Basicamente o que é considerado é que a direção da CD Project Red mentiu na reunião sobre o estado do jogo, o que levou a um nível de confiança dos investidores que resultou em prejuízo com a queda das ações.
As reuniões de acionistas são algo que pode ser um problema para as empresas, especialmente se estas não tiverem boas notícias para transmitir. Nas grandes empresas essa situação pode ser menos problemática e estas as podem não ser claras sobre pontos em particular escondendo resultados parciais pontuais no meio de outro globais, e apresentando assim lucros que compensam na globalidade a manutenção da situação dado o bom estado financeiro da empresa. Mas em empresas com um raio de atuação mais reduzido isso é mais complexo e outras estratégias terão de ser usadas. Mas sempre com um cuidado sobre algo que não pode acontecer: mentir-se aos acionistas.
Ora a CD Project Red está longe de ser uma empresa com um leque abrangente de actividade. Ela não tem uma variedade de negócios que lhes permita facilmente ignorar os resultados de um componente em particular, apresentado resultados globais positivos e crescentes. A CD Project Red ao apostar num novo produto depende do resultado das vendas dele para apresentar resultados, e ser valorizada em bolsa.
Ora na ultima reunião de investidores, a direcção da empresa falou abertamente sobre Cyberpunk 2077 passando uma ideia de que o jogo estava num estado que não correspondia ao real.
Já em Janeiro deste ano a empresa referiu publicamente que o Cyberpunk 2077 estava jogável de início a fim, mas no entanto, como todos sabemos este acabou adiado para Setembro e depois para Novembro.
Ora quando questionada sobre eventuais problemas que levaram ao adiamento, a resposta oficial da empresa foi:
I wouldn’t say there is a ‘problem’ because there’s nothing wrong with Xbox or PS4 versions — there is optimisation to be handled.
E segundos depois repetia
There is no problem with Xbox or PlayStation 4, to be honest.”
Basicamente a empresa não reconhecia problemas críticos com o jogo nas consolas, e falava apenas em otimização, sendo mesmo peremptória na afirmação que as versões Xbox e PlayStation não possuíam qualquer problema. Basicamente a empresa passava a imagem de um jogo já acabado que apenas precisava de algum polimento.
Esta situação, e o hype gerado em torno do jogo fez com que muitos investidores adquirissem ações da empresa, que se esperavam subir. Mas com o lançamento do jogo no estado catastrófico em que estava e ainda está, as ações seguiram o caminho oposto, e desvalorizaram 30%, levando a que os investidores tivessem perdas.
E tudo devido a informações internas erróneas e enganosas.
Nesse sentido, os investidores ponderaram processar a CD Project Red, de forma a serem ressarcidos dos prejuízos causados pela informação prestada, e tal foi dado a conhecer no seguinte tweet.
CD Projekt investors consider legal action over “misleading information” about Cyberpunk 2077 https://t.co/moYu56l2r0
— GamesRadar+ (@GamesRadar) December 20, 2020
Sabe-se agora que está intenção passou à prática, com a Rosen Law, uma firma que representa os direitos dos investidores a efectivar um processo contra a CD Project Red, conforme se pode confirmar neste link.
Sabe-se ainda que uma segunda firma deste tipo, está em fase adiantada de investigação sobre o sucedido e pondera igualmente avançar para os tribunais, conforme podem ver neste outro link.
Apesar de poder parecer que, face a estas declarações e resultados apresentados os investidores possuem aqui todos os argumentos para um processo ganho, a coisa poderá não ser tão linear. A questão é que falta saber até que ponto a empresa não foi pressionada pelos próprios investidores para lançar o jogo na altura que lançou. Algo que nos dias que correm sabemos ser um procedimento corrente sobre muitas empresas, uma vez que para eles o lucro está acima de tudo.
Seja como for, este processo terá consequências. Seja no mostrar que os acionistas se intrometeram ou no provar que a CD Project Red mentiu, sendo que no segundo caso teremos de ver que consequências isso poderá trazer ao futuro da empresa.
