A Sony paga para manter os jogos fora do Gamepass?

Salvo algum tipo de prova (que a Microsoft não apresenta) a afirmação aparenta ser uma completa deturpação de uma realidade que não é diferente da que a própria Microsoft ela mesma faz: O pagamento para conteúdo exclusivo!

Após a resposta da Sony aos reguladores Brasileiros onde afirma que o Call of Duty é um Franchising que poucos se encontram em situação de igualar, sendo um ’blockbuster’,do tipo AAA que não tem rival, a Microsoft apresentou um novo documento de resposta.

Eis o documento na integra, caso o queiram ler, e em Português.

Basicamente o que se percebe é que há aqui uma troca de acusações… A Microsoft ataca a Sony no sentido de proteger a sua compra, acusando-a essencialmente de três coisas:

  • Ser a única entidade que afirma que Call of Duty é um Franchising que poucos se encontram em situação de igualar, sendo um ’blockbuster’,do tipo AAA que não tem rival.
  • Pagar para impedir os criadores de software de colocar os jogos no Gamepass e outros serviços de subscrição competidores.
  • A Sony não querer serviços de subscrição concorrentes e atrativos que ameacem a sua posição de líder.

Vamos analisar e comentar cada um destes pontos:



Acima de tudo há que se perceber que tudo na vida é uma questão de perspetiva. Acima de tudo há que se ter a noção que pelo facto de estas empresas verem a coisa de forma diferente, isso não quer dizer que uma está certa e a outra está errada. Claro que, mediante a perspectiva de cada um, poderão ser tomados lados e serem apresentador argumentos, mas na realidade isso não torna a Sony correta ou a Microsoft correta.

A questão é que para se confirmar o que cada um diz, e verificar quem poderá efetivamente ter razão será necessário verificar-se uma série de situações para comprovar as afirmações de cada um. E é nesse aspeto que a Microsoft falha, pois as suas afirmações não são devidamente sustentadas, e soam mais a uma narrativa que encaixa as suas pretensões do que outra coisa, sendo que é nessa perspetiva que vamos analisar aqui a coisa.

Acima de tudo, é Call of Duty um Franchising relevante ou não? Vamos esquecer as perspetivas de cada um e ver a realidade!

Call of Duty é, pura e simplesmente o Francising multi plataforma mais vendido do mundo. Segundo os websites que registam vendas, o Franchising Call of Duty regista qualquer coisa como 425 milhões de cópias vendidas.

Já o segundo Franchising Multi Plataforma mais vendido do mundo, GTA, apenas regista 380 milhões de cópias…

Apenas 380 milhões? bem, 380 milhões é uma enormidade, mas é apenas 89% do conseguido por Call of Duty, o que significa que há ainda aqui uma diferença significativa (Fonte)



Mas Call of Duty não se distingue apenas pelas vendas, distingue-se pelo facto que é basicamente um Franchising anual… e de elevadíssima qualidade.

Nesse sentido, manter as pessoas engajadas e em lançamentos regulares efetivamente mostra um investimento e uma infra-estrutura já criada em torno do jogo que não está ao nível de muitos. Mesmo a EA com o Seu Battlefield não tem conseguido acompanhar. Não só o Battlefield não tem lançamentos anuais, como o histórico dos últimos jogos deixa bem a desejar com a qualidade a sofrer valentemente devido a problemas dos mais diversos. E nesse sentido, não consigo deixar de dar razão à Sony quando diz que este é um Franchising AAA que dificilmente outros estarão em condições de conseguir igualar.

Daí que analisamos a primeira acusação:

Acusação 1:A Sony ser a única entidade que afirma que Call of Duty é um Franchising que poucos se encontram em situação de igualar, sendo um ’blockbuster’,do tipo AAA que não tem rival.

É um facto que a Sony é a única que coloca as coisas nestes termos, com os oponentes a não dizerem o mesmo e até a apresentarem rivais ao Franchising. E a realidade é que estas empresas não estão erradas. Efetivamente existem concorrentes ao Call of Duty, mas naturalmente que dificilmente estas iriam admitir num documento que poderia sair a público (como saiu), que reconhecem que o produto da concorrente é superiorao que elas mesmo produzem, e que como tal, não pode ser igualado. Aliás reconhecer o contrário só faz bem á sua auto valorização e promoção dos seus títulos.



Mas então porque motivo a Sony vai contra a corrente?

A Sony fá-lo por um motivo e um motivo apenas. Um motivo que a distingue de todos os outros que responderam às questões. É que de todos é a única entidade que é detentora não apenas de jogos, mas igualmente de uma plataforma concorrente, a Playstation.

Daí que a Sony ser a única entidade que afirma tal coisa não surpreende. Porque na realidade é a única que está numa posição em que pode sair verdadeiramente lesada. Compreenda-se que para uma EA, Ubisoft, ou outro, vender os jogos na PS ou na Xbox é igual, desde que as vendas não caiam. Mas para a Sony a coisa não é assim, e a perda de vendas na sua plataforma afeta-a.

Daí que quanto à primeira questão, o argumento da Microsoft, apesar de verdadeiro, parece criado para se adaptar à sua argumentação, porque o facto de a Sony ser a única a argumentar algo assim nos parece claramente percetível e lógico de ser percebido.

