O Xcloud chega a portugal, mas para já só em dispositivos Android.
Por 14.99 euros/mês vais poder a partir de amanhã jogar jogos Xbox no teu smartphone Android. Alternativamente, se já tens uma Xbox e pagas este mesmo valor pelo Gamepass Ultimate, terás acesso aos jogos que lá estão no teu smartphone Android sem custo adicional.
Apesar de o lançamento ir ocorrer por fases em todo o mundo, Portugal aparece na lista dos primeiros países a suportar o serviço, que estará disponível dia 15 de Setembro de 2020. Isto apesar de numa fase inicial ser em versão Beta.
Bom dia Mário. À muito tempo não comentava por aqui mas é bom ver que a sua página está muito bem de saúde, parabéns 👍. Esta tecnologia por um lado é fascinante mas será que não é outro gargalo para que os jogos não tenham uma qualidade superior já que a política da Ms é o cross gen e lançar os jogos na nuvem. Penso que eles querem aumentar o poder dos servidores com a tecnologia da séries X mas não sei até que ponto não seja outro entrave.
Actualmente os jogos Xcloud estão a 720p. E é por isso que a Microsoft deu preferência aos dispositivos móveis, uma vez que os ecrãs são mais pequenos e não se nota.
A realidade é que com o Xcloud tu não tens interesse em teres os servidores ocupados com jogos de 12 Tflops, e é mais interessante teres jogos mais leves que permitam servir mais sessões.
No entanto se isso é uma realidade, nada nos garante que seja assim. Porque caso se definam padrões de qualidade, ela existirá. A dúvida é se realmente esses padrões estão assim tão altos, pois como o Matt Booty não escondeu, a Microsoft vai apostar nos AA em detrimento dos AAA.
Ainda não entendi se haverá uma fase beta ou não com acesso anticipado e se estará limitado a um reduzido número de insiders.
Alguém ja utilizou um serviço de streaming para poder me dizer se o input lag, a conexão, estabilidade é aceitável e não atrapalha a experiência? Os 720p irão evoluir?
Vejo muita gente aqui no Brasil dizendo que esse serviço é perfeito pra eles pq n querem mais gastar em consoles… mas o quanto a internet conseguirá suportar de pessoas jogando simultâneamente sem prejudicar a experiência do jogo? Ou streaming sera o mais simples possível somente para uma jogatina ou outra de vez em quando? Eu não confio nisso e não quero que um hardware dedicado seja extinto por essa prática…
Não é possível dizer-te isso com toda a certeza. Porque a variação na qualidade das ligações de internet não é uma constante. Dependendo da largura de banda usada na caixa que serve a tua rua ou prédio, dependendo da utilização geral na zona, dependendo da qualidade do sinal que ele tambem varia, da saturação dos servidores, e da possível perda de pacotes e outra utilização da tua net por terceiros etc, etc, as latências vão variar numa base regular.
Aqui no Brasil jogos em Nuvem não vão funcionar nem daqui 5 anos !
Infraestrutura da internet apesar de ter melhorado muito ainda é muito ruim.
A Fibra agora que está se popularizando nas cidades menores até dois anos atras era exclusiva das grandes capitais hoje ainda temos cidades que só funciona internet ADSL e Radio.
Eu tenho net de 350Mbps a opção mais rapida disponivel na minha cidade é de 500Mbps mais tudo isso é extremamente teórico ! Não chega a atingir nem 50% dessa velocidade você só paga mesmo chegar não chega.
50% dessa velocidade chega perfeitamente. O problema não passa pela velocidade, passa pelo tempo de resposta.
Activas os servidores todos da América do Sul, e diz os resultados que tens neste teste:
https://www.azurespeed.com/Azure/Latency
Nota que estes valores vão variar dependendo da hora do dia, da saturação da zona, e de muitos, muitos outros factores.
Fiz o teste selecionando a região Brazil (local do teste São Paulo), mantém entre 30 a 60 ms, mas com picos repentinos de 110 ms…
No caso conheço que a microsoft tem o servidor grande em São Paulo (o xcloud se basearia nele?)
So recordo isto… Durante o conginamenyo Netflix, Youtube, e muitas outras desceram a qualidade do streaming para evitar atingir os limites dos provedores.
Por isso… streaming=futuro? Nao sei.
