Se considerarmos que 448 GB/s é menos que 560 GB/s, então sim! Mas esta realidade matemática, na prática não mostra a realidade de funcionamento do GPU.
Nota: Artigo alterado, devido a lapso na contabilização das unidades de computação da XBox.
Há certas realidades que necessitam de ser enquadradas para poderem ser devidamente interpretadas. E a questão sobre qual a consola que tem mais largura de banda, a PS5 com os seus 448 GB/s ou a Xbox série X com os seus 560 GB/s é uma delas.
Deixem-me dar-vos um exemplo.
Quem consome mais eletricidade, Portugal, ou Espanha?
Se formos a ver a eletricidade consumida por estes dois países, naturalmente que o valor gasto por Espanha é bem maior que Portugal. E nesse sentido, será uma realidade matemática que o maior número de consumo de eletricidade gasto por Espanha é maior que o de Portugal.
Mas será que com isso podemos dizer que Espanha consume efetivamente mais eletricidade do que Portugal?
Na realidade, para dizermos isso, teríamos de ver a eletricidade consumida per capita, isto é quanto é que cada um dos habitantes está a gastar. E nesse caso, poderíamos encontrar uma outra realidade. Que o consumo per capita em Portugal poderia ser maior que o de Espanha.
Isto não invalidaria que o consumo total de Espanha continuaria a ser maior, pois na realidade o Pais tem muito mais população, mas na realidade Portugal consumiria mais Eletricidade do que Espanha. Não no seu todo, mas per capita, o que implicaria que, na prática cada Português gastaria mais eletricidade do que cada Espanhol.
Este é, claro, um exemplo teórico. Não sei se na realidade o consumo per capita de eletricidade em Portugal é superior ao de Espanha, mas isto só mostra que o consumo total não mostra que haja mais eletricidade disponível para cada habitante. E isto é relevante de ser percebido aqui nesta análise.
Analisando as consolas, o que vemos?
O GPU da PS5 é constituído por 36 unidades de computação, ao passo que o da Xbox série X é constituído por 52 unidades de computação. Basicamente a Série X tem mais 44,4% de unidades de computação que a PS5.
Mas quando analisamos a largura de banda disponível para as duas consolas, o que vemos?
A PS5 tem 448 GB/s e a Série X tem 560 GB/s. E isto é apenas um aumento de 25% face ao valor da PS5. Ou seja, estamos longe de estar na mesma proporção!
Fosse a realidade apenas esta, o que poderíamos dizer é que, a PS5 na realidade tem muito mais largura de banda do que a Xbox série X.
Quanto? Basta fazer a conta:
PS5
448 GB/s / 36 unidades de computação = 12,44 GB/s por unidade de computação.
Xbox série X
560 GB/s / 52 unidades de computação = 10,769 GB/s por unidade de computação.
E aqui vemos que há mais 1,681 GB/s por unidade de computação na PS5 do que na Xbox séries. Ou seja, aproximadamente, os referidos 25%.
A questão é que esta realidade é mais uma vez deturpada. E isto porque na realidade a PS5 funciona a 2.23 GHz, ao passo que a Xbox série X funciona a 1.825 Ghz. Ou seja, a PS5 funciona a mais 22,2% mais velocidade que a Xbox séries X.
Para podermos dizer que este aumento de velocidade pode compensar o menor número de Compute Units, tornando a PS5 numa consola com o equivalente a 44 Compute Units à mesma velocidade das Compute Units da Xbox série X, ou seja, 1825 Mhz, é necessário que a largura de banda não seja inferior à da Xbox.
Como chegamos a 44 Cus?
Fácil:
2 230 * 36 * 64 * 2 = 10 275 840
Mantendo os TF, mas fazendo a conta para 1825 Mhz
10 275 840 / 2 /64 / 1825 = 44 compute units.
Basicamente, pelo seu aumento de velocidade, a PS5 é equivalente a uma consola com 44 CU a funcionar a 1825 Mhz.
E para estes CU, teriamos então a seguinte largura de banda:
448/44= 10,1818, ou seja, um pouco menos do que a Xbox séries X
Resumidamente, a largura de banda/unidade de computação, é bastante equivalente em ambos os sistemas, mas a referir onde efetivamente ela é superior, seria efectivamente na Série X.
