previamente pensava-se que tal tinha sido cortado, o que impediria a PS5 de usar instruções AVX 256.
Como já referimos a PS5 trabalha de forma diferente do normal, com consumos fixos e relógios variáveis, quando o comum é relógios fixos e consumos variáveis.
Esta situação permite à consola extremas vantagens, mas também lhe traz algumas desvantagens, e uma delas acreditamos estar no uso do AVX256, conforme expusemos neste artigo.
No entanto, recentemente foi percebido que o Zen 2 da PS5 tinha algum tipo de cortes, e as notícias que surgiram apontavam no sentido de o AVX ter sido cortado para 128 bits, o que noticiamos, e até comentamos como percetível dado o que já tínhamos exposto no artigo anteriormente linkado.
No entanto, relatos mais recentes alteram os iniciais…
Ao que tudo aponta o Zen 2 da PS5 não foi cortado em capacidades, mas apenas na capacidade de registos que se ficou por cerca de 2/3. Tudo o resto passará por uma maior densidade nas peças eliminado espaços vazios existentes por questões de térmica do CPU, e que com a tecnologia de consumos fixos e sistema de refrigeração adaptado à realidade da consola, pôde ser conseguido, e a eliminação de características não necessárias num CPU de consola.
A descrição está nos tweets que se seguem:
Hard to tell how much extra spacing the FP reg file (cyan) on the PS5 has but without details it looks reduced by just 20-30%.
Green execution logic could be the same, yellow appears to be cut somewhat.
Orange FP scheduling logic appears to be the same. https://t.co/8Q0QTYf4p3 pic.twitter.com/MwmpsTHjdh— Locuza (@Locuza_) February 23, 2021
Huh… looks like the PS5 has a bit more than half the regfile, maybe 2/3 or something similar?
Definitely 256bit though and seems like both FMADs and FADDs are there, I’m gonna guess just light on fancy features, crypto acceleration and probably a tad heat dense when under load
— Nemez (@GPUsAreMagic) February 23, 2021
Um artigo uma geração á frente 🙂
Gafe no título Mário, uma tecla ao lado.
Não vejo grande vantagem no AVX256 para PS5, consome muitos recursos.
Dependerá… Tenho feito alguns benchmarks ao meu novo PC e o que dá para perceber é que o rendimento do CPU com o AVX2 cai. Está longe de debitar o mesmo!
A questão é que o processamento feito é SIMD, ou seja, apesar da quebra de rendimento, ele pode acabar por render mais do que o processamento normal.
Seja como for, eu também não vejo o AVX256 a ser uma real necessidade para jogos. Já a Microsoft, ao partilhar o hardware com as suas RACKS, tem todo o interesse nele.
PS: Estou dececionado com alguns softwares. Fiz upgrade ao meu PC para uma Ryzen com 16 núcleos, e o que vejo?
O 3D Studio foi ganhos fabulosos… Mas o Autocad… pfff…
O Autocad ganhou da noite para o dia nos renders 3D, que agora rende em largos minutos o que antes, com 4 núcleos, me demorava horas.
Mas infelizmente , fora dos renders pouco ganhei.
Tenho desenhos a 3D criados por mim com bastante complexidade (para teres uma ideia, ficheiros com 500 MB de dimensão, que ocupam 9 GB quando na RAM), que me arrastavam a máquina antiga, mesmo na simples visualização 2D.
Agora… tudo está semelhante. Porque o senhor Autocad, cuja licença apenas custa 1500 euros por anos, basicamente só trabalha com 1 núcleo e meio fora dos renders… Uma vergonha!
Ou seja, estou com 14,5 núcleos ociosos e a máquina a arrastar-se na mesma pois apesar destes núcleos serem mais rápidos, os desenho continuam pesados..
Reparei nisso porque como a máquina é nova tive de lhe testar as temperaturas, e com o Ryzen Master via a ocupação dos CPUs. Ela quando veio atingia-me os 91 graus após um render mais intenso, o que me levou a abrir a caixa para perceber o que se passava pois o limite térmico dos AMD é 95 graus, e estamos numa altura em que não está calor.
