Segundo as notícias que circulam, a FTC refere que a Microsoft prometeu aos reguladores Europeus que os jogos da Zenimax não seriam exclusivos… e não cumpriu… Será?
Nota: Tendo este artigo sido escrito no próprio dia em que a FTC anunciou o processo contra a Microsoft, vieram entretanto a público declarações dos reguladores europeus que comprovam o que tínhamos escrito. Mas a realidade é que o que a FTC refere, ao contrário do que está a ser noticiado, não é mentira! E isso quer dizer que as notícias que referem que os reguladores Europeus a estão a desmentir ou contrariar é igualmente falsa, pois estes referem apenas que acusação feita não faz sentido, dado que nunca houve obrigatoriedade de a Microsoft cumprir com o que se comprometeu.
Segue então o artigo alterado para refletir os últimos acontecimentos, e onde penso que se perceberá o acima referido:
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Antes de começar, vamos publicar aqui as declarações da FTC que se tornaram polémicas:
Que traduzindo temos:
A Microsoft decidiu tornar vários dos títulos de Bethesda incluindo Starfield e Redfall Microsoft exclusivos, apesar das garantias que havia dado a autoridades antitruste europeias que não tinha incentivo para reter jogos de consoles rivais.
Basicamente a FTC refere que a Microsoft tinha dados garantias aos reguladores Europeus de que não tinha incentivos para retirar jogos das consolas tivais, tornando-os exclusivos, o que não aconteceu, com Starfield e Redfall a serem dados como exemplo!
Esta é uma frase que é usada para demonstrar a falta de credibilidade das promessas da Microsoft, pelo que se torna relevante perceber: Afinal a FTC mente aqui, ou não! Será que tal situação nunca aconteceu?
Segundo tem vindo a ser publicado, a FTC mentiu neste ponto, tendo sido desmentida pelos reguladores Europeus!
Mas tal é mentira, e vamos demonstra-lo de seguida, pois há aqui uma clara deturpação do que realmente aconteceu, e do que os reguladores Europeus disseram!
Comecemos pelas garantias dadas pela Microsoft aos reguladores Europeus:
Eis então uma foto com parte do texto oficial que a Microsoft submeteu, na altura a esses reguladores. É sempre útil as capturas dos documentos, pois assim todos podem confirmar o aqui dito!
Agora vamos traduzir:
(108) A parte notificante explica que a rentabilidade de uma estratégia para tornar exclusivos os jogos Zenimax para a consola Xbox dependeriam de um trade-off entre: (i) o valor de atrair novos jogadores para o ecossistema Xbox; e (ii) a perda de receita de a venda de jogos ZeniMax nas consolas rivais (através das lojas relacionadas). A este respeito, a notificante prevê que uma parte significativa das vendas de jogos ZeniMax ocorrerá em consoles rivais durante o ciclo de vida da recém-lançada geração de consolas. Com base em tal compensação, a parte notificante afirma que um hipotética estratégia de exclusividade na consola só seria lucrativa se levasse a um aumento no número de usuários do Xbox [previsão de milhões] nos próximos cinco anos, correspondente a um aumento nas remessas de Xbox [percentagem prevista] acima do nível de previsão.
Basicamente aqui é dito que um exclusivo será sempre ponderado na parte entre atrair clientes para a Xbox e a perda das vendas nas respetivas consolas rivais (nas suas lojas). A Microsoft refere ainda que prevê que uma parte significativa das vendas da Zenimax ocorram nas consolas rivais durante a actual geração de consolas. E refere que uma exclusividade só seria lucrativa se tal levasse a um aumento de utilizadores na Xbox “[previsão de milhões]”, nos próximos 5 anos, correspondente a um aumento de vendas acima do nível previamente previsto.
