Apesar da subida de preços que nunca é algo de bom, mesmo assim, a PSN+ do Brasil continuará a ser das mais baratas.
A partir de 7 de Julho, os possuidores de consolas Playstation que residam no Brasil, e pretendam aderir à PSN+ terão de desembolsar um custo superior em 33%.
Assim os preços passarão a ser:
- 1 Mês – R$34,90
- 3 Meses – R$84,90
- 12 Meses – R$199,90
Isto quer dizer que o custo se torna agora na ordem dos $40, o que, apesar de mais caro, ainda é bastante abaixo dos $60 ou €60 praticados nos EUA e Europa.
A recomendação a quem não quiser pagar o preço extra, e caso possa investir desde já, é adquirir já uns anos adicionais de PSN+ ao preço atual. Essa é uma situação que por norma faço sempre que encontro uma promoção, sendo que por norma adquiro a PSN+ por cerca de 48 euros.
Nesse sentido, caso hajam promoções equivalentes em lojas online para os nossos leitores do Brasil, aconselha-se a que tentem adquirir a PSN+ por lá!
Moeda desvalorizou mais de 40%. Demorou bastante pra acontecer.
pela cotação ainda está mais barato que o preço fora do BR.
de qualquer jeito, faz muito tempo que eu peguei Plus por tanto tempo que nem preciso me preocupar, capaz do mundo acabar antes da minha Plus.
Na promoção passada eu adquiri 3 anos adicionais. Minha PSN vai até junho de 2023. Paguei R$300,00 por 3 anos. O problema é o choro. Sonysta adora falar que caixista é mendigo, mas quer preços congelados do serviço. Alguns vivem no mundo da fantasia mesmo.
Sou contra aumentos entretanto este é justificável. Em 2 anos, a partir do último aumento da PSN brasileira o real foi de R$3,96(01/05/19) a R$5,22(07/05/21) sendo que este fica flutuando com valores que chegam a R$5,50.
A Sony somente está atualizando os valores para a atual cotação, de 01/05/19 a 07/05/21 o dólar valorizou 31,81% em relação ao real e é praticamente esta porcentagem de R$150,00 para os R$200,00.
Eu mesmo tinha o hábito de ter um final de assinatura para 2 anos a mais do ano que estou, mas desde o último aumento eu não renovei, vou esperar o limite até porque em semana de E3 a Sony geralmente faz promoção no valor da Plus.
Agora aqueles que sempre se justificam “Mas no Xbox o preço não aumentou”, mas não lembram que teve uma tentativa de aumento de 100% no valor da Gold. Um outro ponto que lembro também, quando o governo diminuiu os impostos sobre games já nessa época de pandemia muitos vieram a “soltar fogos de artifícios” e eu fui um dos poucos a dizer que não valia já que nessa mesma época o real estava se desvalorizando e muito em relação ao dólar e essa redução de impostos logo seria sobreposta em relação a alta do dólar.
…..mas as pessoas pensam pequeno e preferem culpar a empresa por um erro que não é dela, está ajustando o preço do seu serviço, enquanto as que disponibilizam feijão e arroz também, as fornecedoras de energia também, combustível também, até eu na minha manutenção eletrônica(que ainda é hobby e só para familiares ou conhecidos próximos) estou repassando novos valores devido a desvalorização da moeda.
Boa análise Lívio. Infelizmente esse é o contexto, extremamente desfavorável, em nosso país.
PS: também estou contando com o desconto na plus em junho para reassinar hehehe
Mário desculpa, mas a conversão que você fez de 40 euros, não é certa e você não leva em consideração o poder de compra da nossa moeda, que esta mais baixo do que nunca. Em medida comparativa seria o mesmo de vocês europeus pagarem 200 euros sem ganhar no mês o que vocês ganham. Aqui no Brasil o salário mínimo é de 1024 reais brutos, líquidos são 900 mais ou menos então esse aumento é de quase 1/4 do nosso salário mínimo que como o Lívio citou são 90% de nós brasileiros.
Agora o engraçado é que quando a Microsoft anunciou o aumento os fanboys desmiolados da sony desse site começaram a atirar pedras e graças aos fãs da xbox ela voltou atrás, e agora que a situação é a inversa o que vemos? Os fanboys desmiolados da Sony a passar pano dizendo que é isso mesmo e não se importando. Hehehe engraçado como a situação se inverteu e os ditos mudaram da água para o vinho.
A conversão foi apenas da moeda. E nem seriam 40 euros, seriam menos. Pouco mais de 31.
Não se pretendeu tomar em conta qualquer outra situação, e muito menos situações financeiras ou políticas.
Pelo que ouvi aqui explicado o aumento está apenas a tomar em conta a desvalorização da moeda, motivo pelo qual nem sequer é um aumento, mas apenas ajuste à inflação.
O que você quer que a Sony faça? Continue com preço de 150,00/ano levando prejuízo na plus porque nós brasileiros somos uns fodidos? Que doido isso. Haha
No mais, não vi ninguém defendendo o aumento da plus, apenas entendendo a situação. Por favor, mande links de pessoas defendendo o aumento.
Como falei acima e citado por você, não defendo aumentos, mas entendo a situação que resultou nisso.
Sobre a MS ter voltado atrás nos 100% de aumento que ela queria aplicar a resposta é simples e muito dada pelos fanboys da MS….”é a empresa mais rica do mundo, tem bilhões a gastar….”. Se ela sustenta o Gamepass a preços baixos o que seria deixar como está o preço da Gold, recebe pela gold muito mais que as assinaturas reais promocionais de 1,5 ou 10 reais do GamePass, dinheiro para isso ela tem, embora ache , que essa situação(da gold, não do GamePass) não vá perdurar muito tempo por lá.
Acima de tudo a Microsoft quer vender gold para converter em Gamepass. Se dão o Gamepass nos cereais, o ques custa isto?
Vejo algumas das suas comparações como desproporcionais.
Primeiro, o aumento da Xbox live Gold foi o dobro. Caso o aumento da plus fosse o dobro, estaria custando 300 reais, correto? Nem preciso dizer que estamos falando em valores proporcionalmente bem diferentes.
Segundo, o aumento da Xbox live gold foi em todo o mundo. O aumento da plus foi somente aqui no Brasil. A Microsoft voltou os preços porque a reclamação ocorreu em escala global. O que mais se via aqui no Brasil era canal de Xbox passando o pano para o aumento. Então enquanto o mundo reclamava do aumento, o Brasil defendia. Lembrando, era o dobro.
