A insistência em dar aos fans aquilo que não é o que eles pedem está-se a arrastar à Sony… E com consequências.

Num questionário, 99% dos inquiridos gostaram de Astrobot. Mas apenas 18% gostaram de Concord.

Sinceramente a cada nova apresentação de videojogos eu questiono-me cada vez mais o que se passa, e porque motivo eu não gosto de nada do que é apresentado. E nesse sentido até me tenho questionado se não estarei a ficar velho demais para os videojogos, e se o problema não será meu.

E isso não foi exceção com o ultimo state of play da Sony… Vi e disse… Meeehhh… Basicamente, nada do que ali me foi apresentado me fascinou.

Bem, nada não! Porque houveram dois momentos em que não pensei assim.

O primeiro desses momento foi logo no inicio da apresentação quando vi um video de Concord. E adorei o que estava a ver! Excelentes capturas de movimentos, animações globais e faciais, e mesmo atuações.



Mas aquilo que foi um inicio excelente rapidamente morreu quando me mostraram a jogabilidade do jogo. Aquilo é um FPS multiplayer online, e que, apesar das diferenças, especialmente gráficas e de variedade de personagens, me fez lembrar em muito um misto de Crackdown com Overwatch. Nada que seja o meu estilo de jogo, e muito menos um jogo que me pareça que possa vir a ser popular nas consolas, pelo que, pelo menos para mim, será um jogo a passar.

O pior de tudo ali é que as personagens e o ambiente espacial morrem tremendamente. A apresentação dava uma ideia de algo que poderia ser ao estilo de um guardiões da galáxia, com um desenvolvimento e uma história complexa, mas depois o que temos é algo que decepciona. É um Team DM shooter, e nada mais!

O outro e ultimo momento que suscitou interesse surgiu mesmo no final, com o novo Astrobot. E não sei se por mérito próprio, se por falta de alternativas, esse jogo foi o que mais me cativou de toda a apresentação, sendo o único que, eventualmente entrará na minha consola.

Mas, como referido, a ideia que ficou no ar foi: Será que sou eu?

Bem, na realidade não, pois pelo que vejo dos inquéritos ao State of Play, a reação foi global, e muito próxima da minha! No fundo não houve assim tanta gente que diga de caras que gostou da apresentação.

Aliás num inquerito recente, apenas 18% dos inquiridos gostaram de Concord, mostrando alguma correspondência global à minha opinião.



No mesmo inquérito surge o Astrobot, com 99% dos inquiridos a referir terem gostado dele. Curiosamente mais uma concordância, que mais uma vez não sei se por mérito próprio do jogo, se por falta de outros títulos que cativassem. E digo isto porque acredito que em outras alturas,  com o lançamento de outros jogos de peso metidos à mistura, este jogo poderia muito bem passar sem a mesma atenção.

 



47 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
9 de Junho de 2024 9:33

Eu fiquei surpreso com a surpresa das pessoas quando perceberam que isto era um jogo online, que era algo que já se sabia.
E ainda falta o jogo da Jade Raimond, que também será mais do mesmo.

Hennan
Hennan
Responder a  José Galvão
9 de Junho de 2024 10:21

É um game que já nasce tão ultrapassado que é difícil de acreditar em seu lançamento. Ainda mais pago. Posso estar enganado, mas cheira a fracasso.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Hennan
9 de Junho de 2024 13:25

Este jogo está a ser feito à 5 anos, o problema de de projetos destes que demoram tempo, que seguem uma trend, é a grande probabilidade de que quando finalmente chega ao mercado, é barco que já partiu, é um flop…

Sabes o que é que tem um nivel reduzido de risco e que também demora tempo, porque nunca passa de moda?
Um Single Player de qualidade, daqueles que a Sony sabe fazer como ninguém.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Junho de 2024 13:42

Só não dá pra dizer mesmo porque essas coisas são uma incógnita, mas se for pra apostar…

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
9 de Junho de 2024 13:41

Apesar de, às vezes, eu e muita gente querermos, figurativamente, “dar um tiro” no Ilam Mushem, esse da Jade parece até pior, mas vamo que vamo…

Last edited 6 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
9 de Junho de 2024 10:30

