Com a versão PC a ocupar 81 GB, a versão Xbox ocupar quase 100 GB é algo estranho. Mas a coisa explica-se e o jogo afinal não ocupa esse obrigatoriamente esse espaço.
Quando finalmente foi possível consultar-se o espaço ocupado por Flight Simulator, o valor encontrado foi surpreendente. 97,2 GB, quase 100 GB, um valor que surpreende quando vemos que a versão PC do jogo ocupa agora 81 GB.
Apesar deste valor atual, quando foi lançada a versão PC ocupava 170 GB. No entanto, um Patch recente, que duplicou as performances do jogo, reduziu igualmente o tamanho do jogo para os atuais 81 GB.
E nesse sentido torna-se estranho ver que a versão Xbox esteja indicada, como ocupando 97,2 GB.
Esse era efetivamente o valor apresentado quando se consultava o jogo, conforme o comprova a imagem que se segue.
No entanto percebe-se agora que, afinal, a coisa não é bem assim, e o jogo na Xbox tem duas componentes: Uma base (42.4 GB), e uma para jogo offline (54.9 GB).
No global, as duas partes ocupam 97,2 GB, efectivamente mais que os 81 GB do PC (algo estranho devido aos compressores da Xbox que deveriam permitir mais compressão), mas para quem jogar online o jogo fica reduzido a 42,4 GB, e o resto apenas é preciso para quem jogar offline.
Eventualmente poderá dar-se o caso de existirem aqui ficheiros duplicados, o que poderá fazer com que estes 97.2 GB usem menos espaço em disco, mas tal é pouco provável.
Falando em espaço ocupado no SSD. Vai sair um update do assassins Creed valhalla onde no siris s/x ocupa uns 23.79gb e no ps5 6.85gb
Baita diferença viu 🤔
Libertaram o Kraken
Putz, em sendo confirmado, é algo impressionante!
Já foi confirmado na própria página da ubi
https://www.ubisoft.com/en-us/game/assassins-creed/valhalla/news-updates/4WzzLVxycynJVu5dkTlL0t/assassins-creed-valhalla-title-update-130
Certo, obrigado! Eu havia entendido errado, pensei que seria um patch que faria todo o jogo ocupar 7GB. Rs
Wow, essa é uma diferença de respeito. PS5 é A Máquina
[OFF] Qualquer semelhança com a ambientação da demo do UE5 no PS5 é mera coincidência (The Coalition – Alpha Point Technical Demo on Unreal Engine 5):https://youtu.be/RcVDLJT2tt0
Só não teve aquela movimentação intensa..
e aqui um segundo vídeo:
The Coalition – Character Rendering Test on Unreal Engine 5https://youtu.be/2-s4szqUaw8
Vrd, a paleta de cores denuncia.
Mas as Demos não são comparáveis e para aqueles que falavam mal da Demo no PS5 estão engolindo seco essa aí. Na da The Coalition dois vídeos, um com personagem e o outro de um cenário.
A do personagem e apesar de estar bem modelado, não difere muito dos modelos da anterior geração quando falamos da quantidade de triângulos.
Já no outro vídeo +100 milhões de triângulos, legal, mas na Demo da Epic eram +16 Bilhões com Texturas em 8K. Sem falar que a demo do Coalition e segundo o que eu li usa DRS entre 1080p e 1440p a 30fps.
Na realidade nETTo, 100 milhões ou 16 biliões só mostra a capacidade de leitura e culling. Mas depois o processado acaba por ser semelhante.
Depois o problema é que quanto maior o detalhe, mais espaço ocupa em disco, pelo que na realidade nem vais ter um, nem outro. Vais ter 30 ou 40 milhões. Tudo porque poupar espaço é essencial.
Segundo o tom warren tem mais uma att de 22gb depois de instalar os 100gb.
https://twitter.com/tomwarren/status/1420040125778640897
Mais um warzone da vida e pode comprar armazenamento externo pro coitado do SS. “Paguei barato no SS. Ops..”
OFF
É mesmo provável que o SDK do PS4/Pro tenha recebido algum upgrade suportando melhorias no PS5 além do modo 60fps.
No game Warhammer Vermintide 2, o patch 1.23 (da versão PS4) recebeu melhorias específicas para quem roda o jogo no PS5 via modo retro. Segue abaixo:
Update 1.23 Patch Notes
PS5 Performance Update
Fonte: https://www.vermintide.com/news/60fps-for-ps5-amp-ps4-update-123
Pois é, achei estranho, Shadow of Tomb Raider parece também ter recebido resolução superior a original do PS4 Pro também (passou de cerca de 1800p pra 4k). Que bom que parece que será melhorada a retrocompatibilidade do PS5 com games do PS4.
Sim, esse jogo no PS4 Pro roda em 1872p com checkerboarding, enquanto que no PS5 está alcançando 4k com checkerboarding. Teve uma melhoria pontual de resolução para o PS5, algo que não víamos nos jogos anteriores da retro.
No Xbox Series X por exemplo são os mesmos 2016p nativos do Xbox One X.
Onde você viu que o 4k é checkboarding e não nativos no PS5?
Edit: opa, já descobri aqui, vídeo da vg tech!
Porque o jogo é pela Retro.
No PS4 Pro, o jogo já roda em 1800p Checkerboard.
O checkerboarding nesse jogo ficou bem implementado. Ainda acho que os 2016p nativos estão um pouco melhores, mas é sutil.
Eu assisti a análise do NXGamer.
https://www.youtube.com/watch?v=o-kOiyN4ngU
Desculpa o off-topic, mas…
https://adrenaline.com.br/noticias/v/70172/ex-presidente-da-playstation-afirma-que-ps-now-e-xbox-game-pass-nao-sao-sustentaveis?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
O Shawn Layden parece um cara bem mais realista e saindo da boca dele só mostra o quanto o pessoal aqui do pcmanias e todos o que se opõem ao Streaming se mostram no caminho certo, pelo menos no que diz respeito a qualidade dos jogos.
A entrevista dele é super interessante. Se puder, quando vier de férias pego nela.
Ele entende que o mercado está insustentável com o preço dos AAA, e que não é com serviços de 10 euros que resolves isso.
Isso é algo que sempre afirmei. Basta fazer contas para perceber que mesmo que consigas pagar os 200 jogos que tens no serviço com clientes vais demorar meses a pagar e a fazer retornar os investimentos. E as empresas precisam do retorno rápido para poderem investir de novo, caso contrário ficam no negativo até lá, mesmo que o jogo dê lucro.
Ele compreende que as consolas em si podem ser dispensáveis, e o streaming pode fazer isso, mas como referido, os 10 euros mensais não cobrem os custos de grandes produções, pelo que com esses serviços, a qualidade tem de decair, ou haver monetização adicional.
E com os exemplos do FIFA e PES, com este tipo de serviços esse modelo pode ser a solução, o que tornaria as consolas em jogos de smartphone, mas com melhores gráficos.
Mas a entrevista vai mais longe, pois ele também vê dificuldades, mesmo com o modelo clássico, de se pagar estes jogos. E isso atira-nos para outras frases de outras entrevistas dele onde já abordou esse assunto.
Como disse, se puder, depois pego nisto.