Terceiro, o que eu mais vi de sonysta na internet foi reclamação, tanto que muitos se revoltaram com canais que tentaram justificar o aumento pela desvalorização do real diante do dólar. Eu evito comentar esse tipo de assunto até porque minha psn é americana, eu sou usuário desde 2010, nos tempos em que não se tinha psn brasileira. Mas evito comentar principalmente porque parece que só pode falar se for extremista, ou seja, opção 1 é passar um pano completo e opção 2 é reclamar como se o mundo estivesse desabando. E toda conversa em que só são permitidos os extremos para mim não tem a menor produtividade.
Por fim, não é de hoje que eu vejo as pessoas tentarem buscar contradições usando de argumentos desproporcionais, tentando forçar uma situação.
Ah, para terminar, sou contra o aumento.
Rapaz chega aqui, dá uma bela cagada de regra, uma galera discorda das coisas poucas pensadas que falou, o respondem e ele larga mão da discussão porque simplesmente não restou argumentos para defender um texto bosta. É todo dia a mesma coisa.
Sparrow, em nenhum momento eu cagei regra, e outra eu não largo mão da discussão, eu apenas não respondo a você, que é um pobre fanboy que incita brigas e lambe as bolas do Mário, e os argumentos que dá, parece um papagaio de tanto repetir a mesma coisa.
Para mim você é só um pobre coitado que quer atenção. Vê se me esquece e não se dê o trabalho de ler o que escrevo pois de você neste site eu já estou de saco cheio.
E pronto… Acabei de escrever um comentário de elogios e sai-me isto.
Lá se for a maturidade, lá se foi tudo… E pelo facto de me teres incluido num comentário porco, foi-se o direito à postagem livre também.
No entanto, antes de te tirar o direito, vou-te permitir a defesa e a clarificação do que queres dizer com a frase de cima em que me incluiste, na parte que me diz respeito, decidindo depois o que fazer.
Mário, a parte do “lambe bolas” é usado no Brasil para dizer que uma pessoa “puxa o saco da outra”(também não sei se em Portugal vocês usam esse termo), ou pode dizer também uma pessoa que bajula muito a outra.
Agora se quiser retirar ou ate me banir do site tudo bem, não vou retirar o que disse sobre o Sparrow, ele vive incitando brigas, pega muito no pé de users só por causa que tem a opinião diferente e sim isso já me deixou de saco cheio (esse termo refere a apenas eu esta farto das atitudes, não é termo pejorativo), outra olha as palavras que ele usa como “texto bosta”/”caga regra” isso Mário já encheu tanto minha paciência que eu considerei (e até postei aqui) parar de comentar no site.
Referindo a parte do papagaio ele sempre repete as mesmas coisas quando perguntado de algo, como: “Cash scrubbers”, “SSD super rápido”, posso ter exagerado nessa parte sim e nisso eu posso ter errado.
Sinceramente eu cansei destes comentários do Sparrow, mas claro essa é minha parte da história e você tem todo direito de me banir.
Eu não estou preocupado com o quê disseste ao Sparrow. Eu quero é que justifiques a parte que me envolve.
Porque se tens alguma coisa a dizer-me tens é de ma dizer a mim.
Perante a tua resposta, não vou retirar-te qualquer direito. Espero é da tua parte uma postura correcta como a que elogie e não este tipo de respostas.
Quanto ao Bosta e caga regras a culpa é minha. Eu vi isso e tentei apagar pois achei excessivo. Mas por vezes o software de gestão tem problemas de ligação ao website e não consigo alterar. Dado que na altura não me dava jeito ir ao browser, deixei ficar com a ideia de apagar depois e esqueceu-me.
Agradeço Mário, só me tire uma dúvida existe a possibilidade de eu avaliar o artigo sem precisar comentar?
Ps: Se me permite de oferecer um conselho, cuidado com o monstro que alimenta.
Aqui há regras Daniel… Eu não censuro as pessoas, eu verifico regras. Não havendo insultos ou palavras que o outro se queixe…
Comenta dizendo apenas: Bom artigo!
Ou algo do género!
É por isso que ele pediu explicações a sua pessoa, insultos e palavra de baixo escalão não passam sem uma devida oportunidade se alinhar com o bom debate, com a educação, equilibrio e sem ataques pessoais.
Seu conselho é bem vindo sim, é como vc mesmo pode comprovar já é bem conduzido pelo moderador
Eu pego no pé? Hahaahahah cara, apenas te mostrei o ponto da realidade… Mas como você não consegue argumentar contra, vem com um comentário de ataque pessoal. Piada. Hahaahah acredite nas suas ilusões.
Incito brigas? Eu só te mostro um argumento sólido e você perde a cabeça? Você não mandou nenhum argumento contra como outros já discutiram comigo numa boa. Vive apenas de piti! Pode ficar esperneando a conta aí, eu não vou te botar no colo. Fique tranquilo.
Quanto a cache scrubbers e SSD super rápido, me mostre onde comentei isso fora de contexto? Tá irritadinho porque seu pedaço de plástico tá levando a pior frente ao pedaço de plástico “fraco”? Cresce, cara!
Em tempo, mudarei o jeito de escrever aqui, meus comentários são muito fortes para pessoas sensíveis mesmo. Eu não fiquei ofendido com seu comentário, já você… Então mudarei e você acredita no que vc quiser… O mundo real é diferente da sua realidade alternativa e não adianta mostrar pontos sensatos que você vai falar que as coisas não são assim sem ao menos apresentar nada factual que corrobore o que diz. Sinto muito.
Lambe bolas é uma tentativa de depreciação, um insulto
Pah sem entrar no mérito, mas uma consequência do primeiro aumento é que já não assino a PS+ e já se vão quase 2 anos…
A Sony a querer bater recordes e mais recordes de lucros deve ser algo que como o Mário disse e só o constatar da inflação, mas obviamente, não se aplica a todas as pessoas.
Nós aqui no Brasil não recebemos em dólar e, muito menos em euro, bastando o nosso ladrão da vez (digo Presidente) dizer qualquer asneira que temos um grande aumento de preço… Mas que por norma nunca se converte em uma redução após algum tipo de valorização do real!
Mas como quem vive por aqui também há de se ter algumas ressalvas.
A desvalorização da moeda frente seus principais aportes internacionais.
A margem de lucros de seus produtos.
Os valores referentes as condições financeiras do público alvo.
E por último e mais importante o fator marketshare x localização geográfica estratégica.
A PSN por mais que que tenha seu custo com jogos e manutenção, é uma grande fonte de receitas para a Sony logo como diz o ditado popular “50% de alguma coisa é melhor que 100% de nada” o percentual de pagantes no país só tende a diminuir com a pandemia e com o aumento de preços estão em por em risco todo investimento que já fizeram no país, pois muita gente olha o Brasil isolado mas todos os datacenters e estruturas de rede para a América do Sul estão no país, perder estes consumidores deve ser algo que não deveriam levar apenas como um leve ajuste de inflação.