E quanto a isto já vimos que a Microsoft não atuou dessa forma. Basta olhar para os nomes conhecidos de futuros lançamentos Xbox, como Starfield, Redfall, Elder Scrolls 6 e Indiana Jones. Todos eles serão exclusivos! E certamente que se estes jogos trazem um aumento no número de utilizadores na ordem dos milhões… então todos os jogos da Zenimax se enquadram na categoria de potenciais exclusivos.
E muito importante, repare-se que o texto fala especificamente em duas situações “uma parte significativa das vendas” e “nos próximos cinco anos”, o que quer dizer que se fala de um período entre 2021 e 2026 onde uma parte significativa de vendas seriam na nova geração de consolas. Mas estando-se a poucos dias de 2023, desconhece-se ainda qualquer jogo da Zenimax que esteja para ser lançado na PS5, e os que existem, já existiam na PS4.
Mas o texto continua:
(109) Na opinião da parte notificante, é implausível que a Microsoft conseguisse tal resultados. Em primeiro lugar, a Parte Notificante considera que tal estratégia é suscetível de ser bem sucedida se a diferenciação do serviço for fraca e o conteúdo em questão for extremo
Apesar que aqui a Microsoft considera pouco plausível que esses resultados que ditam as exclusividades fossem conseguidos, a realidade é que todos os jogos acima citados estão indicados como exclusivos. E tal só seria uma realidade se a diferenciação do serviço fosse fraca e o conteúdo extremo. Mas a diferenciação dos serviços não é fraca, com o Gamepass a oferecer estes jogos todos no dia um, sendo que quanto ao conteúdo… o que foi apresentado nos jogos já conhecidos aparenta estar longe de extremo… mas para sermos corretos, sobre isso é prematuro que alguém se pronuncie, pelo que teremos de ver a qualidade do lançado, quando for lançado!
Continuando com o texto:
(112) A este respeito, a parte Notificante alega que a propriedade de uma consola multiplataforma reduz o valor de uma mudança incremental, porque os jogadores que compram um Xbox como uma segunda consola não trariam toda a atividade de compra de jogos para a Xbox. [detalhes sobre o lucro, valor e propriedade do Xbox e o lucro obtido com a venda de jogos ZeniMax].
Esta parte contradiz a de cima, sem no entanto ser clara. Mas dá a entender que os jogos multiplataforma não são interessantes se uma das consolas não for a principal, dando a entender que o interesse em ter os jogos como multi pode ser pequeno.
Mas isso acaba por ser contrariado de novo nos parágrafos de conclusão:
(113) [Estratégia da Microsoft em relação aos jogos ZeniMax]
(114) Portanto, de acordo com a parte notificante, a Microsoft não teria o incentivo cessar ou limitar a disponibilização de jogos ZeniMax para compra em consoles rivais.
Se dúvidas houvessem, o texto final refere claramente que “a Microsoft não teria o incentivo cessar ou limitar a disponibilização de jogos ZeniMax para compra em consoles rivais“. Mas a realidade é que todos os jogos conhecidos para serem lançados… são exclusivos.
Resumidamente, temos então que o que a FTC refere, é verdade! A Microsoft apresentou uma série de argumentos que serviam como garantia de que não teria incentivos para retirar os jogos das consolas rivais, não estando a cumprir com eles.
Ou seja, ao contrário do que está a ser publicado, a FTC não mentiu!
E sendo assim, como é que os reguladores Europeus a podem estar a desmentir ou a contradizer?
Na realidade não o estão a fazer! E o que temos estado a ler não passa de deturpação criada por pessoas mais fanáticas ligadas a este mundo das consolas. Aliá, creio que por uma questão de ética profissional, se uma mentira fosse dita por um dos reguladores, não vejo que outros o viessem comentar publicamente!
O que eles estão a referir, isso sim, é meramente o chamar a atenção que o argumento apresentado não tem força, uma vez que a Microsoft nunca ficou obrigada a cumprir com o que escreveu nas suas argumentações.
