A realidade do PC… é bem pior que a da PS5. E o porquê que o GPU da PS5 Pro se equivale a uma 4070 Ti.

Quantas e quantas vezes ouço fanboys PC a gozar com as performances da Playstation 5, acreditando que o universo PC é a realidade que tem em casa, e que todos tem as performances de um PC de topo. Mas a realidade… essa é bem diferente! Ao falarmos desse assunto, vamos explicar o motivo pelo qual o GPU da PS5 se equivale efetivamente a uma 4070 Ti, e o da PS5 a uma 3070 Ti.

A PS5 já o demonstrou várias vezes. O seu GPU tem as mesmas performances de uma 3070 Ti, e por vezes até a passa.

Certamente já ouviram pessoas a gozar com esta comparação, mas quem o faz não sabe medir as performances apenas do GPU e compara alho com bugalhos!

A performance de um GPU e a performance de um sistema são coisa diferentes. E isto torna-se extremamente relevante quando se percebe que um mesmo GPU debita performances diferentes, dependendo do CPU que possui, da velocidade da memória RAM que se encontra no sistema, da capacidade de leitura do SSD, e mesmo da qualidade da motherboard. Tudo isto são fatores que influenciam a performance global de um sistema!

Certamente todos se recordam do sistema de avaliação de PCs do Windows 10, que entretanto foi removido. Vou colocar aqui uma imagem:



Este sistema de avaliação mede a performance de cada um dos componentes da máquina de forma independente, e aqui vemos que há um bom processador, uma boa memória RAM, e um excelente GPU. Mas no entanto a avaliação geral do sistema é a do componente mais fraco, o disco!

Basicamente é isto que muitos falham em compreender. Um sistema informático apenas é tão bom como o pior dos seus componentes!

Claro que isto pode não ser verdade sempre. Por exemplo, e pegando na máquina de cima, se um jogo carregar tudo para a RAM e depois não usar mais o disco, as performances in-game não vão sofrer pelo mesmo, mas apesar de isso ser uma realidade, não invalida a outra realidade. Que as performances do PC está sempre limitada pelo componente mais fraco.

Nesse sentido, um GPU apenas vai debitar aquilo que os restantes componentes permitirem, sendo que aquele que talvez seja mais relevante… é o CPU!

Vamos ver o gráfico que se segue:



Este gráfico mostra a performance de dois GPUs AMD 7970 a 1440p no jogo Civilization V, em diferentes CPUs. E aquilo que vemos é os mesmos a renderem tão pouco como 17.1 fps ou tanto como 109,92 fps.

Ora quando queremos comparar o GPU da Playstation 5 com um GPU PC, não podemos pura e simplesmente pegar num PC equipado com um CPU AMD ou Intel qualquer, e muito menos um topo de gama, e um GPU e comparar. Isso é deturpar as performances do GPU na comparação com a PS5!

O que precisamos de fazer, para medir as capacidades reais do GPU da PS5, é equipar o PC com um CPU de capacidade mais ou menos equivalente ao da PS5, e verificar, com esse CPU, qual o GPU que teríamos de colocar no PC para ter performances iguais.

Isso sim, é a comparação correta, e algo que aparentemente tem escapado aos “peritos” de outros locais.



Claro que teremos de ter em conta que nem todos os jogos tem igual optimização, pelo que uns exigirão um GPU maior, outro um menor. Daí que a escolha do GPU equivalente terá de recair naquele que, em pelo menos 90% dos casos, ou mais, se revela capaz de igualar, ou superar a PS5, e/ou a PS5 Pro.

Neste outro artigo, referimos aquele que é o GPU que acreditamos ser equivalente ao da PS5 Pro, e esta explicação que ajuda a perceber o motivo dessa escolha, deveria ter sido colocada lá! Como não o foi, este artigo fica agora a servir-lhe de complemento.

Apenas como curiosidade, deixamos aqui um vídeo de Ratchet& Clank a correr num PC com um CPU da mesma geração do da PS5, igualmente com 8 núcleos (apesar de possuir maiores velocidades de relógio), e uma RTX 3070. Repare-se como esse PC não acompanha a PS5! E recorde-se também que este foi um jogo onde especialistas melhor entendidos, referiram que para se igualar a PS5 seria necessário uma 3080. E não estariam muito errados!

Claro que o mesmo jogo, com um CPU bem melhor, correrá melhor usando o mesmo GPU. Mas como referido, isso não seria comparar as performances da 3070 com o GPU da PS5, mas sim desse sistema contra a PS5 no seu global.



A realidade é que o que abordamos em cima foi apenas uma introdução ao real objetivo deste artigo. Até porque cremos que não há dúvidas na cabeça de ninguém que um PC devidamente capaz é claramente superior à Playstation 5.

A questão é: Quantos PCs há no mercado que o são? E isso sim é a real questão!