Acusação 2: A Sony pagar para impedir os criadores de software de colocar os jogos no Gamepass e outros serviços de subscrição competidores.



Esta é uma situação que nos surpreende. E naturalmente não estamos em posição de dizer se isto é verdade ou mentira, mas a realidade é que uma acusação destas é muito séria, e como tal deveria ter sido feita com a apresentação de algo que a Microsoft não mostra: Provas!

Porque sem elas, perante o conhecido e a prática corrente no mercado, quer-nos parecer que a Microsoft poderá estar a deturpar uma realidade bem conhecida nossa, no sentido de tentar fazer parecer que as coisas são diferentes daquilo que realmente são, adaptando a coisa à sua retórica.

Vejamos: Quando uma empresa paga para ter conteúdo exclusivo na sua plataforma, ela está indiretamente a fazer outra coisa: A impedir que os criadores do conteúdo publiquem a mesma na outra plataforma.

Daí que a coisa pode efetivamente ser vista de duas formas.

  1. Na forma concorrencial e comum, em que a empresa paga para ter conteúdo exclusivo!
  2. Na forma mais maliciosa, onde o que se vê é que a empresa paga para que o conteúdo seja bloqueado nas plataformas rivais!

E é isto que nos parece que está a acontecer aqui! A Microsoft parece estar a deturpar uma realidade e uma prática comum no mercado, no sentido de conseguir a simpatia dos reguladores. Uma situação que ela mesma pratica, pois quando anuncia exclusivos, exclusivos temporários, ou exclusivos de lançamento, ela tambem pagou para que eles não apareçam na consola oponente. E olhem que só nesta geração não são poucos!



O que nos leva a acreditar nesta possibilidade e a análise de uma clausula de um acordo da Sony que foi tornada pública recentemente, e que segundo alguns links é nele que a Microsoft se apoia para o que diz. Vamos vê-la:

Este extrato faz parte de um acordo de exclusividade, neste caso temporária e de 1 ano, onde nestes pontos 1.9.1 e 1.9.2 a Sony refere explicitamente quais as plataformas que o mesmo restringe de se poder lançar o jogo.

O motivo pelo qual as coisas são explicitamente chamadas pelo nome deve-se a dois motivos.

  1. A possibilidade de se criarem-se exceções, como por exemplo o PC.
  2. A fuga legal ao definido no contrato por interpretação dúbia do conteúdo.

O facto de os serviços de subscrição serem, legalmente, eles mesmos considerados plataformas, obriga à clausula 1.9.1 que basicamente para garantir a exclusividade necessita de restringir o acesso a esses mesmos serviços durante a vigência da exclusividade. Caso não fosse algo assim tão claro, e a “chamar os bois pelos nomes”, poderia ser possível encontrar-se aqui um vazio legal para se quebrar a exclusividade.



Mas a realidade é que se efetivamente estas alíneas confirmam o que a Microsoft refere, em que a Sony paga para excluir-se conteúdos do Gamepass, a realidade é que aqui não há nada de novo,  sendo apenas um acordo de exclusividade, igual aos que a Microsoft faz, e onde se deixa claro que um jogo exclusivo não pode entrar noutras consolas seja por que meio for!

E ver as coisas pela perspetiva de que a Sony não está a comprar exclusividades, mas a pagar para afastar os jogos do Gamepass é uma perspectiva não só distorcida, como diga-se algo maquiavélica no sentido de adaptar uma realidade normal do mercado, e tambem praticada pela Microsoft, a uma atitude maldosa que se tenta passar como exclusiva do concorrente, que se adapta a sua argumentação.

Será ainda de se realçar que estas restrições acima indicadas são apenas clausulas do contrato, e não a base do contrato em si. E isto legalmente faz toda a diferença!

Uma coisa é o teor do contrato, ou seja o seu objetivo. E isso é descrito no corpo do documento. Os pontos ou alíneas são apenas clarificações sobre o que direta ou indiretamente fica implícito no contrato, mas não é o teor do contrato em si. Ou seja, para que a acusação da Microsoft fizesse sentido, a Microsoft teria de apresentar um contrato onde o objetivo do mesmo não fosse o garantir da exclusividade do produto para a Sony, mas sim o retirar/impedir o produto de entrar no Gamepass.

Resumindo, salvo qualquer acesso a outro tipo de documento que a Microsoft tenha tido, e que, neste caso, perante a afirmação, deveria apresentar (o que não aconteceu), tudo aponta para que a Microsoft esteja a distorcer uma realidade normal neste mercado a favor das suas retórica.



Diga-se aliás que, historicamente só há uma situação em que uma empresa tenha tomado uma postura de força para remover exclusivos da outra plataforma. Isso passou-se em 2014, com o ID@Xbox!

Para quem não se recorda, o ID@Xbox era uma iniciativa destinada a promover jogos Indie. Mas a iniciativa tinha um senão! Uma clausula, que referia que um jogo apenas poderia ser lançado na Xbox se obedecesse a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Fosse lançado na Xbox ao mesmo tempo que na Playstation
  • Tivesse algum conteúdo exclusivo Xbox
  • Fosse exclusivo Xbox

Basicamente esta iniciativa, criticada pelos Devs, e que teve esta clausula terminada mais tarde pela Microsoft que via muitos devs, receosos da falta de aprovação, e incapazes de terem recursos para lançamentos simultâneos, a evitarem a Xbox completamente, impedia os jogos de serem exclusivos, mesmo que temporários, Playstation, sob pena de não poderem ser lançados na Xbox. E caso tivessem estado na Playstation, teriam de ter algum conteúdo exclusivo para a Xbox.

