Após uma panóplia de modos novos oferecidos pelo VRR, falta agora os 1440p.
Nota: A imagem com a tabela previamente existente neste artigo foi removida por conter imprecisões.
O VRR veio libertar uma panóplia de resoluções e fotogramas nas consolas. No entanto há limitações que podiam ser minimizadas com os 1440p.
O que nós vimos aparecer com o VRR foi uma panóplia de conjugações de resoluções e fps que antes não estavam disponíveis, mas que continuam indisponíveis para quem não tem VRR.
Por exemplo, no jogo Ratchet and Clank: Rift Apart antes tínhamos os seguintes modos comuns a todas as TVs:
Modo Fidelidade 4K – 30 fps – 60 HZ
Modo Performance – 4K com resolução nativa dinâmica entre 1080p e 1440p – 60 fps – 60 Hz
Isto alterou-se com a introdução do modo 40 fps-120 Hz.
E aqui ficamos com uma disparidade no modo performance:
Nas TVs HDMI 2.1, este modo corre a 4K numa resolução dinâmica entre 1080p e 1440p a 40 fps -120 Hz
Nas TVs HDMI 2.0 este modo corre s 1080p a 40 fps – 120 Hz (TVs com painéis 120 Hz)
O motivo de tal é simples. Apesar de algumas TVs HDMI 2.0 suportarem refrescamentos de 120 Hz a 4K, não só tal não é um standard, como elas apenas o usam para processamento interno de fotogramas interpolados, algo que no modo jogo até é desativado. E nesse sentido os 4K-120 Hz nem sequer é uma das opções de saída da PS5 quando ligada a um HDMI 2.0, motivo pelo qual a resolução é atirada para os 1080p, a resolução logo abaixo reconhecida pela consola.
A introdução do VRR trouxe melhorias, que no entanto resulta em diferenças entre os painéis HDMI 21 e 2.0. Vamos ver os novos modos:
Modo Fidelidade 4K – 30 fps – 60 HZ (Todas as TVs)
Modo Fidelidade 4K VRR – 4K com resolução nativa entre 1800p e 4K- até 60 fps – 60 Hz (TVs as televisões com VRR – resultados variáveis)
Modo Fidelidade 120 Hz – 4K com resolução nativa entre 1800p e 4K – 40 fps – 120 Hz (TVs com HDMI 2.1)
Modo Fidelidade 120 Hz – 1080p – 40 fps – 120 Hz (TVs com HDMI 2.0 e paineis 120 Hz)
Modo Fidelidade 120 Hz com VRR – 4K com resolução nativa entre 1800p e 4K – até 60 fps – 120 Hz (TVs com HDMI 2.1)
Modo Fidelidade 120 Hz com VRR- 1080p – até 60 fps – 120 Hz (TVs com HDMI 2.0 e paineis 120 Hz)
Modo Performance – 4K com resolução nativa dinâmica entre 1080p e 1440p – 60 fps – 60 Hz (Todas as TVs)
Modo Performance 120 Hz com VRR – 4K com resolução nativa dinâmica entre 1080p e 1440p – + de 100 fps (HDMI 2.1)
Modo Performance 120 Hz com VRR – 1080p – + de 100 fps (TVs HDMI 2.0 com painéis 120 Hz e VRR, )
Basicamente as limitações a 4K 60 HZ do HDMI 2.0 atira tudo que seja acima dos 60 Hz para uma resolução nativa de 1080p.
E isto quer dizer que, com o VRR activo, de um lado temos resoluções 4K dinâmicas até 1800p e do outro temos 1080p. E nem sequer temos ganhos de performance em FPS pela descida de resolução, uma vez que internamente a PS5 calcula tudo igual em ambos os casos.
Mas com a introdução do modo 1440p , isso faria o 1080p desaparecer da lista, e poderia fornecer a alternativa de nos modos 4K se passar a resolução para 1440p, o que permitiria um Chroma Subsampling de 4:4:4 e não de apenas 4:2:2 como todas as TVs HDMI 2.0 fazem a 4K quando há mais de 30 Hz de refrescamento.
Conclusão
Basicamente o que se percebe é que essa alternativa seria muito interessante. Resumidamente, a introdução do modo 1440p faria o 1080p desaparecer da lista, sendo substituido por ela., e poderia fornecer a alternativa de nos modos 4K se passar a resolução para 1440p, o que permitiria um Chroma Subsampling de 4:4:4 e não de apenas 4:2:2 como todas as TVs HDMI 2.0 fazem a 4K quando há mais de 30 Hz de refrescamento.
A escolha sobre o modo de Chroma usada poderia cair sobre o jogador escolhendo se pretendia jogar a 4K ou 1440p, sendo que poderiam haver casos onde tal seria bastante compensador, e outros menos.
