Quando do lançamento do reboot de Tomb Raider a empresa esperava 8 milhões de vendas. Apesar que nunca nenhum Tomb Raider alguma vez tinha vendido sequer perto disso. Agora queixa-se igualmente que FF XVI não cumpriu com as vendas esperadas. E isto apesar de à pouco tempo ter dito o contrário e que o jogo vendia dentro do esperado face à base de utilizadores.
Recordam-se do reboot de Tomb Raider… o jogo vendeu 4 milhões de cópias na fase inicial, e foi considerado um Flop pela Square. Isto porque a empresa estimava vender 8 milhões de unidades.
Mas porque pensaria a Square que esse valor seria facilmente atingido, quando os resultados dos jogos anteriores tinham sido os seguintes:
Tomb Raider Chronicles | 2000 | 1.5 | |
Tomb Raider: The Angel of Darkness | 2003 | 2.5 | |
Tomb Raider: Legend | 2006 | 6.4 | |
Tomb Raider Anniversary | 2007 | 1.3 | |
Tomb Raider: Underworld | 2008 | 3.8 |
O reboot de Tomb Raider acabou por superar as expectativas, tendo no final vendido algo na ordem dos 14.5 milhões de cópias… Mas a realidade é que isso não aconteceu imediatamente e enquanto não acontecia vimos a Square a chorar com as vendas. alegando que o jogo era um Flop.
Essa situação está, aparentemente a acontecer igualmente com o novo Final Fantasy XVI… A Square tinha referido à pouco tempo que as vendas estavam de acordo com o expectável dada a base de consolas PS5, mas agora… na apresentação do ultimo relatório financeiro, e segundo o seu presidente, o jogo já ficou abaixo das expectativas.
A realidade é que o jogo foi bem recebida pela critica, com uma média de avaliações de 8.7, e com o público a avalia-lo com 8.3. Diga-se que numa altura em que é habitual as notas serem deitadas abaixo pelos utilizadores por qualquer coisinha que não gostem, 8.3 é bastante bom.
Mas aparentemente a Square estava preocupada com as vendas pois os números estavam atrás dos obtidos com FFXV, isto apesar de ter anunciado que o jogo tinha atingido já os 3 milhões de unidades vendidas.
Ora atualmente a base de consolas PS5 ronda os 40 milhões, e os jogos mais vendidos foram:
- Gof of War Ragnarok – que vendeu na fase inicial 5.1 Milhões e se encontra agora nos 11+ milhões vendidos.
- The last of us – parte 2, que vendeu na fase inicial 4 milhões e vendeu agora 10+ milhões
- Final Fantasy XV remake, que vendeu na fase inicial 3.5 milhões, e que está agora em 5+ milhões.
- Spider Man, que vendeu na fase inicial 3.3 milhões, e que está agora nos 20+ milhões
- God of War, que vendeu na fase inicial 3.1 milhões, e que está agora nos 23+ milhões
- E eis que nos surge agora o Final Fantasy XVI, que vendeu na fase inicial 3 milhões, batendo por exemplo Ghost of Tsushima, que vendeu na fase inicial 2.4 milhões e que está agora nos 9.73+ milhões.
Sinceramente ter um jogo (não Sony) no top 6 dos jogos que mais rapidamente venderam na PS5 está longe de ser algo mau, pelo que nos parece que a Square poderá estar com mais “olhos do que barriga”.
Será de se notar que, de acordo com Takashi Mochizuki as quedas de vendas no Japão na segunda semana foram as expectáveis:
Recent FF sales in Japan, launch week to 2nd week. Excluding download sales:
FF16 (2023): 336,027 to 37,763
FF7R(2020): 702,853 to 70,652
FF15 (2016): 716,649 to 72,545Source: Famitsu
— Takashi Mochizuki (@6d6f636869) July 6, 2023
Basicamente, tal como com todos os FF, as quedas para a segunda semana foram para algo na zona dos 10% das vendas da semana inicial.
Mas vamos ver as vendas de FFXVI comparadas com o Final Fantasy XV lançado em 2016.