E efetivamente, no seu texto de aprovação da compra, os reguladores europeus disseram o seguinte:
No ponto 125 os reguladores referem que:
(125) Mesmo que a entidade combinada se envolvesse numa estratégia de encerramento (total ou parcial) dos insumos, a Comissão considera que tal estratégia não teria um impacto significativo na concorrência no EEE. As consolas rivais não seriam privados de uma entrada essencial e ainda poderiam contar com uma grande variedade de conteúdo valioso de videojogos para atrair jogadores!
Basicamente na altura da Zenimax os reguladores entenderam que, mesmo que a Microsoft não cumprisse com os pressupostos apresentados, tal não seria danoso para a concorrência. E daí aprovaram!
Mas a realidade é que de facto a Microsoft não está a seguir as linhas orientadoras indicadas, sendo que, mesmo que o esteja a fazer, basicamente está a encarar os jogos todos ou quase todos, como se encaixando na necessidade de exclusividade, o que se percebe que seja algo preocupante para a FTC pelas potenciais consequências no mercado de uma repetição dessa situação no processo da Activision.
Mas dado que o cumprir com o prometido não foi tornado uma obrigatoriedade, não se pode tomar contra a Microsoft o facto de ela não as ter seguido. Na realidade a Microsoft poderia ter toda a intenção de cumprir com o que escreveu, mas como no final, a compra foi aprovada sem que houvesse essa obrigatoriedade, é perfeitamente compreensível, e até aceitável, que a Microsoft não seguisse aquilo que até se predispunha a fazer. Afinal se não era preciso, porque o fazer?
E nesse sentido a FTC faz, naquele ponto, uma acusação que com muito pouco sentido e que não tem qualquer força acusatória.
Conclusões:
Basicamente o relevante neste artigo é o perceber-se até que ponto o fanatismo que ronda este mundo das consolas está a distorcer as notícias para se influenciar a opinião pública e queimar a imagem da FTC! E basta uma consulta aos documentos para se perceber isso, conforma mostramos aqui!
A FTC tem ali uma tremenda falha na sua acusação, ao apresentar algo que basicamente morrerá á partida. Mas não só o que ela refere não deixa de ser uma realidade, como não houve nenhum desmentido dessa acusação pelos reguladores Europeus, tal como se tem referido. O que acontece isso sim é que a FTC faz uma acusação de incumprimento sobre algo a que a Microsoft não estava legalmente obrigada a fazer. E nesse sentido os reguladores europeus chamaram a atenção para essa lacuna na acusação.
Mas na realidade não houve, nem mentiras, e nem desmentidos.
O que há, isso sim, é efetivamente uma brecha na acusação da FTC, que pode ser suficiente para descredibilizar todo o seu processo.
A questão básica é que o que foi aprovado antes, sob qualquer pretexto, era outro momento, e que os argumentos da MS de antes sugeriram atitudes dela que passaram longe de ser o que se está vendo. Logo, embora ela não fosse obrigada a argumentar nesse sentido à época, pois o orgão regulador não viu a necessidade de exigência de comprometimento nesse sentido, está lá uma pseudo boa intenção, sob argumentos plausíveis, de que não teria muita lógica tornar games exclusivos. Ou seja, de maneira deliberada, disse meias verdades de intenções para facilitar a aprovação, mesmo que não fosse necessário.
Agora estamos noutro momento, onde a oferta de multis já se reduziu após a Bethesda, e a MS já mostrou o que faz com as aquisições, mesmo dizendo não ter lógica as tirar da concorrência a menos que haja desculpas, mesmo sem haver.
Sim… A acusação fica claramente mais fraca do que se fosse uma efetiva violação do acordado, mas serve como prova ou indício das intenções da Microsoft, pois o que ela argumenta agora é o mesmo que antes, pelo que é lícito questionar-se porque motivo se antes afirmava que não era vantajoso colocar os jogos como exclusivos, o fez, e o que mudou para que agora se acredite exatamente na mesma argumentação.
É o argumento, a MS ta repetindo o mesmo argumento agora, que “nao faz sentido econômico” tirar COD do Playstation que a MS usou la para a UE liberar a compra da Bethesda.