Mas como opção, o possuir-se esta resolução como resolução de saída (e não apenas 1080p e 2160p (4K), seria uma mais valia, não fosse o caso que a maioria do mercado é HDMI 2.0.
Os argumentos são válidos, e até parece algo possível, tendo em vista a Sony mais perto do PC, mas ainda acho mais provável um suporte ao 8k que ao 1440, mesmo que por upscale interno (saída), devido ao interesse em vender TVs por parte da Sony. É esperar pra ver!
O interesse em vender TVs é bonito… Mas acima de tudo tem de vender é as consolas. E neste momento essa falta de suporte é um handicap.
minha TV sony de uns 5 anos atrás suporta 1440p 120hz.
https://www.reddit.com/r/bravia/comments/kiddd3/1440p120hz_on_sony_x900f_working_with_the_xbox/
então dá para parar com a teoria da conspiração que Sony malvado está sabotando o PS5, o produto de consumo de maior sucesso dela, para priorizar as TVs que mal dão lucro e até já aventaram de ter o mesmo destino do Vaio.
1440p não tem HDR no xbox, curioso que só fiquei sabendo disso no reddit, nenhum “especialista” da DF comentou…
Mas que teoria? Tens a noção que independentemente do que a tua TV suporta, não vais ter 1440p como resolução de saída porque a Sony não a suporta na PS5.
E sim, isso acontece POR DECISÃO EXCLUSIVA DA SONY.
Claro, como qualquer pessoa minimamente conhecedora sabe.
Talvez quando o selo “ideal para a ps5” acabar eles logo pensem nisso.
A saída a 1440p tem impacto significativo para quem usa monitores com esta resolução nativa, nas tvs vais ter melhorias apenas em jogos VRR a menos de 48fps (em algumas tvs) mas ficavas com pior imagem.
A alternativa nunca é algo mau.
Cada um decidia por si.
Mas aparentemente não leste o artigo, pois não ficavas com pior imagem… Ficavas com melhor pois onde agora tens 1080p podias ter 1440p.
Sim, mas não é pq “conspiração sonysta” para NAO liberar pq TV da Sony não suporta.
E sim pq não tem NO ps5
Falta saber porque motivo não tem.
economizar dinheiro, pq sei lá… custa 500 mil, em horas de trabalho, para botar isso no PS5?
1440p tem que ser suportado pelo jogo, igual o LFC? (negocio lá que duplica os frames abaixo de 30fps)
Não. Não há forma de teres 1440p na PS5. Podes processar a 1440p e tê-lo como resolução nativa, mas o output ou é 1080p ou é 4K, o que para o HDMI é o que vai ditar o nível de suporte.
Suportar o sinal numa TV 4k nem é a questão, pois você joga a 4k com resoluções inferiores (nativa, não de exibição) em modo performance.
O que querem é que monitores com resolução 1440p que não suportam sinal 4k e não sejam HDMI 2.1 possam receber o sinal adequado, dando mais performance a esse modo de resolução, algo que não acredito que seja muito diferente do 4k performance. Hoje, se não me engano, essa galera fica restrita aos 1080p.
Mas isso não acaba nunca, daqui a pouco vão querer compatibilidade com tubo de imagem e um modo 720p@240hz…
O problema é na PS5.
Ela ou faz output a 1080p ou a 4K. Meter 1440p como resolução nativa de nada adianta pois a imagem é 4K. Precisávamos era de uma saída a 1440p. Só aí o HDMI libertava o Chroma a 4:4:4 e os 120 Hz, sem precisar de descer para 1080p.
Mas o 4k do PS5 não é full chroma 4:4:4? Em sendo era apenas uma questão dos monitores aceitarem sinal 4k e fazerem um downsampling. Se calhar ainda serviria de AA e acabaria com qualquer vestígio de serrilhados.
No HDMI 2.0 a 60 fps não. Ele não tem largura de banda para isso. É 4:2:2
Prioridade da Sony deveria ser dar suporte no PS5 ao legado do Playstation, principalmente ao PS3
PS5 tem capacidade pra isso, basta interesse.
O emulador RPCS3 o qual os caras usam engenharia reversa pra poder conseguir alguma coisa, sem informação oficial, sem manual, sem nada e ainda sim o emulador já roda vários jogos de forma muito descente.
O que esses emuladores fazem é contornar problemas. Colocam as coisas a dar, mas não de forma universal. O problema disso é que se isso fosse feito pela Sony as pessoas iam cobrar e queixar-se.