Curiosamente, o ser exclusivo Xbox era uma alternativa, mostrando claramente o “olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço”.

Acusação 3: A Sony não quer serviços de subscrição concorrentes e atrativos que ameacem a sua posição de líder.



Neste aspeto a Microsoft afirma:

Em suma, a Sony apresenta irresignação por ter de concorrer com o serviço por assinatura da Microsoft. As manifestações públicas da Sony sobre assinatura de jogos e a resposta da empresa ao ofício da SG são claras: a Sony não quer que serviços por assinatura atraentes ameacem sua dominância no mercado de distribuição digital de jogos de console.
Em outras palavras, a Sony se insurge contra a introdução de novos modelos de monetização capazes de desafiar seu modelo de negócios

Quanto a esta afirmação é muito difícil alguém se pronunciar, pois trata-se de uma suposta intenção e vontade. Por esse mesmo motivo colocar isto sob forma de afirmação, como a Microsoft fez, e não de suposição é tambem algo de que discordo. Seja como for, a microsoft pode aqui ter toda a razão… ou não ter nenhuma! E a única forma de se o saber, era ter-se acesso à contabilidade do Gamepass, obtida de forma estanque, ou seja, sem a injeção de capital de outras fontes. Talvez seja a altura da Microsoft dar estes dados aos reguladores, para que estes possam averiguar se realmente é a Sony se opõem a este serviços, ou se a Sony se recusa a entrar em negócios ruinosos por não ter a infra-estrutura da Microsoft por detrás para cobrir as perdas.

Dito isto, pretende-se deixar claro que este artigo apenas pretende a analisar estes três pontos. Apesar de todos sabermos a mossa que, teoricamente, e no pior dos cenários, um Call of Duty exclusivo poderia causar na Sony, a realidade é que a Sony não se pode queixar de a Microsoft querer um exclusivo quando ela mesma vive de exclusivos.

E nesse sentido, apesar de reconhecer a razão à Sony nestes três pontos, isso não implica que selhe de a razão na totalidade. Acima de tudo os reguladores não tem de estar procurados coma Sony, mas sim com o mercado e a estabilidade do mesmo, bem como com o consumidor e se este pode sair prejudicado. O resto, se a Sony fica prejudicada ou não, tem de ser algo irrelevante, pois o direito da Microsoft em adquirir a Activision não pode ser prejudicada pelos interesses da Sony, que não são superiores aos de qualquer outro.

Nesse sentido espera-se apenas que os reguladores verifiquem isso mesmo, não impedindo a venda, mas quando muito impondo regras de etiqueta com a concorrência que terão de ser seguidas.



Entendemos que este esclarecimento é relevante no sentido de não se julgar que, pela análise independente dos pontos que se fez acima, e nos quais se deu razão à Sony, estamos contra ou a favor de alguém. Porque isso é algo que não nos compete e nem se pretende fazer ou demonstrar aqui.

 

 



81 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
12 de Agosto de 2022 10:10

Só li o título, mas tem graça, uma paga por conteúdo exclusivo e a outra não paga para ter conteúdo exclusivo seu paga para que o outro não o tenha no seu serviço é realmente a mesma coisa.
Sinceramente que comédia.

Vou ler o resto de certeza que vai fazer sentido.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
12 de Agosto de 2022 10:20

E o “respondo amanhã, estou cansado” no outro artigo. Não está mais cansado pelo jeito, mas vai lá e continua seu argumento, man! Ou o amanhã nunca vai chegar?

Quanto ao que paga pra não estar no outro serviço, a MS fez isso por anos e não vi ninguém de choradeira por isso! Ou tu esqueceu das exclusividades que 360 teve e na geração passada a MS desembolsou 100 milhões pra Tomb Raider ser exclusivo temporário? Tem o esquema que em The Division a MS pagou pra Ubisoftpara que o jogo não tivesse melhor desempenho no Ps4? Isso sim é patético!

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 12:14

Exacto.

Se a Sony paga a Activision para que Crash Bandicoot 4 seja exclusivo da Psn Plus, automaticamente exclui o jogo de outros serviços como o Gamepass.

Se a Microsoft paga a Crytek para que Ryse: Son of Rome seja exclusivo do Xbox One, automaticamente exclui o jogo de outras plataformas como o Playstation.

Prática super comum e que existe desde as primeiras gerações de consolas.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 12:17

Não é isso que a Microsoft diz e a ser verdade o valor pago seria menor logo compensa, não é meu exclusivo mas tb não alimenta o gp e sai mais barato.

Eu sei que você tem cabeça sr Mário não acho que seja um deto desta vida esse deve ser o único aqui que acha a Sony a santa casa da misericórdia.

