A PS5 é a única plataforma que atualmente consegue executar todos os jogos que constituem o top 20 dos jogos mais vendidos nos EUA desde Janeiro de 2024 até à presente data.
O top 20 dos jogos mais vendidos nos EUA durante todo o ano de 2024 foi divulgada e é a seguinte:
- Helldivers II [Sony (Corp)]
- Call of Duty: Modern Warfare III (2023) [Activision Blizzard (Corp)]
- Dragon’s Dogma II [Capcom USA]
- MLB: The Show 24 [Multiple Video Game Manufacturers]
- Final Fantasy VII: Rebirth [Square Enix Inc (Corp)]
- Tekken 8 [Bandai Namco Entertainment]
- Madden NFL 24 [Electronic Arts]
- Suicide Squad: Kill the Justice League [Warner Bros. Games]
- Hogwarts Legacy [Warner Bros. Games]
- Persona 3: Reload [Sega]
- NBA 2K24 [Take 2 Interactive (Corp)]
- EA Sports FC 24 [Electronic Arts]
- Sea of Thieves [Microsoft (Corp)]
- Marvel’s Spider-Man 2 [Sony (Corp)]
- Minecraft [Microsoft (Corp)]
- Stellar Blade [Sony (Corp)]
- Rise of the Ronin [Sony (Corp)]
- Elden Ring [Bandai Namco Entertainment]
- Grand Theft Auto V [Take 2 Interactive (Corp)]
- Skull and Bones [Ubisoft]
O que salta á vista nesta lista é que apenas uma plataforma em existência possui todos os jogos ali à venda, e ela é a PS5.
Não é incomum encontrarmos na lista de jogos mais vendidos jogos exclusivos de uma plataforma. Agora encontrar uma lista com 20 jogos onde apenas uma plataforma consegue executa-los todos, isso já é algo digno de notícia.
Basicamente os 20 jogos ali presentes estão disponíveis no PC, PS5, Xbox e até na Switch, mas há quatro deles que apenas estão disponíveis na PS5, o que torna essa plataforma a única que possui a totalidade dos jogos ali presentes.
A situação não deixa de ser curiosa, especialmente numa altura em que se fala que os exclusivos estão a morrer, e que eles são pouco relevantes.
Em tese esse assunto séria parte de um comentário que fiz poucos dias atrás ao falar do Xbox, não que iria falar do top20 a correr somente no PS5 mas o fato de que está recorrente jogos serem lançados no PS5 e demorarem mais dias/meses a serem lançados no Xbox. Fora as notícias de atualizações de jogos que também estão a demorar para sair no Xbox
Tô parecendo um vidente. Kkkk Falei lá no início da geração que o Ps5 receberia exclusivos sem a Sony fazer nenhum esforço por causa da bagunça que a MS fez colocando o SS na jogada e também pela falta de vendas no Xbox. Creio que isso vai ser cada vez pior e tem Studio que não vai nem se dar ao trabalho de portar seus jogos pro Xbox. Se nem a Microsoft valoriza seu console, por qual motivo os outros irão?
E tem mais uma fato interessante: Os jogos da Microsoft na lista (Sea of Thieves e Minecraft) só estão na lista de mais vendidos graças ao Playstation. Se não fosse o Playstation, esses jogos nem estariam aí.
Sparrow, você acha que se a MS transforma-se os Xbox series s/X em um PC de baixo custo com o Windows haveria uma revolução no mercado de consoles?
Não… Porque PCs não são consolas. Um PC sem alterações ao hardware nunca compete com uma consola ao mesmo preço.
Entendo o teu argumento.
Mas já que a MS tem os consoles Xbox series s/x ela poderia numa “decisão de desespero” possibilitar que eles usassem o windows criando uma versão barata de PC (tipo uma steam machine com windows).
Júlio, pode até tentar algo como o Steam Deck, mas é insistir no fracasso. A Valve disse que vendeu vários milhões de Steam Deck, ou seja, não está na dezena de milhões e duvido muito que chegou a 10 milhões vendidos até o momento. Um flop colossal!
Mas se trata da Microsoft né? Não dá pra adivinhar nada, apenas que quem sabe tentem um novo fracasso, como de costume.
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/11/valve-afirma-que-ja-vendeu-varios-milhoes-de-unidades-do-steam-deck/
Não é um flop, mas não tem um o sucesso de um console. A Valve não subsidia o hardware como nos consoles.
Até onde li, havia vendido pouco mais de 3 milhões. Sem subsidiar não é ruim, e não afasta clientes da Steam, diferente de transformar seu console num PC, pois abre todo um leque de lojas do PC que o cliente de console não teria acesso.
Vendeu bastante para um produto de nicho e de luxo. Steam deck é muito caro para fazer volume.
Não é ruim pra Valve, mas num cenário de competição, que é o que a Microsoft buscaria, é um flop! Microsoft já está mostrando pra todos que não está afim de perder dinheiro com o Xbox mais. Vai subsidiar mais um console com o selo Microsoft, queimada do jeito que está? Só se for louca. Mas como disse, podemos esperar tudo da MS.
Isso implicaria alterações. O API do PC não funciona na consola pois tem imensas layers de abstração de compatibilidade de hardware que na consola são dispensáveis e até não desejados pois tem severas implicações na performance.
Daí que colocar software PC na consola implicaria uma de duas coisas. Ou o recompilar do software especificamente para a consola, o que não vai acontecer, ou colocar a consola a suportar as layers de abstração do PC, o que pode acontecer, mas tornará a Xbox num PC de 500 euros, bem mais lento do que seria possível na consola em si.
Eu fico impressionando como o xbox e a MS tomam “trolha reversa”
Correram na internet com sua postura arrogante e prepotente, o seu normal quando não é dissimulado, falar que “em 10 anos a Sony pode criar seu Call of Duty”
Helldivers 2 na frete de Call of Duty
E mesmo assim, igual os fanáticos pelo xbox da internet, nunca admitem a incompetência e sempre ficam repetindo os mesmos erros
Essa lista não é dos jogos mais vendidos. É do volume em dólares das vendas. Veja que palword nem na lista entrou. Além disso, eles tem dificuldade de pegar as vendas de games no switch. Em volume de vendas, provavelmente nem spiderman 2 entraria no top 20.