Sem querer comparar com outros jogos, chama-se a atenção para os pormenores deliciosos que este jogo possui na vida selvagem.
O post que se segue é apenas um apanhado de alguma (não toda) a vida selvagem que podem encontrar em Horizon Forbidden West. E não querendo comparar com outros jogos, ou dizer que este está melhor ou pior, a intenção aqui é pura e simplesmente mostrar a qualidade do que aqui é ofertado.
Eis então algumas imagens:
Apenas para referência. Eis uma personagem secundária:
E uma personagem terciária.
E o detalhe das mesmas, começando por uma personagem secundária:
E uma terciária:
E já agora… a principal:
Concluí a campanha do jogo. Já posso afirmar que na minha opinião é o melhor jogo de PS5 que joguei até o momento.
Para começar, a evolução do Horizon Zero Dawn para o Horizon Forbidden West segue os traços da evolução de Assassin’s Creed 1 para o Assassin’s Creed 2. Ou seja, apresentou melhorias significativas em todos os sentidos. A história principal bem como pacing e narrativa são muito superiores se comparado ao Horizon Zero Dawn, é outro patamar.
Além dos aspectos visuais notórios como melhorias drásticas de expressões faciais e a parte de mergulho (um espetáculo), eu observei como os assets das montanhas e rochas estão bem feitos. Você só consegue saber se uma parede é escalável usando o foco da Aloy. Não tem aquele destaque marrom ou amarelo mostrando o que é escalável. Os detalhes estão muito bons.
Os pontos negativos é o que todos tem reportado: bugs, pop ins, e o jogo ainda tem possui muitos resquícios de “jogo scriptado”. Como a Aloy ganhou novas habilidades, você pensa em outras formas de cumprir os objetivos. Mas em certos momentos, o “script” não te deixa fazer isso.
Como os bugs e pop ins estão bem notórios, eu daria uma nota 9. Pena que capricharam tanto no conteúdo do jogo, mas entregaram um lançamento com erros notórios (embora bem longe de Cyberpunk ou Days Gone).
Como demonstra o Patch 1.05, a equipa está a caçar os bugs todos. Seja como for é pena, pois quando estiverem corrigidos… Já a maior parte das pessoas o jogaram.
Eu dei uma pausa. Estou à espera de patches, e o pacing da história no início está terrível. Fazes um prólogo onde te mergulham em info e mais info sobre a história e a urgência em salvar o mundo, e de repente estás a procurar mantimentos para um cozinheiro.
Espero que, como dizes, a coisa melhore.
Os: Fizeste as side quests para manter o teu nível dentro do desejado, ou focaste-te na história sem ligar a isso?
Pow, Mário, mas isso é comum de jogos de mundo aberto. Essa do cozinheiro não é missão principal e você pode ignorá-la completamente. Só te dão a opção de ir conversar com ele e buscar materiais.
Não percebeste… Basicamente o que choca no início do jogo é a forma como a história principal se torna apenas mais uma… quando antes é de tal forma fulcral.
O que falas chama-se dissonância ludonarrativa, é o conflito da narrativa do jogo com a narrativa transmitida através da jogabilidade, e para apontares o dedo ao Horizon tens que apontar a um sem numero de jogos que usam o velho enredo de salvar o mundo e o quão urgente é mas que para bem do próprio jogo em termos de longevidade até, torna essa urgência algo secundário.
É um problema em práticamente tudo quanto é jogo com sidequests, seja ou não mundo aberto.
Concordo.
Para mim não é um defeito é uma caracteristica 🙂
Não achei isso não. As missões principais são bem objetivas para com a narrativa do game. Agora se vc quer fazer secundárias para pegar armas e ganhar pontos de habilidade a história é outra.
Até agora dou nota 9 ao Horizon.
Bom entretenimento estou a jogar no modo qualidade e além do pop in e dois crashes está bastante bom.
Elden Ring dou 6, perfomance horrivel, mais um para o mercado de usados caso não resolvam rápidamente os problemas.
