A prioridade da programação… tem a ver com as vendas.

Numa frase da DF esta refere: “A PS5 é a consola alvo de desenvolvimento e depois é escalado para o pc e portado para a Xbox e ajustando as suas particularidades”. Porque será que isto acontece?

No inicio desta geração, Playstation 5 e as Xbox Series tinham prioridade identica à Playstation no desenvolvimento. E o motivo é que nenhuma das duas consolas podia garantir vendas em quantidade, pelo que não havia motivo para separação das mesmas.

Mas com o avançar da geração, aconteceu aquilo que acontece sempre. As vendas começaram a ditar os níveis de optimização das consolas!

Basicamente, e em termos médios, a plataforma que mais vende há mais de 30 anos, é a Playstation. Já a segunda plataforma alternou entre a XBox e agora o PC.

Claro que isto não é uma realidade universal, e daí o termos usado a referência aos “termos médios”. Em alguns estilos de jogo o PC vende mais, e diga-se até que, no global de todos os jogos lançados, devido a que muitos são lançados exclusivamente no PC, o PC até se tem tornado para alguns produtores na plataforma que mais receitas traz. Não forçosamente a nível de jogos individuais, mas globalmente pois os GAAS e as Microtransações são mais comuns nessa plataforma.



Mas as vendas são a fonte de receita inicial, e aquela que se pensa no ato de conceção de um jogo. Um jogo que venda bem é desde logo um sucesso!

Nesse sentido os programadores dedicam mais tempo a otimizar o jogo para o hardware da plataforma que mais vende. E isto não é uma realidade que tenha surgido agora, é uma realidade que existe desde sempre. Daí que, com as vendas na Playstation a serem primordiais, a consola torna-se na plataforma alvo de desenvolvimento. É nela que os jogos se desenvolvem e é a partir dessa base que eles são portados para as outras plataformas.

Convêm porém que não nos enganemos. Numa frase recente a este respeito, a Digital Foundry referiu o seguinte:

A PS5 é a consola alvo de desenvolvimento e depois é escalado para o pc e portado para a Xbox e ajustando as suas particularidades.

Apesar de nesta frase o PC aparecer em segundo lugar, a frase não refere a realidade toda. Isto porque quase todos os jogos começam o seu desenvolvimento no PC, inclusive os exclusivos da Playstation. Se vocês virem um vídeo ou fotos do interior de estúdios, inclusive first Party, verão que eles trabalham com PCs e não com devkits. A parte dos devkits só entra em jogo depois do jogo estar delineado e concebido, passando a ser usado para a optimização.

Ou seja, apesar de a PS5 ser a consola alvo de desenvolvimento, o PC é a plataforma primária de desenvolvimento… sempre. Quando se fala em escalar para PC, estamos a falar de ajustar as opções gráficas para cima e para baixo do que as consolas usam, de forma a ajustar o jogo a uma ampla gama de máquinas.

Já a Xbox, já o tínhamos dito aqui… as suas fracas vendas colocam a consola numa posição secundária. Basicamente, perante as atuais vendas, não justifica verdadeiramente dedicar à consola o mesmo tempo que às restantes plataformas, e o que se tem vindo a fazer é pegar na versão PC e ajustar a mesma às capacidades/particularidades da Xbox, ajustando e otimizando ao seu hardware. Mas isto sem ter em conta as capacidades/características, pontos fortes e fracos da consola. no ato de desenvolvimento.



 



11 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
8 de Março de 2024 7:27

Há de se lembrar sempre que uma plataforma única ou reduzida em termos da hardware permite melhor refinamento, logo quando falamos em otimização pro PCs, não falamos de algo estar o melhor otimizado possível para o PC (otimização mais refinada) que cada um tem em sua casa, e sim de uma otimização genérica para uma ampla gama de hardwares e suas combinações.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
8 de Março de 2024 9:37
Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
8 de Março de 2024 11:28

A EA consegue ser pioneira em es***tice em qualquer situação, é impressionante. Mas a diferença dela pras outras é só a cretinice de dizer mesmo. Os caras não querem dar o que os consumidores querem, simplesmente querem dar aquilo em que acham que lucram mais, no caso aí, diminuindo custos na marra.

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
8 de Março de 2024 17:45

Temos que entender o contexto. Ele está vendendo o peixe dele. Logo vai falar aquilo que o investidor deseja ouvir. Mais receita e menos custos.
A questão é que o mundo não se molda a vontade dele. Muito pelo contrário. Talvez empresas como a EA sejam as grandes perdedoras. Se a IA permitir tamanho ganho de produtividade, a concorrência não vai diminuir. E jogos como o ex-Fifa, deixem de ser dominantes.
A única certeza que a IA venho pra ficar, mas ainda é cedo pra saber quais os vencedores e perdedores.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
9 de Março de 2024 12:04

Não seja ingênuo, Hennan! Tudo é em prol do super lucro e foda-se os outros para eles. A IA não tem nada de benéfico, nem mesmo para esses ” donos* do negócio( causando desempregos em larga escala sem precedentes históricos).Já vi pessoas confundindo isso com a revolução industrial, algo que beira a imbecilidade em comparação, pois na revolução industrial, vc teria que aprender a dominar as máquinas, mas na IA, ela aprende contigo e vc é substituído. Na indústria dos games, principalmente nessas big techs, a IA vai” deitar e rolar “, onde acredito que a MS vai usar os games como laboratório, mas todas as empresas irão com isso ( talvez com exceção da Nintendo a princípio), principalmente em games de custo de produção elevados. O comentário do José Galvão foi pertinente quando ele questiona o pq desses altos valores de produção, coisa que ouvimos, mas que não temos acesso a esses custos, pois empresa nenhuma abrirá. Talvez, já estejam com esses discursos para enfiarem goela a baixo a IA e ligarem o foda-se para os Devs já por agora. Com a IA, é inevitável que games fiquem sem ” alma” e que o mercado desmorone. Quanto ao mundo, não me espanta como Cristão que essas coisas iriam acontecer, pois isso é profético e o mundo Cyberpunk será uma realidade incontornável!

Last edited 7 meses atrás by Edson Nill
Juca
Juca
8 de Março de 2024 12:30

[OFF] Mário, falando em IA desempregar o povo, já testaste essas IA de transformar 2D pra 3D para fazer modelos imprimíveis?

https://www.youtube.com/watch?v=uD_p8Zpa_d8&t=341s

Last edited 7 meses atrás by Juca
error: Conteúdo protegido