Entao foi o “te peguei” do FTC, se a MS tirou conteudo do Playstation depois com a bethesda, vai tirar também com a Activision
E nao vai adiantar nada mandar os fanboys e o astroturfing, Tom Warren e Krobile, espalharem para cima e para baixo “FTC mentiroso”, se pegar um juiz minimamente competente.
Nao vejo a hora da MS virar a proxima IBM e parar de ter tanta poluição no meio de comunicação com essas gritarias da MS tentando fazer todo mundo esquecer que eles NAO TEM JOGOS. Assim que a MS sair, outra empresa do EUA, google, apple, steam (olha o deck ai, ja começaram), Amazon ou a Nintendo voltando com consoles de Mesa; assume o lugar.
Pq qualquer outra empresa é melhor, MS comprando estudios para NAO lançar jogos?
Comprou a Compulsion e ja faz SEIS ANOS e nao tem NEM um trailer de jogo?
Queria lembrar que a ID Software ja andou falando que vai lançar jogos menores… parabéns ao Xbox heim.
E digo mais, MS apresentou o xbox no TGA mas agora nao tinha UM trailer para mostrar? adiar Novamente starpil? Vai ser igual Crackdown 3?
2023 vai ser o ano dos adiamentos no xbox pq eles contavam como jogo de 2023 “gritaria sobre” terem comprado a Activision “phill spencer emocionado com a compra, xbox vai ter um futuro brilhante” e outras bobagens para deixar fanboy de internet engajado Sem jogos.
Eu achei interessante foi o Phil estar no TGA fazendo propaganda apenas do Gamepass por umas 3 vezes durante o Show e o pessoal ir cobrar pelos jogos. O Phil naturalmente a essa época já pensava em ter a Activision como sua, pois teve apresentação de Diablo e anúncio de CoD e Crash Bandicoot, mas ainda não é da MS… 🤣
e a compra vai acabar flopando do jeito que está indo
e o meu palpite além disso é que 2023 o “exclusivo” do xbox iria continuar sendo a compra da activision
sim, acho que os jogos do xbox irão ser adiados tudo para 2024.
“sonysta mentiroso, de onde tirou esse delirio?”
MS compra espaço no TGA para anunciar “xcloud na TV Samsung”
a MS anunciou o xbox SX no TGA pq precisa de um evento grande com publico diverso para sair da “bolha dos caixistas”, ao contrário da Sony e Nintendo que podem fazer evento próprio.
Se não botou um trailer no TGA com “2023”, é pq o jogo saem em 2024.
Tem o meu palpite, um fato e uma observação que faz sentido apoiando ele.
Uma falha desse nível, arruma logo a questão em tribunal.
Apresentar um caso baseado em algo que legalmente eu não tinha de fazer mina logo o processo á partida.
Mas também nem quero saber, eu tenho a minha opinião e é se eu compro algo é para eu usar como quiser, se for comprar só para inglês ver não comprava.
Logo na minha opinião a Microsoft devia não comprar.
A que propósito arruma a questão?
A FTC não mente! Reconheço que a argumentação fica mais fraca, talvez até bastante mais fraca, mas a realidade é que a Microsoft, mesmo não estando obrigada referiu exatamente o mesmo que refere agora: Que não tinha vantagens em passar os jogos a exclusivos.
E no entanto, mesmo reconhecendo que tinha a liberdade de o fazer, acabou por o fazer.
Daí que como declaração de intenções, a situação mantém-se como prova válidade, sendo que apenas não tem a força que teria se a Microsoft tivesse efetivamente violado um acordo.
E Rui, tu não compras empresas, tu não mexes com o mercado. Tu, para todos os efeitos não contas, és um mero cliente, e uma ínfima fatiando mercado, sendo que as regras que se aplicam a ti são diferentes das de quem está a produzir no mercado, sendo que mesmo assim tu não compras para usar como quiseres, tu adquires uma licença de uso, regrada, associada ao produto, que te permite usar o mesmo. Mas não tens liberdade para fazer absolutamente tudo com ele.