Além de que, o governo reduziu as alicotas de imposto sobre os videogames… Logo este valor se for unicamente o ajuste frente ao dólar também deveria ser contabilizado neste aumento, então se este era objetivo o aumento deveria ser de no máximo 20%.
Temos os carros mais caros do mundo, os iPhones mais caros do mundo os videogames mais caros do mundo, ter a rede online mais em conta realmente é um grande prejuízo a dona Sony, como dizem os amigos do Facebook aumenta mais que tá pouco!
Via de regra eu sou contra qualquer aumento.
O meu texto foi uma crítica a comparações desproporcionais.
By-Mission. Que um produto tenha preços diferentes em diversos países é uma realidade. Há o inúmeros fatores que podem justificar isso:
– Fabrico local ou importação
– Custos dos materiais e mão de obra
– Margens de lucro
– Impostos
E outros.
Agora o que não se pode querer é um produto de borla.
O jogo que vocês compram custou tanto a produzir como a vendida em qualquer outro país.
Nesse sentido, o custo de produção, dos materiais, da manutenção e da mão de obra é igual.
O que varia são os impostos e a margem de lucro.
E o que vemos?
Que a PSN aí é vendido pelo nosso equivalente a 31 euros. Ou seja metade do que nós aqui pagamos. E isto num país como o vosso, conhecido pelos impostos.
Ou seja, durante estes anos a Sony jogou com a margem de lucro, com as ofertas e conseguiu manter o serviço. Agora atualizou, e mesmo assim para receber por uma coisa equivalente, metade do que recebe nos outros sítios.
Basicamente eu vejo aqui uma boa vontade da Sony e que só se entende pela dimensão do mercado, pois o normal é quando as margens são baixas as empresas retirarem-se do mercado.
Mas já agora retira-me uma dúvida.
Se eu entrar neste link:
https://www.microsoft.com/pt-br/p/xbox-live-gold/CFQ7TTC0K5DJ/000D?activetab=pivot%3aoverviewtab
Vejo o live Gold a 85.99 reais por 3 meses (período máximo de venda). Um pouquinho mais caro que a PSN, pelo que acredito que se estão a queixar da Microsoft também.
Mas onde a coisa muda é na anuidade! Se a Sony vende o período anual por 199,90, no link acima o período máximo é 3 meses, pelo que uma anuidade implica a compra de 4. Se assim for, estamos a falar de 343,96 reais por ano. Bem mais caro que a PSN.
Se estes são realmente os valores oficiais (com os valores para 1 e 3 meses semelhante, mas mais caro no Live), e está diferença anual, havendo esta indignação com o preço da PSN, suponho que a Microsoft deve estar a ser linchada por aí.
E deixa que te diga uma coisa. As queixas dos preços devem ser dirigidas ao governo, e não às empresas. O responsável pelo vosso custo de vida é o
Governo, e só o Governo.
Isto sou eu mas vamos lá.
Se eu como dono Sony disponibilizar um serviço, ou produto, eu como dono colocarei o valor que eu quiser. Isto é factual tanto quanto os gamers reclamaram do preço da PS3 e e também da Xbox One no lançamento. O máximo que vai acontecer é não vender.
Aqui não há onde reclamar, tu oferece ao preço que quiser, não sou eu negar a realidade da coisa.
Entra o contraponto:
Eu sou a Sony te ofereço o PS4 por 4 mil reais e tu compra mesmo sabendo que é dos mais caros que existe, mas vamos lá, o online que antes era gratuito na PS3 agora é pago, e que com os aumentos agora está a ser muito bem pago, se justifica no eu coloco o preço que eu quiser?
Porque aqui tem a sua forma de ver e como já referi a lógica é inegável a PSN+ no Brasil é das mais em conta que há mesmo com o aumento… Agora frente ao mercado disponível e poder aquisitivo do seu consumidor e do mais alto do mundo… Simplesmente irá ter cada vez menos assinantes. Até que como já aconteceu outras vezes o mercado simplesmente morre.
Sobre o que disseste sobre a Microsoft estar lixada, o que achas sinceramente. ?
Em uma comparação, imagine isto como nos smartphones.
Porque uma coisa e vc aumentar os preços dos iPhones e outra é aumentar em 33% qualquer outro Android. A maior parcela do mercado!
Porque se leres o seu próprio comentário então simplesmente temos de mudar de hobby, a Microsoft está a nos tascar pimenta nos olhos, mas a Sony boazinha está a tacar também, mas ao menos é em um olho só????
Ou para a Sony seria melhor vender menos consoles e jogos.. ou melhor para a Sony é melhor perder 5,6 bilhões de mercado, mas lá o que importa o mercado todo o mais importante é que se custa 10 dólares para os americanos tem de ser exatamente os 53,356 reais para nós brasileiros, por que isso é o certo preço igual para todos.
Já ia me esquecendo, antes de qualquer coisa, só para que vejas onde quero chegar, não é própria Microsoft que sempre vendeu consoles com prejuízos, ou melhor não e a Sony que vende a PS5 com prejuízos.. seria tão estranho ter prejuízo com a PSN+ nas assinaturas, mas recuperar em vendas de jogos e etc…
https://www.google.com/amp/s/valorinveste.globo.com/google/amp/objetivo/empreenda-se/noticia/2019/07/30/brasil-e-o-13o-maior-mercado-de-games-do-mundo-e-o-maior-da-america-latina.ghtml
A preço que quiser? Mercado estratégico o Brasil pra videogames? NUNCA foi e nunca será! Acorda, Man!
Em tempo, TUDO é mais caro no Brasil! Sempre foi! Você compra o carro mais caro do mundo, a comida mais cara do mundo, o transporte mais caro do mundo, a tv mais cara do mundo. Mas a culpa é da Sony de subir o serviço abaixo do preço mundial. Tá certinho você, hein! Hahaahah
Eu adoraria discutir com vc mas lá está..
Quando entras em um servidor da PSN está em um servidor chileno? Ou melhor um servidor Argentino? Ou melhor entra no computador e olhe com seus próprios olhos que ou acessa os servidores do Brasil ou estás atrás de um ping de 160ms dos servidores americanos…
Mas lá isso isso não e estratégico, os cabos submarinos são porque o Brasil não é estratégico para de ligar toda América do Sul… Lá está tanto investimento e vc é que está certo!