Afinal tinha-lhe metido um Cooler da Noctua, o NH-D15 AM4, um cooler com mais de 200 prémios, considerado o melhor do mercado.
Fui ver, e o que reparei… Tinha montado o cooler ao contrário… Ou melhor, as ventoinhas ao contrário. No Noctua as ventoinhas são laterais, e não no topo, sendo presas com uns clipes.
Sim, o bicho é gigantesco… 🙂 E como nota, esse da imagem tambem tem as ventoinhas mal montadas, pelo que parece que o erro é comum. A montagem correcta é esta:
Ora como eu meti as ventoinhas correctamente, mas como as meti antes do cooler ir ao sitio, nem reparei que elas tinha sido montadas a atirar o ar para o lado errado, e consequentemente estavam a atirar o ar quente para a frente da caixa, onde a ventoinhas fontais atiravam de novo para trás, que por sua vez entrava já quente no dissipador, aquecia mais, e repetia o ciclo.
Resultado… 91 graus.
Retirei as ventoinhas, e coloquei-as de forma a atirarem o ar fresco da frente através delas pelo dissipador, sendo apanhado pelas ventoinhas traseiras e expelido da caixa…
A diferença foi do dia para a noite… A temperatura máxima caiu para os 75 graus…
A circulação de ar de uma caixa é super importante, e eu sei disso. Não sei como não verifiquei imediatamente se as ventoinhas ficavam corretas quando coloquei a motherboard na caixa…
Esse air cooler é dos mais usados, tendo a sua eficácia mais que comprovada, pelo que algum problema detectado, este raramente deverá ser devido ao cooler. Se retirares a tampa da caixa ainda deve cair entre 5 a 10 graus.
As fans constumam ter umas setas a indicar a direção da circulação do ar 😉
o autocad é daqueles softwares que anda a necessitar de uma bela concorrência, mas o tempo passa e nada…
No caso da xbox até compreendo o AVX2 devido á xcloud e outros coisas que poderão ter em mente.
Abrir a caixa não é algo que aprecio pela livre circulação de outro elemento… o pó!
E sim as fans tem setas… mas a questão é que o cooler é simétrico… Ou seja, as fans estava a atirar o ar através dos dissipadores como deviam… só que ao encaixar, rodei-o de forma a que as ventoinhas atiravam ar para dentro e não para a traseira (fora).
Pois, a questão do pó é sempre de ter em conta e quanto mais eficaz o sistema, mais pó vai acumular.
Pelo que percebi ainda não compraste uma nova GPU, que será outra coisa que vai influenciar a subida da temperatura na caixa devido ao seu volume, que atualmente estão qualquer coisa de medonho.
Se pensas em ter um sistema “top” talvez o arrefecimento liquido seja algo a ponderar, não tanto pela eficácia (pois há sistemas a ar muito bons) mas pelo ruído e até acumulação de pó.
Não… e nem sei se vou comprar… pelo menos para já!
A realidade é que uso atualmente a máquina para trabalhar, mas pouco para jogar, e o GPU que tenho ainda desenrasca bem a 1080p.
Quando tiver o GPU sou capaz de o arrefecer a agua.
Ainda tentei trocar a minha ps5 por uma RTX 3060 TI, mas ninguém quis e ainda bem.
O preço das GPUs está ridículo, temos gpus mid e low a 500, 600 e 1000 euros. E estou a falar de lojas, não de scalpers.
Fazes bem em ignorares a GPU por enquanto. Não vale a pena.
No PC (portátil) hoje apenas vou jogando jogos de estratágia como age of empires e comander & conquer. Jogos que adoro mas que são de grande ausência nas consolas.
Só tem uma imagem, ou é da instalação errada ou é a da correta
Eu vejo duas…
Só vês uma?
aqui tb, só aparece a errada.
