Há já relatos diversos sobre o problema, que aparentemente foi experimentado tambem pela Nvidia, que mesmo assim lançou o GPU para o mercado.
Já falamos aqui dos GPUs 4090 da NVIDIA e como estes são autênticos poços de consumo energético. Nesse mesmo artigo mostramos preocupação com os consumos exagerados que terão forçosamente de se traduzir em aquecimento e perda de durabilidade dos componentes.
O que não esperávamos era que estes GPUs pudesse mostrar problemas com a simples passagem de corrente. Mas isso está a acontecer, e os resultados não são agradáveis.
O video que se segue é um relato do problema que está a acontecer com o conector de 12V das novas Nvidia RTX 4090, que sobreaquece, podendo danificar os encaixes no GPU. Note-se que este é um conector denominado 12VHPWR, desenvolvido pela PCI SIG em colaboração com a Intel, e que está a ser usado pela primeira vez neste GPU.
Conforme é mostrado no vídeo que se segue, logo no início, há relatos escritos internos da PCI SIG que chamam a atenção para este problema. E ali vemos igualmente outras fontes a fazerem chamadas de atenção para a questão da segurança destes conectores.
O problema afetou recentemente um utilizador do Redit, estando o seu caso devidamente relatado no artigo. Contatada a Nvidia sobre o assunto, está aponta este problemas como existente. Isto apesar de os relatos da PCI SIG apresentados logo no início do vídeo serem uma realidade.
Daí que surge a questão! Será este caso reportado pelo utilizador do Redit um caso isolado?
Na realidade não, pois uma outra fonte que dá pelo nome de Johny Guru, e ligado a testes destes GPUs pelas marcas, deu a entender que os conetores queimados foram uma realidade durante os testes realizados, sendo que, nos seus casos, estes estes se limitarem a trocar condutores queimados e a continuar os testes. Ou seja, felizmente nenhum danificou a board do GPU, sorte que o utilizador do Redit não teve. Será igualmente de se referir que entretanto outra queixa de problema igual foi adicionadas a este Thread, sendo que neste caso há mesmo relato de o cabo ter sido rodeado de chamas.
Para ajudar a evitar-se está situação a NVIDIA recomenda que conector apenas deve torcer quando a uma distância mínima de 3,5 cm do GPU. infelizmente isto é algo que dificilmente poderá acontecer em todas as máquinas uma vez que a maior parte das caixas não prevê essas distancias, e muito menos quando o GPU tem este tamanho. Mas mesmo que permita, tal dificilmente acontecerá em todas as máquinas, pois este não sendo um procedimento necessário e normal, o mais certo é este não ser seguido, e ser mesmo desconhecido.
Considerar esta situação um problema poderá ser ainda algo prematuro, pois os casos são poucos. Mas a questão é que se esperam problemas diversos com estes GPUs, os seus consumos, e a sua térmica. Pelo que teremos de estar atentos não apenas a um único problema generalizado, mas a um eventual conjunto de problemas diversos.
A AMD já afirmou que, como os seus futuros GPUs terão consumos menores, não usará este tipo de conetores.
Vamos agora aguardar para ver se aparecem mais queixas sobre este assunto, mas o certo é que um GPU com este nível de consumos tem vários pontos onde pode sobre aquecer. E problemas térmicos diversos são esperados.
NOTA: A Nvidia deu a conhecer que está a analisar a questão e a verificar a existência de potenciais problemas. Entretanto deu ordens aos fabricantes para recolher as placas danificadas.
Para mim a palavra adaptador já traz uma conotação negativa. Só compraria uma 4090 se tivesse condição de trocar a fonte para o modelo novo. Uma gambiarra pode até não dar problema no curto prazo, mas não sabemos se será durável. E estamos falando de muito dinheiro pra arriscar.
É muito complicado hoje ter uma fonte adequada pra gpus, esse papo de adaptadores já vem ao menos desde a série 20. Eu tive um problema de curto aqui na placa mãe que queimou minhas USBs porque fui usar os conectores diretos da fonte, e tudo me leva a crer que o adaptador que veio na placa tem sua própria conexão com o mesmo encaixe mas com um padrão de força diferente… Então, minha recomendação é que se use a porcaria do rabicho que vem com a GPU, porque esses fabricantes porcos mudam a pinagem que deveria ser o padrão que vem na fonte.
É colocar um detector de fumaça no gabinete, comprar um extintor para elétricos e deixar ao lado, e nunca deixar a máquina a trabalhar desassistida!
Brincadeira liberar um produto assim, que fizessem um conector anti-incêndio com a curvatura que fosse a necessária, e um cabo mais robusto, pois provavelmente não estão a suportar a intensidade da corrente!
Oh juca e diz lá ao bolsonaro que nos aqui não falamos venezuelano nem portuzuelano.
Eu não gosto do lula, mas com essa piada agora estou a favor do lula.
