A Sony… tambem não é menina bonita… E tambem tenta burlar de forma consciente

Quem lê tanta coisa sobre atitudes da Microsoft pode pensar que a Sony é um anjinho no meio de tudo isto. Mas não, não só não é, como, conscientemente tambem tenta aldrabar o publico alvo.

A história que se segue não está relacionada com videojogos, mas no entanto parte da Sony. E sendo uma empresa uma empresa, as políticas são gerais, e se algo é aceite para uma divisão, tambem o poderá ser aceite para outras.

Pois bem, a Sony vai pagar 326,000  dólares ao Estado Norte Americano, como multa.

A situação advém de um processo por publicidade enganosa da Sony, e onde por acordo fora dos tribunais, a Sony acordou pagar a multa para terminar o processo.

A queixa do estado prendeu-se com uma falsa análise a um dos seus filmes que era atribuída a um jornal do Connecticut que nunca a fez. E desta forma a Sony acordou acabar com a fabricação falsa de análises aos seus filmes.



Na queixa existiam ainda outros pontos, com que que a Sony acordou acabar. Entre elas o ter pessoas contratadas a fazerem-se passar por cinéfilos casuais, e que exaltavam ao máximo os filmes que viam.

A investigação começou em Junho, quando um repórter do questionou a autenticidade das análises nos anúncios da Sony, e que afirmavam vir do critico “David Manning” do jornal “The Ridgefield Press”, e onde eram feitos grandes elogios a filmes como “A Knight’s Tale” e “The Animal”.

O jornal em causa desconhecia que estava a ser usado.

Será de notar que, apesar de criticáveis, estas práticas não foram iniciadas pela Sony, com a 20th Century Fox, Artisan Entertainment e a Universal Pictures a já terem feito o mesmo no passado.

 



25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
16 de Agosto de 2022 10:13

Infelizmente é uma prática comum e não é só no cinema, o que não falta por ai são anúncios de tv a entrevistar pessoas “casuais” a recomendar produtos, ou ainda aquelas taxas de satisfação altissimas, e nem vamos entrar na autêntica praga que são os influencers.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
16 de Agosto de 2022 11:16

Pior ainda nem são os “atores” dando uma de casuais são profissionais gabaritados de áreas de saúde embasando produtos que os “patrocinam”!

Juca
Juca
16 de Agosto de 2022 11:14

Que coisa lamentável! Esse tipo de coisa em cadeia de mentiras é das mais “escro***” que existem. Pra empresa a multa é um mínimo, deveriam impedí-la por um tempo de fazer novas propagandas. E esses profissionais de Marketing que se submetem a isso deveriam perder o direito de trabalhar na área, bem como qualquer profissional sem ética, já que mentir não é um mero erro, e sim uma conduta intencional, seja por qual motivo for!

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 12:52

Só há uma forma de lutar contra isso, é votar com a carteira, se muitos fizessem isso, podes crer que isso apareciam num dos seus estudos de mercado e ai sim mudavam as práticas.
O problema aqui é que tu, eu, e mais uns quantos, somos consumidores inteligentes, mas o coletivo é burro.

Quanto aos influencers, não são mais do que um “funcionário” da marca, portanto jamais te vai dar uma opinião justa e acima de tudo honesta, eu prefiro mil vezes ver reviews de alguém com poucas views e falta de qualidade de imagem mas que percebo que aquilo foi comprado com o seu dinheiro e como tal, ele vai criticar o que deve ser criticado.

Nunca confies na opinião de alguém que teve que assinar um NDA.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Agosto de 2022 21:49

E é por causa da tua postura, que tens a minha visita e confiança diariamente, na selva em que se tornou esta industria em termos de informação e comunidade, é bom ter este pequeno oásis.

Livio
Livio
16 de Agosto de 2022 13:28

Atualmente quando estou interessado em algo eu fecho os olhos e torço para dar tudo certo, não dá mais para confiar em análises.

No início do ano fiz uma pesquisa para ter um smartphone minimamente bom tanto para mim quanto para a esposa, após ter passado pela Sony(desisti devido a demora de updates do SO) e pela Asus(que aumentou e muito o preço dos smartphones) decidi ir para outra marca bem conceituada, fiquei interessado em 2 modelos da Motorola e quando fui ler as análises de um site dedicado a smartphones o que vejo, parágrafos repetidos para ambos os modelos, dá para confiar em uma análise dessas? Ali tem cara de análise patrocinada.

Já vi análise maquiada no Google, no caso uma pessoa viu que um familiar do dono do estabelecimento avaliou com 5 estrelas no Google e escreveu um comentário “denunciando”.

Já vi análise de produto no site da fabricante que não recebe um negativo, contrastando com opiniões em fóruns.