Rui
Rui
Responder a  Sparrow81
12 de Agosto de 2022 12:14

É diferente comprar exclusivo temporário coisa que a sony faz ao pontapé do que pagar para o outro não o puder meter no serviço é tentar impedir o crescimento do serviço não por mérito próprio ao criar algo melhor mas pelo dinheiro e podes dar as cambalhotas que quiseres isto é inegável.

Eu não respondi ainda porque não me apeteceu e a minha resposta seria pro sr Mário mas depois vinham as comadres todas as do costume pardais e companhia. Quando me apetecer escrever o texto do comportamento rafeiro da Sony e este caso que eu acredito ser verdade é apenas um exemplo entre outros, desde o video a ridicularizar os jogos emprestados da xbox, a apresentação de consolas com comparações técnicas face as rivais, a usar frases da sega contra a Nintendo mas fica para quando tiver no computador e paciência para depois vos aturar.

Juca
Juca
Responder a  Rui
12 de Agosto de 2022 12:21

Se a guerra é do “comprar”?
Quem pode mais que a MS?
Ahhh mas eu queria Starfield na minha plataforma de preferência o PS! 🙂 Só que a MS comprou a Zenimax e agora dá a carta pra quaisquer futuro jogos dela no PS! 🤣
Eu também acredito na “boa índole” da MS! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Rui
12 de Agosto de 2022 12:24

Isso que você está dizendo é mais antigo do que andar pra trás, e todas as empresas fazem diante de suas possibilidades.

Lembra quando você aqui nos comentários disse sobre a Sony ter sufocado a Sega, ter usado seu poder de influência para isso? Então o que me diz da frase abaixo?

“Durante muito tempo diversas empresas priorizaram a Nintendo em seus lançamentos, que exigia exclusividade. Foi assim que por muito tempo a Capcom a eoutras não lançavam jogos para a Sega”

Fonte: https://meiobit.com/arquivo/132266/famicom-nes-nintendo-30-anos/

Fica a pergunta: a Nintendo exigia exclusividade dos third party para impedir o crescimento da Sega ou apenas para comprar exclusividade?

Deto
Deto
Responder a  Rui
12 de Agosto de 2022 17:09

tenho 600h de fallout no playstation

quantas horas de Final Fantasy vc tem no teu xbox?

“amanha eu respondo, estou cansado”

sempre esse vitimismo, a MS e os caixistas são sempre as vitimas da Sony malvadona…

não é a toa ganhou tanta força entre lunático do xbox (sim, qualquer um que acredita nisso é lunático) da teoria da conspiração da midia sonysta, xbox é a vitima da midia sonysta.

Livio
Livio
Responder a  Rui
12 de Agosto de 2022 10:48

Já chegou a pensar que o conteúdo está disponível para compra no Xbox e só não está no GamePass? Pois isso a MS nem reclama, o que dá a entender que o “conteúdo pago” pela Sony também está à venda no Xbox.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 11:56

😃

Mário, como se entra em contato com você, não encontrei nem um e-mail ou outro tipo de contato aqui no site ou no seu canal do youtube (talvez eu não tenha procurado direito)?

No contato, queria só sugerir pro próximo debate/vídeo a abordagem dos aspectos positivos e negativos que os debatedores vêem na aquisição da Activision pela MS, como o Daniel, a princípio, é desprovido da passionalidade por plataforma que a maioria aqui tem e que o Carlos também goza desse tipo de bom conceito por aqui, gostaria de ver a opinião deles e um debate em cima do que elencarem nos pontos que levantarem como positivos e negativos. Isso se não for pedir muito. E a depender do dia, também posso fazer uma conferência antes com vocês e trocar ideiaa, só não quero é a publicização da minha imagem pela internet nem de informações mais pessoais minhas. Um abraço.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 12:31

Pode sim.

Sparrow81
Sparrow81
12 de Agosto de 2022 10:16

OFF – Tá rolando um choro de pcista com o Spider remaster, falando que tá mal otimizado pra PC. Essa gente não entende que esse jogo não tá mal otimizado pra PC, ele só é um jogo super otimizado pra console!

https://twitter.com/viniciussmunhoz/status/1557385853999136774?t=86vWdXBBgdJytbwpNlRXVA&s=19

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
12 de Agosto de 2022 11:23

Pois é né? Nos consoles não temos estes problemas!!!!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
12 de Agosto de 2022 11:59

PCzista, no geral, é bem reclamão e quer que o jogo rode até em 386, mas nunca estão satisfeitos, eles que façam um Mod. 🤣

Mas obviamente que como são bem mais numerosos que consolistas a amostragem dos chatos é maior, e o que faço é apenas uma generalização como forma de brincar um pouco com a situação.

By-mission
By-mission
12 de Agosto de 2022 10:40

Pah… Lá aonde deve doer a Sony também fez a cama.. A algum tempo estava a ler Uma matéria a respeito do God of War que tem a versão de PC funcionar até em geladeiras não funcionar nos serviços de streaming nas Xbox. Sim não funciona por o Browser está a ser executado em uma Xbox!
E somente isto,!!

Der por onde der a Sony enfia os 2 pés na poça, mas dá os seus xiliques se sujar o calcanhar!!

