A Xbox quer mais feedback dos devs, e quer saber porque estes estão a abandonar a plataforma.

Curiosamente, esta é uma pergunta que demonstra claramente como a direção da Xbox anda aos papeis.

Os criadores de jogos estão a abandonar a Xbox. E a Microsoft quer saber o porquê, e nesse sentido, pediu aos devs mais feedback para tentar compreender os seus motivos.

Sinceramente, quando li isto… ri-me. E ri-me porque isto mostra como, claramente, a direção da Xbox anda aos papeis, e não consegue perceber aquilo que era facilmente previsível.

No fundo a resposta não é direta, e há uma infinidade de questões associadas ao facto de os criadores estarem a abandonar a plataforma. Mas acima de tudo há aqui três fatores que são super conhecidos, e que são abordados diariamente nos foruns.

1 – O Gamepass



Por muito bom que o Gamepass pareça, as suas consequências estão à vista. Os clientes Xbox aderem ao Gamepass não como um serviço adicional, mas como um serviço alternativo á compra!

Quer isto dizer que um assinante do Gamepass, mesmo que continue a comprar jogos, vai gastar menos dinheiro em compras. Mais ainda, a oferta do Gamepass é tal que, tendo o dia apenas 24 horas, e as pessoas apenas podendo dispor de algumas delas para dedicarem aos jogos, ao estarem ocupados com um jogo, não faz sentido estarem a adquirir outro.

E isso quer dizer que, mesmo que as pessoas comprem, nem todas o fazem, e as que o fazem, fazem-no mais espaçado no tempo, exatamente por terem outras coisas, incluídas no serviço, para jogar.

A consequência tem vindo a ser mostrada ao longo dos tempos com números de vendas. A Xbox basicamente não vende, e o que vende, não segue a mesma proporção face ao número de possuidores da consola, que as outras plataformas. E a consequência são queixas que já vimos virem de vários criadores que referem que a Xbox não vendeu o suficiente sequer para pagar os custos de adaptação.

E daí que temos ao longo dos tempo vindo a ver várias situações, desde jogos que são lançados sem grandes optimizações para o hardware da consola, de forma a reduzir custos de adaptação, a software que pura e simplesmente não é lançado na consola.

E saber isto não requer feedback de ninguém. Basta ser coerente! Mas se isso falha… ler as notícias e as entrevistas dos criadores também serve!



2 – O maus suporte da Xbox

Foram já vários os devs que se queixaram do assunto. A MIcrosoft quando tem os jogos entregues para análise e aprovação, pura e simplesmente não responde. E quando responde passaram-se meses, sendo que alterações pedidas e aplicadas vão novamente levar meses a serem validadas.

A consequência é que os devs desesperam de esperar, e desistem de publicar na consola. E recentemente ouvimos dois devs diferentes a contar situações semelhantes e a referir isto mesmo.

3 – A Xbox Series S

As politicas de paridade da Xbox face à Series S são compreensíveis. Mas no entanto são igualmente um problema para os devs que veem na Series S uma prisão. E quando há um jogo que é pensado para avançar na geração, com requisitos maiores, meter o mesmo na Series S é um problema. Um problema que nem sempre tem solução, mas que, quando a tem, requer recursos e um investimento tremendo que depois não é compensado pelas vendas.



Basicamente este ponto encaixa no primeiro como uma pescadinha de rabo na boca. OS jogos não vendem e corta-se na optimização, mas sem optimização os jogos não vão para a Series S e como tal a Microsoft não autoriza.

Resumidamente, a Xbox perde jogos pelas suas próprias políticas, e até choca que não percebam isto!

Não sei bem que tipo de respostas a Microsoft está a procurar, mas se não consegue ter noção das realidades de cima então qualquer dia vamos vê-la a perguntar aos utilizadores da Xbox porque motivo não compram jogos, e porque acham que as consolas não vendem.

 

 





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Nuno Sousa
Nuno Sousa
13 de Outubro de 2024 8:48

É tão estupido que de tanta estupidez para mim só pode significar uma coisa:
Querem retificar, voltar atrás, ou no mínimo corrigir alguma coisa, sem impactar o paleio que têm vomitado. Carimbam com “ouvimos os utilizadores” fica sempre bem.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
13 de Outubro de 2024 8:55

A indústria está podre.
DF Halo – “as imagens impressionam”
Continua a mesma lenga lenga de sempre, isso é que é impressionante.

