Curiosamente, esta é uma pergunta que demonstra claramente como a direção da Xbox anda aos papeis.
Os criadores de jogos estão a abandonar a Xbox. E a Microsoft quer saber o porquê, e nesse sentido, pediu aos devs mais feedback para tentar compreender os seus motivos.
Sinceramente, quando li isto… ri-me. E ri-me porque isto mostra como, claramente, a direção da Xbox anda aos papeis, e não consegue perceber aquilo que era facilmente previsível.
No fundo a resposta não é direta, e há uma infinidade de questões associadas ao facto de os criadores estarem a abandonar a plataforma. Mas acima de tudo há aqui três fatores que são super conhecidos, e que são abordados diariamente nos foruns.
1 – O Gamepass
Por muito bom que o Gamepass pareça, as suas consequências estão à vista. Os clientes Xbox aderem ao Gamepass não como um serviço adicional, mas como um serviço alternativo á compra!
Quer isto dizer que um assinante do Gamepass, mesmo que continue a comprar jogos, vai gastar menos dinheiro em compras. Mais ainda, a oferta do Gamepass é tal que, tendo o dia apenas 24 horas, e as pessoas apenas podendo dispor de algumas delas para dedicarem aos jogos, ao estarem ocupados com um jogo, não faz sentido estarem a adquirir outro.
E isso quer dizer que, mesmo que as pessoas comprem, nem todas o fazem, e as que o fazem, fazem-no mais espaçado no tempo, exatamente por terem outras coisas, incluídas no serviço, para jogar.
A consequência tem vindo a ser mostrada ao longo dos tempos com números de vendas. A Xbox basicamente não vende, e o que vende, não segue a mesma proporção face ao número de possuidores da consola, que as outras plataformas. E a consequência são queixas que já vimos virem de vários criadores que referem que a Xbox não vendeu o suficiente sequer para pagar os custos de adaptação.
E daí que temos ao longo dos tempo vindo a ver várias situações, desde jogos que são lançados sem grandes optimizações para o hardware da consola, de forma a reduzir custos de adaptação, a software que pura e simplesmente não é lançado na consola.
E saber isto não requer feedback de ninguém. Basta ser coerente! Mas se isso falha… ler as notícias e as entrevistas dos criadores também serve!
2 – O maus suporte da Xbox
Foram já vários os devs que se queixaram do assunto. A MIcrosoft quando tem os jogos entregues para análise e aprovação, pura e simplesmente não responde. E quando responde passaram-se meses, sendo que alterações pedidas e aplicadas vão novamente levar meses a serem validadas.
A consequência é que os devs desesperam de esperar, e desistem de publicar na consola. E recentemente ouvimos dois devs diferentes a contar situações semelhantes e a referir isto mesmo.
3 – A Xbox Series S
As politicas de paridade da Xbox face à Series S são compreensíveis. Mas no entanto são igualmente um problema para os devs que veem na Series S uma prisão. E quando há um jogo que é pensado para avançar na geração, com requisitos maiores, meter o mesmo na Series S é um problema. Um problema que nem sempre tem solução, mas que, quando a tem, requer recursos e um investimento tremendo que depois não é compensado pelas vendas.
Basicamente este ponto encaixa no primeiro como uma pescadinha de rabo na boca. OS jogos não vendem e corta-se na optimização, mas sem optimização os jogos não vão para a Series S e como tal a Microsoft não autoriza.
Resumidamente, a Xbox perde jogos pelas suas próprias políticas, e até choca que não percebam isto!
Não sei bem que tipo de respostas a Microsoft está a procurar, mas se não consegue ter noção das realidades de cima então qualquer dia vamos vê-la a perguntar aos utilizadores da Xbox porque motivo não compram jogos, e porque acham que as consolas não vendem.
É tão estupido que de tanta estupidez para mim só pode significar uma coisa:
Querem retificar, voltar atrás, ou no mínimo corrigir alguma coisa, sem impactar o paleio que têm vomitado. Carimbam com “ouvimos os utilizadores” fica sempre bem.
A indústria está podre.
DF Halo – “as imagens impressionam”
Continua a mesma lenga lenga de sempre, isso é que é impressionante.