Não quer dizer que se onsevidor está aqui ou na china que o Brasil é mercado estratégico pode games. Você vive na América latina, onde as vendas desses produtos é muito inferior dos mercados foco dessas empresas. De graças a deus que o aumento é pequeno e a Sony está perdendo dinheiro aqui perto dos mercados foco dela. Tem que raciocinar um pouco. Não é porque somos uns fodidos que aempresa vai se compadecer com a situação ridícula nossa e doar seu produto.
Pela sua lógica então lá vai:
Obrigado Sony por aumentar para um 1/5 de um salário mínimo o acesso ao online que era gratuito na PS3… Muito obrigado Sony.
Ao menos não dobraram como a Microsoft fez ..
Amém
Esse é o problema desse tipo de discussão: fica muito fácil de levar tudo para extremos. É uma discussão quase que binária, sendo:
0 = pano total
1 = desastre total.
Eu não estou vendo o Sparrow aplaudir aumento. O que vejo é uma constatação de que o aumento é indesejado, mas infelizmente esperado. Nos EUA o preço da live gold e psn plus são os mesmos 60 dólares. Infelizmente cedo ou tarde a Sony iria igualar ao valor praticado pela Microsoft no Brasil.
O que seria digno de aplauso é a Sony mantendo a plus em um preço inferior no Brasil, até como uma forma de compensação por ainda não ter a psnow no Brasil. Não tiro a sua razão nesse ponto. Mas uma pena que não é assim que funciona nesse capitalismo selvagem lol. Eu entendo as pessoas criticarem o aumento, como também entendo alguns fazerem uma cara de “não gostei, mas nenhuma surpresa, era o esperado”. São reações que estão dentro do intervalo 0 e 1 citado acima, fora dos extremos.
Seu raciocínio do PS3 não tem muito a ver. A psn era gratuita, mas com qualidade horrível, muito inferior a live que era paga. E não tinha a disponibilidade de jogos mensais. O serviço começou a ser cobrado, mas a qualidade da rede melhorou bastante, e passamos a ter acesso a jogos mensais. A meu ver foi uma troca justa (sair de gratuito para pago), principalmente de alguns anos pra cá em que a plus realmente entregou jogos muito bons no seu serviço. O ideal seria o online ser gratuito, e a anuidade paga pelos jogos mensais. Espero que a Microsoft ou Sony dêem logo o primeiro passo nesse rumo, forçando a concorrente a aderir ao mesmo formato.
Agora se for para levantar algo que infelizmente me desagrada de forma mais incisiva são os preços dos jogos. Em 2018 eu paguei R$ 169,00 no lançamento do God of War. Os jogos da Sony sempre eram lançados com um descontinho, caindo de R$ 199,00 para R$ 179,00 ou menos. No ano passado já estavam na faixa de R$ 250,00, mas era comum achar The Last of Us por R$ 220,00 nos varejistas. E agora estão na faixa de R$ 350,00, com os varejistas vendendo pelo mínimo de R$ 290,00. Então em um intervalo de 3 anos o preço dos jogos first-party da Sony aumentou bastante. Sei que o dólar tem culpa, mas o aumento no preço dos jogos first-party também tem.
Esse aumento do preço dos jogos parece-me exagerado. E esse sim, deveria ter sido um argumento usado pelo By-Mission.
Apesar de não entender esse aumento tão radical, entendo que o custo de produção dos jogos aumentou bastante, envolvendo agora atores, orquestras, digitalização 3D, etc. E isso tem de ser pago.
Mesmo um Ratchet é um jogo de valores AAA, apesar de dispensar tudo isso. É uma qualidade ao nível de uma pixar e isso custa a desenvolver.
Mas se isso pode justificar mais algum, náo justifica os valores que referes que passaram quase para o dobro.
Quando entras num servidor da PSN aqui em Portugal, também não estás em Portugal. Podes estar na França, Espanha, Holanda ou Alemanha.
Mas o país está dotado de excelentes conexões com a Europa e os pings são sempre baixos.
O Governo e as peradoras que invistam em melhor infraestrutura. Isso faz parte dos acordos de concessão às operadoras . Não deites a culpa a quem não a tem!
Ele pode ser estratégico na logística! Que não tem nada a ver com perder dinheiro vendendo jogos ou serviços.
Como eu disse, só justifica manter os preços pela dimensão do mercado. Porque apesar de os lucros por pessoa serem menores, como o mercado é grande compensa.
Agora o que me parece By Mission é que tu deitas as culpas às pessoas erradas. O custo da PlayStation deve-se ao governo e aos impostos. O facto de banharem pouco é culpa do governo.
A Sony não atira preços à sorte. Não pede o que quiser. Pede de acordo com custos e uma margem de lucro e, pelo que vejo, valores semelhantes à dos concorrentes.
O facto de a Microsoft sempre ter vendido as consolas com prejuízo não é bondade. Assim como não o é o Gamepass a este preço com esta oferta. É uma jogada de uma empresa com grande capacidade financeira que está num mercado com grande potencial, mas que está em último no mesmo, e pretende crescer e dominar. E daí que investe a fundo perdido.
Não é algo ao alcance de todas as empresas, mas apenas das mega corporações. No caso das consolas é um prejuízo recuperado com a venda dos jogos e que apenas existe para conquistar clientes que de outra forma não teria.
Mas podes ter a certeza que se um dia a posição da Microsoft mudar e conquistar uma fatia maior de mercado, a sua postura muda. Porque a Microsoft está a perder este dinheiro não porque sejam pais de alguém, mas porque veem a possibilidade de no futuro o recuperarem. E sem concorrencia ou com uma posição folgada, acaba-se a necessidade das perdas.
Mas nem sei porque motivo explico isto. Em maior ou menor escala esta postura existe em milhões de empresas e negócios. Ganha-se menos, até com alguns prejuízos, quando se quer conquistar mercado. Quando se o tem… A coisa muda. Isto é uma realidade da vida, e apenas os mais jovens e sem experiência podem não ter percepção disto. Mas é por isso que ao longo da vida as pessoas deixam de acreditar no Pai Natal.
As empresas tem de, em cada ramo do seu negócio, ser auto suficientes. Não podes com os lucros de um andar a tapar os buracos de outro. Isso apenas acontece se precisas mesmo para expandir e estás preparado para possíveis perdas. De resto, isso acontecer coloca em risco o negócio.
Brasileiro tem que aprender a votar… Não gostavam do governo do Lula e Dilma, que realmente era uma merda e votaram no outro extremo que é um cidadão burro, ignorante, prepotente e que não tem o mínimo de capacidade para ocupar o cargo de presidente. Essa culpa eu não carrego e enquanto não existir um segundo turno com alguém mais equilibrado que esses extremos, meu voto será nulo sempre.