Tenho a mesma dúvida… não vejo num futuro servidores no Brasil e nem a internet aguentando tanto tráfego de dados assim… 4k esta longe de ser uma realidade com todas essas variáveis. Penso que vai ser uma jogatina pra celulares (720p), mas por excperiência própria odeio jogar em celulares (tela pequena), nada como uma TV e essa resolução baixa vai ser horrível de se jogar…
Segundo este site:
https://www.evdodepotusa.com/how-much-data-does-4k-video-streaming-use/
4K usa 14 GB por hora, 233 MB por minuto ou 3,88 MB/s.
De acordo com este site:
https://www.cable.co.uk/broadband/guides/broadband-streaming/
4k requer 25 Mbits de velocidade mínimo. Isso são 3.125 MB/s, o que é menos que o de cima. Mas é o que os serviços de filmes requerem com a sua compressão.
Se aceitarmos esse valor, mesmo assim temos 187.5 MB/m ou 11.250 GB por hora.
Agora tomando em conta este outro website:
https://www.statista.com/statistics/273829/average-game-hours-per-day-of-video-gamers-in-selected-countries/
A média mundial de horas gastas por semana em video jogos é de 6.33 horas, ou seja 67.5 GB por semana ou 303 750 GB por mês (considerando uma média de 4.5 semanas por mês).
Ora se 100 mil pessoas em portugal aderirem a isto (e o Gamepass vai incluir isto) estamos a falar de um aumento de tráfego de 30 375 000 GB por mês de tráfego adicional nos servidores.
Isto são 30.375 Petabytes de tráfego por mês que antes não existia, e que tem de ter qualidade constante… Com apenas 100 mil pessoas!
Daí que ou a resolução se fica por algo mais baixo ou isto vai abalar com as infra-estruturas de internet? E com o fim da neutralidade da internet, com um tráfego destes, os ISPs vão certamente cobrar mais para jogar por streaming.
Primeiro quem quer jogar no telemóvel fora de casa esqueça… Não há pacote de dados móveis que aguente. Isto requer wi-fi, e mesmo no Wi-Fi muitos ISPs ou podem vir a cobrar mais ou podem vir a chiar e activar as políticas de utilização responsável.
Isto vai dar muito o que falar.
Exato…
Aqui no Brasil não limitam a internet (ainda), no contrato existe um limite imposto que seria de se não me engano 700GB pelo meu plano (240Mb), se caso aumente consideravelmente esse tráfego acabaremos por ter de pagar mais pela internet…
Esses valores são de acordo com a velocidade de cada um. 50 MB tem menos, 240 Mb tem mais. Mas são valores atribuidos acreditando que cada pessoa na realidade não faz sequer metade disso por mês. E então uma pessoa ir a esse limite não faz diferença.
Agora quando muita gente começar ter consumos altos… esses valores vão alterar… e não é para cima!
Porque na realidade tem tudo a ver com a sobrecarga nos servidores e pontos de distribuição causada pelo tráfego e não com o consumo da pessoa em si.
Então Mario aqui deu 78ms de AVG uns picos de 120ms
Qual é a expectativa real que vocês possuem com Xcloud?
Creio que na Europa não existirão problemas com infra-estrutura, no caso datacenters da Azure e internet de rápida velocidade com baixo input lag.
Mas e sobre jogos? Por exemplo, suponhamos que em 2022 seja lançado GTA VI a 4k 60fps nas consolas. Acreditas que o Xcloud poderá entregar uma experiência próxima disso nos telemóveis?
É dificil de dizer Eduardo…
Eu tenho uma ligação de 500 Mbits e alcanço por norma os 520. Mas o problema não é a velocidade, é a latência, e o meu ping tanto vai dos 20 ms nos melhores casos como chega aos 350 nos piores. E isto varia constantemente, apesar que, felizmente a média é um valor relativamente baixo.
Mas a questão é que a partir do momento que dependes da Net tens de ter consciência que a Net varia de qualidade. Que se o vizinho tiver problemas e alguem mexer na caixa podes ficar com pior sinal, que se a obra do lado arrebentar os cabos podes ficar uns dias sem net.
Posso-te dizer que um dia estava no Instituto Polítécnico do Cavado e Ave na fase de construção do novo edificio, o Digital M-Factory Lab, e vi um camião que vinha com material e com uma altura acima do normal a arrebentar um cabo de fibra optica de um poste que tirou acesso à internet a toda a zona durante 2 dias. E mesmo sendo toda uma zona afectada incluindo uma instituição de ensino superior ligado à programação e tecnologias não se conseguiu repor a fibra óptica mais cedo.
Obrigado pela resposta Mário.