Não tenho a mínima afinidade ao atual presidente e ao fascismo.
Quaisquer recados que tiver pra ele, mande diretamente pelo Twitter, que ele só vive lá.
Ridicularizar os irmãos luzitanos é dos menores problemas dele, você deveria ser é contra qualquer que defenda as ideias dele, como as sobre o meio ambiente e belicismo que afeta todo o mundo, tome cuidado com gente desse tipo aí, a Itália e Hungria já vão por por esse caminho… Cuidado com o nacionalismo ufânico que chega a pregar a xenofobia! O lema “Dio, Patria, Famiglia” acho que você sabe quem usava!
*lusos
o bolsonaro não respeita ninguém, nem ele mesmo se respeita.
uma pessoa que se odeia e projeta em todas as outras pessoas esse ódio e como ele é covarde, começa odiando as minorias, os pobres, as pessoas “mais fracas” que ele.
Hoje o jantar é Lula.
O Jair Messias vai pregar para outra freguesia.
Aposto é que vai ser como o trump. Vão precisar de o arrastar de lá enquanto ele grita “Fraude, fraude”.
Com certeza, mas aqui ele não vai se criar mais!
O caminho natural do Bozo é a cadeia, não só ele, como os seus filhos picaretas!
Eu vi isso Rui, fiquei envergonhado.
É muito triste ver o comandante de uma nação com esse comportamento baixo, cheio de palavras tacanhas, toscas, que não condizem com a postura que um chefe de estado deveria possuir.
E muitos por aqui perderam a noção disso, acham que o presidente tem é mesmo que “lacrar”, “dar respostinha”, “humilhar”, “fazer zombaria”, etc. como se o presidente fosse um personagem de flamewar. Antes de mais nada, o presidente é um servidor público que precisa ser cobrado para exercer corretamente as suas devidas funções. Mas por aqui ao invés de cobrarem, querem idolatrar.
Isso abriu espaço para o presidente se dar ao direito de atacar instituições, tentar desqualificar o processo eleitoral, o judiciário, dentre outros. Além disso, abriu espaço para o presidente agir de forma cruel e vil em vários momentos, seja na COVID, ou até em bizarrices como “pintou um clima”.
O ponto é que as palavras proferidas por um presidente são amplificadas entre os seus apoiadores. O exemplo vem de cima. Prova disso que alguns passaram a sacar e apontar arma para os outros na rua por motivos fúteis. Ou seja, a barbárie instaurada.
E não é nenhum absurdo dizer que o Brasil estava caminhando para uma autocracia. Quando uma pessoa acha que pode fazer o que quiser, casos como pastores pedindo propina no MEC se tornam comuns, ou seja, corrupção.
Hoje votei com muito pesar, o candidato eleito tem um histórico cheio de problemas graves envolvendo corrupção que também são abomináveis. Além disso, o candidato eleito é cheio de “lábia”, faz jogo de palavras, no mais puro estilão Phil Spencer. Mas diante de dois candidatos bem desqualificados, pelo menos eu não vi a democracia ser ameaçada dentro dos 8 anos de governo do candidato eleito. E também não vi esse tipo de comportamento tosco, incitando apoiadores ao ódio e atacando instituições. Espero que daqui 4 anos apareçam novas e melhores opções. Votar no candidato “menos pior” é uma lástima.
Percebo Carlos… Porque sempre vi a coisa assim. Uma decisão entre menos piores.
Eu não estou a par se as acusações contra o Lula chegaram a ser provadas ou não, mas aqui em Portugal tivemos um Autarca local chamado Isaltino Morais que foi acusado de corrupção. Ele voltou a concorrer e ganhou novamente, estando de novo acusado de prevaricação.
Inocente até prova em contrário, sim, aceito. Mas quando vemos situações como esta, percebe-se que está cambada não merece nada.
O mundo está um antro de corrupção. Ninguém é de fiar e todos tentam ser mais inteligentes que o outro e tirar dividendos para si.
É triste.
Mas no vosso caso, aquela tirada do Messias tirou-me do sério. Portugal é onde está a língua mãe, uma língua que desculpa dizer, é muito trucidada no Brasil. O que não se pode aceitar é que um Presidente diga aquilo, e digo-te que se estivesse ligado ao governo e aquele senhor se mantivesse no poder, fazia tudo para que se exigisse um pedido de desculpas.
Mário, infelizmente corrupção existe em qualquer governo, mas o que vemos e vimos é que as elites e a mídia têm pesos e medidas diferentes para que defende os seus interesses.
Lula saiu da presidência com 87% como bom ou ótimo após 2 mandatos mesmo com a mídia batendo nele diuturnamente.
