Alguém se apercebeu que a PSN esteve em baixo durante 2 dias? Eu não… porque não jogo online e só tenho jogos físicos! Seja como for, esta quebra da PSN justifica que a Sony dê uma explicação aos utilizadores sobre o que se passou.
Pois é, aparentemente na passada semana a PSN esteve em baixo durante 2 dias… Nada de extremamente grave pois por vezes os ISPs tem problemas com a Internet por igual ou mesmo mais tempo, mas mesmo assim esta foi uma situação que certamente afetou muitas pessoas.
A Sony veio agora compensar com a oferta de 5 dias de PSN adicional aos assinantes, mas a realidade é que na parte que me toca… Eu nem sequer me apercebi que a PSN estava em baixo.
O motivo de tal é muito simples… Eu não tenho o hábito de jogar online, e quando o faço, normalmente faço-o no PC. E na Playstation, dado que a minha livraria é 99% física, e não compro jogos que não venham na integra nos Blue Rays, não tinha como sentir nada.
Os jogos digitais, esses requerem validação em servidores, apesar que há alguns que arrancam sem problemas se a internet falhar por um ou dois dias. Mas os jogos físicos esses não precisam de validação em lado nenhum, requerendo apenas que o BD esteja inserido na drive.
E nesse sentido, usei a minha consola normalmente nos dias em que a falha da PSN ocorreu, sem que sequer me apercebesse de que algo estava mal.
Mas esta situação é serviu para para os dependentes de jogos digitais, que jogam online, e que acreditam que o digital é o futuro. Esses tiveram problemas durante dois dias.
A parte realmente preocupante
O que é realmente preocupante no meio de tudo isto, não é a quebra da PSN, é a falta de explicação sobre o que aconteceu.
Tendo existido o Hack em 2011, naturalmente que muitos utilizadores viram a situação como uma nova potencial quebra de segurança, e naturalmente querem que a Sony venha abordar o assunto explicando o que se passou, e que levou á queda da PSN, bem como saber se algum dado foi comprometido. Afinal há aqui pelo meio muitos cartões de crédito e é natural que as pessoas queiram saber se devem ou não tomar providencias no sentido de assegurar que os mesmos não vão ser usados de forma indevida.
Nesse aspecto, é vergonhoso o silencio da Sony.
Não existe absolutamente nada que impeça verificação online no servidor, até num singleplayer, mesmo usando disco.
Há multis assim. Starfield se não me engano tem que ser baixado pois apenas um pedaço do jogo está no disco…
E os multiplayers usando disco ou não foram todos de arrasta pra baixo.
É é por isso que a comunidade PC que compra jogo PS não quer imposição de PSN nenhuma. Se colocou o jogo na Steam que deixe ele lá.
Há… a informação. Os jogos que precisam disso normalmente são conhecidos.
Nos jogos Sony (offline), por norma, eles não fazem essas verificações. Nos Microsoft sim.
A maioria dos jogos são multis Mário. E podem ter isso neles por tabela.
Mas de qualquer forma isso prejudicou a diversão multiplayer da turma por um final de semana.
E jogam multiplayer demais. Em tudo que é lugar.
Mesmo os multi na PS, se forem físicos, normalmente não tem verificação online. Já basta não funcionar sem o servidor.
—
A PlayStation e a Xbox têm abordagens diferentes quanto à necessidade de ligação à internet para validar jogos físicos.
PlayStation
Na PlayStation, os jogos físicos geralmente funcionam sem necessidade de ligação à internet. Depois de inserires o disco, a consola instala os ficheiros do jogo e pode ser jogado diretamente, desde que não seja um jogo exclusivamente online. Atualizações podem ser necessárias, mas não são obrigatórias para a maioria dos jogos single-player.
Uma exceção são jogos que incluem DRM específico, como certas edições especiais ou coleções que exigem downloads adicionais. No entanto, casos assim são raros na PlayStation.