Livio
Livio
Responder a  Nuno Sousa
13 de Outubro de 2024 9:46

Imagem pode impressionar, quero ver se a UE5 roda os 60fps em 4K

Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Outubro de 2024 11:43

Nem a 4090 tem conseguido, No Silent Hill a DF diz que são stuterings até em “pc da nasa”. Pode até empurrar 100fps, mas é engasgando…

Deto
Deto
Responder a  Nuno Sousa
13 de Outubro de 2024 17:41

a mesma coisa que foi aquele primeiro CG do Halo Infinite… Ai a MS foi lá e repetiu a mesma coisa com o “Halo na UE5” e a DF falou a mesma coisa

Lembro do Jim Ryam falando que eles não tem compromisso com a “complacência”. Na epoca todo mundo pensou que ele se referia ao desastre do PS3 depois do sucesso do PS1 e PS2

Mas eu acho que ele se referia a MS e o xbox e o comportamento que a Mídia tem com o xbox.

É complacência, para alguém da mídia meter o pau no xbox só quando não tem como “esquecer” da cagada do xbox

Se esqueceram da apresentação do Halo Infinite com CG fake para elogiar o Halo “na unreal engine”

Se esqueceram da GTX970 com memória dividida para não questionar o xbox com memória assim

Para criticarem, só se tá esfregado na cara deles… como com Redfall. Se puder elogiar com “cronograma” para adicionar RT no Halo Infinite, eles elogiam

É cansativo, se fosse a Nintendo ou Sony com esse desempenho nos últimos 20 anos seria um festival de questionamentos da midia…. que “não sabem fazer jogos” que deviam desistir e fechar tudo… Que só acertaram na cagada (o sucesso do xbox360). Garanto que teria artigos de “como a Sony/Nintendo saindo do mercado iria ser melhor para todos”

E isso claro, sem esquecer a complacência da propria MS com ela mesma e dos caixistas com o xbox…

Last edited 1 dia atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Nuno Sousa
13 de Outubro de 2024 9:45

E meio que retificaram partes do Gamepass com os novos níveis de plano de assinatura e a remoção do day one no plano mais básico. É capaz de mais mudanças surgirem, como colocar mais benefícios no plano mais caro e remover dos planos inferiores ou uma nova onda de alteração de preços

Trevisan
Trevisan
13 de Outubro de 2024 8:56

Em resumo: A bagunça está instaurada. A direção não sabe para o caminho que tem que ir e não a Microsoft não vai ter os seus 1 bi de usuários Xbox.

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
13 de Outubro de 2024 11:46

Na verdade ela sabe pra onde quer ir, não sabe é porque mais clientes não estão a aderir ao maravilhoso serviço, e porque após comprarem “30%” de todos os estúdios AAA do mundo, grande parcela dos gamers ainda não fazem questão do seu console ou serviço.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
13 de Outubro de 2024 9:50

Olha, esse mercado de jogos anda muito complicado. Os caras não conseguem fazer uns jogos bons, não é possível.

Aí a Microsoft parece que dá uma de “João sem braço” tentando limpar a barra fazendo de conta que tá buscando diálogo…

Ah, dúvido que eles não saibam das coisas que estão listadas acima, a menos que eles estejam pensando: “ah, dá um trabalhinho a mais mas dá pra fazer, olha aí, nós roda Hellblade 2 nisso aí, roda FH5 e tudo mais, vocês tão de má vontade, o negócio é feito pros pobre… Me ajuda aí pô, dá pra jogar no xCloud cara, é tablet, celular, televisão, até PlayStation, jogo day One, monte de franquia, ecossistema foda, controle de toda cor, como o povo não compra cara?!”

Aí vem com um monte de jogo médio pra baixo, não aprende nada, devem conversar com as pessoas erradas, e o povão não parece ter capacidade suficiente pra dar um feedback também pelo que a gente lê, precisa ir alguém e mostrar o que eles gostam, aí fica difícil

Last edited 2 dias atrás by Carlos Zidane
Juca
Juca
13 de Outubro de 2024 11:40

Parece que eles só ouvem feedback de consumidores, ou mesmo nem isso. Após survirem críticas sobre o DLC do Starfield, a justificativa é ali estava tudo que os clientes pediram… E assim vai a coisa. Não sei bem se a coisa é justa ou não, mas me parece muito que parte da crítica é porque a DLC não está no Gamepass.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
13 de Outubro de 2024 11:49

Xbox tem praticamente 25 anos de mercado, más com um amadorismo que parece que nasceram a 1 ou 2 anos. Xbox como hardware pra mim morreu, como software pode ser que ainda lhe pegue. Do resto, que setor sem rumo.

Deto
Deto
13 de Outubro de 2024 17:16

Não acheio o link, mas piora…

A pesquisa é somente para desenvolvedor do EUA ahuauhahu

Sparrow81
Sparrow81
13 de Outubro de 2024 19:31

É impressionante como a Microsoft acha que todo mundo é burro pra cacete! Bom, eu larguei produtos da Microsoft faz bastante tempo e olha que tive paciência por décadas com essa mediocridade deles.

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