Estava vendo a latência do datacenter de São Paulo no site abaixo, e oscilou entre 50 e 100ms na maior parte do tempo (moro cerca de 600km de SP). Ou seja, jogo a 30fps já vai ser um sofrimento, cada quadro atualizando a 33.33ms
https://www.azurespeed.com/Azure/Latency
Tens de acrescentar 2 a 4 fotogramas a mais ao tempo de resposta. Ou seja, vais jogar a 30 fps, com um tempo de resposta de um jogo a pouco mais de 15 fps.
Verdade. Mas de qualquer forma se 50ms for o melhor caso, eu não receberei mais do que 20 novos quadros em um segundo. Está correto?
Ops, editando.. pode ser que se trabalhe com buffer local que receba os 2 ou 3 próximos quadros. Não tinha parado para pensar nisso.
O problema não é a recepção dos quadros. É a resposta aos comandos. Basicamente acrescentas o lag. Nota que isto não 3 jogo online onde a resposta aos teus movimentos é efectuada localmente. É tudo do lado de lá.
O Xbox Series é na verdade o Xcloud e não aquela caixa rentangular que os fanboys ficam imaculando.
Obviamente terá a caixa mas o contexto é que falta 3 meses segundo rumores para isto ser lançado e ninguém viu a Microsoft apresentar um único jogo novo na caixa serial. Jogos rodaram no PC pois dentro do contexto nuvem a execução desses jogos é inerente a uma plataforma física. Sim jogos Xbox Series = Cloud Apps eles são regidos por um computador na nuvem que roda o game lógica e tudo mais e um computador local que máscara isso usando seus recursos computacionais locais. Não falo do próprio Streaming de gameplay em jogos por vídeo decode mas outro tipo de Streaming que é a computação combinada.
O Xbox Series ele substitui um servidor XCloud nuvem colocando um servidor na casa da pessoa e é isso que a caixa é. O jogo é inerente a caixa pois funciona no PC ou no Smartphone.
É por isso que a Microsoft vai lançar o XCloud e só depois a caixa. Por isso revelaram o Controle pois o mesmo tem função Stadia. E por isso eles precisam do Series S, nada mais que uma caixa com menor custo indicando que X não é tão barato.
Off maneiro
O Insiser Dusk Golem que havia criado um rumor de possiveis problemas relacionados ao PS5 em Resident 8 e outros jogos assumiu que fez isso pra balancear as notícias negativas entre ambas plataformas (PS5 XSX). O cara criou uma fake news pro povo largar de falar mal do XSX e seus jogos mais precisamente dos problemas de Halo Infinity.
A que ponto chegamos em amiibos
Que vergonha, e o que é qie ele ganha com isso?
Se dantes era uma fonte viável em relação a jogos da Capcom, agora dificilmente alguém acredita nele, foi isto que ele ganhou.
Olhando pelo lado positivo, se é que isso é possível, é que isto só me faz torcer para que a PS5 tenha muito sucesso e que a Xbox tenha as devidas repercussões da sua estratégia falhada e ver estes fanboys ridiculos definharem.
Impressionado com o tweet dele… por uma decisão pessoal sem se basear em fatos reais e por simplesmente pensar que estava o xbox com uma repercussão negativa maior que a da sony atacou o ps5, não faz sentido algum…
Tem link? Vi ontem que o Matt Hargett questionou ele, mas a resposta foi meio que uma espécie de vitimismo ridículo apenas.
https://twitter.com/detonator17/status/1294067614562623489?s=20
“Dusk Golem disse que ele veio com essa informação para tentar equilibrar o campo de jogo após as notícias recentes da Sony e MS, porque ele se sentiu mal pela base de fãs do Xbox. Ele sentiu que as coisas eram muito unilaterais”. Ele mencionou isso em Ree e em seu tweet. LOL em “console de guerra é estúpido”, mas deixe-me equilibrar o navio em favor dos pobres xfans com minha tomada de FUD :
Valeu man
Ridícula essa explicação dele!
Mas pelo que entendi ele não disse que inventou o rumor, ele manteve o que disse antes, só estava explicando o porque de ter soltado a informação.
Agora eu penso que esse “motivo” que ele revelou tira um pouco a credibilidade dele, pois fica a impressão de ele ser um fanboy da MS.
E confirma uma coisa que nós sempre comentamos por aqui, sempre que a MS faz alguma m#4$@ no SX logo brota alguma “notícia” ruim do ps5.
