Apesar de que todos olham para os smartphones como o mercado que mais receitas gera, um documento que o tribunal obrigou a EPIC a entregar revela que afinal as receitas por jogo não são maiores nos smartphones… mas sim nas consolas.
A nível de receitas geradas, os smartphones são o maior mercado de jogos do mundo. Tanto que tanto Sony como Microsoft procuram entrar nele.
O que talvez possa ser uma interpretação errada é que os jogos ali existentes gerem mais dinheiro do que nas consolas. No global é certo que esse mercado gera mais receitas que as consolas, mas a questão que se coloca é: E por jogo?
Porque no fundo essa é a real questão, uma vez que o mercado dos aparelhos móveis é gigante e com milhões e milhões de jogos, que saem regularmente e numa base diária. Daí que, para se entrar nele, se tornará pouco relevante saber-se se o mercado, no seu todo, é ou não o que mais receita gera, interessando isso sim, ter uma noção do que poderá gerar um único jogo no meio de tantos.
Naturalmente que o mercado é sempre compensador, especialmente dada a simplicidade dos jogos para smartphone, especialmente caso eles se revelem um sucesso.
Um caso de um jogo que é um sucesso é o Fortnite, um dos jogos (se não o jogo), mais populares do momento, em qualquer plataforma. Este jogo, que está longe de ser um AAA para as consolas, é um jogo de elevada qualidade face aos padrões dos smartphones. Tornou-se rapidamente um sucesso em todas as plataformas, tendo sido anunciado recentemente que no iOS o mesmo tinha arrecadado uma receita de mais de 700 milhões.
Ora sendo este um jogo gratuito, que vive à base de micro transações, este é realmente um valor impressionante.
Ora o que se veio a saber em tribunal é que esta receita está longe de ser das maiores geradas pelo jogo. Na realidade ela até está entre as mais pequenas!
Os 700 milhões gerados pelo iOS são apenas 7% da receita global gerada pelo jogo. Um valor bastante reduzido!
Na realidade quem gera dinheiro a sério com este jogo são outras plataformas.
Vamos lista-las por ordem:
1 – Playstation – 46.8%
2- Xbox – 27.5%
3 – Switch, PC e Android – 18.7%
4 – iOS. – 7%
Apesar do iOS estar em último, ele não será o último real. A junção da Switch, Android e PC cria ali uma disparidade. Será aliás expectável que o mercado Android gere menos dinheiro que o iOS, uma vez que os utilizadores Android estão muito habituados a ter muita oferta gratuita e como tal investem menos.
Aliás essa fatia é a mais curiosa, porque no fundo engloba duas plataformas onde se esperava maior recetividade do Fortnite, a Switch, atual campeã de vendas, e o PC onde o jogo se popularizou. Apesar de não se saber em que percentagens, sabe-se no entanto que a Switch está à frente do PC.
São valores realmente surpreendentes pois a PS consegue mais negócio que a Xbox, a Switch e o PC juntos.
Mas o mais interessante é que estes valores mostram que este é um jogo de sucesso mundial, bem recebido em todas as plataformas, e que acaba por gerar o grosso das suas receitas nas consolas de mesa (mais de 70%), mostrando que a aposta dos fabricantes de consolas nos restantes mercados, apesar de compensadora, não deve nunca prejudicar os mercados principais onde a maior parte da receita está.
Este proceso está a resultar em muitas revelações… A Microsoft mesmo nunca lucrou com as vendas de consoles através de Lori Wright, vice presidente do desenvolvimento do negócio na Xbox, foi chamada a depor e quando questionada pelo advogado da Epic Games, revelou que a companhia perdeu sempre dinheiro com cada consola Xbox que vendeu.
“Não ganhamos. Vendemos as consolas a perder,” respondeu Wright quando questionada sobre a margem que a companhia ganha ao vender uma consola Xbox.
Questionada se a Xbox alguma vez ganhou dinheiro com a venda de um dispositivo Xbox, Wright respondeu simplesmente que não, uma revelação que poderá surpreender alguns, mesmo sabendo que estamos numa indústria onde isto é prática comum.
https://www.eurogamer.pt/articles/2021-05-06-microsoft-diz-que-nunca-ganhou-dinheiro-com-a-venda-de-uma-consola-xbox
É um pouco óbvio o porque de Microsoft atirar em todas as direções, pois por via de regra estão em uma posição de desvantagem em todas as gerações e acostumados a fazer muito mais dinheiro com software do que hardware, se ela conseguisse se instalar como uma fornecedora de software seria como o Windows, onde ela entra com software grandes lucros e gastos mínimos…
Além de que todo o negócio em si deve ser um imenso prejuízo para a Microsoft, projetar um console custa largos milhões de dólares, e com o suporte que deram as suas consoles esse números não poderiam piorar mais…
A Nintendo está a fazer grande dinheiro com a SW e até mesmo a caríssima PS3 foi vendida com algum lucro depois das revisões de hardware, Assim como a PS4.
Repor todas as consoles defeituosas na era da 360 e cortes nos preços da Xbox One deve ter sido um grande ralo de dinheiro. A somar vender abaixo do preço de custo…
Vejo isso com preocupação. Não gostaria que um dia nós fossemos ver as notícias e lá está a MS dizendo que está abandonando o mercado de consoles e focando em Cloud ou serviços em smartphone sei lá.