É como eu sempre disse, a verdade não está nos extremos e sim no centro, no equilíbrio. Nem tudo que a esquerda defende é excelente e a direita idem. Buscar o ponto de equilíbrio é fácil, difícil é largar o fanatismo para alguns. Enquanto rola isso, o Brasil só afunda ano após ano.
Rapaz enquanto o voto nulo não tiver um peso real no sistema eleitoral esse tipo de opção não vai influenciar em nada já que aquela estória de que se os nulos chegarem em uma determinada % a eleição seria cancelada/reiniciada não tem validade.
Um outro ponto é que o nosso “centro” é o que mais se vende, só ver aí, o país em uma situação lastimável e os políticos de centro que presidem a câmara e o senado nada fazem pois seus pedidos estão sendo atendidos. Eles deveriam ter agido quando chegamos na marca de 100 mil mortos(o certo era ser até antes disso) e estamos já encaminhando para 500 mil e não há uma pressão para agilizar as coisas, praticamente 2 vacinas precisando de IFA (Coronavac e Astrazenica) e nenhuma movimentação a respeito.
Felizmente meus pais conseguiram tomar a 2ª dose, espero que a de vocês tenham tomado também, enquanto isso nós mais jovens vamos ter que se virar e evitar se contaminar.
Eu já acho que isso aqui só vai começar a mudar quando a maioria dos brasileiros entenderem que político não é pra ser defendido, é pra ser cobrado, enquanto existir pessoas chamando um de mito e o outro de o pai dos pobres, e brigando por isso, nada vai mudar, quanto ao centro, ali quem pagar mais leva
Lívio, entre votarem Lula ou Bolsonaro, fico em casa.sao dos lados da mesma moeda. Você e eu não vão fazer diferença no país escolhendo um ou outro.
Quando a situação da PANDEMIA, nem sei mais o que falar. Eu fui um dos.poucks que defendeu que quando estourou na europa o país se fechasse. Fecha aeroportos bora esses caras que tão fora em quarentena. Vamos viver fechados até parar isso. Tenho ctza que o Brasil estaria melhor hoje e nossa moeda até valorizada né. Mas não… Fomos na contra mão..
Pois é, colocaram o foco na economia e acabaram por a prejudicar:
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/05/mortes-por-covid-desemparam-familias-e-deixam-brasil-r-1658-bi-mais-pobre.shtml
“Mandei cancelar”, disse o presidente. “Não compraremos vacina chinesa.”
claro, o lula faria o mesmo
igual a cotação do dolar, o preço do gas e da gasolina… tudo igual o lula e o bozo.
lol
====================================
Por que Brasil vacinou 88 milhões em 3 meses contra H1N1 e agora patina contra covid-19
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56774966
O governo federal agiu de maneira bem diferente uma década atrás.
Luís Inácio Lula da Silva, então no fim do seu segundo mandato, anunciou a compra de um imunizante do laboratório francês Sanofi Pasteur, que ainda estava sendo testado, em agosto de 2009.
Assim como hoje, com os imunizantes contra covid-19, a vacina contra H1N1 também foi alvo de mentiras que circulavam pela internet e no boca-a-boca.
O Ministério da Saúde disse na época que esses boatos eram “irresponsáveis” e lançou uma campanha para esclarecer que a vacina não causava autismo, paralisia, reações alérgicas potencialmente fatais, problemas neurológicos ou malformação do feto em gestantes, entre outras coisas.
Não houve nenhum esforço deste tipo agora, pelo contrário. O próprio Bolsonaro já questionou a segurança e a eficácia das vacinas em mais de uma ocasião, mesmo depois de elas serem aprovadas pela Anvisa.
================================
agora continue defecando que o Lula é igual o bozo.
não é muito diferente de um xbox milgrau, mentindo na internet para enganar os outros e se enganar.
“midia sonysta”
“midia esquerdista”
O problema do Brasil é global. Antigamente os políticos eram pessoas de renome nacional que se tinham destacado nas suas áreas e eram escolhidos para os cargos nas áreas que dominavam. Havia um interesse nacional, e os políticos eram pessoas que mereciam respeito.
Mas nos ultimos tempos os políticos são… políticos. São pessoas que nunca fizeram nada de relevante na vida, que cresceram nas juventudes dos partidos, e que sempre viveram na busca incessante do tacho. Não são pessoas credíveis, e a sua competência pode ser questionada.
E apesar que em Portugal ainda temos no poder pessoas que considero competentes, o mesmo não pode ser dito de muitos dos ministros que ocupam as pastas paralelas. O ministro da Administração interna é um idiota, e o do Desporto é uma total e completa nulidade.
Ora apesar de alguma competência destes políticos, a realidade é que eles não tem conseguido debelar os problemas principais do país, e veem-se envolvidos em redes de corrupção, lavagens de dinheiro e tráfegos de influências. O antigo primeiro Ministro José Socrates está em julgamento por isso mesmo, e na opinião pública não há dúvidas que ele é culpado, apesar que tem-se tentado tudo o que são argumentos jurídicos para se o ilibar sem ser julgado.
Mas os que estão no poder tambem tem o que se lhes diga. Há notícias do arco da velha, como por exemplo a aprovação de leis com pequenas falhas que depois permitem certas pessoas ou empresas ganharem milhões em prejuízo do estado.
É o mal de as grandes empresas de advogados trabalharem para as empresas e para o estado… e depois dá nisto.
Ora as pessoas vendo estas coisas, começam a encher-se e querem alternativas, o que tem levado a que algumas extremas mais radicais tenham crescido.
O exemplo mais caricato é o Chega… um novo partido que tem ganho algum protagonismo pela demagogia extrema do ser discurso. E as pessoas já cansadas de sempre o mesmo, vão na conversa!
Mas esse partido, que é contra os tachos (giria portuguesa para lugares de poder) é o primeiro a sofrer internamente pelas lutas internas pelos tachos. No fundo, são todos iguais, e o paleio só serve para enganar o patego e ir buscar votos. Estou convicto que alternativas credíveis são complicadas de serem obtidas, e as que existem, por serem pessoas corretas, ficam afogadas nos mares de demagogia dos outros, não fazendo o mesmo, e como tal são relegadas para segundo lugar.
Sinceramente eu vejo o futuro muito negro, pois as pessoas não são sérias, as instituições não são sérias. Até os globos de ouro, um prémio internacional do cinema super conhecido, está agora rodeado de acusações de que funcionam num sistema de “pay per win”. Isto está perdido, e o mal alastra-se a todos os setores, pelo que as pessoas tem de estar alertas, e não irem em demagogias.