Mas quem entra no mercado para concorrer e não como cliente, sabe que entra num mercado diferente. O mercado é regrado… E regulado! E isso acontece para garantir a liberdade de concorrência e os direitos dos consumidores.
De modo que quando tu compras, se isso representar uma mexida nas condições de mercado, ficas sujeito a aprovação dos reguladores. E eles podem recusar o teu pedido, ou impor condições de uso para aprovarem.
Daí que se a Microsoft entrou na compra sem saber ao que ia, está mesmo gerida por incompetentes.
E desistir meramente por birra está fora de hipótese, pois teria um custo de 3 biliões.
Que burrice, Rui. Acha que os lucros de tudo vão pra quem? Achas que a MS não tem vantagem com Minecraft? Vê as coisas de forma muito passional e como console wars.
Qualquer jogo multi de sucesso os donos lucram e muito e esses benefícios podem ser convertidos de outras formas pra plataforma, inclusive de dinheiro injetado pra exclusivos doutra forma.
Se tem dinheiro pra comprar a Activision, vale a pena. Abrir mão apenas de CoD por uns anos com tantos outros jogos e franquias já valeria muito a pena!
Off topic – Mário sei que és ocupado, mas gostaria da tua opinião sobre este vídeo: https://youtu.be/VOa_wNL2nA8
Vi apenas o tópico, e pode haver alguma razão no que ali é dito. Os motivos são simples e basicamente apenas dois : A especulação imobiliária, e os vistos aos estrangeiros.
Basicamente um apartamento T1 pode custar algo como 1 milhão de euros ou mais. São custos incomportáveis para o Português médio, que tem levado a que a cidade esteja a ser vendida a estrangeiros.
É algo triste, e que espero que mude.
Grato pela resposta,
[OFF] (Opinião) Recentemente experimentei 2 jogos (um deles demo) que tinha ou tive interesse em comprar…
Biomutant que pensei em comprar e terminei não comprando por aguardar uma versão melhor para PS5, acabou que foi dado recentemente na Plus… E que decepção, além de gráficos meia boca, o jogo apresenta mecânicas e animações fracas e datadas, a sensação é de que eu jogava um game de PS3.
Forspoken (Demo) que até gostei da mecânica de movimentação e dos combates, apesar do jogo parecer um pouco repetitivo pela pouca experiência que tive (joguei 1h e 30min aproximadamente pra concluir, explorando um pouco o mapa e algumas possibilidades), mas o jogo é praticamente injogável no modo 4k e pior no modo RT (parece que faltam frames e a imagem salta em alguns momentos, pra um jogo rápido é fatal), o único modo que se aproveita e é jogável é o modo prioridade de fps, mas perde bastante em qualidade visual frente aos demais.
A sensação que tenho tido é que parece que só a Sony consegue fazer modos 30fps aceitáveis e mais ainda modos 40fps impecáveis.
Mesmo o modo 40 fps é ruim?
Se você fala do Forspoken, o jogo não parece ter modo 40, tem um que prioriza 4k que parece estar a 30 mas não funciona legal pois é um jogo rápido com um fps lento
que mata a fluidez e parece até faltarem quadros, um modo RT que dá a sensação de ser ainda pior, e só o modo 60 funciona legal mas fica tudo meio borrado e tira boa parte da beleza do jogo, pelo menos essa é a minha percepção. Já Biomutant o problema não é fluidez é o jogo mesmo, a sensação é de ser um jogo de PS3.
Joguei Horizon a 30 e depois 40 de boa, GoW ainda estou jogando a 40 também de boa, mas esse Forspoken não dá.
Pelo que vi o modo qualidade roda a 40fps. Por isso achei estranho.