Só discordo na parte em que comentas: “jogo no estado catastrófico em que estava e ainda esta”. Segundo me disseram após o patch 1.06 esta jogável, não é uma maravilha, mas esta, digamos “normal” comparado com outros lançamentos. Acho certo? Claro que não. É uma atitude admirável? Nunca. Mas já esta jogável. Ainda não comprei, esperando versão PS 5 dele e do TLOU 2.
Se fores a um restaurante, além de o prato que escolheste ter omissões face ao que é descrito na ementa, tem falta de sal, molho aguado, etc.., dirias que está comestível?
Normal em relação a outros jogos?
Diz lá exemplos de jogos que tenham tantos bugs, imagem tão deslavada e que crashem a consola a cada hora e meia como o Cyberpunk sff.
O que amigos que estão jogando o jogo estão me relatando é que essa semana o jogo esta “jogável”, nenhum dos 04 (quatro) me falaram dos crashes, mas em melhoras nos bugs, fps e resolução. Longe de ser perfeito, mas jogável.
Adquirir um jogo “jogável” por 70 euros, não é a minha definição de uma boa compra.
O jogo tem problemas diversos e as pessoas não querem um jogo “jogável”. Querem um jogo que justifique o valor pago!
Onde eu disse que é uma boa compra??
Então qual foi a intenção em definir o jogo como jogável?
Qual o interesse disso num jogo neste estado?
Esse “estado” é que é o ponto. Veja esse é um jogo que esperei muito, iria comprá-lo, de olho na versão PS 4/pro, mas os amigos que compraram em diferentes consoles me falaram para não comprar, jogo crasha, problemas de fps, vários bugs e problemas de resolução. Tudo isso explodiu na net. Resultado: não comprei. Aqui estamos após 17 dias do lançamento e 6 patchs de correção e quem esta jogando no PS 4 pro me diz que posso comprar, existem bugs, mas não estão tendo problemas de crash, houveram melhoras no fps e resolução com o último patch, tipo 60 fps fixos e por ai vai, me disseram que se eu comprar vou me divertir muito. O grande detalhe são os amigos do PC que continuam me malhando do porquê invisto em consoles, dizem que Cyberpunk 2077 é o melhor jogo do ano, com uma perna amarrada nas costa, mas eles jogam em PCs no valor de carro.
Eu lhe digo, não compre agora, somente depois de fevereiro, isso se os fix Patchs resolverem os infindáveis problemas que este jogo tem.
Sinceramente, Cyberpunk 2077 da forma que foi lançado é ainda uma ideia, longe, mais muito longe de chegar ao ponto em que todos esperávamos que ele fosse lançado.
Como disse acima, tenho jogado no PS4 Pro
E me parecesse que na Steam vende bm.
Pah “jogavel” e um termo muito relativo a pessoa não achas?
.,. Ex no ano passado tivemos um carro que simplesmente pegava fogo.. Mas lá por ser uma pequena parcela das unidades vendidas eu poderia dizer que o carro é “andavel”.,.
Veja que ninguém está a tentar fazer da CDpR a fazer o jogo a funcionar nos consoles base como numa 3090 mas daí aceitar esse jogo como ele está vai uma tremenda passada de pano!
Alguns consideram jogável porque dá pra fazer o personagem andar, atirar ou roubar um carro hehehe
Mano, só jogando pra vcs verem como tá esse jogo, é incompreensível uma Dev como a CDPR entregar o jogo com maior Hype desta geração desta forma. E não adiante dizer que é só nos consoles, não, no PC o jogo é todo cagado, mas todo cagado mesmo com Plus de 60fps+Raytracing.
A IA e a física dele são ridículas.
O sistema de policial é o mais preguiçoso que já vi num open.
Bugs a cada 5 minutos, simplesmente isso, ao andar pra lá e pra cá é o que mais acontece nesse jogo, um verdadeiro generator of bugs.
Missões que não ativam, NPCs que não dialogam mesmo estando disponíveis a isso.