É por isso que alerto do Gamepass… porque vejo as pessoas a irem num engodo, sem pensarem na sustentabilidade do mesmo. E atualmente é assim que tudo funciona! No engano ao patego!
Mario, tínhamos um governo que fazia bosta, mas um nível de equilíbrio e tentava acertar. Foi a era Fernando Henrique Cardoso, que o PT jogou pedra, falou que o real era um erro e criticava tudo do governo. Quando acabou a era FHC entrou o PT e a campanha “nos contra eles”. “Nós” eram os pobres, “eles” a burguesia. Nunca burguês ganhou tanto dinheiro como no governo do PT e rolou tanto roubo na cara das pessoas… Eu trabalhei para o governo federal na época e era algo que assustava. Aí veio outro extremo que batia no Lula todo dia e é exatamente igual, populista. Nosso país está na merda por culpa desses caras e nada mais que isso. O Deto defende o PT, mas não tem o mínimo embasamento para fazer e joga pedra no Bolsonaro. Enquanto continuarmos nessa briga de opostos que são iguais o Brasil não sai do buraco.
Cara, concordo totalmente do que vc fala do atual presidente(não vou nem escrever o nome daquela desgraça) mas defender o bandido escroto do ladrão de nove dedos é demais né mano pelo amor
Por sinal, onde Bolsonaro está sendo processado por genocídio? Na sua cabeça?
Esquece mano discutir com bolsonarista ou petista é perda de tempo total
Você tem razão. Quer ver como ficaremos nivelados nesses dois lixos na próxima eleição? O Brasil não vai mudar porque o povo merece o governo que tem. Opções tem, mas o povo vai na onda da mídia. Se Deus quiser saio do Brasil ano que vem.
Querem acabar com a política?
Eleição ano que vem e os caras tão ai,,,,Adiantaaaados.Politica hoje é mesma coisa que torcida fanática,só da merd@
Calma aí. Vc acha que ele é culpado só no apartamento e sítio? Pqp hein… É óbvio que esse cara tem culpa em outras esferas maiores! Ninguém é burro! Se pá você é inocente o suficiente pra achar que lula só pegou um sítio e um apto né?
Aê pessoal, tá bom de conversa política, já imaginava que iria chegar a isso devido o aumento da PSN brasileira ter como consequências as atitudes da atual equipe econômica e de decisões do atual governo na pandemia.
Agora se um é bom e o outro não ou se todos são ruins ou,se um é inocente ou não e o outro é genocida ou não vocês decidem no final de 2022 porque até hoje ambos estão aptos a concorrer
Mas não influencia mesmo, Man. A questão é que se escolher entre Bolsonaro e lula é o mesmo que escolher entre vômito e diarréia. O nulo nem conto mais, só não saio de casa no dia e pago a multa que é ridícula. Algo barato perto do custo Brasil. Por sinal, fui intimado porque não votei na última eleição e só justifiquei que não sai de casa porque achava insanidade votar em meio a PANDEMIA. Meu título de eleitor tá zerado.
” A Sony a querer bater recordes e recordes de lucro…” Acho que dá pra parar por aí, né, amigo?
Preferia que Sony fizesse igual a Nintendo e saísse do país? Que a Sony não colocasse nem legenda BR nos seus jogos? Você está esquecendo do que veio na plus nos últimos meses. Não é possível. Final fantasy VII remake, lançamentos day one, Control ultimate… Acha que isso custa barato pra empresa? Se quer viver de doação vai num CRAAS aqui, não exija que empresa doe coisas a perder dinheiro. Bate recordes nos games porque trabalha duro nos seus jogos e plataforma e isso é Justo. Agora criticar porque quer só benefícios e não vê o lado da empresa que é lucro, no mínimo, absurdo e falta de visão mínima de mercado. Pior é se fazer de coitado como brasileiro e achar que a empresa é obrigada a perder dinheiro aqui porque é um “país estratégico”. Por favor!
”pior é se fazer de coitado como brasileiro”
Bom mesmo é para vc acionista a Sony lucrar recorde atrás de recorde…
Tem que aumentar e mais , por que aí você ganha mais… não é 😂😂😂
E por isso que as coisa estão do jeito que estão, os caras aumentam os preços e ainda tem os acionistas para defender…
Você deve ser daqueles que comemoram os aumentos da gasolina, luz e etc.. afinal as empresas tem que lucrar …
Cara, para com esse discurso de acionista e blá blá. Veja ommindo como ele é, não como vive quer. Querer não é poder.
Sobre meu texto vive não argumentou NADA! Esperava mais de ti.
Tens razão, eu posso ter meu horário reduzido e receber sabe quando a outra metade do salário, eu posso estar desempregado, eu posso sofrer com todos os aumentos e reajustes de tantos outros produtos e serviços…. Lá não posso reclamar. Bom mesmo é mais um aumento. E só um reajuste não é mesmo? Para que reclamar…
Isto sim é para comemorar..
Quem tá defendendo aumento aqui, cara? Você tá viajando… Óbvio que é ruim pra nós. A questão não é essa! É simplesmente entender como as coisas funcionam.
Cara te conheço há um tempo aqui no sítio e te tenho add no PS mas não vamos misturar as coisas, ninguém aqui tá defendendo aumento e alguns entendem o motivo do aumento que mesmo assim oferece um serviço por um preço abaixo de outros mercados.
E muitos que reclamam do aumento acabam caindo na contradição, querem tratamento igual mas quando chega a sua parte não quer o tratamento igual. Lembro de um Just Cause que foi ofertado na Plus, exceto no mercado BR, a primeira coisa que fizeram (BR) foi fazer barulho resultando que a Sony voltasse atrás e disponibilizasse o jogo no mês seguinte, aqui vale o tratamento igual, mas para um aumento do preço do serviço que o ainda deixa com valor inferior aos EUA e Europa não cabe o tratamento igual?
Aqui em casa trabalham eu e a minha esposa e ano passado ambos fizeram um empréstimo para ajudar na aquisição de um imóvel, eu ficarei 39 meses pagando, ela 48 meses, temos um carro popular e a primeira coisa que falei a ela foi: “Iremos entrar em um período de aperto financeiro se algo ocorrer no futuro(nem imaginava uma pandemia próxima) a primeira coisa que iremos vender é o carro”. Felizmente até hoje não foi preciso vendê-lo mas o custo para mantê-lo é alto, combustível subindo direto também devido a alta do dólar e a manutenção sofreu aumento, antes uma simples troca de óleo, filtro e líquido de arrefecimento não ultrapassava R$160,00, mês passado fui fazer a mesma manutenção e o total foi de R$240,00 e aí o que faço? Reclamo para o mecânico? Para a loja em que ele trabalha? Ou deixo sem manutenção e torcer para não dar um problema no motor devido o uso de óleo antigo/vencido e ou de um arrefecimento que não faz mais o seu papel?? Pelo menos em um PS4 continua a usar sem ter uma assinatura da PSN, só não tens o direito de ter os saves salvos na nuvem.