Conseguiu eleger facilmente sua sucessora que fez um primeiro mandato medíocre mas que também foi sabotada por um Congresso fisiológico em que pra cada voto legislativo queria um retorno, e quase não se reelege porque resolveu arranjar brigas (na minha opinião, até razoáveis) com militares e médicos, mas sem dar os mesmos resultados econômicos e bem estar a população, quase não se reelege. Ao assumir novo mandato e vendo que não estava a agradar a elite e nem a massa da classe média que cresceu e foi muito feliz no governo do seu antecessor resolveu botar uns neoliberais com suas políticas de racionamento, resultado, aumentou inflação e perda de poder econômico da população, perdendo mais ainda apoio popular. O congresso em coluio com um vice-presidente golpista inventou um crime (isso é fato) de responsabilidade para impeachmá-la (no presidencialismo brasileiro um Presidente não pode ser afastado apenas por perda de apoio político). Os políticos que deram o golpe não tinham o poder de voto nem um candidato de carisma. Enquanto isso, a mídia sempre alimentando o ódio contra o partido que foi retirado do poder e ideias fascistas crescendo em paralelo na mídia e população. Programas policiais que só mostram marginais pobres como bandidos, um desacreditamento da classe política, reacionarismo propalado por stand up comedy… Era uma bomba relógio.
Eis que chega a campanha em um país revoltado, incendiado pela mídia e com bolhas fechadas de redes sociais a alienar ainfa mais as pessoas, e um candidato emputecido prometendo uma “nova política” sem o “toma lá da cá”, dizendo-se anti stabilishment com a simpatia dos mais radicais e de uma elite ressentida que “perdia” eleições por 4 mandatos consecutivos com seus políticos engomadinhos pré-fabricados como heróis de última hora… E sofre um atentado conseguindo um empatia que ele não tinha e uma trama conspiratória que servia ao propósito de se eleger… E foi o que conseguimos um governo fascista.
Não tenho ilusões sobre não termos governos sem corrupção, mas esse governo atual, além delas, da falta de transparência, contou com o apoio velado da mídia que nunca bateu nele nem mesmo durante o pior período da condução do seu governo, que foi na pandemia, nunca nem usou o nome dele para o responsabilizá-lo por nada. E mesmo durante a corrupção constatada de seus ministros, nunca os ligou ao próprio presidente como adoravam fazer nos outros governos. É lamentável ver que a Elite e a mídia não é contra ditaduras, que era tudo apenas terrorismo midiático porque estavam a ver ascenções sociais e sua perda pe poder perante os mais pobres e menos abastados. Fiquem atentos a isso, pois o fascismo está sempre a espreita.
Quando escutarem a mídia a falar de inimigos invisíveis e de união patriótica para vencê-los o facismo está lá, quando falarem que há projetos de destruição familiar, corrompimento das nossas crianças, o fascismo está lá, quando a política conclamar Deus para se justificar, o fascismo está lá.
Tomem cuidado com isso, todos, quase sem exceção sabem que a família é nosso núcleo afetivo mais importante, quase todos amamos nossas origens e nossa terra e povo, e todos temos fé em algo maior que nós, não se deixem convencer por pânicos morais para se justificar o injustificável, tomem cuidado com a mídia, pois está sempre a serviço do dinheiro das elites! Fica aqui o meu alerta a todos.
Eu acho estas novas cards demasiado grandes, quer dizer uma gráfica quase do tamanho de uma consola series X?
Eu gosto de performance mas isto é um bocado ridículo e ainda por cima com problemas, a Xbox one tinha aquele tamanho enorme com enorme espaço la dentro por causa do trauma do aquecimento.
A 4090 é do tamanho de uma consola, custa 3 a 5 vezes mais que uma consola e traz problemas? Não justifica.
Eu não estou muito atualizado nos GPUs pc atuais, mas qual é a gpu atual performance/preço a comprar?
Acredito que hoje o melhor c/b deve ser a 3070, ao menos na Banania.
Nvidia: 3060TI ou 3080 12GB que custa o mesmo da de 10GB.
AMD: todas. Depende do objetivo. Provavelmente pegaria uma 6800xt.
Tem 3070 quase o preço de 3060ti (+-10%)… Ao menos é o que tenho visto.
Olhei rápido. Tem 3060 TI por 2500 e não vi nenhuma 3070 por menos de 3k. Agora tem 6800xt por 4100.
Vi 3070 a R$ 3.299 e as 3060ti a 2.899.
Nesse preço seu aí já não sei se a diferença compensa, pois daí são 800 reais, já é algo a ser bastante considerado…
Não vale. Mas nesses preços, pegaria a 6800xt.
Pelo RT, eu ainda seria mais tendencioso às Nvidias (sem fanboismo algum), mas as AMD normalmente são muito boas pra quem prioriza fps, se for o que se busca, as AMD parecem ir pra melhor c/b.
Voltei a comprar um processador AMD esse ano, mas ainda tenho preconceito com a marca desde os FX. Em GPU ainda prefiro esperar também.
Tenho um 3600x e acho um ótimo processador! Acho que não volto mais pra intel!