Last edited 2 anos atrás by By-mission
Juca
Juca
Responder a  By-mission
12 de Agosto de 2022 12:04

Cadê o FH no PS, Sony malvadona não permitiu qua a MS lançasse ele lá, mesmo tendo versão até pra Android! 🤣

Que raciocínio, irmão? Ainda continuam a acreditar que exclusividade não é importante e que não se perde valor nas plataformas sem ela? Mesmo a ida dos jogos da Sony pro PC tem seu impacto no console dela, só se precisa de tempo pra isso ser avaliado.

E o Xbox já tem um God of War por lá! 🙂 Saiu em vários locais a notícia!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  By-mission
12 de Agosto de 2022 13:30

Acho que a maior rivalidade do futebol paulista é Corinthians e Palmeiras, supondo que você seja dirigente de um dos 2 times e no seu elenco de base tem um jogador que é promessa e pode fazer sucesso, mas no momento não há espaço para o time principal. Para não deixar o jogador perder o ritmo você decide emprestá-lo, tem como opções os times de outros estados, de outras divisões(Smartphones) e até mesmo times de outros países(PC), com esse leque de opções tu decidiria emprestar tua promessa para o teu principal rival?

Na Fórmula 1 um caso parecido foi o do Albon, um bom piloto que é da Red Bull, perdeu espaço e hoje está em uma equipe menor (Williams), será que se tivesse vaga a Red Bull o deixaria ir para uma Ferrari ou Mercedes?

Livio
Livio
12 de Agosto de 2022 10:46

Irei omentar sobre as justificativas que vi em outros sites sobre a crítica em relação a Sony.

Acho engraçado o malabarismo que a maioria está alegando como defesa e não percebem o erro que estão a fazer (que é o mesmo que estão a criticar na Sony).

1- A sony paga aos estúdios para não ter o game no serviço GamePass. Aqui alerto que a MS fala somente não estar no Gamepass, o que indica que o jogo está disponível para compra na plataforma Xbox;
2- A MS para não entrar em um “leilão” com a Sony, traduzindo: cobrir a oferta da Sony, e assim estar sendo “prejudicada” pelo jogo não estar no GamePass resolve então comprar os estúdios, com isso a MS tem a decisão de não ofertar/disponibilizar o jogo para compra na plataforma PS.

PS1: Ou seja, criticam que a Sony está a bloquear a disponibilidade de um jogo no GP (mas disponivel para compra na plataforma Xbox) e defendem aquisições de estúdios que podem resultar em jogos não disponíveis para toda plataforma PS.

PS2: defendem que a MS gaste bilhões na aquisição de estúdios mas não conseguem explicar do porquê a MS não gasta milhares ou até milhões para cobrir a oferta da Sony.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
12 de Agosto de 2022 11:12

Perfeito. Hipocrisia que fala, né?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 11:20

Eu li, o que comentei foram os diversos comentários em outros sites de pessoas a reclamarem da sony e a defenderem a aquisição de estúdios pela MS

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 11:38

editado.

E é isso se a Sony pagou para os jogos não estarem no GP(sem provas disponibilizadas pela MS) isso não indica que os mesmo estão bloqueados na plataforma, mas é aquilo para defender o que quer muitos não percebem que estão a fazer o mesmo que estão a criticar.

Juca
Juca
12 de Agosto de 2022 11:43

É de se lembrar ainda, que além do levantado pelo Mário, Grandes empresas como EA e Ubisoft estão a ter negócios com a MS (e mesmo com a Sony) para seu catálogo estar incluso nos serviços, logo, pra eles está garantido um cala a boca e um não tomar partido na briga das duas pra não melar o próprio negócio e sairem prejudicadas, mesmo a Take Two que já se manifestou contra serviços, não vai se queimar com o “dono do windows” e dificultar a sua vida a se posicionar contra a MS. Como disse o Mário, não haverá sinceridade dessas empresas por questões de marketing e mesmo estratégia, para não desmerecerem os próprios produtos que tentar concorrer com CoD e pra não se indispor com a própria MS e os que também são fãs da empresa, seria comprar briga à toa.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
12 de Agosto de 2022 12:03

Além disso, para os concorrentes, COD exclusivo de Xbox não seria ruim. A plataforma em que vendem mais jogos é de longe a Sony. Um concorrente a menos e nesse caso um concorrente de muito peso, abre espaço para os demais. Seja em vendas, mas até em parcerias com a Sony. Visto que a mesma vai está cada vez mais encurralada.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
12 de Agosto de 2022 12:36

Sim, verdade, BF poderia facilmente ocupar o lugar caso as pessoas prefiram se manter na plataforma da Sony.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 12:52

Eu comprei a PS3 em 2010 basicamente por causa de Uncharted 2, que me deixou boquiaberto quando vi a gameplay da perseguição do helicóptero na E3 de 2009.

Na época eu criticava bastante a performance da PS3 e Xbox 360 em jogos multiplataforma, e salvo algumas exceções, preferia jogá-los no PC. Mas em se tratando de exclusivos, a PS3 basicamente me obrigou a adquiri-la lol

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 13:04

Mas pra quem não gosta de jogar em computador ou em cloud(meu caso e de muitos) e ama Gears of War, Forza, FHorizon e Halo(meu caso e de muitos) e agora os games da Bethesda, o Xbox é igualmente indispensável, assim como o Playstation pra mim também é indispensável

Last edited 2 anos atrás by Fernando Molina
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 13:09

Até hoje me arrependo de não ter comprado um Xbox 360 lá em meados de 2011, 2012. Apesar de na época preferir PC, eu queria jogar Forza Horizon 1, Forza Motorsport 4, Alan Wake, etc.

