Terá um custo de 60 euros, e não terá todas as funcionalidades disponíveis na Playstation 5.
O adaptador do PSVR 2 para a Playstation 5 está ai. Mas não vai ser fornecido aos compradores do capacete, tendo de ser pago à parte!
O seu custo será relativamente alto ao ser de 59.99 euros, e tem os seguintes requisitos mínimos para funcionar.
SO | Windows 10 64-bit / Windows 11 64-bit |
Processador | Intel Core i5-7600 / AMD Ryzen 3 3100 (Zen 2 ou mais recente) |
RAM | 8 GB |
GPU | NVIDIA GeForce GTX 1650 ou mais recente / NVIDIA RTXAMD Radeon RX 5500XT ou mais recente / AMD Radeon RX 6500XT ou mais recente
Para o melhor desempenho é recomendada uma RTX 3060 (ou mais recente), ou uma AMD Radeon RX 6600XT (ou mais recente) |
DisplayPort | DisplayPort 1.4 (deve ter uma porta de saída DisplayPort ou Mini DisplayPort padrão) |
Bluetooth | Bluetooth 4.0 ou mais recente |
Infelizmente para os possuidores de PCs, as funcionalidades disponíveis na PS5 não estarão todas disponíveis uma vez que o PSVR 2 foi concebido especificamente para o hardware da PS5.
Assim, as seguintes características não estarão disponíveis no PC:
- HDR
- Feedback no capacete
- Eye tracking
- Gatilhos adaptativos
- Feedback Háptico (funcionará como rumble)
Sinceramente, não entendo qual a da Sony com essa daí, HDR, é algo decorrente de mera passagem de informação de cor para uma tela é incompreensível, tecnicamente, não ter suporte numa tela de OLED. PSVR2, para PCzistas ,não vai vender, pois tiraram todas as features desejáveis e interessantes que poderiam torná-lo diferente dos outros, e ainda encareceu e limitou o uso do headset ao Stream VR, já que agora fica um pouco mais caro que o rival direto (Metaquest 3 no custo/benefício), e ainda menos atrativo que o Metaquest 3 para o PC, que tem no seu modelo de 128GB um preço agora melhor que o PSVR2+adaptador. Ou seja, verdadeiro fail de ideias.
Fora que todas as demais features do capacete também poderiam funcionar já que se trata apenas de programação e interpretação de inputs e outputs de uma máquina por outra, algo perfeitamente programável, mas enfim, é preciso boa vontade pra essas coisas boas acontecerem.
E finalmente, a conclusão a que chego é que esse adaptador só vai servir pra quem comprou PSVR2 ver o que perdeu no PC por optar pelo VR da Sony, e não terá o mínimo apelo pra vender mais PSVR2 a PCzistas, já que o Metaquest 3 revela-se uma melhor opção custo/benefício (lentes pancakes com mais nitidez, menos burocrático e com mais features com o PC), sendo ainda superado largamente pelo custo muito mais acessível do idoso Metaquest 2 (que já chegou a ser vendido por 100 USD em promoções) pra quem quer um PCVR de entrada. Ao que parece, a Sony só quer tirar mais algum trocado dos proprietários de PSVR2.
Deixe a Sony se lixar nesta geração. Ela colhera os frutos na próxima.
O problema é que tenho dinheiro investido na plataforma, Daniel, não é só uma questão de torcer pra se dar bem ou mal, é querer que mudem de rumo mesmo, pra eu não ser prejudicado no que já investi.
Em termos de gadgets vindos do universo PS, acho que o PSVR2 foi a primeira e única vez que a Sony me enganou, porque se por um lado, adoro a experiência que tive em jogos como o GT7 e o Horizon, por outro é que não há muito mais do que isso, especialmente para alguém como eu que vem do PSVR e que já teve grandes experiências como o Rez Infinite, Tetris Effect, Thumper, etc..
O sentimento que nutro agora é de puro abandono, e dado que comprei o periférico no lançamento, não se pode dizer que não tenho tido paciência, e tenho tido até demais, pelo que tinha decidido esperar até ao anuncio do novo Astro Bot, para ver se a Sony anunciava uma versão PSVR2 do brilhante Rescue Mission, mas não, e pior, nem foi sequer anunciado que o novo Astro poderá ter um modo VR, pelo que decidi que vou voltar a comprar o PSVR original, maldita a hora que o vendi, mas como se diz na minha terra, a mim só me lixam uma vez, para não dizer uma palavra mais feia.
Nem acho que ele está mal assistido de jogos, e há muita coisa boa (cito facilmente Red Matter 2, Moss2, os Resident Evil, Propagation, Hubris Synapse, Star Wars… e mesmo coisas mais “triviais” e mais antigas como Puzzle Places, Ultra Wings 2, Mastenoid e joguinhos mais simples como você citou, mas não menos encantadores) e também há promessas futuras interessantes (como Behemoth, Wanderer, Arken Age, Metro, Low-Fi), mas sou alguém que não teve o 1o PSVR então tem muita coisa velha que me encanta e você já teve essas experiências no primeiro. Mas sem dúvidas a Sony não faz muito esforço pra agradar quem comprou o VR2, e provavelmente só lançou esse adaptador desleixado pra PC pra abandonar de vez sem sofrer muito hate. Agora, pra quem curte VR, sem sombra de dúvidas, do jeito que vai, é investir num Metaquest 3 mesmo, pois não vislumbro muito futuro pro PSVR 2 mais, uma pena, pois é um grande hardware.
O PSVR foi criado para a PS5. A informação HDR passa usando uma ligação proprietária que não é compatível com os tipos de conexão usados no PC.
Eu entendo que precise é de mais esforço, Mário, existe um dispositivo entre o PSVR2 e o PC que torna muitas coisas compatíveis, imagino que com um pouco mais de esforço, conseguiriam fazer tudo “compatível”. Veja, há dispositivos como uma câmera de PS5 que com o software (não feito pela Sony) certo funciona no PC, imagina isso com um hardware programável pelo meio… mas entendo que possa custar e que esse não é o objetivo da empresa, que mais que, tentar fazer o melhor pro cliente, quer mesmo é fazer lucro.
Eu não consigo falar do que não sei. Mas a ser possível poderia ser caro.
O que sei é que a Sony tem engenheiros especializados, e se não passam o HDR é ou porque não podem, ou porque sai demasiadamente caro.