Final Fantasy XV vendeu 5 milhões na semana inicial, tendo saído para a PS4 e Xbox One e tendo vendido 4 milhões na PS4 e o resto na Xbox. O jogo acabou por vendeu 10 milhões de unidades… mas em 10 anos. As vendas iniciais foram 80% na PS4, 11% no PC e 9% na Xbox.
Na altura do lançamento de Final Fantasy XVI, a PS5 tinha 35 milhões de consolas no mercado. Isso quer dizer que o jogo tendo vendido 3 milhões, ele alcançou 8.57% do mercado disponível, o que diga-se é uma quota extraordinária.
A questão é na altura do lançamento do FF XV a PS4 tinha 53 milhões e consolas. E 4 milhões seriam 7.54% da base de utilizadores.
Basicamente, perante os utilizadores disponíveis, a PS5 está a vender mais do que a PS4… e daí que a Square não se pode queixar das vendas estarem atrás das de FF XV. Podem estar em número, mas seria utópico pensar-se que com menos 18 milhões de consolas no mercado (35 milhões) as vendas teriam um attach rate tão grande que bateriam o que FF XV conseguiu com 53 milhões.
Há ainda que se tomar em conta que o período de lançamento do jogo na PS5 foi o verão… uma época algo morta. E isso não foi o que aconteceu com o FF XV, que foi lançado na altura da Black Friday/altura do Natal.
Nesse sentido, as declarações da Square de que FF XVI estava a vender dentro do esperado dada a base de utilizadores da PS5 faziam sentido.
O que já não faz tanto sentido é a declaração atual de que o jogo não cumpriu com as expectativas e que se esperava mais dele. Uma mudança de postura radical e algo estranha pois nada mudou verdadeiramente neste curto espaço de tempo entre as duas declarações.
Apenas para uma outra perspectiva, vamos comparar as vendas de FF XVI com as de COD Modern Warfare 2.
Vendas de COD MODERN WARFARE na primeira semana – 4.4 milhões
Vendas de FINAL FANTASY XVI na primeira semana – 3 milhões
Parece que Final Fantasy fica a perder, certo. Apesar de os valores não serem assim tão chocantes! E COD… bem, é apenas dos jogos de thirds que melhor vendem na Playstation.
Mas a questão é que COD saiu para a PS4 e PS5… e FF XVI apenas saiu para a PS5. Estamos a falar de uma base potencial de utilizadores de perto de 150 milhões contra 35 milhões…
Ora a Square pode ter as suas ilusões de grandeza… mas FF XVI parece estar muito bem para o jogo que é, e para a audiência que alcança… e por muito que se queixem das vendas, isso será apenas a Square… a ser a Square. E apesar de acreditar que o jogo tenha sido concebido para ser melhor aceite, o ter os pés no chão não lhes faria mal nenhum.
Ou isso… ou a empresa quer tentar justificar uma quebra no contrato com a Sony para poder lançar o jogo na Xbox após o acordo anunciado com esta empresa na passada semana.
Nas matérias que li mais recentes foi dito que o jogo cumpriu com as expectativas, embora não tenha cumprido com as melhores expectativas (que provavelmente eram surreais). Vale lembrar que o atual presidente da Square é um sujeito mais jovem e que fez estudos nos EUA, o que pode traduzí-lo com a possibilidade um pensamento neo liberal fantasioso que que seu produto sempre poderia vender mais…
Pessoalmente, é jogo é muito bom, dos que joguei esse ano só perde para o zelda em termos de gameplay. A história de FF está muito boa, o jogo peca por missões secundárias em meio ao jogo que são sem graça, mas tem ótima trilha sonora, ótimos gráficos e boss fights dos melhores da indústria. Lógico, os combates estão muito mais action RPG/hack n’ slash, e a dificuldade é baixa pra moderada (principalmente se usar uns acessórios apelões pra jogar automaticamente que são disponibilizados pra quem só quer ver a história do jogo). E a sensação de terminá-lo me deixou atônito e melancólico, mas com gosto de quero mais.