Apesar da queda do volume de vendas de consolas, a realidade é que a situação da PS5 não se alterou.
Apesar de todas as notícias de quebras de vendas das consolas, a PS5 ainda está com uma vantagem de cerca de 8% nas vendas alinhadas desde o lançamento, face à PS4, uma consola que foi um sucesso de vendas, e isto nos EUA. E isto apesar do seu preço bastante mais alto e da escassez de stocks induzida pela pandemia.
E isto, perante os atuais desafios da economia mundial, tem de ser visto como um sucesso.
O mesmo não pode ser dito das novas Xbox, que perante as vendas alinhadas com o lançamento e face às Xbox One, as Xbox Series X|S estão atrás 11%, sendo que a Xbox One já teve más vendas. Isto nos EUA!
Convêm no entanto não ignorar algumas realidades atuais. Basicamente as consolas agora extraem mais dinheiro do consumidor, ao oferecer uma forte lista de serviços de assinatura e uma maior variedade de acessórios.
A realidade é que com o software a tornar-se mais onipresente em todas as plataformas e dispositivos, o futuro das consolas possui riscos que antes nunca existiram. e no caso da Sony e da sua Playstation, esta terá que trabalhar duro para criar um atrativo que seja um ponto de venda exclusivo para o seu hardware futuro, como a PS6.