Xbox
Na Xbox, a situação é diferente. A Microsoft tem uma abordagem mais dependente da internet para validação, especialmente na Xbox Series X|S. Apesar da Xbox Series X ter leitor de discos, muitos jogos físicos funcionam como simples chaves de ativação, exigindo download completo dos servidores da Microsoft. Além disso, alguns jogos precisam de uma verificação online inicial antes de serem jogados, mesmo que sejam single-player e estejam em disco.
Isto deve-se, em parte, à forma como a Xbox lida com a retrocompatibilidade e otimizações para o hardware mais recente, o que por vezes exige downloads adicionais.
Conclusão
De um modo geral, os jogos físicos na PlayStation são mais autónomos e raramente precisam de ligação à internet para funcionar. Na Xbox, há uma maior tendência para exigir uma validação inicial ou downloads adicionais, tornando a experiência menos “física” do que se esperaria.
O mercado está virando all digital. Há quanto tempo você não vê um PC com leitor DVD ou BluRay ?
Nos notebooks que eu acompanho mais de perto. Já tem uns 10 anos que isso declinou.
Até te desafio a achar um notebook hoje em dia gamer com um. Até Builds de PC Desktop é difícil achar gente que coloca na baia.
Porque você acha que o PS5 Pro é all digital e o leitor se tornou um acessório a parte ?
Para descer o preço…
O mercado é o que as pessoas deixarem que seja.
Na Sony, os seus jogos First Party vendem em 60% no formato físico.
Porque ninguém quer ter duas linhas de montagem, uma para PS5 e outra para PS5 Digital.
Faz um console só e no final decide se encaixa ou não o leitor.
Se no PC virou tudo mídia digital e a MS acabou com a mídia física nos consoles deles problemas é deles, não tem “a sony tb”
Infelizmente estábcada vez mais no digital e as pessoas não conseguem ver o tanto que isso é ruim. Quando os “seus” jogos sumirem por qualquer motivo, acho que irão dar mais valor.
PS: Acabei de comprar um drive interno de blu_ray . Raridade mesmo.
O que dizes do Xbox é em parte verdade, sendo que antigamente era bem pior. Contudo, nos firmwares mais novos do Xbox series X, é possível instalar e jogar os jogos de disco offline, desde que seja single player, óbvio, e que o jogo esteja completamente no disco. Isso também vale para jogos do Xbox One. Jogos do X360 não funciona pois é necessário baixar um patch específico para cada jogo.
Eu já testei isso e funciona realmente.
Uma observação importante, se for um jogo com mais de 50 GB , então necessariamente terá que baixar o resto online pois o BD do Xbox é de somente 50 GB ( salvo exceções quando o jogo vem em mais de um disco como por exemplo o cyber punk ultimate edition do Xbox series x que dão 3 BDs).
Vou pedir-te uma coisa… Desliga a consola 7 dias da rede, e tenta arrancar um jogo.
Porque a ideia que tenho é que o que mudou foi a verificação diária, para permitir falhas temporárias de rede, mas não a total.
É um bom teste. Vou fazer isso.
Jogos multiplataforma seguem o mesmo padrão, vários precisam on line para funcionar apenas no xbox
Sou adepto a mídia física porém discordo do texto de introdução, o jogo ao qual mais gasto tempo é o GT7, tenho em mídia física porém sem conexão com a internet o jogo tem recursos bloqueados.
Eu também não percebi a queda da PSN, mas é devido estar num período em que estou focando em outras coisas e quando fui acessar o jogo no sábado (08/02/2025) o problema com a PSN já tinha se resolvido.
Vale lembrar que também tive problema com o leitor recentemente e se caso eu quisesse jogar teria que ir para uma versão digital.
O GT é um jogo online. E que usa a internet para verificação de aldrabices nas corridas. Naturalmente que como jogo online que é, e baseando-se nesse tipo de DRM, ele tem essas questões. Mas é uma excepção à regra e não a regra.