E agora?
agora está ok!
agora sim
OFF-TOPIC “Já que o Mário não quer falar de jogos LOL”
O que acham de evil within 2. Satisfaz quem gosta de silent hille RE?
Consigo a bom preço e já vi que tem upgrade para 60fps na ps5.
Luis… podes falar sobre assuntos off, desde que relacionados com os temas discutidos… Agora o que peço é que não arrastes as conversas pelos tópicos todos, por favor, e que tentes escolher um tópico adequado (por exemplo, não falar de consolas em notícias de smartphones, procurar não falar de software em notícias sobre hardware, etc, ou seja, enquadrar o melhor possível o assunto no tópico).
Como compreenderás, quero dar a liberdade aos leitores de falarem e de se conhecerem abordando tópicos de interesse comum. Mas isto não é um forum, é umas secção de comentários, pelo que peço alguma contenção.
Obrigada
Tem só uma nota em consideração. Tu não tendo ainda perdido a moderação, os teus comentários são sujeitos a uma avaliação a nível de pontos.
Recebes pontos por participar e pontos por ter comentários válidos. Perdes pontos por off-topics, por comentários que causem agitação, por linguagem incorrecta, etc. Basicamente há um conjunto de check boxes sob o comentário que eu preencho quando aprovo um comentário. Depois o sistema vai somando os pontos, e se atingires o valor requerido o teu nome apare-me a verde, dizendo que posso remover a moderação.
Nesse sentido, se pretenderes perder a moderação rapidamente, não aconselho nesta fase iniciares muitos off-topics.
Já agora uma nota aos restantes.. Quem perde a moderação ganha liberdade total…
Mas se um dia violar as regras básicas de educação, bom senso e respeito, e ganhar moderação novamente, pode nunca mais a conseguir recuperar. Acho que vai depender do lado para que acordo!
Ok, compreendido.
Achas que poderias ter sempre um topico “off-topic” aberto para essas discussões? Sei lá, acho que se evitava muito spam.
É apnas uma sugestão.
Compreendo, mas não te preocupes… Podes conseguir perfeitamente perder a moderação com offtopics… Eu penalizo pouco se o tema não for polémico, menos se for para ajuda (que é o caso) e até nem penalizo nada se gerar envolvimento consensual.
Joguei o primeiro, muito bom e bem na pegada de Resident 4, um Survivor Horror Raiz.
Dai fui no hype para sequência, e para minha surpresa a pegada muda e muito. Na sequência o jogo muda em vários aspectos, hubs abertos, voltado mais ao espiritual que o primeiro, é um jogo que se tivesse outro nome ninguém saberia que faria parte da franquia. É um jogo muito diferente do primeiro e em alguns aspectos igual, mas diferente kkk
Eu gostei do jogo, a atmosfera e os inimigos são bem interessantes e gostei muito do sistema HUB que eles fizeram, os monstros não fazem respawn então se matares todos de uma area podes explorar à vontade. O único problema para mim é a mira, ela é bem ruinzinha comparada a jogos do mesmo género como The Last of Us e Resident Evil.
Tem que jogar o 1 antes. A minha opinião é que são games muito legais e originais. É outra pegada. Tá mais para resident Evil lá no início do que silent hill. Ah, o 2 já é bem melhor que o 1. Da Bethesda, foi o único jogo que realmente eu gostei ma geração passada. Sei que Doom é bom, porém já cansei da mesma coisa sempre. É um game que enjoou.
Não entendi muito bem, no caso do AVX256 está lá? e na verdade o que falta é uma pequena parte de outro recurso que não sabemos exatamente o que está faltando?
Mario tem alguns jogos que estão apresentando problema de performance na cpu no ps5 e xbox series x, um deles é cryris remaster. Não sei por que motivo isso acontece; acredito que seja devido não estarem sendo ultilizado de forma correta. O que acha??
BC…
O Crysis tem problemas de performance desde 2007! Faz parte da coisa lol
O Crysis está a correr em modo de retrocompatibilidade… Está limitado às potencialidades das consolas base.