A Microsoft não quis promover torneios de Killer Instinct pois não queria que alguém pensasse que um segundo jogo estava a ser criado.
Pessoalmente sempre tive a ideia que a Microsoft nunca quis saber do que os seus fans querem ou deixam de querer. As decisões sobre o que será o futuro dos jogos da Microsoft passa pela Microsoft e apenas pela Microsoft.
E quando li esta notícia sobre Killer Instinct percebi que realmente isso é uma realidade na Microsoft. Isto porque segundo um relato, a Microsoft cancelou um torneio de Killer Instinc receando que os fans pudessem pensar que a empresa estava a criar um segundo jogo. E isso era algo que, aparentemente, não podia acontecer! Não porque os fans não o pudessem querer, mas porque a Microsoft… Não o queria!
Eis o relato.
it was perfect. KI was on the then-new Xbox Game Pass. it had rollback netcode. there wasn’t really anyone pushing netplay tournaments for it on the platform. so i pitched it to the boss, and got approval to reach out to Sajam to be the brand and do the work of running it.
— contra (@connrokelt) May 28, 2024
he told me they didn’t want to make anyone think they were working on a sequel, and that a microsoft-sponsored event (via startgg) could justify theories that they were going to work on one. it didn’t make any fucking sense to either of us, but the idea was dead just like that.
— contra (@connrokelt) May 28, 2024
Sinceramente não se consegue perceber porque motivo a Microsoft não haveria de querer que o seu jogo se tornasse popular. Ter um torneio não é, de forma alguma, passar uma imagem de que estão a criar um segundo jogo. Agora o que é, isso sim, é um criar de popularidade ao jogo. E isso a Microsoft parecia não querer. Talvez porque este jogo não se enquadrava nos MMO que a empresa na altura preconizava como sendo o que iria oferecer na sua Xbox One.
É devido a isto que eu temo por um futuro onde a Microsoft possa ter um controlo, ou mesmo uma voz ultra ativa no mundo dos videojogos. Porque a Microsoft que eu tanto a3mei na era Xbox 360… está morta e enterrada! E a atual só pretende entregar o que quer, e não o que os fans desejam.
E olha que é um tipo de jogo que pode dar lucro e engajar comunidade. Dá pra passar uma vida vendendo cenários trajes e packs com novos lutadores… Mas enfim, talvez só queiram fazee pre treino de futuros militares. Vai entender…
Pior que muita gente da FGC tinha esperança de um novo KI. Mas fg é nicho por mais que venda bem ainda continua de nicho e depois dessas compras da ms duvido muito que vão perder tempo dando foco a esse tipo de jogo.
Esse KI eu nunca joguei, mas dizem que é muito bom. Pra época que o jogo saiu ele tinha um netcode surreal que dava pra jogar entre pessoas de paises diferentes. Mas infelizmente saiu exclusivo para o xone. recentemente recebeu ate um patch de balance, cross entre steam e xbox.
Quem saiba saia no PS, aí você poderá jogar!!!!!
Acredito que o erro maior no jogo foi o modelo pelo qual ele foi comercializado, e também, a falta de suporte de longo prazo. Como sabemos (SFIV), um jogo desse gênero pode até sair ruim, mas com bom suporte as coisas sempre entram no trilho, mas é como tudo na vida é necessário perseverar… Sendo a única franquia de luta exclusiva do Xbox, e um grande nome nos games de luta na época do glorioso Supernintendo, só posso acreditar que faltou empenho da MS. E agora, dado que é uma editora mais aberta, poderia ao menos relançar o jogo no PC, quem sabe teria o sucesso merecido que nunca teve.
E se quisessem mesmo, teriam feito cross-over com personagens de MK, DC, SF, SNK… Como costumam fazer na indústria. Acho que nem o Master Chief ou personagens do Gears apareceram no jogo, o que imagino que teria ajudado um bocado a franquia no Xbox.
Uma pena! Nunca gostei de jogos de luta, mas seria uma grande adição ao catálogo do Xbox!
Off: Sobre aquela discussão de a Microsoft deixar o COD multiplataforma, eu volto a afirmar, ela deixaria ele multi! É só uma questão de matemática! O COD vende horrores no PlayStation! Tirar ele de lá faria a Microsoft perder os 70% de receita de cada jogo vendido no Play! E no Xbox o jogo não vai vender muito pois está no Game Pass! E assumindo o risco do Game Pass não aumentar ao que a Microsoft deseja com o COD, as vendas no PlayStation ainda dariam muito dinheiro!
Claro, Paulo, não à toa a MS subsidiou o Gamepass por anos, pondo seus games Day One lá e perder seus lucros com a venda de Forza Horizon, Halo e Gears!!!
Isso é uma visão minimalista. A Microsoft não pensa dessa forma pois tem dinheiro para poder pensar de outra forma. O que eles viram foi o franchising de maior sucesso, que vende especialmente bem na PlayStation, e que se fosse exclusivo Xbox poderia trazer para a sua consola alguns milhões de utilizadores.
A ideia era um investimento a longo prazo apostando no crescimento e retorno financeiro das perdas com o ganho de uma elevada quota de mercado e o domínio sobre os franchising e mais populares.
A Microsoft tem mais dinheiro do que muitos países pelo mundo fora. E o investimento nunca seria algo perdido pois o plano B, que é o que existe agora, podia sempre ocorrer.
Achei meio idiota ter cancelado o torneio pq os “fãs” do xbox iriam começar a Hypar o uma sequência na internet.
Digo isso que aqui todo mundo imagina que com certeza eles fariam isso, mas não é motivo para deixar de organizar um torneio.
Bom, para quem tinha dúvidas que os fanboys do xbox prejudicam o console… Acho que essa notícia é um bom indício.
Claramente a MS não queria fanboy do xbox hypando um KI2
É isso que dá se balizar por fanboys de twitter… a gente nunca vai saber se o KI daria um baita jogo para torneios… Se faria sucesso nas partes competitivas.