Provável que ele usou um dos primeiros devkits para soltar isso. Tanto é que o Matt pergunta de qual versão de devkit ele tá falando e de qual Capcom ele fala. Devkit foi atualizado várias vezes, deve ser o que tinha surgido lá no fim de 2018, quando foram distribuídos os primeiros após a amostra de carregamento do spider Man pela Sony. Ou seja, com toda certeza ele sabia que se tratava dessa versão e soltou isso de má fé.
Ele disse que nem ele mesmo pode verificar a informação, mas que “supostamente” pode vir a tornar-se verdade, portanto, falando assim nada do que ele disse ali pode ser tomado como verdade
Será que um tal de Phill vai comentar isso, já que é está farto de console wars?
[OFF] Que vergonha se tornou a comunidade gamer. Agora todo mundo é insider. Precisa do próprio time de desenvolvimento do Quantum Error aparecer e confirmar que roda em 4k 60fps.
https://twitter.com/quantum_error/status/1294040064712900609?s=20
Vish rapaz… Essa vergonha aí foi forte! Eu não tô nem rindo mais desse fanatismo bosta! É na verdade muito triste, senhores.
Hoje testei a nuvem na aplicação Game pass beta e é impossível ter uma experiência fluída de jogo. Tenho internet NOS 500mb 20mb mb de upload e liguei por Wi-Fi 5ghz e é muito mau. Devo ter ping alto ou perdas. Mas deve ser algo na minha Internet. Segundo o speed test da okla tenho mais upload do que pensava. Deu-me 190 mb download e 80 de upload 14ms ping.
Estranho… Com essa mesma ligação tenho 520 MB download e 80 upload, 12 MS ping.
Faz uma coisa. Escreve Speedtest no Google (só Speedtest), e vai ao teste que aparece em primeiro (não é um link, é um teste directo).
Quanto tens aí?
Seja como for, mesmo assim a tua ligação está bem acima do que é necessário.
Pode ser que ele esteja a fazer o teste ligado a outro servidor, não o fornecedor mais próximo, tipo estás em Lisboa e o speed test está a ser baseado num servidor em Évora, tem de ser nos mais próximo para ser uma teste mais preciso e a pergunta que tenho para o Ricardo é se ele está a testar a ligação via cabo ou wireless pq isso parece-me números wireless e aí perdes muita velocidade de download, porque num pacote de 500mb ires para os 190, é muito estranho, mas pronto aí também há outros envolventes, o número de dispositivos ligados à rede, a forma de ligação, a hora do dia e se as boxes estão ligadas, pq isto tudo vai buscar dados à linha
Testei e dá-me oscilações. Mas fica pelos 94mb de download e 60mb upload, 26ms ping, isto testado no tlm a 5ghz. Sou de Setúbal e conecta a um servidor em Lisboa. Mas no teste de rede na xbox (ligado por cabo) já me dá 600mb velocidade, 95mb upload, 45ms latência MTU 1480. O MTU não sei o que é??? Tenho o novo giga router da NOS. Possivelmente algo nas configurações do router mas não sei o que possa estar mal configurado.
Não… Por wi-fi essas oscilações são normais. Se a tua velocidade na rede fixa 3 essa não há nada de extraordinário aí.
Não entendo o porquê então de isto não estar a funcionar bem. Vou fazendo mais testes e ver se descubro o problema.
Infelizmente o wi-fi é extremamente variável.
Testei numa ligação meo 200mb e funciona na perfeição. Apenas 3 ms de Ping. Fibra óptica tem certamente as suas vantagens.
Mas tu tens o que? 500 MB sem fibra óptica?
E 3 MS por wi-fi?
Tenho o 500mb da NOS o que geralmente fibra deve ser até à caixa do prédio e a distribuição pelo prédio é coaxial. Meo penso que seja fibra até à casa. Hoje de manhã testei na casa do meu irmão que tem 200mb da Meo
Não é por isso… O cabo coaxial serviu em tempos o país todo. Garantidamente chega para ti 😁.
É estranho Mário, ou tenho muita interferência em casa, ou algo se passa com o router. Tenho que tentar testar com um router diferente. Tens o giga router da NOS ou tens um router diferente?
Giga router.
Mas a latência por wi-fi depende dos aparelhos que lhe ligo.
Mas analisa a tua zona e muda o canal do teu router para outro menos usado caso haja saturação.
