Ações da Sony também cairam depois de revelado que iria reduzir as previsões de vendas de 25 para 21 milhões de consolas até Março de 2024.

O valor da Sony em bolsa caiu após a empresa revelar que as previsões de venda da PS5 iriam ser reduzidos. Os analistas questionam-se sobre o motivo dos valores dos lucros baixos!

Tal como a Nintendo, a Sony teve uma perda de valor de cerca de 8% quando relevou que iria descer as previsões de venda da PS5 de 25 para 21 milhões, até Março de 2024.

Mas esse não foi o único motivo. Apesar de tal é reconhecido que as previsões da Sony eram exageradamente optimistas, pelo que entra aqui em jogo um segundo fator: O valor dos lucros da empresa, que se ficaram por algo na ordem dos 6% da receita total também é um mistério para os analistas.

Como comparação, no ano passado, a margem no mesmo período foi de 9%.

Ainda por cima, segundo alguns analistas, haviam atualmente no mercado uma série de condições que poderiam ter atirado a margem de lucro para os 20%.

Um dos fatores foi o aumento do custo da PSN e as margens de quase 50% que existem nesses serviços, bem como, apesar de só ter existido um lançamento First Party. houve um aumento no número de vendas digitais, o que permite margens maiores. Basicamente, as vendas digitais, o conteúdo digital, e os serviços estão num pico, sendo que as vendas no global (digital e fisico, aumentaram quase 22%), o que leva a que se estranhe que as margens de lucro tenham decido desta forma, atingido valores baixos como já não se registavam à quase uma década.



Sony cuts forecast for PlayStation 5 sales

Acima disto, os custos de produção da PS5 deverão ter caído, o que permitirá margens maiores nas vendas.
Desta forma só se compreende estas margens com custos elevadíssimos, e efetivamente o roubo à Sony apontou que o Spider Man 2 tenha custado 300 milhões a ser produzido, o que, a ser confirmado, coloca o jogo numa zona de risco econômico enorme. Ou seja, o custo crescente das produções, está a colocar em causa a viabilidade da SIE, tornando-se necessária uma reformulação interna no sentido de se otimizar melhor os recursos existentes.
Será porém de se referir e deixar claro que, apesar do alarme com a queda, a Sony apresentou lucros e não prejuízo!


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Hennan
Hennan
25 de Fevereiro de 2024 8:05

Claramente a divisão está sofrendo devido ao aumento dos custos. O ponto chave é saber quanto disso são novos jogos em produção e quanto foi decorrente de projetos cancelados. Ao meu ver o principal ponto negativo é a falta de novos triple A da casa. Porque mostra que houve um erro de gestão no período. Na geração passada implantaram a política de 2 games por ano e será o segundo ano consecutivo sem. Algo de muito errado aconteceu nesse período.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
25 de Fevereiro de 2024 12:04

Jimbo Party! Lol

Juca
Juca
25 de Fevereiro de 2024 11:14

Provavelmente a perda de ganho deve ser resultado do excedente produzido e não vendido. São alguns milhões de máquinas. Outro ponto é que elevar a margem de lucro das assinaturas não é necessariamente ganhar mais, eu, por exemplo, deixei de ser assinante. Outra questão é que ninguém sabe os custos desses tiers mais altos que a PS inventou pra brigar com a Xbox.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
25 de Fevereiro de 2024 11:26

Imagina a Sony lançar um PS5 pro ainda mais caro que o slim? Vai vender pouco. Eu ainda acho o pro inviável para Sony, ela vai é perder mais dinheiro do que ganhar com isso.

Last edited 8 meses atrás by Tiohildo
Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
25 de Fevereiro de 2024 12:01

O pior que acho da Sony atual, fruto da gestão Jimbo, é a ambiguidade de suas políticas. Ao tempo que vêm os analistas a falar de uma PRO como certa, e que acho razoável, pois não devem deixar o GAP muito grande, entre o potencial do console e dos PCs, se quiserem estar sendo sempre uma plataforma desejada, está a fortalecer o PC como plataforma de jogo para escolha por parte de clientes específicos (8 anos sem atualização de hardware é muito tempo em termos tecnológicos).
Por exemplo, eu cogito comprar um PS Pro, mais pelo PSVR2, mas agora a Sony diz que vai liberar o PSVR2 pra PC, e agora, fazer um upgrade da minha GPU para uma 7800xt ou uma 4070 já me parece um bom atrativo, já que custam um pouco mais que um PS5, mas provavelmente, saem mais baratas que o próprio PS5 Pro, ao menos no Brasil… E acho isso uma tremenda burrice por parte deles, porque os PCs já podem mais, têm jogos mais baratos, não se paga online lá, têm mais serviços pra assinar, têm catálogo muito mais amplo, retrocompatibilidade infinita… Não vejo motivos de médio e longo prazo pra empresa fazer isso, a menos que consigam comprar a Steam. O que me faz não me voltar aos PCs é que PC quase nunca é só ligar e jogar.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
25 de Fevereiro de 2024 16:24

Posso quebrar a cara mas o switch pro também era certo. O gap das gerações sempre foi em média 7 anos. Do ponto de vista tecnológico pode até fazer sentido mas no sentido de retorno financeiro pra sony, na minha opinião não faz. Sony vai lançar VR pra Pc pelo motivo muito simples, ela precisar fazer mais dinheiro com ele, se tivesse vendendo bem no PS5 ela nem ia se preocupar.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
25 de Fevereiro de 2024 17:06