Eu já falei dos Bugs?
Jogável onde?
Tô jogando no PS4 Pro, já com o update 1.06, o jogo continua lotado de bugs que quebram totalmente a imersão, tem problemas sérios em Performance, eu até parei de jogar ele hj, decidi esperar todos os fix patch, o jogo está quebrado no PS4 Pro/PS5, várias coisas não funcionam, vários bugs, coisa da geração PS2 como IA/Física, NPCs aparecendo e sumindo diante de vc, personagem caindo no limbo por falhas do game, performance nos consoles desta geração muito ruim mesmo após todos os patchs.
Um Fiasco, estava no hype pra jogar, comecei já sabendo dos problemas, já tendo visto vídeos com inúmeros bugs, mas presenciar todos estes problemas é diferente de rir nos vídeos dos outros.
PS: esqueci que o jogo está crashando também.
Eu sinceramente acho toda está situação com este jogo sem precedentes, muitos falam que No Mans Sky foi ruim, eu digo que Cyberpunk está pior.
Muitas opiniões contrarias, não vejo nem entre os youtubes que jogam no pc reclamar de tantos bug. E que nem o Patife falou: “vai lá no twitch, tem mais de 40 horas de gampeplay, é só assistir e ver se tem tantos bugs”. Eu mesmo vi umas 02 horas e vi um bug de colisão. Mas vá entender.
A Sony a remover o jogo, milhares de queixas, pedidos de devolução de dinheiro, centenas de vídeos no YouTube com as bugs, accionistas a processar a empresa, e artigos a falar das bugs, e tu achas que esse caso é o normal?
Que sistema era esse? Uma RTX 3080? Achas que todos tem um PC desses?
O Patch 1.06 corrigiu pouca coisa… E ainda há três dias se escreviam artigos referindo que mesmo com o Patch 1.05 o jogo estava cheio de bugs.
Vi um vídeo ainda hoje com o 1.06, e o que me saltou imediatamente à vista logo após alguns segundos foi que a personagem virando-se os NPCs desaparecem e quando volta a olhar, o que lá está não tem nada a ver com o que havia antes.
Se isso é algo que para ti passa, para mim não passaria nunca.
Quanto aos youtubers… Não são exemplo, pois ganham a vida com isso, e querem é receber os jogos de borla, daí que cair em cima de um produto não é algo que lhes agrade.
Mostra-me um youtuber que critique e diga mal de um produto. Eu desconheço. O que conheço são análises que falam dos pontos bons, quando muito referindo uns menos bons. Mas criticar ao ponto de dizer isto é uma porcaria… Não tens.
Análises como esta:
http://www.pcmanias.com/analise-access-point-linksys-wap610n/
Curiosamente hoje fui ver configurações de PCs… Sempre consegui montar PCs de topo com valores na ordem dos 1500 euros.
Mas agora… OMG… Isto está pela hora da morte, e se o fizer com 2000 estou com muita, muita sorte. 400 euros por um CPU e pelo menos 750 por um GPU decentes… Pfff. Benditas consolas.
Essa de olhar e os NPCs sumirem acontecem comigo, assim como virar ao lado e voltar o carro muda o modelo kkk
Bizarro
Bugs da minha última gameplay
1. Moto caindo do céu
2. Problemas de fps no carro e em combate
3. Missão inativa
4. Problemas com colisão de personagens
5. Crash
Isso sem falar na IA e Física do game, é chover no molhado, aliás, estes talvez nem sejam resolvidos, é simplesmente ridícula a IA do game, coisa de GTA San Andreas, e a física é coisa de mal gosto total. E estes são problemas que tem em todas as versões, quem tá no PC jogando de i9 RTX3080 consegui 60fps ou Raytracing, mas os bugs, IA, Física são comuns entre todas as versões. Também é justo dizer que ao que parece os bugs são aleatórios, enfim, só jogando pra vc entender, eu via os vídeos e achava graça, mas presencia-los, ter o jogo travando ou crashando é um desastre pra quem tá procurando apenas se divertir.