Imagem pode impressionar, quero ver se a UE5 roda os 60fps em 4K
Nem a 4090 tem conseguido, No Silent Hill a DF diz que são stuterings até em “pc da nasa”. Pode até empurrar 100fps, mas é engasgando…
a mesma coisa que foi aquele primeiro CG do Halo Infinite… Ai a MS foi lá e repetiu a mesma coisa com o “Halo na UE5” e a DF falou a mesma coisa
Lembro do Jim Ryam falando que eles não tem compromisso com a “complacência”. Na epoca todo mundo pensou que ele se referia ao desastre do PS3 depois do sucesso do PS1 e PS2
Mas eu acho que ele se referia a MS e o xbox e o comportamento que a Mídia tem com o xbox.
É complacência, para alguém da mídia meter o pau no xbox só quando não tem como “esquecer” da cagada do xbox
Se esqueceram da apresentação do Halo Infinite com CG fake para elogiar o Halo “na unreal engine”
Se esqueceram da GTX970 com memória dividida para não questionar o xbox com memória assim
Para criticarem, só se tá esfregado na cara deles… como com Redfall. Se puder elogiar com “cronograma” para adicionar RT no Halo Infinite, eles elogiam
É cansativo, se fosse a Nintendo ou Sony com esse desempenho nos últimos 20 anos seria um festival de questionamentos da midia…. que “não sabem fazer jogos” que deviam desistir e fechar tudo… Que só acertaram na cagada (o sucesso do xbox360). Garanto que teria artigos de “como a Sony/Nintendo saindo do mercado iria ser melhor para todos”
E isso claro, sem esquecer a complacência da propria MS com ela mesma e dos caixistas com o xbox…
E meio que retificaram partes do Gamepass com os novos níveis de plano de assinatura e a remoção do day one no plano mais básico. É capaz de mais mudanças surgirem, como colocar mais benefícios no plano mais caro e remover dos planos inferiores ou uma nova onda de alteração de preços
Em resumo: A bagunça está instaurada. A direção não sabe para o caminho que tem que ir e não a Microsoft não vai ter os seus 1 bi de usuários Xbox.
Na verdade ela sabe pra onde quer ir, não sabe é porque mais clientes não estão a aderir ao maravilhoso serviço, e porque após comprarem “30%” de todos os estúdios AAA do mundo, grande parcela dos gamers ainda não fazem questão do seu console ou serviço.
Olha, esse mercado de jogos anda muito complicado. Os caras não conseguem fazer uns jogos bons, não é possível.
Aí a Microsoft parece que dá uma de “João sem braço” tentando limpar a barra fazendo de conta que tá buscando diálogo…
Ah, dúvido que eles não saibam das coisas que estão listadas acima, a menos que eles estejam pensando: “ah, dá um trabalhinho a mais mas dá pra fazer, olha aí, nós roda Hellblade 2 nisso aí, roda FH5 e tudo mais, vocês tão de má vontade, o negócio é feito pros pobre… Me ajuda aí pô, dá pra jogar no xCloud cara, é tablet, celular, televisão, até PlayStation, jogo day One, monte de franquia, ecossistema foda, controle de toda cor, como o povo não compra cara?!”
Aí vem com um monte de jogo médio pra baixo, não aprende nada, devem conversar com as pessoas erradas, e o povão não parece ter capacidade suficiente pra dar um feedback também pelo que a gente lê, precisa ir alguém e mostrar o que eles gostam, aí fica difícil
Parece que eles só ouvem feedback de consumidores, ou mesmo nem isso. Após survirem críticas sobre o DLC do Starfield, a justificativa é ali estava tudo que os clientes pediram… E assim vai a coisa. Não sei bem se a coisa é justa ou não, mas me parece muito que parte da crítica é porque a DLC não está no Gamepass.
Xbox tem praticamente 25 anos de mercado, más com um amadorismo que parece que nasceram a 1 ou 2 anos. Xbox como hardware pra mim morreu, como software pode ser que ainda lhe pegue. Do resto, que setor sem rumo.
Não acheio o link, mas piora…
A pesquisa é somente para desenvolvedor do EUA ahuauhahu
É impressionante como a Microsoft acha que todo mundo é burro pra cacete! Bom, eu larguei produtos da Microsoft faz bastante tempo e olha que tive paciência por décadas com essa mediocridade deles.