A questão é que perante os números crus, este equilíbrio, certamente poderá surpreender muita gente, algo que olhando apenas para a realidade que 560 é mais que 448, pode não fazer parecer.
E isso não é bem assim. A PS5 para as suas necessidades de computação tem basicamente a mesma largura de banda disponível por Compute Unit do que a Xbox. E sendo a largura de banda algo que é requisitado pela computação que ocorre na máquina, estamos perante um caso onde a Xbox tem mais largura de banda disponível para processar usando a totalidade do seu hardware, do que a PS5, mas uma diferença que é bastante reduzida.
Mas este não é o único fator
Mas depois há mais fatores que contribuem para o cálculo da largura de banda e que certamente fazem com que a PS5 acabe por ter mais mais largura de banda da Xbox…
Estas situações estão relacionadas com implementações diversas presentes no Hardware que melhoram a situação para o lado da PS5, mas que não é intuito deste artigo explicar. Vamos apenas tocar nos tópicos, uma vez que tudo isto já foi explicitado em artigos anteriores.
- Segundo o dado a conhecer por Mark Cerny no “The Road to PS5”, a PS5 deverá ter requisitos de largura de banda inferiores na descompactação de dados vindos do SSD, ao dispensar todo o processo de check-in. Basicamente os dados são descomprimidos numa cache de alta velocidade existente no sistema de I/O, onde atuam os descompressores/compressores. O procedimento em qualquer sistema informático atual é descomprimir os dados na RAM, movendo-os depois para a posição final onde são usados, o que requer largura de banda. Dado que a Microsoft nunca anunciou nada do género da PS5, acredita-se que a Xbox usa o sistema tradicional, o que permite um maior aproveitamento da largura de banda por parte da PS5.
- A Xbox usa uma arquitetura de memória que obriga a que a mesma seja dividida em duas pools, uma com uma largura de banda de 560 GB/s e outra com 336 GB/s. A primeira largura de banda dá acesso a 10 GB de RAM, e a segunda a 6 GB de RAM (na PS5 totalidade da RAM é acessível a 448 GB/s). Se isto pode não parecer muito problemático, convém perceber-se que na realidade as duas pools usam a mesma ligação física, o que implica que quando há um acesso a uma delas, o canal de comunicação fica usado, o que implica que há um corte na largura de banda da outra. Se a largura de banda de um dos lados for totalmente usado, o outro fica altamente limitado. Ao se aceder a 560 GB/s à pool mais rápida, isso implica que a outra pool fica inacessível, e se acedermos a 336 GB/s à pool mais lenta, ficamos apenas com 224 GB/s na pool rápida (se querem perceber melhor esta situação, vejam este artigo). Basicamente, apesar de os programadores “contornarem” bem este problema com padrões de acesso manualmente otimizados, ele é impossível de ser evitado, o que quer dizer que, quando se usa mais de 10 GB, em caso algum os 560 GB/s dessa pool estarão disponíveis a 100% do tempo.
Nos tempos que se discutia qual das 2 iria ter os melhores resultados, vários me diziam que a xbox era isto e aquilo, eu dizia que a ps5 era superior à ps4, logo, os jogos iriam ter mais qualidade e que eu compro uma consola pelos jogos de qualidade e que usam bem as capacidades da máquina. Mas lembro me de um colega me falar da largura de banda e dizer que a xbox tinha mais, eu mencionei que essa discrepância podia ser enganadora porque por cu a velocidade é maior na ps5. Enfim, tenho que lhe mostrar este artigo.
Mais uma vez Mário, excelente e explicito.
Mário, algumas correções que podem mudar todo o artigo em termos de cálculo, o Series X tem 52 unidades computacionais, não 56, tendo 44,4% mais de unidades de processamento (não 55,5%) trabalhando a um clock menor…
Pois… Erro meu. Eu corrijo
Efetivamente altera… em vez de a PS5 ter mais, é a Xbox que tem mais, mas na realidade, tal como antes, isso é apenas uma informação factual, pois os valores continuam a ser super próximos, e equilibrados. E era o mostrar desse equilíbrio o objetivo deste artigo.