Apesar de essa resposta não ser fácil de ser dada, foi ao ler um artigo sobre Final Fantasy 16 que me surgiram dados que poderão permitir responder, senão de forma precisa, pelo menos aproximada, a essa questão!

Final Fantasy 16 corre a 1080p re-escalados para 1440p, 60 fps, na Playstation 5. A resolução nativa é dinâmica, e por vezes, segundo análises, pode cair mesmo para os 720p, sendo no entanto que os 60 fps são mantidos de forma constante.



É claramente uma situação que pode não parecer um orgulho para a consola, e certamente é uma que muitos possuidores de PCs de topo até gozarão.

A questão é que o Tom´s Hardware testou o jogo numa diversidade enorme de GPUs PC, tendo obtido estes resultados:

Basicamente o que os resultados mostram é que se torna necessário uma RTX 4070 para se conseguir obter 60 fps a 1080p. E isto usando um CPU  i9-13900K, ou seja, bastante superior ao usado pela Playstation 5.

Ora sabendo isto temos de ver que percentagem do mercado é que possui GPUs iguais ou superiores a esse, e é aí que as estatísticas do Steam nos ajudam! Ao ponto de vermos que apenas 10% do mercado PC se encontra capaz de correr o jogo nessas circunstâncias!



Resumidamente, 90% do mercado PC não consegue correr o jogo com a qualidade da PS5, o que subitamente torna aquilo que pareciam performances fracas, em um feito para um hardware de 500 euros.

Claro que usando DLSS resolve o problema, o que permitiria descer a resolução para 720p fixando os 60 fps. Mas convém não esquecer que, perante os dados que temos, isso só se pode afirmar como uma realidade com o referido i9-13900K. E mantendo o CPU, alargando o mercado à RTX 4060, o que vemos é que a percentagem de mercado que, mesmo assim, consegue correr o jogo a 60 fps com DLSS apenas aumenta em  cerca de 1%.

O motivo é que, apesar que agora abrangemos a RTX 4060, o que só por si aumentaria a percentagem de mercado num bons 10% adicionais, a realidade é que poucos utilizadores desse GPU possuem um CPU como o de cima, e isso implica que a percentagem real alterada quase não mexa.

Resumidamente, os fanboys PC falam de uma realidade que é a deles, mas não da realidade que é o PC! E sendo eles uma percentagem tão pequena do mercado, não só estão longe de ser representativos, como são uma fatia que paga pelo menos 4 vezes mais do que custa uma consola.

 



 



83 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Nuno Sousa
Nuno Sousa
3 de Outubro de 2024 7:42

Talvez por isso a insistência da Sony em querer recuperar clientes do mercado PC com a PRO. Porquê pagar mais por menos? À por causa da PSN, esqueci-me.

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
3 de Outubro de 2024 12:46

Todas essas empresas pensam que seus clientes são gado, essa que é a realidade. E até dá pra acreditar com tanta gente evangelizada que a gente vê.

Penso que vez por outra, mesmo dessa empresas das quais gostamos, mereçam um flopasso pra vez se entendem que do que gostamos não é do seu nome mas sim de bons produtos por preços justos ou ao menos razoáveis, assim, todos ganham, não só elas.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 20:30

Sim. É estúpido, mas sistematicamente as empresas seguem cegamente essas ideologias, o extorquir em exagero. Mesmo com exemplos anteriores pois isso já aconteceu no período da ps3 após o sucesso nas gerações anteriores. Infelizmente o sucesso trás também maus exemplos.

CarlosP
CarlosP
3 de Outubro de 2024 8:26

Obviamente o preço da ps5 pro é alto, tendo conta que o principalmente fim seja jogos, dito isto, acho que é completamente absurdo críticos falar que o preço da ps5 pro é alto e as comparações sejam para PC’s que custam 3 ou 4 vezes mais no que diz respeito ao preço. Eu pessoalmente não vou comprar porque custa 800 euros, quanto mais um PC que custa muito mais. Tenho um portátil que me custou 500 para trabalho e a consola para jogos e as duas coisas juntas ficaram muito mais barato que um PC.

Hennan
Hennan
3 de Outubro de 2024 9:18

Não existe isso de testar GPU com gargalo de CPU. Pior, utilizar uma cpu de geração mais antiga que o ps5. Se o cara montou um PC na epoca do ps5, comprou uma CPU da série 5000 e não dá 3000. E sendo mais justo, provavelmente comprou um Intel. Visto que nesse tempo a AMD ainda era mal vista.
Ryzen 3600 vs 7600 with RTX 3070 – Ratchet & Clank Rift Apart – 1440p (youtube.com)
Esse comparativo serve para mostrar o quanto a 3070 pode estar limitada a depender do restante dos componentes.