A emulação completa da PS3 não é pêra doce. Há aparentemente algo a ser feito, mas ainda não foi anunciado. Até lá… Nunca haverá algo da Sony que não seja completo.
A Sony poderia era vender algum dispositivo USB tipo um ps3 do tamanho de drive leitor de BD portátil pra ligar no PS5 e jogar através dele.
O PS5 faria apenas um pós tratamento de imagem.
Garanto pra vc que seria um “fake outrage”
“sony lixo COBRANDO por retrocompatibilidade”
2 Cm……kkkkkkkk, não se inventa.
Campeões… Campeões…nós somos campeões.
E fico por aqui pois este é um website de tecnologia.
Que jogada!
https://www.youtube.com/watch?v=_FwsN4AWQTY
Mais ridiculo que 2cm foi ver aquela atitude por parte dos adeptos do Benfica, uma vergonha, é por causa destes mongos e outros que tais que não ligo patavina ao futebol.
2 cm não é ridículo… Ou é ou não é, e se é, até podia 1mm.
Agora o que eu questiono é se o sistema tem resolução para isso.
Se picar 1 ou 2 pixels ao lado, qual o erro?
Não querendo dar ou tirar razão a ninguém, isso gostava de saber…
Quanto a isso não sei, nas corridas de atletismo conseguem ver até por menos, o que acho vergonhoso é este tipo de selvajaria a que assistimos, independentemente do clube em questão, é tudo farinha do mesmo saco, e é degradante, e é por isso que para mim, futebol é de vez em quando com a seleção e virtual.
Mas o problema nesse caso, é a velocidade em que o mercado muda.
As primeiras TVs 4K, tinham entradas HDMI 1.4…
E quem já possuía uma TV destas e comprou o PS4 PRO, tinha duas opções, ou comprava um modelo novo de TV com HDMI 2.0, ou se conformava em jogar a 1080p numa TV 4K.
Pois, TVs lançadas antes dos consoles sempre tem perdas de uma ou outra tecnologia.
Esses dias vi o caso de um amigo meu, tirando leite de pedra usando um PS5 numa Q7FN de 2017…
A experiência com o PS5 na TV dele é boa?
Sim, mas tem limitações, como qualquer aparelho de TV lançado antes de um console tem.
A TV dele já vai fazer 5 anos, e uma hora ele vai ter que fazer uma escolha, ou mantém o setup com limitações de recursos, ou passa pra uma TV nova para aproveitar o console ao máximo.
Console de última geração, é um grande motivo de comprar TV nova sim, disso eu não tenho a menor dúvida.
Agora, esperar que a Sony dê suporte pra melhorar a experiência de quem tem TVs lançadas antes do console…
Aí é só esperar mesmo, porque isso nunca vai acontecer.
O HDMI 1.4 suporta 4K, mas em 4:2:0 sem HDR, e apenas a 24 fps. Nessas TVs podes jogar, mas os 1080p são o que vais ter.
O HDMI 2.0 chega e sobra para a nova geração. 4K 60 fps a 4:2:2 e HDR é visualmente imperceptível do 4:4:4. Claro que para o VRR mais de 60 fps/Hz é o ideal. Mas se os jogos estiverem bem feitos e não se apoiarem na muleta do VRR, não haverá queixas.
Agora os 1440 eram justos aparecerem pois permitiriam a todas as TVs 4K tirarem melhor partido das resoluções. Mas se a Sony o vai suportar ou não… É questionável.
Num off… Gostaria de pedir a todos que por favor desbloqueassem os add blockers neste website.
Tenho feito tudo para manter o website legivel e com visibilidade, sem popups, e situações intrusivas, mas a realidade é que a PCManias não me dá lucro, só dá trabalho e dores de cabeça, tendo despesas para ser mantida. Nesse sentido, sem essas receitas a pcmanias não terá outra solução senão ser fechada, pois não pretendo ao tempo despendido e dores de cabeça aqui obtidas, acrescentar despesas.
A renovação do domínio está para breve, e será uma despesa alta, sendo que me apercebo que, apesar das visitas não terem caído, a pouca receita que há da publicidade está em queda.
Eu também acho os 1.440p justos.
Mas tenho 90% de certeza que a Sony vai “deixar rolar”.
Até porque as fabricantes de TVs adoram esse tipo de desculpa pra venderem aparelhos novos, que são supostamente preparados pra nextgen de consoles.
Portanto, nós sabemos que a tendência é a Sony não fazer nada e a Samsung, a LG, a TCL e a Philips, lançarem modelos com pelo menos uma entrada HDMI 2.1 nativa, pra garantir que todos os recursos do console funcionem de forma plena.
Não tem jeito não, o mercado de consoles uma hora ou outra acaba por impactar no mercado de televisores.