Numa realidade basicamente inalterada desde sempre, o PC continua a ser a melhor plataforma para se jogar… Desde que se abra os cordões à bolsa!
Num artigo recente sobre o que são as consolas deixamos bem claro que estas nunca se destinaram a ser melhores que os PCs ou a bater a performance dos PCs. Mas sim e apenas a trazer qualidade e suporte a máquinas de custo reduzido e de fácil utilização!
Ora essa realidade nunca se alterou pois ela é o que define o conceito de consola. Não é serem o melhor sistema, mas sim a melhor relação qualidade preço, numa plataforma dedicada e optimizada para jogos!
Com esta realidade em mente, podemos dizer aquilo que todos sabemos. O PC é a melhor plataforma para se jogar… Especialmente agora que a máquina recebe, para além dos jogos exclusivos para si, jogos da Xbox, e jogos da Playstation (desfasados de 2 anos).
Agora a outra realidade é que, cada vez mais, o PC só é a melhor máquina para se jogar… se abrirmos de forma clara os cordões à bolsa.
Efetivamente, para termos uma máquina de topo teremos de desembolsar basicamente 5 vezes o custo de uma consola. Mas com essa máquina, efetivamente teremos o melhor sistema para se jogar.
O outro senão é que investir numa máquina dessas, tal como uma consola, garante um sistema para toda a geração. Neste caso o melhor sistema para essa geração. Mas acabada a geração, esse PC, tal como a consola, ficam obsoletos! E o custo de substituição volta à baila!
Os maiores problemas que vejo nos PCs, além da questão física de tamanho e estética é que ele não é tão simples quanto um console em termos práticos, seja a necessidade de usar mais de um periférico se quiser entrar num jogo e jogar com um joystick, seja a questão de manutenção da máquina no que diz respeito a aparecerem problemas pra se resolver, ao invés de se jogar (bugs de sistema com aplicativos, problemas idiopáticos, vírus…). E há sempre aquele sabor de nunca está com a máquina definitiva que nunca se acaba, mesmo pra quem gasta muito dinheiro nele.
Encaro muito um PC como um carro utilitário grande 4×4, ele é bom pra qualquer tipo de pavimentação ou até falta dessa, mas não acho que seja a melhor opção do dia a dia pra andar em asfalto. Então, pra jogo, eu ainda prefiro console.
[OFF] Mário, o que houve com o artigo da queda da Sony de 8% na bolsa? Ele foi apagado acidentalmente?!
? Não…Deixa ver!
Estive a ver… o Artigo foi removido por ser considerado como um rascunho. Não sei o que aconteceu e nem porque de publicado passou a rascunho.
Mas repus o mesmo!
Terei de ver e acompanhar a situação a ver se isso acontece a outros artigos. Agradeço que me chamem a atenção caso vejam algum outro artigo a desaparecer.
OFF: Segundo o vídeo abaixo o Pentiment realmente está rodando a 120 FPS no PS5.
https://youtu.be/j0s_zUaX-GU?feature=shared
Parece que o autor não entendeu porque as vezes o FPS cai abaixo de 120 FPS. É muito simples. Geralmente acontece nas transições de tela e nela vemos que alguns frames ficam com imagens estáticas, então a ferramenta de contagem de FPS consideram como drop frames. Então o melhor seria desconsiderar essas partes na análise.
Ainda tenho PS5, mas atualmente só jogo no PC. Sendo sincero, sinto falta da praticidade do console e dos troféus da PSN. Único problema foi que o início da geração nos acostumou mal e fica difícil voltar a 30fps ou 1080p. Para piorar a maioria dos jogos está mal otimizado. Se sair um bom PS5pro, vou acabar comprando.
OFF: Quem joga Helldivers???
Eu não tenho tido muito tempo, mas era porreiro combinar aqui um joguinho entre mim, o Tio Hildo e mais duas pessoas que joguem.
Eu estou jogando direto. Já estou no level 32 …
Eh lá… eu nestes dois dias subi de 4 para 6…
Sou fraquinho! 🙁
E pelo jeito vai sair mesmo.
https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1762275574368571467?t=96OIxKCQPshUTcEEqvjBYA&s=19
No tempo da ps3, cheguei a ter um PC de gaming, nesse período percebi que seria mais vantajoso no que diz respeito à relação qualidade preço investir em consolas. Hoje em dia tenho ps5 e comprei um portátil mais simples. Penso que a qualidade que as consolas apresentam é bastante satisfatória e suficiente, tendo em conta lá está a relação qualidade preço.
Tenho um Pc pronto p receber um processador e placa de vídeo de alto desempenho . Atualmente 12100f + 4060 + 32gb + z690.
Vendi meu ps5 . Agora estou pensando num ps5 pro. Não sei se ânimo gastar mais em Pc por enquanto. Sou adepto a consoles desde sempre.
Esse PC não te garante forçosamente melhores performances que uma PS5. Apesar que te garante que jogarás todos os jogos dado que por norma o PC tem configurações de nível de detalhe.
Mas um upgrade a isso custará mais do que uma PS5.
Pois é Mário. Como disse o CarlosP, a qualidade q os consoles oferecem é muito satisfatória.
Não vou mentir, meus jogos de pc são todos torresmo. E foi a própria Sony com suas políticas q me empurrou p a plataforma. Mesmo assim Vendi o ps5 p comprar o Pro!
A 4070 ou a 7800xt está um pouco mais caro que um PS5 por aqui… Já a 4070ti, que pra mim seria o ideal por suportar o DLSS3 e ser mais pareia da 7800xt em termos de fps puros já é bem mais cara… Imagino que pelos rumores o Pro deva vir com algo entra a 7700xt e uma 7800xt, e com as otimizações para console seria algo muito bom, porque otimizados garantiria ao menos mais uns 10% em performance em relação aos pcs… A questão é a que preço virá esse pró, se realmente sair. E se vier com uma parte especializada para geração de quadros e um “DLSS” próprio da Sony, seria algo ainda melhor… Mas no fim, é ver se as coisas acontecem, e o preço delas.