Mas voltando ao ponto sobre a citação do teu comentário, já faz um tempo que videogame se tornou um hobby caro, aliás sempre foi caro e teve um tempo (época de pirataria) que ficou mais acessível, mas seja videogame, automóvel ou sei lá o quê, uma pessoa deve ter prioridades, se tá recebendo 50% do salário e há aumento no seu hobby então dê uma pausa, tudo está aumentando, feijão, arroz, esse mês vem aumento no fornecimento de energia elétrica e até ovos de galinha estão na lista devido a alta procura no momento e por coincidência o aumento do ovo também está na faixa dos 40% pois uam bandeja de 30 ovos custava R$10,00 e agora custa R$14,00
Sensato. Parabenizo pela sensatez. Só te dou uma corrigida, fora fatores de pirataria. Eu tinha um N64 e viajava para o paraguai naquela época pra comprar jogos originais. Sabe quanto custava um Mário 64 lá? Exatamente 65 dólares! Mas o real na época estava 1 por 1, então pagava 65 reais. Entende? A galera acha que nossa moeda vira lixo no mundo e temos que continuar pagando o mesmo. Ilusão!
Mas o salário mínimo na época? PS1 custava R$300,00 em 1997, não lembro quanto custava o salário mínimo, mas era bem próximo. A pirataria facilitou o acesso pq pagava caro pelo console e pagava uns pippers(um bombom que existe por aqui e é barato) pelos jogos piratas.
Atualização: No link a seguir tem a lista dos valores do salário mínimo, em 1997 o PS1 custava quase 3 salários mínimo: https://audtecgestao.com.br/capa.asp?infoid=1336
O salário mínimo era na faixa dos R$300,00. Ou seja, o videogame é mais caro aqui no Brasil, mas pela desvalorização da moeda e a correção que não acompanhou. Se lá custava R$300,00 é porque o dólar era 1 pra 1 com o Real. Hoje custa R$5000,00 aqui, o dólar passou a R$5,30 e você pega a nota fiscal de um playstation e vê que de imposto lá se vão R$2400,00. Ou seja, a Sony está perdendo mais aqui por PlayStation vendido do que nos USA. Jogo é a mesma coisa. “Vamos baixar o imposto de jogo”. O corte real no imposto para jogos foi ridículo, pois se cortou porcentagem do próprio imposto e não uma diminuição real do imposto. Medida populista que alguns emocionados aplaudem. De novo, a Sony perde mais dinheiro aqui vendendo jogo que nos USA.
Em 2000 o salário era 213,00 ou algo nessa faixa aí. Lembro pois foi na época que eu recebi meu primeiro mês.
Maio 1997, R$ 120,00
Abril 2000, R$ 151,00
Tá no link que coloquei como atualização.
Agora só comparando, ano 2000, lançamento do PS2, quando este chegou por aqui o valor de um PS2 fat no mercado cinza era acima dos R$1200,00, praticamente 10x o salário mínimo
Pouco entendo de economia (até tenho que começar a estudar para fazer alguns investimentos) e muita gente reclama do preço oficial do PS5, mas na minha opinião o preço oficial do PS5 é mais acessível que os dos consoles anteriores, pois:
PS4, ano 2013, preço oficial R$4.000,00, salário mínimo na época R$678,00
PS5, ano 2020, preço oficial R$5.000,00, salário mínimo na época R$1.045,00
Já PS1, PS2 e PS3 não tiveram preços oficiais em ano de lançamento porque a Sony não representava oficialmente o console por aqui.
Relativamente a 2013 a consola subiu o preço em 25% e os salários subiram 54%. Em 2013 a consola custa 5.89 salários mínimos e agora custa 4.78.
Efetivamente a consola está mais acessível.
Mas se isso é algo que matemáticamente vês por estes números, tal não significa que as pessoas tenham mais facilidade de a comprar.
Para sabermos isso teríamos de perceber que facilidade as pessoas tem em juntar esse dinheiro, e para isso teríamos de ter uma noção de alguns custos básicos em 2014 e agora, nomeadamente pão, arroz e carne.
Não sei se percebes a ideia. Que a consola está mais acessível, é um fato, mas a facilidade de compra depende do custo de vida. Se a vida agora está mais cara, e com 1045 reais compras menos que em 2014 com 678, a consola mesmo mais acessível pode não ser mais fácil de ser adquirida por essas pessoas.
Sim o acessível só na comparação com o salário mínimo, já que é o que muitos utilizam em comparação, já na realidade creio que os mais acessíveis no Brasil, nesse caso o console em que muitos compraram foi o PS2 (que por aqui teve um ciclo de vida bem longo) e o PS3
Apesar de tudo, tenho de fazer a manutenção aí 😃. Troquei o óleo do motor e os filtros de ar do meu carro e paguei 200 euros.
É como disse ao Galvão. O problema não é o custo das coisas, são os salários. Mas se os salários aumentassem,os custos também aumentavam.
Queres uma situação que aconteceu aqui em PT? Quando o Euro entrou em vigor, nos usávamos escudos. E havia coisas a custar 50 escudos ou 100 escudos. Com a entrada do euro, de um dia para o outro, essas coisas passaram a custar 50 cêntimos ou 1 euro, respectivamente.
O problema é que 1 euro valia 200,48 escudos. E o que teve os foi uma inflamação nas coisas mais baratas de mais de 100%, de um dia para o outro.
Um cafezinho que custava na altura (2002), 30 a 50 escudos, agora custa entre 1 a 1.5 euros e em alguns sítios,2 euros. Mas os salários… Esses pouco aumentaram.
O problema é que não se pode aumentar os salários e o custo de vida continuar o mesmo, basta ver o que se passou na Venezuela.
É possível fazer mas requer trabalho e planeamento, para isso os políticos e deputados não deveriam ter outros trabalhos enquanto fizessem parte do governo, por mim começava logo por aí.
Este é meu último comentário nesse sentido se alguém ainda assim não entender que assim fique, não sou eu gritar aos céus que irá mudar as coisas…
A PSN era como dizes horrível na PS3, mas era gratuita isto mais valia ou não, era um grande incentivo, ao passo que na Xbox 360 era paga.