Quando saiu o patch 1.05, eu estava mais ou menos na metade do jogo. Diria que reduziu a frequência de bugs e pop ins em uns 30%. Mas certamente vão resolver nos patches futuros.
Sobre o prólogo demorado, percebi que tentaram ao máximo situar o jogador que não jogou o Horizon Zero Dawn, porque a história está muito conectada entre os dois jogos. Eu particularmente achei ok, até porque muitos jogos em mundo aberto tendem a ter um começo meio arrastado mesmo, então não fiquei tão incomodado. Mas o jogo de facto começa depois do prólogo, e a meu ver fica espetacular (apesar dos problemas técnicos).
Sobre as side quests, eu tento equilibrar, faço algumas mas não todas. Eu joguei no nível normal, então quando percebo que a última etapa da campanha principal foi mais trabalhosa do que o esperado, eu faço algumas missões paralelas vendo se ganho algo de maior utilidade para facilitar a próxima missão.
também já zerei.
achei maior cara de que faltou “play test”… várias partes parece que faltou alguém jogar e tester e ajustar.
deve ter sido a pandemia… acho que HFW atrasou um ano, junto com Ragnarok…
Penso de forma igual.
Pelo visto a Sony queria lançar dentro do ano fiscal FY 2021 (que se encerra em 31 de março de 2022), e faltou mais uns 2 ou 3 meses de polimento e correção de bugs. O adiamento que fizeram para evitar crunch não bastou.
Mas uma coisa eu afirmo sem medo de errar: eu joguei e platinei Days Gone em fevereiro/2020. Eu tive mais bugs em Days Gone jogando quase 1 ano depois do lançamento do que em Horizon Forbidden West com esse patch 1.05. Então eu vi bugs, incomodou sim, mas não eram tão rotineiros quanto os do Days Gone versão 2020 rs. Cyberpunk então só comecei agora, eu nem arrisquei jogar no lançamento.
Por exemplo, um bug em Horizon FW que aconteceu umas 3 vezes em 40 horas de gameplay era quando o inimigo ficava dentro da montanha ou debaixo do chão. Então você limpava a área, matava quase todos os inimigos, e só restava esse que estava dentro de alguma coisa por um bug, que tenta te atacar e não consegue, e você tenta atacá-lo e também não consegue. E com isso o jogo não progride, e você precisa voltar para o savepoint anterior, matar todo mundo de novo e prosseguir na campanha.
A meu está encostado pois estou no elden ring. Pode ser que quando o retomar já tenha os problemas todos resolvidos.
Mesmo sendo amante dos souls, o elden ring não me está a perecer ser o que dizem. Embora esteja a adorar, não me parece estar ao nível de um bloodborne ou darksouls1. Ainda estou na dúvida se um mundo aberto encaixa neste tipo de jogo.
Dá-me a sensação que tentaram agradar a um público mais amplo, e não apenas aos amantes de souls.
Dou-lhe um 8.5/10.
Sony, já começa a ser altura de vrr na ps5 não? Fazia falta no elden ring 🙂
Você está jogando no performance ou no qualidade? Vi que a decisão da publisher de deixar os fps abertos prejudica bastante o modo qualidade.
Performance. A qualidade visual entre modos é pouca.
Neste jogo o vrr fazia diferença.
Se travar vai ficar pior. Porque o frame pace é bugado. Por isso deixaram livre.
Penso que são problemas que não têm muito a ver, e que sobraria mais processamento pra trabalharem melhor isso, mas realmente tem mais a ver com otimização do que com quantidade de quadros o problema dos frame times.
VRR é uma boa ajuda, mas o problema em Elden Ring é que o frame time está bastante irregular. Na análise do Battaglia, até a RTX 3090 registra stutters no jogo, mesmo rodando no mínimo https://www.youtube.com/watch?v=5EtcrUrsl38
O problema dessa irregularidade é que quando existir um delay razoavelmente grande entre dois quadros, por exemplo, 80ms, estamos falando da TV esperar no mínimo 80ms para mostrar o quadro no display, com ou sem VRR. Lembrando que 60fps cravados significa o display mostrando o quadro a cada 16.66ms.