Queria ver o Xbox trazer muito conteúdo pro Xbox com os novos estúdios e talvez um dia fazer jus ao nome como foi um dia (embora o 360 deva muito de seu sucesso a pirataria)
Penso igual.atualmente parece que só o Ps5 foi lançado.Cadê os jogos do Xbox,parece que a Mic perdeu o timing de tudo.Ai fica difícil
Torcer que alguma outra empresa entre no mercado, pois pelo que tudo indica o Xbox como console está é com os dias contatos. A Microsoft parece cansada em desenvolver hardware e por isso tá forçando gamepass e xcloud no máximo de plataformas possíveis a qualquer custo. Se a Nintendo não voltar a fazer hardware de ponta, o negócio é torcer para alguma outra entrar na briga, pois a MS parece que se perdeu no caminho.
Huh, o problema é quem seria. Não vejo ninguém com capacidade pra isso, a Microsoft apesar de tudo é a que tem maior capacidade técnica e mesmo histórica pra tal.. a Nintendo eu não acredito pois eles tem seu esquema e estão muito bem naquilo, Google eu não confio e acredito, definitivamente.
Se eu fosse sonhar longe poderia imaginar uma Tencent ou Epic mas… Sei lá, prefiro que o Xbox dê certo que entrar alguém ainda pior
Seria interessante se neste julgamento aparecesse algo sobre a caixa preta financeira que é o Gamepass!
Tá pior que novela mexicana..
Epic Games ofereceu US$ 200 mi para ter exclusivos de PlayStation no PC
https://meups.com.br/noticias/epic-games-200-mi-sony-exclusividade-games/
Documentos confidenciais obtidos pelo site The Verge revelaram que a Epic Games planejava fazer a Sony “parecer uma heroína” no anúncio do crossplay de Fortnite. No entanto, a gigante japonesa recusou diversas ofertas até ceder a pressão da comunidade e permitir o recurso no PlayStation.
O problema da Sony nunca foi o ser heroína, porque se a Sony suportava o Cross Play muito antes dos outros.
O problema da Sony passava por três pontos:
1 – O possivel perder de vendas por a consolas ser “a mesma onde os amigos estão”.
2 – A qualidade do jogo, garantindo que os jogadores da PSN não sofriam com cheaters em outras plataformas, ou com diferenças de jogabilidade causadas pelo tipo de input no jogo.
3 – O impedir que terceiros pudessem rentabilizar vendas aos jogadores da PSN sem a Sony ver uma percentagem.
O ponto 3 foi resolvido. Quem fizer mais de 10% das vendas fora da PSN tem de pagar uma percentagem à Sony (aquilo que foi confundido com pagar para permitir o Cross Play).
O Ponto 2 foi resolvido com a opção de se desligar o cross play.
O ponto 1 não tem solução, e teve de ser uma cedência por exigência de mercado. No entanto isso só aconteceu depois de resolvidos os outros dois.
Experimentei o Fortnite na PS5 e aparece a opção de desligar o crossplay, desligando não faz procura de jogo!
(na PS4 isto nunca me aconteceu)
Sempre aparece um pop in a informar que tenho de ligar o mesmo.
É estranho, na pratica não posso desligar….não sei se isto está a acontecer a mais alguém mas é parvo, eu sou completamente contra o crossplay de consolas com outros sistemas.
E eu se fosse à Sony aceitava.
Afinal se a ideia é rentabilizar os seus jogos no PC e eles acabarem por ir para lá, porque motivo não aceitar a proposta da Epic e mamar 200 milhões logo à cabeça para a exclusividade da loja, sem contar com as receitas das vendas?
Sim ainda mais que com a demo do Unreal 5 a Sony investiu 100 milhões na Epic.. só este acordo já era o dobro do investimento..
Sabe que eu acho certo o investimento em estúdios e na compra da Bethesda pela MS?
A MS criou uma subsidiária para a Bethesda… Se o Xbox acabar ela transfere todos os estúdios dela para essa subsidiária e segue o barco como third ou talvez até com exclusivos para PC e incentivando o uso do Windows no PC com jogos somente para Windows.
Sabe q é uma boa estratégia?
Se o Xbox falir, vira third ou exclusiva de PC Windows.
Só quem pode perder agora é o Console Xbox, a MS não vai perder os 7bi da Bethesda igual perdeu da Nokia.
Espero que não aconteça, mas se eles fizerem isso, desprezam o mercado PlayStation que é bastante relevante, pra uma empresa focada tanto em lucrar a qualquer custo, não acho inteligente da parte deles deixar essa mina de fora
Desculpe o off mas, olhe que portátil bacaninha
https://youtu.be/h9c1T-ZukQA
Só o preço que é pesado
Será que dá conta de emular PS2 sem muitos problemas? Se for seria um ótimo portátil para retro games.
Eu já vi um console desses neste mesmo canal, acho que o nome era ava neo com uma apu ryzen que emulava até ps3 e wii, acho que esse também deve rodar.
Hahahha é engraçado que isso só reforça o oportunismo da EPIC, foi atrás de processar por monopólio a plataforma onde menos ganha e menos prejuízo vai ter com o fim do suporte.
Tenho certeza que isso vai ser citado no tribunal.
E quer saber? Se a EPIC perder, todo mundo ganha.
Epic perde a menor receita deles
Enterra totalmente a possibilidade de alguma medida judicial para abrir os consoles para outras lojas.
O que a gente que gosta de vídeo game ganha com a vitória da epic?
Nada, eu nem uso IOS.