OK vou testar 👍
Bem acho que descobri o problema e é o meu telemóvel. Por alguma razão não funciona bem com o Wi-Fi e Bluetooth ligado. Ao testar a velocidade de Internet com o Bluetooth ligado e conectado ao comando ele perde drasticamente a velocidade chegando a ser 4 a 5mb de velocidade, assim que desligo o Bluetooth sobe para 250mb de velocidade a 5ghz. Baixa a velocidade tanto a 2.4ghz a 5ghz para valores ridículos com o Bluetooth ligado. Agora porque funciona em casa do meu irmão e não aqui em minha casa ainda é um mistério. Mas certamente é o meu telemóvel. Agora é ver se consigo ligar um controlador por USB ao tlm.
Muda o canal do wifi para 1,6 ou 11. Estes não devem ter interferencia do BT.
Já tinha feito e nada Mário é mesmo um problema que pressiste neste modelo Huawei P Smart 2019. Há mais pessoal a queixar-se deste problema nos fóruns. Testei agora num Nokia 5 e funciona sem problemas 🤦♂️.
Pois… Aparentemente esse modelo usa a mesma antena para os dois, pelo que mesmo a 5 GHz não consegues fugir ao problema.
Chinês é o que é 😂🦧. Tenho que descobrir como ligo um controlador a este tlm por cabo que também não parece ser tarefa fácil com os comandos da xbox.
Não… o Mate 20 Pro da Huawei foi dos melhores smartphones que já tive. Esse P Smart é um telefone de game média, com caracteristicas que estão limitadas pelo custo do aparelho. Não é problema dos chineses.
Sim eu sei, estava a ser irónico. O Nokia 5 é um telemóvel de gama média e funciona bem. Mas tem outras características inferiores mas nunca pensei que no p smart a mesma antena servisse para as 2 funções. Acho que é difícil de perceber isso nas características de um telefone quando compras.
Cade , onde esta toda aquele cetisismo sobre Cloud gaming que vimos quando o Stadia foi lançado ? não vale para o Microsoft Xcloud ?
Eu mesmo não digo que um ou outro não devam funcionar, acredito que os dois vão funcionar , e vejo muita informação de que o Stadia esta funcionando bem !
alguns brasileiros na Gringa que testaram o Stadia e tem canal no youtube, veja :
https://youtu.be/hsDn_fFEBK4
https://youtu.be/POxMnVP27cE?t=1442
https://www.youtube.com/watch?v=vvargFir2hc
https://www.youtube.com/watch?v=lZ38bZ-xBsI
Cloud gaming esta apenas no começo !
Não… porque o cepticismo era baseado na inexperiência da Google nos videojogos, algo que a Microsoft não tem.
Ninguem tem dúvidas que a Microsoft irá fazer um serviço com qualidade e perfeitamente funcional dando-lhe suporte. Já a Google, novata na área não é bem assim.
Vejo o Stadia tendo mais recursos e qualidade que o Xcloud, lembro do ceticismo quando a google investiu em cloud gaming , e apesar de todo hater por parte de muita gente a plataforma funcioina muito bem !!
youtuber que fez um vídeo com um resumo de vários review de sites gringos de tecnologia sobre o stadia e que desfaz muitas desinformações espalhadas sobre o Stadia no Brasil :
https://www.youtube.com/watch?v=qVaSNSj2ljo
alguns brasileiros na Gringa que testaram o Stadia e tem canal no youtube, veja :
https://youtu.be/hsDn_fFEBK4
https://youtu.be/POxMnVP27cE?t=1442
https://www.youtube.com/watch?v=vvargFir2hc
https://www.youtube.com/watch?v=lZ38bZ-xBsI
Stadia tem evoluido em numero de games e recursos ! vale apena ficar de olho !
a Google não tinha pretenção de bombar desdo inicio, e como a review do engadget observou, um estrutura inicial de cloud gaming não suportaria muita gente ao mesmo tempo e nem prometeu todos os recursos apresentados na GDC para o lançamento, como é uma tecnologia nova eles precisam iniciar devagar e aumentando alcance e o recursos aos poucos !
Streaming de games esta apenas começando
Meu amigo, recursos e qualidade são relevantes, mas não se jogam.
O Stadia tem 60+23 jogos, o Xcloud tem mais de 200 e o PSnow mais de 800. E o Stadia, ao contrário dos outros não tem exclusivos de peso.
E distingui 60+23 pois 23 indies é o que tens por subscrever, os restantes jogos tens de os comprar para os poderes jogar.
Depois as intenções da Google são irrelevantes e só mostram imaturidade na área. Os mais interessados no Stadia aderiram no início e foram decepcionados. Isto quer se queira, quer não, relegou o serviço para algo a acompanhar, mas de pouco interesse.