Ora na PS4 estava eu com um online pago que nunca pedi, visto que sim para o uso que dava funcionava e funcionava bastante bem até.
Se é para justificar o aumento, como jogos gratuitos ou saves na nuvem, isso a mim nunca interessou pois por via de regra eu compro os jogos, uncharted, the last of us, infamous e tantos outros dados na plus como brindes de consolação já os tenho a anos mas lá, o passe para o on-line este não posso ter em separado.
Aqui está meu descontentamento, tu se não gostas de god of war simplesmente não é obrigado a comprar, uncharted idem, vc não é obrigado a comprar… Agora o on-line é pago, esse não há escolha… Como dizes eu posso continuar com os jogos offline e se não tenho para a PSN, claro que não irei comprar jogo algum mas lá se vai o Gran turismo sport e todos os outros que sim teoricamente vc pode jogar offline, mas que na prática estão muito mais amarrados ao online.
( PS:) Eu mais do que ninguém sei que não adianta reclamar, e também sei que não irá mudar em nada os fatos mas estamos em um site a conversar, logo, também questiono se sou só eu a achar isto algo terrível.
(PS:2) Eu realmente fico feliz que as coisas tenham ido melhor para vc Lívio, melhor do que elas foram para mim, digo que se não estávamos na mesma situação era quase, ao passo que o carro, este já vendi faz uns 3 meses e o financiamento da casa também ter ido pro espaço.. fora uma segunda cirurgia que me deixou mais 3 meses em casa, mesmo já estando em casa então .,.
By-Mission, só para que se perceba, eu simpatizo com a tua queixa e não te tiro argumentos ao que dizes.
A única coisa que discordo é que te queixes não do responsável pela situação, mas do intermediário. É o mesmo que culpar o carteiro pelo teor da carta.
Percebes o meu ponto de vista?
PS: Falas em cirurgia, e não sei do que padeces, se é que padeces. Mas seja como for desejo-te as melhoras, se adequado, e muita saúde.
Muito obrigado aos votos de boa saúde e bom vou mesmo precisar.. Acredito que que desta vez dará tudo certo. Obgdo
Argumentos são válidos sempre. Apesar de discordar muito do que diz, repeito.
Em tempo, espero que tenha uma recuperação rápida da sua cirurgia e tudo fique bem. Um abraço.
Enfim um tempo livre a frente do computador.
Primeiro desejo que tanto a sua saúde quanto a condição financeira melhorem, sei o quanto você estava entusiasmado para comprar o PS5 e teve que vender o PS4 quase 1 ano antes do lançamento.
Já sobre o questionamento do online, que antes era gratuito e agora pago, para tal mudança tiveram vários fatores, um foi sair de um momento de baixas vendas do PS3 (início da geração) para uma posição de praticamente líder (Wii vendeu mais nessa geração), os custos envolvidos para manter os serviços e creio que o mais importante, ver que a concorrência estava a cobrar por este tipo de serviço e mesmo assim estava a ganhar novos usuários/assinantes, então um dos principais culpados por termos uma rede online paga foram aqueles que defenderam pagar por isso anos atrás, da mesma forma que foram as DLCs pagas e é por isso que o Mário tanto diz que tem receio do que o Gamepass poderá fazer.
Os mais hábitos ficam…
O PSN+ existe porque alguém alimentou o Gold. Tão simples quanto isso.
A Sony lucrar atrás de recorde é uma desculpa muito fraca.
A Sony andou anos e anos com prejuízo e em riscos de fechar. E manteve o suporte aí e e todo o mundo.
Lá porque agora saiu do vermelho e tem lucros, que é o motivo pelo qual as empresas existem, queres que comecem a dar coisas?
Os valores são recorde sim, mas em valor, o que convém não esquecer é que estamos a comparar com valores de 2006 para baixo, e que os lucros são maiores, mas as despesas também pois em 2006 um jogo fazia-se com 5 ou 6 milhões e agora custam 100 milhões.
Diz-me..? Que lucros tem o pão de açúcar? Vocês pedem-lhes para não subir o custo dos alimentos devido aos lucros? Pedem aos bancos mais juros devido aos lucros?
Eu não estou a perceber muito bem esta postura contra apenas uma empresa, especial quando ela aguentou os preços em baixa o mais que possa e que agora se limitou a corrigir os mesmos para os valores usados pela concorrência, e até um pouco mais baixos, devido às desvalorização da moeda.
Quanto aos aumentos da luz, gasolina e outros, mais uma vez não te queixes às empresas, queixa-te do governo.
Carlos, infelizmente não chegaremos a um consenso, mas como sempre fiz eu respeito a ti e ao teu comentário e se de alguma forma te ofendi peço desculpas.
Não não.. ofendeu não. Está tranquilo rs. Eu só expus um contraponto que é a forma como vejo. O que você falou de poder de compra eu nem respondi porque por mim está ok, é um raciocínio justo.
E uma resposta igualmente ao mesmo nível. Estou orgulhoso dos dois.
Gostei deste comentário. Adulto e educado.
Mostra maturidade e defesa das ideias, que, corretas ou erradas são a ideologia que se tem, e não tendo o diálogo resultado fecha-se a conversa educadamente indicando que as ideias são diferentes, sem ressentimentos e mantendo a porta aberta a novos diálogos.
Sim senhor. Parabéns!
Cheguei atrasado para a discussão, mas ainda sim acho pertinente perguntar: os custos para a Sony na manutenção da rede online e distribuição dos jogos da plus para o Brasil são em dólares ou dependem de contratos em dólares? Porque se não, não vejo motivo para se fazer uma comparação com outros países e usar a cotação atual do dólar (até porque se a cotação abaixar, a PSN não vai ficar mais barata). A dúvida se extende à Live Gold, que custa o mesmo no plano anual: R$ 200. Para mim, já passou da hora de a Sony, Nintendo e MS usarem preços regionalizados nos jogos (ao menos os digitais), de acordo com a realidade e poder de compra locais, assim como a Steam faz. Isso faz muita diferença em mercados de países emergentes/subdesenvolvidos, mas claro que envolve variáveis e também pode ser que seja mais lucrativo vender poucos jogos a preço alto que muitos a preço baixo.
Já que a Sony deixou o mercado brasileiro (ficando a área de games, música e cinema representados) eu não duvido que os contratos estejam em dólar e isso pode ser a realidade desde quando a Sony deixou de fabricar(na verdade montar) o PS4 por aqui para dar preferência a importação
A pergunta que fazes não sei responder. Mas não é boa política dentro de uma empresa usar situações baseadas em moedas com grande flutuação de valores. O uso do dólar ou do euro como moedas universalmente usadas deve-se exactamente a isso.