Alan Wake até resolveu meu problema porque lançou na Steam em 2012. Mas os Forza eu fiquei esperando, esperando… e nada.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 13:33

Sim sim, eu comentei pq voce disse que uma Xbox com COD seria atrativa, e o Xbox, pelo menos pra mim, já é atrativo sem o COD

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 14:02

Mas Fernando, a discussão sobre CoD passa pela atratividade dos clientes em consumir outros jogos, mesmo Thirdies em sua plataforma.

Quando se fala de exclusivos se fala apenas do potencial de levar clientes a ir consumir onde vão ter exclusivos que o atraem.

A discussão das empresas aí não apenas sobre perder o CoD, é sobre perder clientes que também gastam dinheiro com outros jogos, mas se sentiram atraídos por uma plataforma por ter CoD lá também (a base de clientes é a base de consumo, a carteira da empresa de onde ela espera vir sua renda, os potenciais consumidores). A questão é o conjunto que atrai mais clientes para gastarem lá. E nisso exclusividades têm sua participação.

Mesmo tirando Fifa, CoD e GTA do PS ele ainda vende, mas muito provavelmente, venderá menos, e a Nintendo prova isso, sem querer aqui profanar a ideia de que “Nintendo é Nintendo”, que certamente seriam arguidos pelos fanboys da marca.
E isso (perder um grande jogo) inevitavelmente tira consumo do ecossistema.
Qualquer desses jogos é um system seller se exclusivos, assim como Halo, Uncharted e qualquer outro exclusivo famoso de uma empresa.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 13:49

Sim, considerando esses seus critérios subjetivos sim. Mas a ideia de indispensável verdadeiramente não é isso. Por exemplo, se hoje você quer jogar Spider-man um ter um PS não é algo necessário, ou indispensável, basta assinar o Cloud da Sony ou ter um PC. Antes você tinha que estar com um PS, mesmo que emprestado, isso sim o tornava indispensável.
E se colocar tudo day one no PC, será totalmente dispensável e será apenas uma opção.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 13:44

Bem, há muita coisa a se considerar na compra de um console, sobretudo como plataforma principal. O que eu realmente quis dizer é que onde as pessoas não têm poder aquisitivo para adquirir todas as plataformas e fazem a opção por uma, quando optarem pelo PS, se gostarem de Shooter, CoD estará fora do páreo, deixando o caminho livre pros demais.
Sim, comprei meu WiiU e Xbox One para exclusivos, só que o One foi antes da abertura para o PC, e provavelmente se fosse hoje, tendo um PC capaz, não o compraria novamente. Minha ompra do meu Switch está aguardando apenas o “bafo do selvagem 2” ou um novo “MK” de verdade, pois o primeiro “bafo” joguei no WiiU, bem como o MK8.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 16:36

Para a maioria dos games é assim que funciona. Mas atualmente existe duas franquias anuais que tem jogadores completamente fieis, ao ponto de praticamente jogar apenas um game. Fifa e Cod. No caso de exclusividade em um dos dois, vai haver migração de plataforma.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
12 de Agosto de 2022 11:59

Para mim a solução é bem simples. Basta a Microsoft abrir os números. Se ela mostrar que a estratégia atual é rentável, capaz de manter o serviço e os estúdios adquiridos pela mesma, incluindo a Activision. Não há o que reclamar.
No entanto, claramente é um caso de dumping. Não a toa esconde informações para não ser acusada do mesmo.

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
12 de Agosto de 2022 17:28

Eu so queria que a UE pedisse essas contas ai da MS… era capaz deles desistirem da aquisição só para não divulgarem isso para os acionistas.

Fernando Molina
Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 12:28

Na minha opinião, o resumo dessa situação é o sujo falando do mal lavado, são duas empresas querendo se fazer de coitadinhas, são duas empresas que quando podem tiram jogos da concorrencia sem se preocupar com consumidores ou se vai afetar o mercado ou não, e não adianta virem falar que A ou B é pior pq não é, as duas só veem o seu lado, não se esqueçam do Tomb Raider e do caso mais recente o Final Fantasy 7 Remake

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 14:02

Concordo plenamente com vc Molina. 🤝

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 14:37

Que as duas tem seus erros e aprontam das suas, isso nem se discute, mas não dá pra dizer que estão num mesmo nível Molina, não são equiparáveis, fazer isso é defender a MS, embora aparentemente você acredite que estou a defender a Sony incondicionalmente.

Tanto a máquina de difamação do concorrente quanto a estar pagar por exclusividades atuais e futuras (comprou o pacote Zenimax, e agora Activision com possibilidade de exclusividade indefinível) não se compara a qualquer coisa que tenha sido feita pela Sony até então.

Para fim de justiça ou de se ser justo, sempre cabe uma gradação. Por exemplo, um assassino sempre será um assassino, mas quem mata 10 fez algo bem mais gravoso quanto quem mata 1 pessoa, por isso mesmo não recebem o mesmo tamanho de pena pois não fizeram exatamente a mesma coisa, embora tenha incorrido num mesmo crime.