Por fim, esse teste do toms tem algum problema. E falo baseado no pouco que testei da Demo. A diferença está muito grande.
https://en.gamegpu.com/rpg/role-playing/final-fantasy-xvi-test-gpu-cpu
E FF16 não corre a 1080p60 no PS5. Ele nem corre a 60 fps no ps5 e isso é a própria Square quem afirma. O modo performance tem objetivo de alcançar 60 fps e não correr a 60. Sendo que o mesmo só acontece nas batalhas quando a resolução cai a 720p. Para piorar, se que utilizam uma ferramenta moderna de upscale.
A comparação mais justa seria utilizando o modo qualidade que é 1080-1440p30, pois esse corre praticamente a 30 mesmo.

Hennan
Hennan
3 de Outubro de 2024 9:54

Por curiosidade olhei o que acontece em Ratchet no PC. E a questão é VRAM. Veja como uma 3060 supera uma 3060TI e a 6700XT amassa a 3070.
https://en.gamegpu.com/action-/-fps-/-tps/ratchet-clank-rift-apart-test-gpu-cpu
É por isso que essas comparações entre PC e console no geral faz pouco sentido. Para cada game um detalhe faz toda a diferença e são públicos totalmente distintos. Colocar alguém que não tenha conhecimento para jogar no PC é um completo desastre, já vi isso em tempo real.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
3 de Outubro de 2024 10:37

Essa consola pode ser a ultra sumo. Quando os primeiros resultados começarem a vir ao de cima, vai desiludir, esperem pelo patch do FF16 por exemplo.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
3 de Outubro de 2024 12:39

Daniel, um dos grandes problemas que vejo na comunidade PC é aquilo que sempre vejo de defeito na comunidade de muitas plataformas em si, é o papo de “quando isso…”. Ora, patchs para melhorar desempenho existem em qq plataforma e não fizeram lá grande coisa pelo PS5, muito menos a Square tem tradição com patchs que melhoram absurdadente qq coisa… Mas no PC sempre tem esse papo, na pior das hipóteses há sempre o papo dos “modders vão resolver…”.
A vantagem do PC, Daniel, é poder ajustar a coisa como quiser, poder por uma resolução bem baixa e obter muitos frames ou achar o seu meio termo que agrade, isso, até agora o videogame passa longe, já que normalmente vêm com poucos presets.
Mas assim, não sei se já estás a jogar em PCs e até abandonou o console, ou se está só amargurado com as atitudes da Sony (que têm sido bem es****** mesmo), mas há uma diferença abissal entre jogar num console e chegar num ponto de praticidade e conforto em jogar no PC a uma qualidade visual equivalente.

Não há dúvidas de que o PC pode mais em gráficos e fps potenciais, a depender do valor investido nele, coisa que nos consoles é bastante limitada, mas a ideia de ter um PC na sala e um console é bem diferente, e pra você dizer que é a mesma coisa vai ter de ignorar uma série de dificuldades que existe em ter um PC pra jogo que simplesmente não existe no console.

Sim, você pode automatizar seu computador ligar e responder até por voz, mas isso não é o comum. Você pode criar uma maneira de ligá-lo do sofá e até estar pronto pra jogar, mas também não é o comum, você pode fazê-lo ligar sozinho e baixar e instalar atualizações sem se preocupar, mas isso também não é o comum… Há muitas praticidade num console que apenas os mais fãs de PC ignoram pra fingir que não contam. Agora, no fim, sei que apenas a experiência própria é o melhor professor, só não vale é dizer que não foi avisado. Lol

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 14:06

Acho que ele está falando da versão do ps5pro.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 14:45

Não sei como o console pode desiludir com um patch ao estilo de FF7R para o Pro, por exemplo, já que indiscutivelmente melhorará qualquer jogo, pois tem mais poder de hardware e o PSSR que não existe no base, logo, será sempre melhor se usarem os recursos disponíveis, na pior das hipóteses, sem patch nenhum, melhorará a resolução dinâmica geral e estabilizará o modo 60, porque se tem mais poder de GPU, CPU e um pouco mais de memória e banda.
Mas entendo que possa ter interpretado errado o que ele falou, pois entendi como se ele falasse que o FF16 no PC ainda vai melhorar mais, e é o jogo que o artigo do Mário usa pra efeito comparativo PS5 vs PC.

Last edited 2 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 17:51

Acho que ele falou do patch do ps5pro mesmo. Entendi que não vai entregar uma melhora tão grande quanto a expectativa gerada. E de certa forma tenho a mesma dúvida. A falta de upgrade da CPU me preocupa. Entendo que pelo lado da Sony é necessário manter um padrão entre os consoles. Mas acredito que em muitos games vai sobrar GPU, principalmente em indies.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 20:05

Sim, é dessa que estou a falar.