O que isto afecta é o artigo de amanhã, onde cometi o mesmo erro!
👍🏽 É fácil confundir com tanto número, fora que têm em alguns lugares a citação de que antes do padrão de qualidade selecionar os CU das GPUs, elas têm mais unidades pra minimizar perdas no processo produtivo (se não me engano, 40 pro PS5 e 56 pro SX com 4 CU desativados cada um).
A questão do Paralelismo com menos núcleos e do Clock por unidade mais alto também influenciam bastante na performance dos jogos, junto a I/O sem o check-in e descompressão à parte. Verdade é que os programadores que falavam que não havia grande diferença entre os consoles é que estavam certos.
O ponto em que a diferença no Series X poderia ser crucial era nos RTs, mas a AMD não ajudou pela ausência de cores especializados e tem um processamento muito discreto nessa área em relação ou que já se via antes na Nvidia.
RTs ainda engatinham nos consoles de um modo geral, e tem sido algo visto muito pontualmente. Eu esperava que nessa geração quase tudo fosse com RTGI, mas certamente eu sou um iludido! 😃
É isso que irei abordar amanhã… Que a diferença de performances é de tal forma irrisória que a balança pode tender para qualquer dos lados, dependendo de vários fatores.
Quanto ao RT, a diferença na performance será igual à diferença global. Teoricamente no máximo 18%, na prática, usando exemplos reais de GPUs AMD; será bem menos.
Verás amanhã!
Off: Após anos e anos a vender abaixo da PS, a Microsoft referiu que o número de unidades vendidas era irrelevante e como tal deixou de falar nelas.
Avancemos para 2022, e devido a problemas de stocks a Xbox vende mais que a PS nos EUA por 3 meses seguidos.
O que vemos? A Microsoft fala de vendas e desse facto no seu relatório. Mas só nos EUA onde vendeu mais.
Curiosidades. A vida está cheia delas, e a Microsoft… Também.
Pessoalmente a curiosidade que mais me chama a atenção é a previsibilidade destas situações.
Essa hipocrisia “social”, infelizmente, é algo que precisamos tolerar se não quisermos andar irritados ou ficarmos loucos.
Mas o chato mesmo é ter de lidar com a cegueira eterna seletiva pela internet! 🙂
Off: Será que só eu percebi que o Phill Spencer tem feito certo assédio ao Barlog (do Santa Mônica) com certa insistência?!? 🙂 “Essa alma quer reza!!!” 🙂
https://br.ign.com/god-of-war-ragnarok-ps5/100719/news/god-of-war-ragnarok-phil-spencer-quer-jogar-proximo-exclusivo-da-sony
https://meups.com.br/noticias/diretor-god-of-war-elogio-de-phil-spencer/
https://twitter.com/XboxP3/status/1542580238646792193
https://www.gamevicio.com/noticias/2021/10/phil-spencer-parabeniza-o-diretor-de-god-of-war-apos-ser-eleito-o-melhor-jogo-de-todos-os-tempos/
Off Topic:
Para que acompanhou a avaria da minha PS5 e subsequente serviço pós venda,
ontem escrevi no livro de reclamações da Worten devido á demora (já vai para 2 meses), e hoje ligaram-me a dizer que receberam um conjunto de PS5 novas muito limitado mas que já têm uma reservada para mim, foi preciso fazer barulho mas está resolvido.
Irá ter 3 anos de garantia de fabrica mais 3 anos de extensão de garantia, menos mal.
Infelizmente a falta de stocks está a levar a esse problema.
Isto está terrivel, tenho um amigo meu que quer comprar uma PS4 nova para o filho e não encontra em lado nenhum…
O pior é que esta escassez está para continuar.
PS4 ou PS5?!?! Pergunto isso porque PS4 ao menos tem possibilidade do usado de forma mais fácil.
É a Ps4, usado ele não quer tem medo que avarie.
Que compre na cex… Eles dão 3 anos de garantia aos usados que vendem.
Orre… É a geração garantida! Que bom que logo o console estará com você!
Sei que não serve de consolo, mas no Brasil seria pior, provavelmente mesmo com o barulho você passasse por muita raiva ainda! 🙂