Então o VRR vai suavizar os stutters, mas o ideal mesmo seria os 60fps cravados. É por isso que o John Linneman queria rodar a versão de OneX no SeriesX.
Carlos, você sabe se a versão de PS4 rodando no PS5 também sofre do frame pacing ruim?
Do que vi a DF noticiar, parece que os stutters no PC estão mais agressivos do que nos consoles.
Então o PS5 rodando código de PS4 Pro ou o Xbox Series X rodando código de Xbox One X são as situações mais próximas de 60fps estáveis. Só que tenho visto algumas pessoas reclamarem que os stutters pioram de acordo com o andamento do jogo, ou seja, os testes de DF, IGN, El Analista de Bits estão muito centrados nas primeiras horas do jogo, e depois piora.
Está horrível no PC. Não testei após a última atualização, mas duvido que resolva.
Elden Ring deve ser “efeito reboot” auhuhaha
todos os jogos da From a partir do Demons Souls deveria ter muito mais reconhecimento e sucesso que tiveram…
Ai parece que isso acumulou e saiu no Elden Ring.
Fico achando que parte da aparente popularidade deve-se ao envolvimento do George RR Martin e de ser dessa vez propagandeado como mundo aberto, talvez Demons Souls Remake também tenha ajudado a muitos conhecerem o gênero desse vez pela beleza chamativa do game.
A popularidade vem principalmente da quantidade de dinheiro que a Bandai gastou com marketing. Desde a divulgação do Martin aos reviews pagos. Some isso ao Sucesso de Sekiro e o prêmio de jogo do ano e temos um caminho para o sucesso.
O problema é que o PT soltou uma nota passando pano pra Rússia. Está em qualquer lugar, basta procurar.
Terminei a campanha principal ontem, para mim também melhor game PS5 fácil até o momento, apesar dos problemas técnicos pontuais, gostei muito da história principal, a missões segundarias também são interessantes e com objetivos, nada repetitivo ou enjoativo, a árena de desafio do jogo também curti bastante, tô viciado em pegar medalhas por lá..e comparação ao primeiro é muito superior.
Com relação aos gráficos realmente estão incríveis um deleite aos olhos, a montaria alada também, é incrível poder voar pelo mapa, apesar de pela limitação técnica a velocidade ser bastante reduzida…
Segue o link com uma foto em comparação a CGI e o gameplay…estamos quase lá em nível de qualidade.
https://twitter.com/iD_KingCheating/status/1498019743139176449?t=Lbu3BBmxl7EKgHFyK-EGNg&s=19
Um belo jogo realmente, um grande nível de informações na tela, de partículas a insetos, é um game glorioso. Após o patch parei de ver pop ins, não sei se é coincidência da área onde eu estou jogando ou se realmente foi melhorado. Num teste rápido que fiz iniciei o game noutra conta e um pop in nos campos vermelhos, onde era facilmente perceptível logo na apresentação do jogo, sumiu.
Ainda não cheguei a terminar o game, mas estou curtindo bastante a evolução que teve do ZD para FW. A quantidade de biomas realmente é show de bola e a cada area que eu chego eu fico impressionado. Estou jogando no modo qualidade e os unicos problemas que tenho são alguns com a luz e pop ins pontuais.
Mesmo com toda evolução do combate corpo a corpo eu esperei mais.
Favor sem spoiler pq a Amazon brasileira fez o favor de ainda não enviar a edição especial do PS4 para aqueles que fizeram a pré-venda, até mesmo para aqueles que encomendaram em setembro de 2021. Pelo que andei lendo parece que houve problema parecido com Elden Ring( ainda na Amazon) e estou receoso com o GT7 na sexta feira.
A desculpa é um atraso do fornecedor