Juca
Juca
3 de Outubro de 2024 10:56

Pra se falar de superioridade no PC, entendo pegarem um hardware que supere em todos os casos o console. Mas se for ver, numa média, os jogos podem rodar melhor no PC, já que esse, de longa data permite ajustes em quase todos os jogos de um melhor upscale (dlss), bem como reduzir-se assets para obter a performance desejada. As vantagens no PS5 costuma ser sempre a otimização com modos normalmente mas solidos a bons gráficos, fora não ter dessas de compilar shaders…

A questão é que quem conta com nvidia, de longa data conta com um ótimo upscaler e um RT presumivelmente ainda melhor.

Com o Pro agora sim podemos estar mais equivalentes as Nvidias.

Não há dúvidas de que o sistema de um console trabalha melhor, pois tem várias vantagens de eficiência sobre o PC, embora eu discorde da perspectiva do Mário de que é preciso no PC os 16GB em VRAM pra fazer o mesmo que o PS5 Pro, pois o que o Pro fará nos 60 ou 120 nada mais é que uma imagem 4K não processada nativa, e não imagino que pra um 1080p ou mesmo 1440p pra 4K o PC precise disso pra empurrar 4K com DLSS.

Pontualmente, em jogos da Sony, assim como foi Ratchet e Clank, não duvido de no PS5 Pro, até rivalizar com 4080s, mas seria algo bem pontual e seletivo como foi com o PS5, a questão é que isso tem perdido cada vez mais importância com o uso desses upscalers por IA.

Juca
Juca
3 de Outubro de 2024 14:18

[OFF] Tecnologia MegaLights, implementada no Unreal 5.5, rodando no PS5 base:

https://youtu.be/p9XgF3ijVRQ?si=pnIs47Zf7-rm3VHN&t=50

Last edited 2 meses atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 14:31

Eu tô satisfeito com a performance do PS5, pelo dinheiro que foi, até que está ótimo. Quero ver se no final da geração estarão extraindo alguma façanha, o mercado parece mais fraco nesse sentido recentemente, devido as diretorias especialmente, mas acredito que ainda poderá ser surpreendente

E estou muito curioso do que a Rockstar fará com esse hardware (PS5) e com o Series X, qual dos dois se sairá melhor no GTA 6.
Por mais sútil que seja, alguém deverá levar vantagem (excluindo o Pro claro) só por curiosidade quero saber.
Essa é a única comparação que me faz sentido: PS5 vs SX

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 14:38

Eu acredito (palpite) que ou os dois fiquem bem equiparados ou o PS5 levará leve vantagem, principalmente por ter a CPU “mais livre” que o SX, embora, teoricamente menos poderosa. Fora que se espera melhor otimização onde se espera vender mais e a base de PS5 é de ao menos 2x a dos “series” e provavelmente umas 5x mais que a do próprio SX. Poderíamos considerar ainda quem irá fechar o acordo de publicidade e talvez com isso exigir uma melhor otimização pra sua plataforma.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 15:20

É, faz todo sentido. Mas quando você diz “CPU mais livre” o que quer dizer? Acho que perdi essa parte, tem a ver com aquele esquema do consumo energético do PS5 poder ir mais pro CPU ou GPU dependendo da demanda?

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 16:18

O PS5 tem hardware separado para compressão e descompressão, por exemplo, o que poupa a CPU desse trabalho, algo que acredito não ter no console xbox, e os GTAs costumam ser CPU bound.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 16:56

Ah sim, isso é um fator chave pra os 10 se equiparar aos 12, eu contava com isso também pra que ficassem praticamente no mesmo nível, só fiquei em dúvida pelo que você escreveu, “CPU mais livre”, agora entendi o que disse, obrigado.

Deto
Deto
3 de Outubro de 2024 16:14

Graças ao hardware dedicado da Sony no PS5, aceleradores IO, e a Nvidia com seus preços estratosféricos vai terminar a geração e um PC montando com peças novas com poder equivalente ao PS5 vai continuar custando mais caro que o PS5.

E se der para empatar com o PS5, no caso do PS5 PRO ainda vai continuar perdendo em preço com o mesmo poder.