Juca
Juca
Responder a  Livio
16 de Agosto de 2022 13:44

Infelizmente, voltou-se ao tempo em que é melhor fazer juízo próprio de cada situação e desconsiderar um pouco as propagandas e avaliações/opiniões “gabaritadas” da internet.

Hoje voltou a valer muito mais o experimentalismo de outrora, o método rudimentar do comigo prestou ou não prestou.

TVs Sony, por exemplo, eu não compro mais, assim como um console da MS ou um smartphone da Samsung, mas são minhas experiências pessoais, logicamente.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 14:13

TVs Sony só não compro porque a Sony saiu do Br porque 3 aparelhos que tive ainda estão firmes e forte. Entretanto vi que alguns modelos de 2017/2018 estão mais susceptíveis a dar defeito na tela, algo que uma vez pensei em escrever algo sobre obsolescência programada em conjunto com a possível falta de qualidade e/ou erro de projeto.

Juca
Juca
Responder a  Livio
16 de Agosto de 2022 14:36

TV Sony eu não compro pela expriência que tive com uma 905e, com qualidade de imagem meia boca (minha plasma já tinha imagem melhor, embora não trouxesse hdr ou 4k) e a TV já deu 2 problemas em pouco tempo, na primeira vez, com pouco mais de 1 ano – fiquei sem imagem (troca de uma placa necessária – CI?!?!) E depois outro uns 6 meses depois. E hoje – deve ter uns 3 anos de uso – ela não tem mais smart pois perdeu todas as conexões wireless ( wifi e BT) e nem levei mais a oficina, o que tem salvado ela é um FireStick espetado.

Antes, dessa Sony, tive e tenho outros aparelhos, entre eles uma Trinitron de 34 espetacular pra época que durou mais de 10 anos e terminei dando para um irmão, e uma Sony HD de 32 que era até boazinha mas de imagem bem razoável, com os problemas inerentes da tecnologia LCD dando imagens lavadas… Essa que tive agora foi arrependimento quase instantâneo e ainda deu o desgosto de ser uma verdadeira bomba em durabilidade.

E embora a Sony tenha fechado suas fábricas aqui, ainda se vende TV da Sony por aqui. Embora modelos antigos ou apenas importados em lojas mais especializadas ao invés de nas populares lojas de departamentos.

Se você buscar TV Sony vai ver que ainda vendem algumas em lojas com submarino e etc, embora você possa considerar que é estoque antigo. Então, não compraria em qualquer hipótese pois a qualidade definhou.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 17:11

Pronto, nesses tempos de vacas magras andei pesquisando sobre TVs com defeito na OLX e achei algumas Sony, uma 705E(x70E – 2017) e duas 755F(x75F – 2018), ambos com o mesmo problema, com som e sem imagem. Consegui recuperar até agora 2 de 3 televisores(falta uma 755F). Como é o meu primeiro contato com resolução 4K para mim a imagem está boa.

No casos dessas descobri que embora modelos de anos diferentes ambas utilizam o mesmo painel(display)(por isso que pensei em escrever algo sobre os aparelhos atuais), que é da LG e projeto datado de 2016.

Em contraponto as 3 TVs que citei anteriormente, duas BX405(2011) e uma 805B(2014) estão funcionando sem problemas.

E eu mesmo tendo esse histórico positivo em relação as TVs eu não teria coragem de comprar um estoque “novo” na loja, pois já sei que não se fabrica por aqui há no mínimo uns 2 anos.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
16 de Agosto de 2022 18:44

Compreendo perfeitamente, Lívio.

A questão do aceite de qualidade passa por questões pessoais.
O que mais me irritou em termos de qualidade nessa última Sony que ainda tenho são os defeitos persistentes e inerentes da própria tecnologia que se dão como resolvidos e não estão. Fora essa questão de se propagar por aí como lenda urbana que LCDs e LEDs duram uma vida como eram as TVs de tubo, o que é uma mentira deslavada.
Pois de 3 que já tive 2 deram problemas com pouco tempo (uma Samsung A650 e essa Sony XBR905e), ambas TVs tidas como mid/hi-end à época de lançadas.

Foi e é irritante constatar que apesar de toda a má propaganda contra as Plasmas ainda dão um banho na qualidade de imagem dessa LED com Local Dimming da Sony, e Oled nem se fala já que traz a resolução e o HDR características com as quais a Plasma não teve como brigar pela própria época de que datam. A 905e prometia resolver problemas de cores que não resolve, e persistem os velhos problemas de desbotamentos de cores, vazamentos de luz, luminosidade excessiva nos pretos e etc.

