Uma foto lado a lado do APU da PS5 e do 4700S não deixam dúvidas.
Afinal o Kit 4700S da AMD é o processador da PS5 e não da Xbox.
O que levou a acreditar-se que estávamos perante o processador da Xbox foi a presença do AMD A77E Fusion Controller. Este controlador é o que podemos encontrar no sistema AMD A9-9820, que é baseado no APU da Xbox One (Durango), motivo pelo qual se suspeitou de uma Xbox e nunca de uma PS5.
Mas agora que alguém deitou a mão a um destes kits, e pôde levantar o Cooler fotografando-o, as dúvidas desaparecem. É o APU da PS5!
Sony PlayStation 5 (Ariel) vs AMD 4700S Desktop Kit (image: @iFixit & @bodnara) pic.twitter.com/7bAK12l0jh
— Andreas Schilling (@aschilling) July 2, 2021
Como mostrei no ultimo comentário antes deste artigo, apenas desde ontem se sabe desta informação. Curiosamente a informação que indicava tratar-se da APU da xbox já circulava em Abril.
Quer dizer então que os indicios dos limites existentes no PCI express e falta de suporte para NVME não seriam prova de que o APU seria o da xbox?
Poderá ser isto uma porta de entrada para futuros APUs poderosos destinados aos PCs?
Não… esses limites apontam para que seja um APU que nunca foi previsto para usar isso, ou seja, de consola. o controlador Fusion é que depois indiciava ser XBox.
Esses são os modelos Ariel de primeira geração que tiveram partes defeituosas e a AMD pode vender isso como forma de descarte. Só prova que dentro dos chips do PS5 não tem nada de especial.
A diferença aí para outras APUs AMD está no controlador das memórias que recebe GDDR6, porém isso não é um real benefício levando em consideração que o 4700S necessita de uma GPU offboard para exibir vídeo, tornando a GDDR6 ali um estorvo pois ela tem uma latência de escrita 136% mais alta que a DDR em um chip Intel.
Alguém aí lembra do que a Microsoft explicou sobre como sua GPU acessa os Memory Bus pelo Scalable Data Fabric? 560GB/s 10GB para GPU, 336GB/s 6GB gerais dentre estes 2GB OS, 0,5GB Fluxos. O que vale para o XSX vale para o PS5 desde que assuma os 448GB/s como acesso gerais.
Só prova que o CPU é um Zen 2… de resto não prova nada pois o GPU está desactivado.
Quanto ao que referes não existe isso de 10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s. Isso só seria verdade se acedesses exclusivamente a essas partes da RAM. Com acessos mistos ambas as larguras de banda caem bastante abaixo desses valores.
(560+336)/2 = 448
A Xbox se aceder aos dois pools em simultâneo não consegue 448. Fica abaixo disso. Tenho artigos com esses números e explicação. Basta consultar.
Eu só acho que vc deve parar de afirmar coisas que não se confirmaram. Fica com uma certeza que não existe e faz pessoas irem na onda. Quando for falar, pode começar a frase com um “eu acho”? Pq é achismo e vc sempre coloca com ctza algo que de ctza tem nada.
Ninguém “achou” que o kit poderia não ser um APU da XBOX.
De quem é é irrelevante. Porque não é isso que importa. A notícia tem interesse pelo facto que fica conhecido um aprovaitamento adicional de alguns chips. A Microsoft tem uma opção boa para chips defeituosos. Chama-se S. A Sony pega neles e vende-os assim.
Economicamente falando foi uma decisão inteligente da Microsoft deixando esses chips para a linha S, já em termos de games Next-Gen o cenário já não é tão favorável.
Decisão inteligente que não vende. Sensacional hahahahah
Difícil saber o que se pôs ou tirou de instruções em um processador customizado. Ter algo de especial é trazer instruções próprias para facilitar algum tipo de cálculo que se busca realizar… Certamente o processador consegue fazer todo o básico de um processador comum, mas deve contar com instruções diferentes pra mais, e pra menos. Logo se vê que ele não é um processador comum se não é vendido sozinho para sockets padrões e mesmo se não se pode usar com ele qualquer RAM ou GPU.
O processador até pode ter situações alteradas… Mas como vai usar o DX e não o API para que foi concebido, funcionará normalmente, sem tirar partido das benesses.
kkk
Parece que o jogo virou
Que jogo virou? Qual o motivo da alegria?
Parece que é a produção do PS5 que está a ter problemas. Com isso, os rumores antigos eram reais?
https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/09/playstation-5-ps5-tem-producao-menor-por-falha-no-processador-diz-site.ghtml
Não, não parece que os rumores eram reais…
Qualquer produto tem uma percentagem de produção com erro. Este Kit, tal como outros que já existiram no passado baseados na Xbox, serve apenas para não se deitar um processador funcional na parte do CPU, ao lixo.
na geração passada era APU do xbox one que aparecia em outros lugares, agora é uma de PS5.
=======================
off:
é não é que alguns dias depois da “revolta dos DEVs indies” a Sony anunciou um state of play?
sincronização perfeita:
https://twitter.com/PlayStation/status/1412411083361509385
Quero ver as groselhas que vão inventar depois do state of play, pq o padrão é inventar uma “revolta” antes e depois dos eventos da Sony.
E evento voltado para indies.
exatamente.
“vamos dizer que INDIE esta revoltando com o playstation antes do evento de indies, sony mente“