Isso numa partida que não durou 1:30hs.
Pra mim foi o fim da picada
Já vou em mais de 20 horas na PS5 e deixo mais um pouco da minha Experiencia após o último hotfix o 1.06 :
Bugs mínimos tipo tlm a flutuar nada de grave.
A Imagem em certas zonas com mais vida fica mais borrada
(e já liguei o HDR e desliguei o grain e aberração cromatica) melhora mas não resolve.
A demora a carregar texturas também é notório.
Houve uma diminuição de npc ‘s nas ruas quando se percorre as ruas de carro
O Jogo continua a crashar embora com menos frequência
Da história e atmosfera do jogo em si estou a gostar (existem Easter eggs deliciosos e side quests muito boas para alem da história principal que até agora tem sido porreira)
Embora a IA seja fraca compenso isso a jogar em Hard e resulta bem.
Até agora ainda não tive problemas a iniciar missões nem nada que me obriga-se a recorrer a saves antigos (como Fall Out, Outer worlds ou mass effect me obrigaram) , a experiência que tenho tido é idêntica a outros RPG’s com problemas iniciais, salvo os crashes que são bastantes e a ritmo aleatório tanto crasha de hora a hora como pode estar 3 horas sem crashar…
Quanto a Sony remover o jogo da loja já disse a minha opinião não sou contra, o que acho é que também deveria ter removido o The Outer Worlds o Kingdom Come, o Mass Effect Andromeda o Kerbal, o 7 days to Die entre outros, que não estavam jogáveis quando sairam..
Acho que poderia ter continuado disponível para a PS5 uma vez que é perfeitamente jogável na mesma,mas são políticas.
Nenhum desses jogos teve o impacto deste. Todos eles tiveram vendas comparativamente inferiores. Mas o certo é que mais vale tarde do que nunca.
Quanto ao jogo na PS5, voltamos ao mesmo. Relativamente jogável não é algo aceitável.
Certo nenhum teve tanto impacto excepto para quem o comprou que teve os mesmos problemas ou pior, logo a meu ver não podem ter tratamento diferenciado…
Mesmo que eu compre um modelo de carro menos vendido não é por isso que possa ser comercializado com problemas.
Quando refiro jogável é exactamente o mesmo estado em que muitos jogos da geração passada se encontravam e não foram retirados da loja.
No XSX tive pouquíssimo problema com bug, inclusive depois da atualização 1.06 aumentou o número de npcs nas ruas, e quando aparece o personagem do keanu reeves o jogo fica demais, tô me divertindo muito até agora
Lá está… Aceitas problemas porque foram, nas tuas palavras, pouquíssimos.
Quando o que seria de esperar de um AAA seria nenhuns problemas.
O consumidor está pouco exigente e pactua com estas coisas passando um paninhos sobre algo que não devia pactuar. Mesmo que o jogo esteira melhor agora, e é bom que estás revisões todas esteja, foi lançado num estado miserável e ainda possui problemas.
Sim, você tem razão, só citei a minha experiência com o jogo, porém me lembro de um jogo que comprei no day one e estava em estado deplorável também, o days gone, e não me lembro de ter sido retirado da loja e nem ter tido esse aue todo
A qualidade potencial do jogo em si não está em causa. Mas o que é vergonhoso é que se olhe sequer para isso quando o jogo apresenta problemas graves. E temos visto isso nesta geração. Jogos sem problemas e até bons a levarem más notas e outros com problemas, crashes e bugs a levarem boas notas. A qualidade do jogo passa pela ausência desses problemas. Estamos a falar de jogos de 70 euros. E isso é inaceitável.
Esta geração teve como novidade isso mesmo. O lançamento de jogos com problemas críticos que foram sendo resolvidos em vários patches. Se na geração PS3/x360 falávamos de um ou outro Patch, aqui os patches tornaram-se regulares e em quantidade pois os problemas no lançamento eram demais.
Se vamos pactuar com este tipo de agravementos o que podemos esperar no futuro?
