Como se poderá comparar um PC totalmente obsoleto a correr o windows NT com um atual a correr o Windows 11? Ficarias surpreendido que o PC obsoleto fosse muito, mas mesmo muito mais rápido?
Passamos as velocidades dos CPUs dos MHz para os Ghz, aumentamos a capacidade de processamento paralelo e multi core, aumentamos as larguras de banda, as caches aumentaram tremendamente e passaram de lidar com MB/s para TB/s, os CPUs deixaram de lidar com o grafismo, para isso passar a ser feito por um GPU dedicado, e as memorias passaram dos MB para os GB, e passamos dos discos que liam um par de MB/s para SSDs que leem centenas de GB/s.
E com isto Windows evoluiu… mas será que ficou mais rápido?
Neste artigo vamos ver como se porta um totalmente obsoleto PC dos anos 2000, a correr o Windows NT. O seu CPU single core corre a 600 Mhz, possui 128 MB de RAM, e um disco velhinho dessa altura, face a um computador atual mais económico, mas muito mais avançado. Neste caso um i5 de 4 núcleos, 8 GB de RAM, e um SSD.
Apesar de não serem avançados mais dados, este é um computador atual pelo que conta com Hyperthread, a memória deverá ser DDR3 ou 4, e o SSD, por muito lento que seja, terá sempre uma capacidade de leitura na ordem dos 200 a 300 MB/s.
Será de se notar que a máquina mais antiga tambem não era um topo de gama para a altura, pelo que a comparação é justa.
Vejamos então a máquina velinha a mexer no Windows NT.
Please remind me how we are moving forward. In this video, a machine from the year ~2000 (600MHz, 128MB RAM, spinning-rust hard disk) running Windows NT 3.51. Note how incredibly snappy opening apps is. ???? pic.twitter.com/YEO824vIqI
— Julio Merino (@jmmv) June 22, 2023
O que vemos? Uma fluidez brutal na mudança das aplicações. O sistema responde prontamente, e as aplicações mudam e abrem de forma imediata.
Vejamos agora o sistema mais recente.
Now look at opening the same apps on Windows 11 on a Surface Go 2 (quad-core i5 processor at 2.4GHz, 8GB RAM, SSD). Everything is super sluggish. pic.twitter.com/W722PNEGv0
— Julio Merino (@jmmv) June 22, 2023
Comparativamente o sistema mais recente é mais lento e menos responsivo que o antigo.
Isto deve-se a que o Windows está longe de ser um sistema operativo ligeiro.
Quem assistiu à evolução dos PCs, recorda-se que nos primórdios a luz do disco era um bom indicador de atividade. Quando o CPU requeria disco, este acendia, piscava durante a utilização, e apagava.
Mas ao longo dos tempos a atividade do disco começou a aumentar. Ao ponto que em certas alturas elas pura e simplesmente não parava de piscar. Tal surgiu como resultado da enorme quantidade de coisas que o Windows faz em segundo plano, muitas das quais nem sequer são usadas pelo utilizador, mas que são processadas para… caso sejam precisas.
O resultado foi que o Windows se tornou pesado, e isso é percetível pelo espaço que ocupa em disco.
Uma optimização do sistema operativo de forma a lhe desligar os serviços não essenciais, e apenas os ativar quando forem mesmo solicitados é algo que se requer. É caso para termos um slogan “Make Windows great again”. 😉
Fato, o legado do windows é seu carma, deviriam fazer um s.o novo do zero obrigar os devs a reescrever suas aplicações, mas eu vejo isso como algo inviavel….Uma sacanagem MS exigindo hardware para o windows 11, qdo claramente um pc que ja roda o 10 atenderia o 11 perfeitamente…
Não sei, Márcio, vejo hoje outros sistemas operacionais a criarem camadas de abstração para compatibilidade, Mac rodando apps de Windows, Linux rodando apps de Windows, Windows rodando apps de Android e Linux, e talvez, uma hora qualquer no futuro seja possível repensar um sistema de aplicativos mais universal, mas lógico que o líder de mercado será contra.
A questão da MS a exigir novo hardware é no intuito basicamente de controlar o usuário, sob o pretexto de dar mais segurança (combate aos ransomwares)
As camadas de abstração são boas para isso mesmo. Compatibilidade! Mas não para performance.