Sim, eu sou um chato da imagem 😃, mas fiquei muito irritado ao pagar caro por uma imagem pior do que a que eu tinha há 5 anos pregressos e mais ainda quando a TV se revelou uma bomba em dar problemas.
Só compro led hoje se for pra tapar um buraco transitório ou se não for pra mim, do contrário, prefiro voltar pra minhas plasmas FHD sem HDR que voltar pra essas leds com cores pouco naturais no geral e com problemas com ângulos de visão, pois costumo deitar em uma rede ao lado da minha cama e a TV sempre fica um pouco de lado.
Bem, Lívio, vou para por aqui que a conversa está meio [OFF] e o Mário aparece pra puxar nossas orelhas! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 19:39

Sobre a preferência por marcas eu entendo completamente, cada um tem suas preferências, também faço indicações da Samsung, mas já tenho um conhecido que não quer ver a marca Samsung por perto (a TV dele deu defeito, ele acionou a garantia e eles disseram que o defeito foi implantado, o conhecido acionou a justiça e ganhou o processo). Já eu não quero ver produto LG por perto (imagine a surpresa ao saber que nas Sonys que citei acima (E e F) são equipadas com display LG). Tem um no trabalho que disse ter comprado uma TV Philco para jogar no PS5 porque já comprou LG e Samsung e ambas deram defeito logo após o término da garantia.

Resumindo como sempre falo, a duração de um aparelho eletrônico é: 50% o modo como você o cuida e 50% sorte.

Sobre o Mário ele deve tá inquieto para puxar as orelhas, mas como é um OFF que não gera o “war” eu creio que ele deixa passar!!!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Agosto de 2022 20:36

O problema é que os relatos por vezes se avolumam, o Lívio mesmo cita os relatos de problemas em TVs Sony 2017/2018. E quando dá algo errado com uma marca, penso que é natural darmos oportunidade a outra.

O pós venda nesses casos de problema também conta muito.
Quando acontece conosco a estatística individual do problema vai a 100% naquele produto.😃

Nesse caso da Sony comigo, aconteceu fora da garantia por pouco tempo, 6 mesesdepois veio outro problema, aí pensar que seria só azar o meu quando nem o costumo ter azar e mesmo sendo meio pessimista… Tenho TVs mais velhas que nunca me deram problema, porque eu iria considerar a escolha de algo que me deu desprazer repetido se tem outras marcas que não?!?!

A Sony me deu um desconto no 1o serviço depois de muita reclamação da minha parte, a TV foi consertada e teve pouco depois outro problema, isso não tem como ser azar, muito menos é falta de cuidado, eu tiro até eletrodomésticos das tomadas quando não estão em uso, só eu limpo minhas TV, só se mexem nelas por controle remoto… Isso não é azar é falta de qualidade mesmo, e se constatam isso deveriam assumir a responsabilidade (recall é pra isso).
Eletrônico que não dura 3 anos sem problemas e com causa idiopática ou que não dei azo, pra mim não presta, e certamente darei oportunidade a outras marcas ao invés de insistir nela.

Meu PS3 Fat com 3 anos e meio de YLOD (todos os meu consoles anteriores joguei uma geração inteira sem problemas), e só não fui pra Xbox porque além de eu já ter uma biblioteca de PS3, olhei pro lado e vi bastantes relatos (mesmo de conhecidos) de 3RL inclusive após revisões de hardware do 360.
Não fosse isso teria ido pro 360 ao invés de comprar um PS3 Slim (que vive até hoje).

O YLOD me irritou bastante, mas não ficaria sem videogame.
Agora pra trocar de empresa, abandonar os games de que se gosta/tem ou espera jogar só pra arriscar também com outro que se espera ter o mesmo tipo de problema, não vale a pena; é “trocar a 6 por meia dúzia” e ainda ficar sem o que se quer…

A questão é que coisas como YLOD e 3RLs foram problemas na qualidade de ambos mas que faziam os dois se equipararem de modo ruim, e largar o que já se gosta pra não ganhar em nada a mais que se queira no processo de troca não faz sentido.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 20:51

Só uma retificação, quando falo de 50% sorte, ou no caso a falta dela, não falo no sentido de energias negativas ou qualquer outra coisa relacionada.

Todo produto tem um lote e para fazer o produto a fabricante compra lotes de produtos, como nada na vida é perfeito é certo que no decorrer de um processo de manufatura tenha algum lote com componentes defeituosos ou que a qualidade não está a 100%.

Logo quando digo que 50% é sorte é no caso ter pego um aparelho cujo componentes estão em perfeito estado, por isso que há casos que um compra um produto e dura X anos e outro compra o mesmo produto mas que dura dias.