Essa conferência talvez seja o fechamento desse ciclo da Sony. Uma decepção. Para quem sempre entregou dois AAA single por ano. 2023 e 2024 foram muito abaixo. Mas não é apenas a Sony que está com problemas. Tirando Star wars outlaws e os indies. Nada chamou a atenção nas últimas apresentações. É tudo mais do mesmo. Muito CG, GaaS e pouco gameplay.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
9 de Junho de 2024 13:19

A indústria como um todo tá bem meh mesmo. Literalmente só ligo o meu ps pra jogar street fighter 6 ou qualquer outro jogo de luta.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Andrio
9 de Junho de 2024 14:49

Tens noção que de certa forma, o SF6 é um Live Service?
Há anos que eu não compro jogos de luta, só compro quando estão a uma fracção do preço original, e às vezes nem assim, isto porque tudo o que é jogo de luta, sai com um naipe de lutadores, e depois anda a espalhar personagens pelas diversas season pass, fora as microtransações, e nem os indies escapam a esta chulice.

Livio
Livio
Responder a  Andrio
9 de Junho de 2024 16:57

E eu que só tô jogando GT7!! O GT aí da traz update gratuitos porém ultimamente não vem agradando a uma parcela do público e alguns já estão a defender updates pagos mas com conteúdo mais atraente.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Junho de 2024 13:45

Impressiona é os jogos Coreanos e Chineses chamarem muito mais atenção que tudo que a Sony apresenta, espero que percebam o porque, e olha, nem gosto desses Souls da vida, mas entendo mais gostarem disso do que esses mata-mata sem graça.

A Sony pegou um jogo flop (Guardiões da Galáxia) e GOTY ultrapassado de um década (Overwatch) com uma sequência flopada e disse, é isso, a fórmula do sucesso! Pq*!

Last edited 6 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
9 de Junho de 2024 15:53

Quem entregou mais jogos desde 2020, período de pandemia e até o momento que a Sony? Qual publisher entregou mais? Creio que esses dois anos com menos jogos first party são reflexo de uma pandemia, mas ainda assim entregou uma porrada de jogos nesse período, muito mais que na era PS4 no mesmo período. E em 2024 tem jogos da Sony sim, eu ou você gostando deles ou não. Helldivers é IP Sony e é um sucesso comercial, Astro é IP Sony, Rise of the Ronin IP Sony (creio eu ao menos, pois selo PS Studios só aparece quando o game é propriedade da Sony). E quando não tem first party tem exclusividades de terceiros.

Mas o que concordo contigo é sobre os eventos. Esses estão uma bosta mesmo e muito chatos. Black Myth: Wukong era um jogo esperado e que gera hype na comunidade. Daí vai ver o trailer de lançamento é uma aberração e desperdício de mostrar melhor o game.

No mais, Ps5 está bem melhor em jogos exclusivos que o Ps4 no mesmo período.

O 2024 fraco da Sony na sua opinião, não está sendo fraco pro Ps5 e seus donos:

https://x.com/Zuby_Tech/status/1799364846305059093?t=FkhPxJzJtVY2Jya2Jm4c5A&s=19

Last edited 6 meses atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
9 de Junho de 2024 16:07

Andresão, vc viu o preço dos trailers? O cara está cobrando 250 mil dólares por 1 minuto, então penso que não veremos gameplays mais por lá!rs

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
9 de Junho de 2024 16:13

Ridículo isso!!!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
9 de Junho de 2024 18:20

Que história é essa, Edson? É no Summerfest isso?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
14 de Junho de 2024 11:26

Juca, estava rolando no X esses preços!

Antonio
Antonio
9 de Junho de 2024 12:09

Ora viva a todos.

Ja não comentava à uns tempos mas não resisti desta.

Confirmo mesmo Mário,não estamos velhos para os videojogos mas exactamente o contrário(os próprios videojogos e ideias é que estão velhas e batidas com a ideia de lucro) Já passou o sentimento do wow ,tenho de ter este jogo .Mas é geral ,parece um problema do mundo em si e do consumismo.Cada vez mais se vê procura do mais antigo,consolas ,jogos,carros ,e outras coisas.