Este artigo é um bom exemplo de como as coisas melhoraram… Mas não como seria de se esperar.
os 70 bi faria muita coisa melhor.
não so o windows, tb o x86_64, agora que tem multiplos núcleos na CPU, mete 2 núcleos da arquitetura x86_64 para compatibilidade e lança uma x64 pura, corta tudo que hoje não faz sentido de compatibilidade antiga.
Se junta com Intel e AMD… os três tem interesse nisso agora com a Apple fazendo o seu SO e sua arquitetura, nada mais normal que esses três trabalharem juntos para melhorar a x86_64
mas imagina? desde quando a MS esta interessada em fazer o melhor produto? quer apenas dominar o mercado e fazer coisas mediocres, sempre o minimo.
Queria lembrar que o suporte de software da MS, no windows, em geral é o último a sair… no threadripper o windows estava todo cagado quando a CPU saiu, o windows nem sabia gerenciar tudo aquilo, enquanto no Linux já estava tudo pronto.
Saudades do tempo em que a desculpa para os problemas de lentidão eram apenas o grande número de ícones (aka atalhos) na área de trabalho! Lol
Mas é interessante como passamos a vida a pagar por mais e que é relativamente pior no que diz respeito a performance, lógico, aspectos visuais melhoraram, mas a maioria dos SOs ao invés de serem repensados do zero para saltar em performance, apenas vão agregando mais e mais informações virando um verdadeiro Frankenstein. Que bom seria se todo SO quando se instalasse fizesse uma compilação personalizada sua para cada máquina, excluindo o desnecessário e genérico, acho que as coisas já melhorariam um pouco, pelo menos.
Tive PC quando criança, mas meu primeiro de verdade foi com Windows Vista e 512mb de Ram. Comparado com aquilo, tudo parece uma maravilha.
O primeiro Windows em que mexi foi o 2.0. que foi logo substituído pelo 3, estabilizando no 3.11.
Eu sou dá época em que barramento moderno se chamava Vesa e placa de vídeo top era Diamond! ???? Como só tive mais acesso a computador mais velho, tipo no fim da adolescência, escapei dos fósforos verdes, 286 e 386… Lol
Já fui brindado estreando num dx2 66… E que máquina que era, saudades!
S3 Diamond… Lembra-me…
Os modelos exatamente não lembro mas acho que a Diamond era uma fabricante mais top, e a mais ralés eram as Trident, acho, se não me falha a memória. Eram as placas que lembro mais famosas antes da chegadas de coisas realmente mais voltadas aos games com aceleração 3D, tipo as Voodoo 3DFx…
O meu primeiro PC tinha um trident… As S3 Diamond apareceram depois e eram um espetáculo.
Lembro de ter tido uma Trident de 2MB também, só não lembro o modelo, uma Diamond nunca tive, pois à época era adolescente e o dinheiro era curto apesar da ajuda paterna, mas haviam muitos gastos de adolescente pra além das nerdices e a faculdade me consumia bastante, com livros e lanches e condução… Aí eram esperar aniversários para com os presentes de envelope fazer os upgrades… Fui pra um dx4, depois um pentium, comprei gravadores de cds com controladora scsi… Todo esse caminho que provavelmente você também fez se cresceu com computadores fazendo parte da sua vida, mas até que comecei tarde, muitos amigos meus tiveram msx com drive de fita cassete e tudo… Eu quando entrei pra valer nos computadores, já tinha kit multimídia e os disquetes só os de 1.44MB os de 1.2 já estavam em desuso, praticamente.
Começaste mal com o Vista! Acho que o melhor deve ter sido o 98 ou o XP… além do Dos 6.22 + Windows 3.11… Vale a lembrança de que o Windows só passou a ser um SO do Windows 95 pra frente, antes era só uma interface gráfica onde se precisava digitar “win” no prompt do Dos pra acessá-lo, ou obviamente fazer uma automação escrevendo “win” no autoexec.bat,um dos arquivos lidos automaticamente, pós boot da máquina, para executar automações…Também gostei de alguns polêmicos como o Me. Mas o Vista definitivamente era pesado e não entregava nada de relevante em relação os antecessores, era pura luxúria com efeitos visuais pesados.