Last edited 2 meses atrás by Deto
Hiago
Hiago
3 de Outubro de 2024 16:44

GPU do PS5 equivale a uma 3070ti? Acho bem otimista essa análise, ainda mais com essa leva do últimos lançamentos como Wukong, Test Driver, Warhammer que estão entregando algo mais próximo de uma 3060 e no caso de Test Driver parece mais com uma 3050 já que nem oclusão de ambiente tem no jogo e fora os drops de FPS absurdos. Tanto no Warhammer quando no Test Driver as quedas de FPS parece muito a culpa da gangorra que é a frequência da CPU do PS5 quando exige muita carga da CPU e GPU juntas, no fim que cada dia se prova ser uma decepção esse hardware, apesar de ser uma CPU de 8 núcleos tem o desempenho mais parecido com um chip velho e inferior e com menos núcleos como é o Ryzen 5 3600. O que o PS5 entrega hoje, quando lembro que acompanhei todos aqueles rumores da CPU ter cache infinito, para mim foi uma decepção essas personalizações que a Sony fez porque cada vez que se passa mais o tempo me parece que foi uma péssima escolha ao invés de uma CPU mais tradicional. Veja como o jogo se inverteu (e nem estou falando de resolução, que era óbvio que o Séries X tinha mais poder) mas o X hoje em dia está entregando muito mais estabilidade nos jogos multiplataforma em comparação com o console da Sony.
Então para mim o PS5 Pro além do preço já ser uma decepção todo resto pelo histórico da Sony nessa geração vai ser a mesma coisa, entregar menos do que prometeram.

Juca
Juca
Responder a  Hiago
3 de Outubro de 2024 17:10

Cita aí alguns exemplos de jogos recentes onde o SX tem entregue mais estabilidade que o PS5? Só pra ver se eu consigo perceber suas afirmações.

Juca
Juca
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 17:22

3060 no Wukong sem usar FG e com 1440p de saída, mesmo com o DLSS mantendo-se sempre nos 60 ou superior, em settings equivalentes ao do PS5 eu gostaria de ver também. Se puder postar um vídeo, eu agradeço.

Hiago
Hiago
Responder a  Juca
4 de Outubro de 2024 0:14

Eu citei pelo menos 2 jogos ali.

Juca
Juca
Responder a  Hiago
4 de Outubro de 2024 10:53

Wukong nem tem no Xbox. Os jogos passaram a geração todas uns melhores outros piores em cada console isso desde o começo da geração, o que prova que são bem equivalentes. Elden Ring é melhor no PS5, por exemplo, AC Valhalla, Dirt 5 também, os CoDs eram melhores no PS5 (não sei como vai ser agora)… Mas foi assim a geração toda.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Outubro de 2024 14:11

Não entendi, Mário. Ele piorou no console do lançamento pra cá?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hiago
3 de Outubro de 2024 17:11

O cache em pouca quantidade e ainda por cima dividido é uma decepção pra mim também, ainda mais quando o PS5 busca eliminar gargalos entre seus componentes na medida do possível no orçamento, mas o Xbox consegue ser ainda pior comno mesmo “problema” e ainda por cima a memória principal dividida em velocidades diferentes, mas eu discordo de você, o PS5 pelo preço é muito aceitável e ainda por cima tendo contribuído pro avanço do próprio PC, lembra da API DirectStorage?! Pois é, agradecemos ao PlayStation, provavelmente ao Mark Cerny no caso e posteriormente a Microsoft

Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 19:17

OFF: “conversas” na internet sobre Ghost of Yotei ser adiado pra 2026 por conta da reação negativa de parte do público quanto ao famigerado DEI. Não sei se é verdade mas tem gente falando disso

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 19:29

Duvido. Até porque não mostraram nada no trailer. Fiquei decepcionado porque esperava uma continuação e não começar do começo. Mas criticas a história, não faz o menor sentido.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 22:45

Hennan, eu realmente não sou a melhor pessoa pra falar disso porquê não joguei o primeiro jogo, só vi análises e nem lembro o que era, só sei que não tive interesse (meu gosto é irrelevante aqui, eu consigo ver que é um bom jogo, mesmo não sendo pra mim).
Mas no YouTube o pessoal que tá chateado com isso explica melhor, acho que tem a ver com a mesma galerinha que vem estragando tudo que coloca a mão, aparentemente

Eu não teria problema em jogar com uma mulher feminista de cabelo roxo e com maneirismos de São Francisco CA de 2024 no Japão daquela época, desde que a história seja boa e a mecânica seja legal… Kkk
Eu sou a pessoa que aceita os paradoxos como naturais e perfeitamente possíveis depois de estudar mecânica quântica… e observar a sociedade.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 20:51

Desculpa a minha ignorância, Carlos, mas DEI é o que mesmo?!

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 22:31

D diversidade E equidade i inclusão.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 22:31

Diversidade, Equidade e Inclusão. Pra alguns é a famosa lacração. Eu não me importo com protagonista mulher, na verdade até prefiro, e se tiver algum gay isso é irrelevante, mas uma obra que é porca e feia aí já me afeta de certa forma, porquê aprecio um bom roteiro e personagens bem construidos, que não precisam atender uma cota desses movimentos geradores de polarização

Sua pergunta foi com ?! (Interrogação e exclamação), isso é indicação de pergunta retórica, não sei se foi um erro seu ou se está me testando, não sei.