Livio
Livio
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 20:58

Olha que o YLOD foi espalhado ao mundo como um problema das esferas de solda, mas com o passar dos tempos e com o acesso ao Syscon do PS3 percebeu-se que boa parte dos YLOD foi devido a um capacitor que também foi largamente utilizado em notebooks.

Mesmo antes do acesso ao log de erros do Syscon algumas threads de foruns já desconfiavam de tais capacitores devido a manutenção dos tais notebooks e também devido a falta desses capacitores a partir do modelo Slim.

Juca
Juca
Responder a  Livio
16 de Agosto de 2022 22:01

Você já conseguiu reparar algum fat trocando os capacitores? Pergunto isso porque ainda tenho meu velho fat aqui que ainda liga, mas não vai muito longe… ainda botei o acelerador de ventoinha nele mas não resolveu.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
16 de Agosto de 2022 22:21

Acelerador em nada resolve.

Sim, tive 2 placas da coleção que tive sucesso trocando os capacitores, mas como comprei poucas unidades tive que ficar tirando os capacitores de uma placa para outra para realizar os testes. Tenho que adquirir mais.

Deto
Deto
Responder a  Livio
17 de Agosto de 2022 4:30

olhei no Ebay um CECHA01 lacrado na caixa…

10 mil reais auuhauhah

amanhã vou jogar na loteria de 10 milhões, se ganhar vou comprar um só para jogar um Resistance 3

os 10 mil reais podem ser considerados pq é o unico jeito de ter um PS3 Gordão sem riscos no black piano

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
17 de Agosto de 2022 10:35

Você pode polir um velho e ele ficar sem riscos, é só ter uma politriz elétrica com discos de flanela e a cera/pasta polidora apropriada, os acrílicos ficam como novos e ainda sai bem mais barato que esses 10 mil, Deto! 🙂

Agora, no “M L” tem gente vendendo desses capacitores pra recauchutagem de PS3, não sei se resolve mas tem vários anúncios por lá.

Deto
Deto
Responder a  Juca
17 de Agosto de 2022 17:07

a cara, é cheio de detalhe e dobras, vc já tentou no teu ps3?

pq eu acho que não fica bom, é muito pequeno, cheio de saliências, etc.

Livio
Livio
Responder a  Deto
17 de Agosto de 2022 11:48

Ontem estiver a olhar no eBay só para passar o tempo e procurei por “Gran Turismo rare ” devido a coleção e o que vi foi um show de horrores, unidades de versões numeradas custando mais caro que o GTHD(considerado raro), o motivo foi somente estes estarem lacrados.

Faço coleção de videogames e algumas franquias, mas ultimamente está impossível, estão colocando raro em tudo.

Sobre o PS3 fat quando começaram a divulgar que parte dos problemas do Ylod era devido os capacitores Nec Tokin os preços inflaram e todos diziam que era só trocar o capacitor. Algo que não é verdade, Ylod é só um sinal genérico de que algo não está ok e o verdadeiro erro só se sabe acessando o log do syscon. Eu comprava PS3 fat com defeito com valores de 100 a 250 reais, depois inflaram para mais de 400

Gervas69
Gervas69
Responder a  Livio
16 de Agosto de 2022 17:46

Isso dos telemóveis não tem muito que saber, só temos que focar nas características que queremos ou achamos que sejam essenciais . Também tive que comprar um telefone novo uma vez que a motherbord do meu Asus ROG phone 2 foi de vela e já estava fora da garantia e a reparação fica por uns míseros 600€.
Bem, procurei por um telefone que aguentasse bem os jogos como o PUBG e Fortnite, não tenho grande interesse em fotografia e tinha que ter bastante memória, os sholder triggers era um extra bem vindo mas não seria factor de compra.
Acabei por comprar o poco F3 da Xiaomi, tem o SD 870 e com 8gb RAM e 256 GB Rom, não tem os sholder triggers e é o modelo do ano passado, mas em relação ao modelo deste ano as diferenças são mínimas, mas aproveitando uma promo da prime Day da Amazon ficou por 200€.
As actualizações de SO nos telefones é para esquecer, são poucos os que fazem e a grande maioria é apenas flagships, comprar um telefone a contar com atualizações é o pior que se pode fazer.

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
16 de Agosto de 2022 20:45

Olha, mas escolher, às vezes, apenas pelas specs não é suficiente.
Muitas marcas conceituadas
trabalham com componentes secundários melhores (tipo capacitores, resistores, transistores…), por isso alguns aparelhos costumam durar mais que outros e é preciso ponderar preço/qualidade esperada. Lógico que tudo pode dar problema, mas as marcas que têm mais nome, costumam ter mais preocupação com o que não se vê, e pós venda mais responsável.

Last edited 2 anos atrás by Juca
error: Conteúdo protegido