O ultimo iPhone que possuí foi um iPhone 5… Desde essa altura o Android sempre foi a minha escolha! 10 anos depois, sem me desfazer do Android, resolvi experimentar um iPhone. Este artigo relata a minha experiência nos primeiros dias com o telefone.
Recebi o iPhone… a ideia é usa-lo por uns tempos e verificar a minha adaptação a ele. São 10 anos de Samsung e Android, que ainda uso no dia a dia, pelo que vamos ver o que o iPhone me diz. Esta é a experiência dia a dia com o telefone da Apple, vindo de um Android.
Note-se que a ideia do artigo não é criticar o iPhone… Mas sim e apenas relatar as dificuldades que estou a encontrar no uso de um sistema operativo diferente. Será de se referir igualmente que algumas situações poderão ter alternativas de execução diferentes das aqui referidas, eventualmente até mais simples, mas que se existem requerem um conhecimento do telefone que na altura não existia.
—
Dia 3
A adaptação ao iPhone continua. E após uma introdução algo abrupta o sistema parece começar a entranhar-se.
Apesar das diferenças que podem ser grandes e causar apreensão e mesmo choque a um utilizador com 10 anos de android, especialmente por algumas situações que não se compreendem ter evoluído tão pouco, a realidade é que rapidamente se percebe que o iPhone e o iOS são ambos excelentes.
Atualmente tenho o iPhone completamente configurado e uma cópia, dentro do possível dos programas, configurações e aspeto do meu Android. O iPhone pode ser pior em alguns campos, mas também é melhor em outros.
Sei que são apenas 3 dias, mas a realidade é que para ver como me dava, ontem desativei o meu Samsung e usei o iPhone o dia todo. E no final do dia… Dei-me perfeitamente bem com ele, com o telefone a cumprir com todas as expectativas.
Mas mais do que isso, começando-se a descascar as camadas superficiais do telefone, e a penetrar mais profundamente no mesmo, confesso que fico agradavelmente surpreendido com o que encontro.
No global, se me pedissem agora para dizer qual dos sistemas é superior, e apesar de estar em contacto com o telefone há apenas 3 dias, a resposta seria: Um é melhor numas coisas, o outro em outras. No global… São apenas diferentes! Mas ambos extraordinários equipamentos.
Curiosamente algo me surpreendeu pela positiva. Possuo 4 smartwatches, sendo um deles Samsung. E todos eles foram possíveis de serem colocados em funcionamento no iOS. Um enorme ponto positivo!
Se me perguntam agora, Samsung ou Apple, refiro que ainda será muito cedo para responder. Mas agora que tenho os dois telefones terei tempo para ver melhor a realidade de ambos,
A Apple é muito competente com seus produtos, por muito tempo meu dispositivo de internet e navegação foi um iPad, e só tenho elogios, o grande problema da Apple, a meu ver, é o preço, de resto, salvo lógico, a questão da obsolescência programada, são ótimos dispositivos, são bons, bonitos e duráveis. A minha crítica fica basicamente no preço e em fazerem updates pra deixarem os dispositivo mais antigos meio que inúteis. Meu iPad é a primeira versão do Mini, e ainda hoje funciona de boa.
Pois eu acho que os Apple a nível de preço tem uma grande vantagem… E passo a explicar!
O motivo pelo qual ando atualmente a testar um iPhone tem exatamente a ver com o custo. Basicamente sou cliente Samsung, e a realidade é que ele não me fica mais barato que o iPhone! Mas trocando o telefone a cada 2 ou 3 anos, o que me apercebo é que um telefone Samsung de 1500 euros me vai valer 550 euros ao fim de dois anos e 400 euros ao fim de três.
Já os iPhones desvalorizam pouco. Um telefone de 1500 euros, vale 1100 ao fim de dois anos, e 900 ao fim de 3.
Isto quer dizer que o valor dispendido na troca do Samsung se torna brutalmente alta, ao passo que no iPhone há uma muito maior rentabilização do valor.
Daí que o que pretendo agora fazer é ver até que ponto me habituo ao iPhone… de forma a que numa futura troca, eu me decida por uma das marcas: Ou o Samsung, que prefiro por diversos motivos, incluindo a S Pen, ou abdicar dessas funcionalidades extras, optando por um telefone igualmente bom, mas que me desvaloriza muito menos.
É por esse motivo que estou a fazer todos estes testes. Aliás amanhã vem um importante que é a conectividade com o carro, onde as queixas da Apple nos foruns da BMW são às toneladas.