Hennan
Hennan
3 de Outubro de 2024 21:30

Off:2 em 1: versão de PS5 de Horizon Zero Dawn Remastered dará direito ao game para PC (meups.com.br)
Demorou, mas antes tarde que nunca. Seria ótimo se virasse o padrão da indústria.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 23:58

Mas tá longe de ser padrão. Tu viste como é a coisa? Pelo que falam, parece que tem de comprar o disco físico, e no PC, não sei bem como vai ser a coisa, pq pouca gente ainda tem unidades de disco BD, e não sei bem como vai ser essa versão de PC, se baixada da PSN e o disko será a key ou se vinculará a coisa a uma conta digital e pronto…

Luís Silva
Luís Silva
3 de Outubro de 2024 23:04

“tem performance de 4070ti”, no entanto vai correr GTA 6 a 30 FPS?!
Artigo escrito pela Sony só pode.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Outubro de 2024 10:56

A 4070Ti poderá até correr o GTA6, Mário, mas vai esperar ao menos um aninho a mais que o PS5 Pro! Lol

Acho interessante é saberem que o jogo vai correr a 30 até no SS mas duvidam que possa correr no PS5 Pro a 60.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2024 20:55

Se o gargalo for do processador não interessa que a GPU seja a da PS5 PRO, não vai fazer 60fps…nem com upscaling de 144p.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2024 14:05

E a latência não conta?
Passar de 30 para 60fps(falsos) é terrivel

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2024 20:58

Têm que se queixar á Sony.
Há 4 anos atrás pediram 400 euros pela ps5 digital, agora pedem 800 euros e nem um upgrade no processador, caricato no minimo.

Miguel
Miguel
4 de Outubro de 2024 0:18

Pois estaria dentro desses 10% então tenho rtx 4090, ryzen 7 78003xd 4TB SSD 64 gb ram DDR6 ate a Sony chegar nesse nivel tem de fazer a PS6 pro ou PS7

Last edited 2 meses atrás by Miguel
Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Miguel
4 de Outubro de 2024 10:25

Que bom para você. Foi você que pagou ou foi papai que deu para você?

Juca
Juca
Responder a  Miguel
4 de Outubro de 2024 10:59

Parabéns, parece uma ótima máquina, mas duvido muito que tenhas o mesmo conforto e praticidade a jogar e que tenha gastado menos de 800 euros pra isso! Lol

Tiago Marques
Tiago Marques
Responder a  Juca
4 de Outubro de 2024 14:37

O meu PC é mais humilde, tem uma 3080 e um ryzen 5950x, 4tb m.2 nvme com velocidades de 7000mb/s leitura e escrita, é 64gb de RAM, e sim respondendo tb ao comentário anterior, fui eu que paguei, tb fui eu que paguei a minha ps5 e a reserva da ps5 pro tb. Quanto à praticidade, tens razão, de facto é muito mais prático jogar na playstation, é só carregar no botão “PS” e tudo liga, a consola liga, a tv liga, e se fores engenhoso até podes programar para as curtinhas fecharem e as luzes apagarem e acenderem só as luzes de ambiente( sim eu tenho essas esquezitices), e em 30 segundos estás a jogar, no PC posso fazer tudo isso se souber fazer, podes ligar o PC por voz, ou por smartphone, podes iniciar logo o Steam big picture ou ligar o big picture com o apertar do botão Ms do comando, e tb estás pronto a jogar bem rápido, o problema é que nem sempre é tão suave assim, tens muitas vezes de instalar manualmente actualizações (porque nem sempre faz automático, Windows a ser Windows) ou algo da erro, como dá última vez que joguei dark Souls remastered está semana, em que o comando não era reconhecido e mesmo mexendo em tudo que havia na steam nada funcionava e a solução foi tão estúpida como simplesmente control alt del e fechar de seguida o gestor de tarefas e pronto, o comando já funcionava normalmente( tinha testado com um 8bitdo, ps5 dual sense edge e xbox elite 2) por isso é devido a estas pequenas coisas as consolas ganham, mas claro, ganho qualidade e desempenho visual no PC, olha o wukong, queria comprar a versão ps5, mas a do PC está bem melhor (pelo menos para as minhas configurações e convenhamos que não vou jogar a versão ps5 a 1080p numa LG c4 oled de 83″ né?) consigo correr o jogo a 1440p 60fps, raytracing no máximo e restantes settings médio/alto, e sim também discordo totalmente da ps5 ter performance de uma 3070ti ou 3080, porque o meu PC tem a 3080 e dá porrada da grossa na ps5. Fora que apesar do PC ser bem mais caro, os jogos são bem mais baratos, por exemplo, o dragon ball sparking zero legendary, 120€ na ps5, e 80€ no pc, são logo 40€ de diferença!!! Enotria tem 10€ de diferença, entre muitos outros!! Quem compra muito jogo, no final a coisa fica menos discrepante. Eu posso comparar diretamente os dois mundos, porque felizmente tenho os dois para testar e aproveitar o que de bom eles oferecem, mas tb tenho a noção do lado mau dos dois mundos… No final compra aquilo que poderes, se tens algum dinheiro, queres qualidade e sabes mexer com o Windows, compra pc, se tens um orçamento menor e ou não tens muito conhecimento, vai para a consola… Se fores maluco, compra os dois! Fácil..