Isto dito por mim,uma geração com 48 anos e avô.

Juca
Juca
9 de Junho de 2024 13:38

Não poderia concordar mais. Eu entendo a Sony querer emplacar seu fortinite do ponto de vista financeiro da coisa, mas deveriam se concentrar no que fazem bem e se arriscar noutros territórios pontualmente e com muita certeza.

Por exemplo, já tém Destiny como shooter de ficção, porque não se arriscam num jogo com formula de CoD/BF, tipo guerras mais realistas e enredo “controverso”. Ou, porque não se arriscam num formato de Lol ou Geshin Impact, por exemplo?

Mas o problema todo é apostar tudo de uma vez só numa mesma coisa deixando em aberto o que ela faz bem, e entendo a problemática do tempo de fazer as coisas, mas não deixa de ser um mal planejamento. Veja, não quero ser chato a retomar um mesmo assunto, mas um ótimo lançamento do VR, com um jogo feito só pra ele, e um excepcional suporte do Gran Turismo, só 1 ano depois não recebe nenhum novo jogo da Sony, e o que recebeu por parte dela foi um requetado jogo feito em parceria com o metaquest (Ghostbuster) e nenhum empenho a trazer suporte de VR pra nenhum de seus jogos, algo incompreensível.

Entendo a Sony querer ganhar dinheiro no PC, mas o que ela está fazendo é jogo para o público do PC, e esquecendo o público do seu console. Ela não tem 100mi de clientes porque Overwatch os atraiu para seu console esim porque pode ser jogado lá, mas seus jogos atrairam, há uma pequena diferença nisso.

Como cliente, acredito que Sony não deveria olhar para sucessos isolados de jogos, mas sim de empresas como a Nintendo que zelam pela personalidade da empresa, isso não quer dizer que não devam tentar fazer coisas diferentes ou arriscar-se, mas essas coisas não podem ser o principal, até se tornarem as mais importantes, e o que vejo, são quererem forçar uma versão de como acham que a empresa deveria ser, e não estão seguindo o fluxo.

Sobre Concord, não é meu tipo de jogo, mas acho até que pode ser sucesso, apesar de já está tão decaído esse modelo de Overwatch… Também acho que o “hate” se deve muito a essas eguagens da macharada insegura, como o que acontece com o Acólito da Disney que assisti aos dois primeiros episódios e estou até gostando…

Mas, voltando a questão, inceramente, se não fossem os acordos com Thirdies, e ter Final Fantasy e Stellar Blade esse ano, a coisa toda estaria um fiasco pra mim.

José Galvão
José Galvão
9 de Junho de 2024 15:15

Engraçado que os fãs pedem uma coisa, mas depois jogam outra coisa, senão vejamos o Top 10 dos jogos mais jogados na PSN:

1 – Fortnite
2 – EA Sports FC24
3 – COD Modern Warfare 2
4 – Roblox
5 – Rainbow Six Siege
6 – GTA V
7 – Minecraft
8 – Destiny 2
9 – Apex Legends
10 – Rocket League

São TODOS…jogos live service…
Ora a Sony olha para isto, mês após mês, e a dada altura também quer uma fatia do bolo, porque é essa a mensagens que ”nós” lhe enviamos, que abraçamos em força um modelo de jogo que permite constante monetização, portanto não vamos excluir os jogadores como a parte ative do problema que é.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
9 de Junho de 2024 18:16

Pois claro, vai jogar God of War todo o mês? zerar 1x por mês?

“jogo mais jogado” só vale se vender DLCs e microtransações, caso contrário não tem nenhuma vantagem ser “mais jogado”

Essa lista ai é o mesmo da lista de mais vendidos, Single Player só aparece na janela de lançamento ou quando entra em promoção.

Se já tem todos esses jogos ai da tua lista, pq eu vou querer mais jogos da Sony GaaS? Não precisa de jogos da Sony GaaS para fã, já tem essa tua lista ai. Esse é o ponto de vista do fã.

Mas do ponto de vista empresarial a Sony esta certa em fazer GaaS para entrar nessa lista ai, pq um player diferente pode despejar 100 bilhões em compras para pegar 2 posições dessa lista e enfraquecer a Sony.