Aquilo era ruim demais. Pior que não tinha como voltar para o XP porque o driver de áudio só funcionava no Vista. Era isso ou ficar sem áudio. Mas só para ligar era um parto.
Também tive o Vista, aquilo era mesmo mau, eu chama-lhe do Windows do Terminator.
Eu lembro quando usava Windows 98 e acessava a internet com modem da linha discada, conhecidos como “winmodens”, pq eles jogavam para a CPU todo o processamento de modulação e demodulação da linha discada e por isso não funcionavam com Linux
Não tinha driver.
Pois então, aqui no BR alguém deu um jeito de fazer um driver, ou sei lá, funcionava
Minha surpresa foi abrir a internet na linha discada e navegar 2x mais rápido com driver gambiarra no modem no linux.
Toda vez que eu vejo bench linux vs windows, o linux vence ou empata
Nessa epoca mesmo, tinha Unreal Tournament 2004 para Linux e eu instalei… sempre entrava primeiro na partida, o mapa carregava mais rápido, coisa de 10s que eu ficava sozinho no servidor enquanto o resto do pessoal “carregava”
Inclusive carregava mais rápido que quem tinha RAID 0 no Windows.
Deto tu pareces ter sido daqueles que foram enganados pelos winmodens da USrobotics que eram 28kbps recebiam “upgrade” grátis 33.6kbps, mas tinham noutros SOs funcionavam como 56kbps… Te preocupa não que eu também fui, você não está só. Lol
Off: Square Enix Responds to Final Fantasy 16 Sales Concern, Points to PS5 Install Base – IGN
Fico impressionado com o poder da galera do Xbox em criar narrativas. Para um pessoal que não compra jogos, parece estranho tanta preocupação com as vendas de FF16.
Vou comprar outra cópia só pra ajudar a ter game bom! Lol
[OFF] FTC parece estar modificando regras para tornar fusões e aquisições por grandes empresas mais difíceis:
https://www.adrenaline.com.br/microsoft/ftc-altera-normas-para-compra-de-grandes-corporacoes-nos-eua/
[Opinião] Só acho que sem impedir a aquisição por parte da MS vai dar é vantagem a mesma já que só impedira que os outros possam tem as mesmas vantagens com aquisições que a MS já teve, o que seria mais uma proteção para a MS que qualquer outra coisa.
O que choca é que estas regras tem de ser aceites pelos tribunais. E foram! Os mesmos que aprovaram a compra.
Diria que metade do poder bruto dos PCs vai embora com a falta de otimização. Antigamente 1 Gb de RAM era muito. Hoje o navegador consome 8. Coloquei 32 Gb no meu PC porque na época do lançamento de Age 2 definitive, não tinha como assistir um vídeo no YouTube e jogar em 4k com 16 de RAM. O game chegava a utilizar 16 sozinho. Nada contra, mas o original era de 1999. Os caras se esforçaram pra deixar o jogo tão pesado. E por enquanto só vai piorar.
Vai chegar naquele modelo ideal de um “SSD de RAM” pra rodar qualquer coisa! Lol
De modo geral, o pessoal não acha que precisa mais otimizar as coisas, só não sei bem de quem é a culpa desse modo de ver do novo mundo.
[OFF] Finalmente a Sony está fazendo versões personalizadas do console pra jogos!
https://blog.playstation.com/2023/07/20/first-look-ps5-console-marvels-spider-man-2-limited-edition-bundle/
https://www.youtube.com/watch?v=07bcyesxbrg
É bastante estranho.
Não era previsto a ps5 slim sair em setembro, Outubro?
Eu tô achando que só vai sair uma edição especial slim pro pessoal da Microsoft! Lol
É bem fácil prever o Slim
Tem q reduzir pela metade o mais, 3nm por ex.
Então vc conta 12 meses depois do Iphone começar a ser fabricado em 3nm e por volta dessa data vai ter o Slim, SE tiver… pq do jeito que falam Hoje, 3nm pode ser mais caro que 6nm, o atual, para o PS5
Rapaz o jogo parece ta bonitao hein. Aquele outro trailer n me pegou mas esse gostei!
As expressões faciais da Sony estão cada vez melhores. Acho que o que decepcionou o pessoal é que queriam um jogo filmado e ainda não estamos nisso, embora o negócio já esteja bem próximo. A iluminação desse jogo parece muito boa!