O valor da Sony em bolsa caiu após a empresa revelar que as previsões de venda da PS5 iriam ser reduzidos. Os analistas questionam-se sobre o motivo dos valores dos lucros baixos!
Tal como a Nintendo, a Sony teve uma perda de valor de cerca de 8% quando relevou que iria descer as previsões de venda da PS5 de 25 para 21 milhões, até Março de 2024.
Mas esse não foi o único motivo. Apesar de tal é reconhecido que as previsões da Sony eram exageradamente optimistas, pelo que entra aqui em jogo um segundo fator: O valor dos lucros da empresa, que se ficaram por algo na ordem dos 6% da receita total também é um mistério para os analistas.
Como comparação, no ano passado, a margem no mesmo período foi de 9%.
Um dos fatores foi o aumento do custo da PSN e as margens de quase 50% que existem nesses serviços, bem como, apesar de só ter existido um lançamento First Party. houve um aumento no número de vendas digitais, o que permite margens maiores. Basicamente, as vendas digitais, o conteúdo digital, e os serviços estão num pico, sendo que as vendas no global (digital e fisico, aumentaram quase 22%), o que leva a que se estranhe que as margens de lucro tenham decido desta forma, atingido valores baixos como já não se registavam à quase uma década.
Claramente a divisão está sofrendo devido ao aumento dos custos. O ponto chave é saber quanto disso são novos jogos em produção e quanto foi decorrente de projetos cancelados. Ao meu ver o principal ponto negativo é a falta de novos triple A da casa. Porque mostra que houve um erro de gestão no período. Na geração passada implantaram a política de 2 games por ano e será o segundo ano consecutivo sem. Algo de muito errado aconteceu nesse período.
Jimbo Party! Lol
Provavelmente a perda de ganho deve ser resultado do excedente produzido e não vendido. São alguns milhões de máquinas. Outro ponto é que elevar a margem de lucro das assinaturas não é necessariamente ganhar mais, eu, por exemplo, deixei de ser assinante. Outra questão é que ninguém sabe os custos desses tiers mais altos que a PS inventou pra brigar com a Xbox.
Imagina a Sony lançar um PS5 pro ainda mais caro que o slim? Vai vender pouco. Eu ainda acho o pro inviável para Sony, ela vai é perder mais dinheiro do que ganhar com isso.
O pior que acho da Sony atual, fruto da gestão Jimbo, é a ambiguidade de suas políticas. Ao tempo que vêm os analistas a falar de uma PRO como certa, e que acho razoável, pois não devem deixar o GAP muito grande, entre o potencial do console e dos PCs, se quiserem estar sendo sempre uma plataforma desejada, está a fortalecer o PC como plataforma de jogo para escolha por parte de clientes específicos (8 anos sem atualização de hardware é muito tempo em termos tecnológicos).
Por exemplo, eu cogito comprar um PS Pro, mais pelo PSVR2, mas agora a Sony diz que vai liberar o PSVR2 pra PC, e agora, fazer um upgrade da minha GPU para uma 7800xt ou uma 4070 já me parece um bom atrativo, já que custam um pouco mais que um PS5, mas provavelmente, saem mais baratas que o próprio PS5 Pro, ao menos no Brasil… E acho isso uma tremenda burrice por parte deles, porque os PCs já podem mais, têm jogos mais baratos, não se paga online lá, têm mais serviços pra assinar, têm catálogo muito mais amplo, retrocompatibilidade infinita… Não vejo motivos de médio e longo prazo pra empresa fazer isso, a menos que consigam comprar a Steam. O que me faz não me voltar aos PCs é que PC quase nunca é só ligar e jogar.
Posso quebrar a cara mas o switch pro também era certo. O gap das gerações sempre foi em média 7 anos. Do ponto de vista tecnológico pode até fazer sentido mas no sentido de retorno financeiro pra sony, na minha opinião não faz. Sony vai lançar VR pra Pc pelo motivo muito simples, ela precisar fazer mais dinheiro com ele, se tivesse vendendo bem no PS5 ela nem ia se preocupar.
Mas como ela vai fazer mais dinheiro apenas vendendo mais um equipamento, teoricamente subsidiado, em que, a cada unidade vendida perde-se é dinheiro? Mesmo o Mark Zuckerberg subsidia o meta quest, o PSVR2 tem quase os mesmos recursos possíveis, obviamente com diferenças de processamento e bateria, mas não deve ser um produto onde se lucra com ele, e sim, que se vende para ter uma base pra assim lucrar com venda de software. Fora que no PC já se tem muito mais concorrência e oferta, como o próprio meta 3 que tem lentes melhores e pode ser usado de forma independente também.