No mais é diversificação de jogos da Sony, o orçamento todo mundo já sabe… Aumentaram o orçamento para Single Player e meteram muito mais grana para GaaS.

Quem é fã de single player já tem o orçamento da Sony para esses jogos garantidos, o GaaS é extra.

Ainda não vejo muito problema nisso…

Last edited 6 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  José Galvão
9 de Junho de 2024 18:30

As questões são, mais jogado por jogadores, em volume de horas, em volume de indivíduos, em dinheiro gerado…? E a maioria dos jogadores estão no Playstation por esses jogos? É isso que têm conquistado os jogadores de PS?… Fico pensando o quão bom pra uma empresa é ter clientes zumbis e monojogo?! O quanto de isso traz de lucro ou gera riqueza.

É também o caso de se ponderar isso.
Agora, a nós é ponderar como o Mário, será que o problema sou eu, ficando velho e não gostando de nada disso?

Olho pra trás e vejo que meu gosto permaneceu quase que intacto durante o tempo, e talvez, as empresas que estão atrás de um outros público, e nada contra, mas se “me” esquecem, “nalgum” momento, também os esquecerei.

Last edited 6 meses atrás by Juca
Julio Santos
Julio Santos
Responder a  José Galvão
9 de Junho de 2024 22:03

Enquanto jogadores casuais jogam apenas um cod ou fifa ao ano ou ficam pendurados em Fortinite, os outros jogadores mais hardcore compram uma vasta biblioteca de jogos e transitam entre essa biblioteca. Então não tem como comparar pessoas que só ficam em algo com quem compra jogos e joga com constância títulos diversos. Falo por mim, como comprador e jogador mais assíduo (tem outros mais hardcore que eu então vou usar essa nomenclatura). Tenho aqui no momento 15 jogos estampados “PS5” na caixa comprados em lançamento. Acho que só aqui já foi algum dinheiro pro bolso da Sony.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
9 de Junho de 2024 19:08

Assisti ao evento do Xbox e, em termos de quantidade de jogos interessantes, pode ter sido um dos melhores que já vi. A Microsoft estava devendo em quantidade de jogos diferenciados nos primeiros três anos, mas agora parece ter uma sólida linha de lançamentos para 2024 e 2025. No entanto, muitos deles parecem resquícios do que era para ter sido lançado na primeira metade desta geração, inclusive com aspectos que lembram a geração anterior. Parece que a Sony tomou a dianteira, e o Xbox está alguns anos atrás.

O que realmente faltou neste evento foram gameplays “wow” de jogos que claramente não funcionariam em um Xbox One. “Gears” poderia ter sido esse destaque, mas ficou restrito a um teaser, indicando que gráficos ao nível ou superiores aos de “Hellblade 2” ainda demorarão algum tempo para aparecer.

Quanto à Sony, ela teve bons lançamentos de jogos nos primeiros anos, e agora é hora de avançar para o next-gen. Infelizmente, ela tem postergado essas revelações. Sabemos que eventualmente veremos novidades, mas enquanto isso, os jogos dos concorrentes continuam chegando.

Last edited 6 meses atrás by Carlos Eduardo
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Junho de 2024 23:05

Achei salgado esse Xbox Series X com disco de 2TB a 600 dólares.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
10 de Junho de 2024 0:24

Era melhor terem permitido o uso de SSDs de estoque pra expansão, mas enfim, são escolhas da empresa.

Deto
Deto
Responder a  Juca
10 de Junho de 2024 23:15

Bom, ai ninguém compraria a versão de 2TB com essa diferença de preço…

Exatamente para isso que eles usaram memória proprietária no xbox, além é claro de terem jogado lá para a cima a margem de lucro no licenciamento

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2024 0:41

Achei algo bem descartável e até preguiçoso.

Pensei que ao menos mudaria algo no form factor.

E também concordo com o Hildo, 600 dólares para 2TB está bem caro.