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
4 de Outubro de 2024 23:39

Isso é a Celita kkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Miguel
5 de Outubro de 2024 15:40

Vai se decepcionar Luiz Fouto. Um Ps6 já botará no bolso esse seu PC e tu terá que gastar mais uma pequena fortuna pra vir aqui e falar que a Sony precisará de um Ps7 pra equivaler seu PC de U$3000,00. Grandes merdas!

Deto
Deto
Responder a  Miguel
6 de Outubro de 2024 3:29

Esse teu post me lembrou quando eu jogava no PC…
“quando não sei o que sair”

Comprei uma placa mãe na época com áudio 5.1 “pq quando eu tiver sistema 5.1”

advinha só? Nunca comprei sistema 5.1 para esse PC.

Hoje jogo no PS5 e lá não tem “quando tiver”

comprei o pulse Elite e um XPG S70 2TB e pronto, uso eles e acabou… não existe “mas quando eu tiver não sei o que”

Sempre gostei e sempre vou gostar de PCs, mas esquece esse papo de sonhar com futuro… joga o que tem agora como tiver agora e deu.

Last edited 2 meses atrás by Deto
Carlos
Carlos
4 de Outubro de 2024 13:03

O gpu da PS5 normal equivale a uma 3070ti? lol, nem de longe, os jogos são optimizados pro hardware da PS5, comparar performance apenas com FPS não chega: upscaling, qualidade dos inúmeros settings (sombras, filters, luz, etc), ray tracing e outros conta na performance do gpu, agora se o preço a mais de um PC é justificado para o tipo de aumento de qualidade? Isso é que é a questão principal

Last edited 2 meses atrás by Carlos
ColdSpirit
ColdSpirit
5 de Outubro de 2024 5:28

Comparar PC com uma consola é ridículo, mais ainda com o que aqui foi dito….

Os jogos das consolas são optimizados para a plataforma cujo ambiente é apenas um.

Os do PC teem que dar para milhentos de PCs diferentes.

Isto é comparar alhos com cebolas. E este artigo é de clickbait tal que dá dó.

Baker
Baker
5 de Outubro de 2024 11:12

PC, jogos baratos, mods com fartura, apps que se podem usar para tornar o jogo melhor, preço dos periféricos e quantidade de periféricos com compatibilidade, possibilidade de upgrade ao fim de anos de uso, possibilidade de jogar com hardware fraco com configurações fracas, títulos exclusivos.
A minha experiência, tenho combo xeon 2640 16gb board 60 euros AliExpress gráfica 3060 comprei usada 150, caixa PC era uma velha com quase 10 anos fonte 50 euros 3 monitores 300 euros disco SSD e um HDD. Consigo jogar e fazer stream depois de ter tudo optimizado. Comparar PC com consolas não faz sentido! O meu filho só joga PS5, ele não sabe lidar com os bugs do PC, a PS é ligar e jogar! E eu não sei lidar com as limitações da PS5 gosto de mods e apps, posso instalar emuladores não tenho que ter periféricos específicos porque quase todos funcionam no PC.

Rafael pacheco
Rafael pacheco
5 de Outubro de 2024 17:00

O que se trata fundamental e de otimização e nao de performance individual de cada componente. Por isso e que o hardware de uma consola consegue ter bem mais performance. Porque trabalham sempre com os mesmo componentes. Se um pc tivesses o nivel otimização de uma consola teria dus ou 3 vezes mais poder. Vejam por exemplo o aumento performace que consegue ter uma grafica do inicio ao fim do ciclo so com atualizacao de drivers? Mais de 50%

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2024 20:44

Boas, não podem comparar TFLOPS da Nvidia com AMD (GPU das consolas), são arquiteturas diferentesº
O GPU da PS5 é equivalente á 6600xt/6700, há variadissimos testes que comprovam isto.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2024 14:12

Não conhecia o site, mas no comentário em cima está a fazer essa comparação de TFLOPS.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2024 14:22

Sobre a comparação do gpu e sua equivalência(6750xt), não concordo, mas cada um tem direito á sua opinião.