Como sempre fazem, vendendo software. A Sony só vende hardware como meio, o fim dela eh vender software.
Não acho que Jim Ryan tenha essa culpa toda que vc põe, Juca! Essas imposições claramente estão vindo de cima e de acionistas e o que Jim Ryan teve que fazer é obedecer, mas ao msm tempo, Jim Ryan enfrentou uma batalha duríssima contra uma MS com carta branca para comprar a Activision Blizzard, além que o ps5 foi o console com a melhor lineup inicial de um console PlayStation de todos os tempos! Isso não é para ser ignorado e tem muita a mão dele. Outra coisa, era a preocupação de Jim Ryan com os altos custos de produção de seus AAAs. Quem é fã só enxerga o que convém mas o mundo mudou, os custos estão absurdos e Jim Ryan não estava ali como fã, e sim, como CEO e todas as suas responsabilidades do cargo.
De verdade queria entender o que leva um jogo como Spider Man 2 que reutiliza, a mesma cidade, reaproveitando muitos assets do primeiro em um motor gráfico já desenvolvido a custar 300 milhões? O que anda acontecendo com a indústria, algumas contas não fecham, sei lá.
Orçamento é algo que normalmente é resultado de perspectivas de um resultado anterior, se algo vendeu bem, a próxima tacada daquele time terá maior investimento. Bem, tudo é muito dinheiro, mas veja, são assim com filmes e outros produtos que fazem sucesso, os orçamentos são proporcionais ao sucesso esperado. Mais investimento são melhores salários, mais recursos para contratação especializada e tudo isso, é a roda girando, expectativa de sucesso atrai investimento que possibilita melhor mão de obra que gera melhores que atrai sucesso que atrai riqueza/investimento… e o ciclo se perpetua, até dar algo errado.
Não sabemos se custou isso msm, Hiago!
No meio de todos os vazamentos existiam coisas que não faziam sentido e até alguma coisas que eram falsas, como o caso de R&C, que foi desmentido pela própria Insomniac. Sendo assim, duvido muito que Spider-Man 2 teve esse custo de produção. Acho impossível!
O PS5 ainda vende bem por estar as sombras do PS4. Ao que tudo indica, a queda nas vendas foi devido a falta de jogos first party. Spider man 2 como único lançamento first party, e aliado a falta de perspectiva de lançamentos. Até o momento os estúdios internos não revelaram seus projetos. A maioria que está comprando um PS5 é por conta das continuações e novas IPs, e não para jogar GAAS. O showcase de maio de 2023 foi desastroso. Da a entender que os jogos dos estúdios internos estão longe de serem lançados… Queda nas vendas esperada.
Salvo engano o trimestre foi histórico em vendas. Mas não bateram as metas super otimistas que tinham
O meu amigo comprou PS5 para jogar Final Fantasy 7 Rebirth
Ele não foi procurar quem era o dono da IP para dizer “não vou mais comprar, não é de propriedade da Sony”
Em 2023 a Sony vendeu 21 milhões de unidades de PS5, é quase metade do que já tinha vendido até então. Sabe o que é isso?!?! Aconte que audaciosamente queriam chegar a 25… E não chegaram… mas isso foi longe do fiasco que vc pinta.
Mas essa queda deve-se à Sony como um todo, ou à Sony como PS?
É que pode ter sido o caso de que a PS cresceu mas outras áreas de negócio da Sony puxaram o valor da empresa para baixo.
Ninguem fora da Sony sabe o que se passa, e pode haver uma boa razão. receita foi extraordinária, pelo que a quebra se deve um aumento de despesa. Quem garante que a Sony não anda a produzir alguma coisa? Por exemplo, um chip de IA ou outro? Será que foi mesmo despesa normal?
deve ter ido um caminhão de dinheiro em todos os GaaS que fizeram e no final parece que metade dos 12 foram cancelados.
não lembro mais bem onde eu vi, pq meio que não me importava com os GaaS mesmo.
Num palpite que vale o que vale:
Uma possibilidade em aberto é que a Microsoft pode optar por tentar um all in dentro do all in. E que aposte numa futura consola Intel+NVIDIA, subsidiada até mais não.
Essa possibilidade apesar de poder dar azo a uma situação de dumping e consequentes processos em tribunal pode acontecer, e a Microsoft já demonstrou ter poder junto dos tribunais para que isso possa passar.
Nesse aspeto eu não me admiraria que possa existir a possibilidade de a Sony estar a desenvolver chips proprietários para uma futura PS5, e que isso possa ser o motivo da despesa.
Mas isto é completa e total especulação da minha parte.
Se for isso, é boa coisa, só espero que entregem um console com bom preço, mas um chip decente con IA para Upscale, seria muito bem vindo.