Forspoken PS5 – All Performance Modes Tested – 120Hz 40FPS Mode Support – YouTube
Pois se ali é 40, é péssimo, e nem se compara aos 40 dos demais jogos da Sony, deve ter problemas de pacing, o cara no vídeo fala de sttutering! Só sei que é estranho o negócio parece comer quadros, saltar momentos!
E o Modo RT que o software do cara contabiliza como 40 também é ainda pior que os 40 do qualidade (4k), depois vou ver se a TV desabilitou aqui o VRR, mas não acredito pois ainda jogo o GoW Ragnarok.
Vou testar, mas já estou desanimado.
um dos motivos da MS ter parado de comprar third para day one GP é esse ai.
jogos tipo biomutant
somente quem está com um jogo fraco tem interesse em levar a grana da MS para lançar no GP.
a MS já percebeu isso, demorou, mas percebeu
a questão é se isso foi percebido pelos first da MS também
Nunca imaginei que Biomutant era tão fraco, eu havia gostado do que tinha visto nos anúncios e só não comprei porque quando saiu vi que não tiveram o mesmo capricho entre plataformas e resolvi esperar…
Off topic: Pensei que os problemas de stutters por shader compilation estariam resolvidos na Unreal 5.
Fortnite’s Unreal Engine 5 Upgrade Reviewed – Lumen/Nanite at 60FPS – PS5 vs Xbox Series X/S + PC! – YouTube
Aos 27 minutos falam da versão de PC.
Meio que isso é escolha da desenvolvedora. Nos consoles os shaders vêm pré-compilados pois o hardware é certo. No PC ou faz tudo no primeiro início do jogo o que pode resolver o problema mas demora pra começar ou faz on-fly quando precisa, mas daí vem os sttuters. O problema normalmente é a decisão dos Devs de fazer meio que on-fly pra diminuir tempos de carregamento esse problema nunca vai ser resolvido se os shaders já não estiverem pronto pra serem usados!
Não estão e nem estarão. Basicamente tu tens de compilar os shaders a qualquer altura, seja antes do jogo arrancar ou durante. Antes mata os tempos de loading, durante causa stutters.
Basicamente podes optimizar isto, talvez até ao ponto onde não sejam realmente perceptiveis, mas não eliminar.
Para eliminar precisavas de trazer os shaders pré compilados como nas consolas, mas isso não é possível no PC dado que cada GPU os compila de forma diferente, e somente nas consolas, com GPUs todos iguais podes então fazer isso antes.
semi off:
faz tempo que a gente discutiu aqui “Phill spencer diz que control chega no GP” e a Remedy no mesmo dia desmentiu.
https://www.theenemy.com.br/xbox/control-chegara-ao-xbox-game-pass-indica-phil-spencer
“Control é muito bom… Ele não alcançou um número suficiente de pessoas, por isso estou feliz que ele chegará ao Game Pass, e espero que mais pessoas o joguem”
Eu levantei a ideia que o Phill mentiu para prejudicar as vendas do jogo que concorria ao TGA, uma semana antes do TGA começar.
Pq depois do lançamento, o GOTY seria a hora que mais interesse para compra um jogo teria, na minha opinião.
Fiquei de olho, o Control, versão normal somente xbox one, saiu UM ANO depois no GP, UM ano depois que o Phill falou
Na Plus saiu três meses depois do GP, mas era a versão Ultimate PS4/PS5.
E então, será que dá para concluir que o phill mentiu, ou adiantou o anuncio em UM ANO para tentar sabotar as vendas de Control, jogo multiplataforma da Remedy, ex second party xbox, com marketing da Sony anunciado em evento da Sony?
Phill queria prejudicar a Remedy pq eles chutaram a MS fora nas parcerias e foram fazer marketing do Control com a Sony e veja como a frase do Phill é passivo agressivo
Remedy desmentiu, phill spencer nunca desmentiu… Bastava um twitte dele falando “me enganei”, mas não, o objetivo era gerar FUD em cima do jogo para prejudicar as vendas
“não alcançou um numero suficiente de pessoas”
é basicamente dizendo “não vendeu o que deveria ter vendido”, chamando o jogo de flop implicitamente.
esse caso do control seria um simbolo de quem o phill é… duas caras e na verdade é vingativo, passivo agressivo, dissimulado
Teorias da conspiração podem haver muitas. Esta é uma…
https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n199479/presidente-xbox-ataca-playstation.html
E o Jim é que dizem que chora…
o que impressiona é a hipocrisia desse Sr.