Tiago costa
Tiago costa
11 de Outubro de 2024 7:56

Ao que tenho de conhecimento e rumores esta caro, caro e bem.Levando em conta que estao fazendo essa analise com possivelmente apenas o teraflops seria sim equivalente a uma rtx 4070/rx 7800, mas ainda assim nao temos dados para ter. Sempre prometem algo e nao entrega desde da epoca da ps4 fazem isso…
A ps5 nao foi ma mas não é grande coisa para o que entrega. Mas 800 euros monto um pc ja bom para durar um tempo, e dps ainda a possibilidade de upgrades.
Nao esperem muito sendo sincero. E nesse preço ainda mais. 800 euros monto o seguinte pc mesmo se for peças usadas (hoje em dia vale bem a pena ter o conhecimento de comprar coisas usadas, sendo sincero comprei imenso hardware usado e foi divertido ver o quanto se poupa para a performance)
Um pc novo:
Amd ryzen 5 7600
2 tb de ssd nvme
Asrock B650M
16 gb de ram ddr5 +- 6000mhz
RX 7600
um pc novo… 870 euros +-
Um usado da para brincar e ser divertido poupar.
Wallapop o que encontrei:
Ryzen 7 7700
MSI 620M
16 ddr5 +- 5000mhz (inferior mas a um preço bem a menos do que o de cima, com sorte acha se melhor)
Ssd nvme melhor usado…. Um de 2 tb levando em conta uns 100 euros como o de cima
Uma fonte boa que eu comprei foi 30 euros usada e sem nenhum problema. 80plus silver de 650W. Encontras parecidas ou melhores a um preço parecido.
Encontras uma boa caixa a 30 euros.
+- 570 isso tudo.
Levando em conta que temos 230 para a grande cpu.
Encontrei 3070
Encontrei 4060
Encontrei RX 6700 Xt
Encontrei a mesma RX 7600
E etc depende muito do que ha por ai mas encontrei muito dessas.
Assim sendo em minha visao um pc seria melhor, pois tem detalhes de:
Tecnologias que a mesma (ps5 pro vai usar) dlss e etc.
Nao pagas para online.
Os jogos costumam ser mais baratos.
Pode se usar para trabalhar.
E da para divertir se com mods e outros jogos.
Exclusivos de psn muitos estao a entrar no mercado do pc.
Isso levando em conta que da para melhorar o preço do pc usado.
Entao. Ta caro. Caro… Nao vale a pena é quase um artigo de luxo. Tudo isso deve ser provavelmente dados levando em conta teraflop.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Tiago costa
11 de Outubro de 2024 9:48

Na parte de estar caro, estamos de acordo, o que eu não concordo é com a tua desonestidade intelectual ao recorreres aos usados, ou à ”candonga” para aumentar de forma artificial o valor do PC face a uma consola, porque por muito que tentes, um PC jamais bate uma consola em termos de preço/performance.

Esqueceste-te de meter algo que no PC é um problema, que á a dor de cabeça com todos os drivers e os problemas que dão, e que numa consola praticamente não existe, um consola é literalmente plug & play, é projetada para isso, logo é inútil achar que um PC é melhor porque também dá para trabalhar.

Last edited 2 meses atrás by José Galvão
Lucas jangada
Lucas jangada
11 de Outubro de 2024 15:24

Já para Black mith Wukong em 1080P nativo no ultra roda por volta dos 50 FPS em uma 3070 e o PS5 40 FPS.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2024 20:39

Boa noite, se o processador da ps5 pro é fraco só têm que se queixar á Sony.
Pelo dinheiro que pedem tinham obrigação de meter algo bem melhor.
Todos conseguem comprar um 12400f, que é bem melhor que o das consolas, por 120 euros ou menos.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2024 14:18

Amigo, dei-lhe o exemplo da intel como posso dar o da amd, ryzen 5600 a 110 euros.
Sobre a arquitetura, vou repetir, pelo valor que pedem só tinham é que trabalhar nela, visto que agora têm um bom upscaler, só beneficiavam disso.
Mas pelos vistos a Sony,como outras, só vêm dinheiro á frente.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2024 14:25

A xbox one x cometeu o mesmo erro, bom gpu,com o mesmo processador.

The Maker
The Maker
13 de Outubro de 2024 10:34

Eu vejo comentários a tentar negar o óbvio. Eu tenho PC, jogo vários jogos a 4k, 80, 100 fps, mas o PC custou 2 mil euros. Sem ecrã. A ps5 ou a pro, mesmo a 1000 euros era barata. Eu também tenho playstation, claro que o PC em texturas, luminosidade, raytracing faz um trabalho excelente, mas custou 4x mais… não ha concorrência à performance, preço qualidade das consolas, e da sua função imbatível de plug and play… o trabalho de andar sempre a compor e actualizar o PC, não é para todos… nenhuma consola bate um PC de 2 mil euros, mas se o PC for mais barato que isso, a diferença de qualidade de performance entre o PC e a ps5 pro, será redundante.

Last edited 2 meses atrás by The Maker
error: Conteúdo protegido