Certo tens toda a razão Mário,
Acrescento que então vamos nivelar tudo por cima e de igual maneira,
Que se comece a retirar jogos da store que ainda hoje funcionam mal,é isso que defendo.
Independente se vende muito ou pouco se é Indie ou AAA, todos têm de ter uma bitola mínima de segurar fps não crashar e não corromper saves nem haver bugs que impeçam a progressão em missões.
Se tu compras um paquímetro no chinês, ele é muito mais barato. Mas a qualidade não é a mesma.
Devemos retirar os paquímetros do chinês do mercado?
Não… É tudo uma questão de se saber o que está ali.
O paquímetro é um instrumento de precisão. Se queres um bom, pagas e compras de uma boa marca. Se queres um desenrasque, vais ao chinês.
Os jogos é a mesma coisa. Os Indie são o que são. Pequenos jogos de menor qualidade em todos os aspectos. Os AAA são mais caros e desses esperas qualidade. Bugs menores aceitam-se, mas bugs críticas ou que estraguem o prazer de jogar não se aceitam.
Há que se colocar as bitolas conforme o produto. Se o Cyberpunk custasse 20 euros as bugs eram aceitáveis, 40 já era chato, mas 70 não se aceita.
Um paquímetro do chinês tem de fazer o que é suposto, medir com precisão se não fizer tem de ser trocado ou retirado do mercado, já a qualidade ou durabilidade é outra história embora tenha 2 anos de garantia.
Quanto ao valor quer custe 2€ quer custe 20€ tem de funcionar (pelo menos uma vez kakaka)
Por acaso o Cyberpunk comprei a 59€.
Compras uma lâmpada no chinês chegas a casa não funciona, vais a loja e nenhuma funciona.. Não é retirada do mercado por ser do chinês?
Um jogo seja indie ou não se crasha a cada hora tem de de ser retirado como outro qualquer, essa é a minha opinião.
Eu sou gestor numa empresa internacional nos vendemos produtos de linha barata e de gama premium e se um dos produtos de linha barata não vier em condições é retirado e as garantias podem ser acionadas pelos clientes até em produtos de 0.60€ (cuja a durabilidade deve ser de 25 mil horas no nosso caso) quanto mais em Indies á volta de 30€.
Também percebo o que dizes tem de haver bitolas para as várias gamas de jogos claro, mas á coisas que têm de ser transversais a todos.
Apoiado, se tiver bug, queda de fps tem que sair da loja, todos, até os exclusivos da sony, ops…Falei besteira. kkkkk. Brincadeira. Mas algo que não levam em conta é a complexidade dos mundos hoje, das ações, das escolhas, opções que um jogo deste tamanho tem. Sair sem bugs não é fácil.
Certo!
Há bugs e bugs… Ninguém se queixou de pequenas bugs no Cyberpunk, mas sim de bugs grosseiras que impediam a progressão, destruíam saves, não carregavam texturas e crashavam o jogo.
Se fossemos por meras bugs, quase todos os jogos tinham de sair.
Terminando minha participação nesse post: se a Steam tirar da loja, volto atrás na minha opinião. kkkk. Brincadeira de novo, final de ano povo. Tenho que brincar todo mundo viajou, esposa, sogro… E eu aqui trabalhando, sorte que chefe não virá essa semana, então é só alegria. Não trago o notebook para viciar porque ai é folga demais.
Olá Ennio,quase não comento mas,estou a jogar este game no pc e após o patch 1.06,estou tendo uma experiencia interessante.Durante minhas 20 horas de jogo,apenas encontrei bugs de colisão aleatórios,e nos textos dos diálogos que em alguns momentos estão antecipados a fala do personagem,no demais gostei muito do jogo,há muito tempo não tenho uma experiencia tão imersiva e empolgante nun jogo.
A versão PC é a menos afectada, especialmente se o sistema for jeitoso.
O grande problema foram as consolas. Aliás o processo dos acionistas foi por causa das consolas.