“Não há console wars” e “nossos rivais são Apple e Google”… É, parece que não, né…
O cara dizer que a Sony quer crescer fazendo eles menores, sendo que só o impacto dos anúncios de aquisições derrubou violentamente as próprias ações da Sony é risível pra quem olha a situação sem paixonites e sabe que concentração de empresas numa só mão, nunca é bom. Total inversão de valores, a Sony sempre cresceu pelo valor que agregou a seus produtos.
Phil Spencer e sua trupe são os que mais alimentam console war. Eles são o espelho dos fanboys de Xbox.
Em menos de 1 ano a sony passou de nao concorrente para rival xD
PhillNoquio Spenser falando besteira novamente. kkkk
Não fale isso do Phil 180°
Acabei de ler que a ms ofereceu colocar Cod na PsPlus e a sony recusou lol. Meu amigo, o nivel de desespero para aprovarem essa venda…. parece caso de vida ou morte xD
Bem,ao menos a Sony é coerente e não se mostra uma vendida. Aparentemente eles estão dispostos a perder os exclusivos Activision, mas vão até ao fim para tentar parar a venda.
Para mim a questão é eles entendem que aceitar um acordo é empurrar a coisa com a barriga, não resolvendo on problema, mas apenas adiando-o.
E uma coisa é as receitas geradas pela PS irem para a Activision, outra é irem para a Microsoft. Porque a Sony não pode perder dinheiro como a empresa concorrente que dá o Gamepass por uns tostões por mes.
Nota: comentário corrigido.
Off. No próximo sábado há um artigo para rir… E não tomo partidos pelo que brinco com os dois lados.
PS: Passei-o para amanhã!
{OFF} E ainda quer adquirir mais estúdios.
https://www.eurogamer.pt/rumor-desenvolvimento-de-fable-a-passar-por-problemas
Vaga de designer indica que Microsoft quer desenvolver game no estilo de Horizon Zero Dawn
Empresa está procurando designer de ambientes para novo título AAA de próxima geração
19.06.2017
https://www.theenemy.com.br/home-the-enemy/vaga-de-designer-indica-que-microsoft-quer-desenvolver-seu-proprio-game-equivalente-a-horizon-zero-dawn
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o Fable é o “horizon zero dawn” da MS, começaram antes de 2017 e até agora nada.
No penúltimo vazamento eles achavam que podiam fazer um HZD com menos gente, com orçamento menor e em menos tempo que a Guerrilla Games fez HZD e deu no que está dando ai.
arrogância e prepotência achar que “se a GG faz a gente faz melhor”?
Parece que eles realmente se achavam o tanto que os fanboys do xbox achavam eles, como forza horizon sendo a oitava maravilha do mundo e a playground sendo o melhor e mais competente estúdio do planeta pq a cada dois anos cuspia da linha de montagem um jogo de esporte
Muita burrice achar que vc é uma boa linha de montagem de jogo de corrida e que assim sendo vai ser uma boa linha de montagem de outros tipos de jogos
Os caras se achavam elite dos estúdios de jogos por faziam jogo de corrida arcade?
Capaz de uma maquina do horizon zero dawn no mundo vazio ter tanto codigo quando metade de HZD
O pior que até o Forza Horizon agora virou um control C control V
Off: O Presidente da Microsoft Brad Smith só se enterra.
Acabou de referir aos reguladores que a Sony tem 269 jogos exclusivos e a Microsoft só tem 60…
Está treta de “a culpa é da Sony”, não reconhecendo a incompetência própria choca.