Mas como ela vai fazer mais dinheiro apenas vendendo mais um equipamento, teoricamente subsidiado, em que, a cada unidade vendida perde-se é dinheiro? Mesmo o Mark Zuckerberg subsidia o meta quest, o PSVR2 tem quase os mesmos recursos possíveis, obviamente com diferenças de processamento e bateria, mas não deve ser um produto onde se lucra com ele, e sim, que se vende para ter uma base pra assim lucrar com venda de software. Fora que no PC já se tem muito mais concorrência e oferta, como o próprio meta 3 que tem lentes melhores e pode ser usado de forma independente também.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
25 de Fevereiro de 2024 21:25

Como sempre fazem, vendendo software. A Sony só vende hardware como meio, o fim dela eh vender software.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
25 de Fevereiro de 2024 17:54

Não acho que Jim Ryan tenha essa culpa toda que vc põe, Juca! Essas imposições claramente estão vindo de cima e de acionistas e o que Jim Ryan teve que fazer é obedecer, mas ao msm tempo, Jim Ryan enfrentou uma batalha duríssima contra uma MS com carta branca para comprar a Activision Blizzard, além que o ps5 foi o console com a melhor lineup inicial de um console PlayStation de todos os tempos! Isso não é para ser ignorado e tem muita a mão dele. Outra coisa, era a preocupação de Jim Ryan com os altos custos de produção de seus AAAs. Quem é fã só enxerga o que convém mas o mundo mudou, os custos estão absurdos e Jim Ryan não estava ali como fã, e sim, como CEO e todas as suas responsabilidades do cargo.

Hiago
Hiago
25 de Fevereiro de 2024 13:00

De verdade queria entender o que leva um jogo como Spider Man 2 que reutiliza, a mesma cidade, reaproveitando muitos assets do primeiro em um motor gráfico já desenvolvido a custar 300 milhões? O que anda acontecendo com a indústria, algumas contas não fecham, sei lá.

Juca
Juca
Responder a  Hiago
25 de Fevereiro de 2024 17:12

Orçamento é algo que normalmente é resultado de perspectivas de um resultado anterior, se algo vendeu bem, a próxima tacada daquele time terá maior investimento. Bem, tudo é muito dinheiro, mas veja, são assim com filmes e outros produtos que fazem sucesso, os orçamentos são proporcionais ao sucesso esperado. Mais investimento são melhores salários, mais recursos para contratação especializada e tudo isso, é a roda girando, expectativa de sucesso atrai investimento que possibilita melhor mão de obra que gera melhores que atrai sucesso que atrai riqueza/investimento… e o ciclo se perpetua, até dar algo errado.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hiago
25 de Fevereiro de 2024 17:49

Não sabemos se custou isso msm, Hiago!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hiago
25 de Fevereiro de 2024 18:26

No meio de todos os vazamentos existiam coisas que não faziam sentido e até alguma coisas que eram falsas, como o caso de R&C, que foi desmentido pela própria Insomniac. Sendo assim, duvido muito que Spider-Man 2 teve esse custo de produção. Acho impossível!

Last edited 8 meses atrás by Sparrow81
Roberto
Roberto
25 de Fevereiro de 2024 14:14

O PS5 ainda vende bem por estar as sombras do PS4. Ao que tudo indica, a queda nas vendas foi devido a falta de jogos first party. Spider man 2 como único lançamento first party, e aliado a falta de perspectiva de lançamentos. Até o momento os estúdios internos não revelaram seus projetos. A maioria que está comprando um PS5 é por conta das continuações e novas IPs, e não para jogar GAAS. O showcase de maio de 2023 foi desastroso. Da a entender que os jogos dos estúdios internos estão longe de serem lançados… Queda nas vendas esperada.

Netto
Netto
Responder a  Roberto
25 de Fevereiro de 2024 23:41

Salvo engano o trimestre foi histórico em vendas. Mas não bateram as metas super otimistas que tinham

Deto
Deto
Responder a  Roberto
26 de Fevereiro de 2024 2:46

O meu amigo comprou PS5 para jogar Final Fantasy 7 Rebirth

Ele não foi procurar quem era o dono da IP para dizer “não vou mais comprar, não é de propriedade da Sony”

Last edited 8 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Roberto
26 de Fevereiro de 2024 20:26

Em 2023 a Sony vendeu 21 milhões de unidades de PS5, é quase metade do que já tinha vendido até então. Sabe o que é isso?!?! Aconte que audaciosamente queriam chegar a 25… E não chegaram… mas isso foi longe do fiasco que vc pinta.

José Galvão
José Galvão
25 de Fevereiro de 2024 14:52

Mas essa queda deve-se à Sony como um todo, ou à Sony como PS?
É que pode ter sido o caso de que a PS cresceu mas outras áreas de negócio da Sony puxaram o valor da empresa para baixo.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Fevereiro de 2024 2:47

deve ter ido um caminhão de dinheiro em todos os GaaS que fizeram e no final parece que metade dos 12 foram cancelados.

não lembro mais bem onde eu vi, pq meio que não me importava com os GaaS mesmo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Fevereiro de 2024 20:21

Se for isso, é boa coisa, só espero que entregem um console com bom preço, mas um chip decente con IA para Upscale, seria muito bem vindo.

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