Agora, que empresa nenhuma é santa e só estão a pensar no dinheiro, acho que isso nem é discutível, obter dinheiro (e poder) é a razão de existirem e continuarem a existir. Bem, mas são meras minhas opiniões.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Juca
12 de Agosto de 2022 17:13

Ok Juca, respeito sua opinião, ontem fui mal educado em um comentário dirigido à voce e peço desculpa

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 18:29

Beleza, Fernando, sem problemas.
Nunca levo as coisas pro lado pessoal na internet.👍🏽

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 15:24

E foi isso que comentei ontem, comentário com pé no chão, ambas as empresas não são santas e no passado, presente e futuro continuarão a praticar tais atos.

O que não vale é reclamar de algo que a outra marca fez sendo que na última conferência anunciou jogos que sairão primeiro na sua própria plataforma e só depois sairá na outra.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Livio
12 de Agosto de 2022 17:18

Livio, veja só, pra mim, a Microsoft só se defendeu, e a Sony só se defendeu, e nenhuma das duas mentiu, é isso que eu acho, a Microsoft reclamou de algo que faz, e a Sony reclamou de algo que faz, só que parece que a Microsoft acusou a Sony com um monte de mentiras e a Sony coitadinha só se defendeu

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
12 de Agosto de 2022 18:27

A Sony “coitadinha” se defendeu, somente do caso da aquisição da Activision, não do fato da acusação do impedimento dos jogos no GP;

Como o Juca respondeu, vamos esperar a guerra judiciar pois se houver a resposta(não sei os procedimentos do CADE) aí a coitadinha vai se defender sobre a acusação sobre o GP e com certeza vai se defender usando particamente a mesma moeda que você e outros citaram: Rise of Tomb Raider.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 13:19

Vamos aguardar ela falar mais sobre. É bombastico soltar uma dessas na frente de um crivo de fusão, só
digo isso. E absolutamente não coloco minha mão na fogueira pela Sony. Vocês quiserem já colocar, tranquilo.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 15:00

É esperar agora a guerra judicializar! 🙂 A novela vai ser boa, provavelmente vão exumar defuntos! 🙂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
12 de Agosto de 2022 16:11

😂😂😂

Deto
Deto
Responder a  Juca
12 de Agosto de 2022 17:33

vão exumar os ultimos 20 anos do xbox… o Phill não vai gostar por causa da reação dos acionistas.

Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 17:31

quero ver se a UE exigir as contas do xbox nos ultimos 20 anos

depois a projeção de lucros do xbox para pagar a conta das aquisições e demonstrar que o modelo de negocios não é “politica de terra arrasada” queimando o proprio produto para “falir a concorrência”

Cherokee Bill
Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 16:20

OFF. E o Spidey rodando no PC ? SSD gen3 de 3,5 GBs ficando só 1 segundo mais lento que o Gen 4 do PS5 com suas compressões de texturas (acho que isso no final das contas so nos proporcionou a vantagem de termos um jogo menor porque em qualidade e desempenho vemos que isso nao significou NADA). Melhor em cada um dos aspectos do jogo.

É boy. Que sinuca de bico. E lembrando que esse ano teremos geração de GPUs e processadores. E o W11 e o 10 nem trouxe ainda o Direct Storage para chegar mais perto da arquitetura Velocity dos Xbox.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Agosto de 2022 22:03

quando esse tipo de sujeito fala, vc sempre tem que assumir que é mentira e verificar a fonte, que naturalmente ele não postou.

[imgcomment image[/img]

o “um segundo” é 170% mais rápido.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 21:56

[imgcomment image[/img]

faz a continha % ai…

essa vc não vai querer sabe né?

PS5 170% mais rapido.

ué.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Deto
12 de Agosto de 2022 22:47

1,13 segundo de diferenca.Cade a tal mentira que vc disse? lol

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Agosto de 2022 0:29

Este undercut não seria tão diferente assim nem que o jogo fosse inteiramente feito no PS5.
Guarda esta mensagem para quando o Ratchet é Clank chegar. E o Returnal.

A capacidade de processamento do PC atual é bem proxima ao que o Kraken extrai, mesmo ainda não tendo otimização na camada de software onde se possa ter acesso direto aos drives e isto ser melhor trabalhado. Na força bruta ele já está perto. E os SSDs Gen 5 junto com o PCIe5 está na próxima curva. Vi testes de um Sammy essa semana tirando mais de 14GBs Write/Read.

O cenário atual que eu vejo é ele ultrapassando quando Direct Store chegar nos Gen 4 e ele ultrapassar até mesmo sem o direct storage quando os novos SSDs Gen 5 chegarem.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Agosto de 2022 1:17

Ele “esqueceu” de botar o tempo do PC e PS5, só botou o valor absoluto que nem se usa para comparar grandezas.

Esqueceu pq se vc comparar, o PS5 é quase 2x mais rápido no loading em um jogo Remasterizado de PS4

para esse cara ai, isso é “vitória”.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
13 de Agosto de 2022 0:57

[imgcomment image[/img]

https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/12/Grandezas-e-medidas.pdf

sabe de onde é esse print? de um PDF do programa de pós graduação de professores da universidade federal de Pelotas.

Como tá escrito ali, para comparar vc compara quanto um é maior ou menor que o outro.

a diferença é um quase o dobro do tempo do outro, ou 170% de diferença.

Enquanto vc está ai “comemorando” “vitória, SSD fake, irrelevante”

Os engenheiros da MS, Sony, Nvidia, AMD, Intel, Físicos, Matemáticos; cientistas em geral; estão todos impressionados com o PS5 tendo metido quase metade do tempo de loading.

E sim, amiguinho comentarista; eu tenho a mesma base científica ou melhor que dos engenheiros da Sony, AMD, Intel, Nvidia, MS; etc.

Fico imaginando um engenheiro que baixa o tempo de qualquer coisa em 170% impressionando e impressionando a todos colegas cientistas e vc gritando “lixo, 1,13s”

E por causa de comentários como esse seu ai, é que gente com essa base científica evita participar de fóruns… tem que ficar dando aula de conteúdo de ensino fundamental.

Agora vamos ver se vc tá aqui para aprender ou “vencer a discussão na internet”

Last edited 2 anos atrás by Deto
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Cherokee Bill
14 de Agosto de 2022 11:54

O Deto está certo, precisa sempre olhar pela proporção.

Uma coisa é ter 1,13 segundos de diferença quando um tem 20 segundos e o outro tem 21,13 segundos.

Outra coisa é 1,13 segundos de diferença quando um tem 1,63 segundos e o outro tem 2,76 segundos.

Seria a mesma coisa que voltarmos nas gerações passadas e falar:

“ah, o Xbox clássico tem praticamente a mesma performance do PS2 já que um tem 20 gigaflops e o outro 6.2 Gigaflops. Apenas 13.8 Gigaflops de diferença. Já o Xbox Series X tem um abismo de diferença para o PS5 já que são 1870 (12150 – 10280) Gigaflops de diferença.”

O problema é que esses “meros” 13,8 Gigaflops de diferença correspondem em fazer da Xbox clássica quase 3 vezes mais poderosa que a PS2. Enquanto que os 1870 Gigaflops de diferença fazem da Xbox Series X cerca de 18% mais poderosa que o PS5. Então tudo precisa ser olhado em termos de proporção, senão ficam análises bastante enganosas.

http://www.pcmanias.com/as-capacidades-de-performance-de-todas-as-principais-consolas-que-ja-existiram/

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 22:48

Pra variar, não sabe do que está falando. Pode esperar o Spider 2, feito de raiz pro Ps5… Aí narrativa muda novamente, pra variar.
Isso e outros aspectos só mostram que o jogo está bem otimizado para PC e também que quando um game se programa especificamente para um sistema ma fechado, se precisa de um PC muito mais parrudo para acompanhar. Nem 3080 tá conseguindo se equiparar ao Ps5 performance. Isso tu acha que é o que?

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
13 de Agosto de 2022 1:23

e não sabe mesmo:

[imgcomment image[/img]

Sujeito ai falando de 1,13s… Enquanto usando ciência o PS5 é quase 2x mais rápido que o PC.

Se o loading no PC fosse de 60s, no PS5 seria de 35s.

Pq vc acha que ele “esqueceu” de postar os tempos do PC e do PS5?

Pq todo mundo faria a conta de “nossa, como não é muito mais rapido? o loading do PS5 é quase metade do tempo”

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Cherokee Bill
12 de Agosto de 2022 23:22

Na realidade o lançamento do game no PC mostra que a melhor plataforma para jogar games da Sony continua sendo o próprio console. Não tem nem debate. Os únicos ganho relevantes que vi até agora foi a melhora da resolução do reflexos e o trabalho fantástico do DLSS em estabilizar a imagem. Mas para isso tenho uma 3080 de 12gb. Logo não sou o consumidor médio. Por isso, continuo com o Ps5 para games da Sony e o PC para o Gamepass, switch e indies. Nos multis AAA, avalio o custo beneficio.

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
13 de Agosto de 2022 1:31

Melhor mesmo só daqui uns 4 anos com uma Geforce 9070, o cara metendo 4k nativo com DLSS no máximo em 120~144fps.

Mas claro que ele não vai falar isso, ele quer diminuir o PS5 tendo loading de quase metade do tempo do PC, dizendo que é pouco em valores absolutos agora.

Isso tudo pq ele “esta perdendo” (ele = PC)

Vc acha que ele estaria aqui diminuindo o playstation; se em quase todos os anos os melhores gráficos fossem no PC?

Que se em quase todos os anos o TOP 5 GOTYs tivessem pelo menos um exclusivo de PC?

Claro que não.

Se o playstation começasse a “perder”, sem exclusivos, sem GOTYs, sem os melhores gráficos todos os anos, perdendo isso para o PC, sabe o que eu faria?

Comprava um PC.

Com certeza não ficaria tentando diminuir o sucesso do PC para compensar o fracasso do playstation.

Inclusive eu jogava no PC quando ele tinha exclusivos, joguei no lançamento DOOM3 1024×768 60fps High

Joguei assim o Far Cry 1… Joguei alguns anos somente UT2004… era mono jogo On Line de PC auhuhauhuhuhauh

Nesse tempo eu não vi ninguém do PC ir encher o saco de quem jogava no PS2…

Last edited 2 anos atrás by Deto
error: Conteúdo protegido