Last edited 6 meses atrás by Carlos Eduardo
Gervas69
Gervas69
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Junho de 2024 7:21

Com o COD a sair com mais de 300GB ????, o 2TB não vão chegar

eduard08
eduard08
Responder a  Gervas69
10 de Junho de 2024 16:54

Black ops 6 nao fera 300gb, isso e se guardas Modern Warfare 2, Modern Warfare 3, Warzone e Black Ops 6, pois desde que a activision juntou tudo na mesma interface, eles contabilizam tudo junto, mas podes apagar o que nao quiseres ter instalado, seja o que for, campanha, modo zombies,multi, mesmo o warzone

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2024 23:10

esses 2TB nada mais são do que golpe para lançar uma versão mais cara do console

no atacado para a MS deve custar uns 5 dólares a mais o aumento de memória para 2TB

De qualquer forma… já vi que o PS5 PRO vai ser 600USD com 2TB de armazenamento também…

Por hora o cenário mais realista para a queda de preço dos Chips é aumento de concorrência com estagnação em 1nm e dai para frente é só melhoria na eficiência e barateamento da produção.

Mas do jeito que está, tá complicado isso… Não sei como vai ter queda de preço de hardware mais… daqui a pouco chega a RTX 5090 por 1999 dólares de preço sugerido comparado com a 4090 de 1599.

Last edited 6 meses atrás by Deto
Netto
Netto
9 de Junho de 2024 23:36

Hoje depois do ShowCase do Xbox ficou evidente que a Sony tá perdendo quanto ao conteúdo que a levou pro topo e que agrada o seu público.

Investir vários minutos na apresentação de um GaaS genérico reforça essa tese. Enquanto isso a Microsoft tá dando o que o público da Sony curte

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Netto
10 de Junho de 2024 0:04

Tive essa msm impressão, Neto!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Netto
10 de Junho de 2024 0:27

Do evento de hoje, pelo menos dez jogos me agradaram. A maioria deles será lançada este ano ou em 2025, o que não está tão distante.

Por outro lado, no campo da Sony, tudo ainda são rumores, incluindo o PS5 Pro e o Ghost of Tsushima 2. Embora esses rumores provavelmente se confirmem, a verdade é que a Sony ainda não os confirmou oficialmente.

Particularmente, não gosto da ideia de anunciar jogos muito antes do lançamento. Mas por outro lado, revelar um jogo apenas três meses antes de sua chegada, como aconteceu com o Astro Bot, é exagero. Um equilíbrio seria ideal: anunciar o jogo dois anos antes, mostrar gameplay um ano antes e então lançar. Isso manteria os consumidores engajados com expectativas de curto e médio prazo. Então desta forma, já teríamos conhecimento do que vai ser lançado pelo menos até o final do próximo ano.

Agora, é esperar para ver o que acontece. Todos estão aguardando um showcase para Setembro. E se não acontecer? No ano passado falaram de um segundo showcase, e não aconteceu. Em 2022 não teve showcase. E se repetir em 2024? Esse é o problema de viver no mundo dos rumores, enquanto outros estão mostrando conteúdo concreto.

Last edited 6 meses atrás by Carlos Eduardo
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Junho de 2024 0:44

Assino embaixo, brother!

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Junho de 2024 23:18

Fazer demos para anuncio bem antes do jogo sair também é economia… Quanto mais cedo mostra o jogo, mais caro deve ser para mostrar afinal mais coisas extras só para o DEMO devem ser feitas

A parte do Demo do Horizon Forbidden West por ex nem existe no jogo final, foi toda feita para a apresentação.

Inclusive dá para andar naquela parte do mapa, não tem absolutamente nada lá para fazer que lembre uma missão.

Juca
Juca
Responder a  Netto
10 de Junho de 2024 0:28

Tem gente que só dá valor depois que perde, mas talvez a MS esteja acertando já tarde demais.
Agora, a apresentação parece ter sido ótima (ainda não vi, apenas o trailer de Doom que achei excepcional se não for CGI e se não for numa 5090) mas também não sei se é o que o público da Sony curte (first person shooter em quase tudo)… Mas indiscutivelmente parece ter sido uma apresentação empolgante e cheia de títulos desejáveis.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2024 10:57

Agora que me dei conta. O evento passou e a Nintendo nada. Onde está o switch 2?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Tiohildo
10 de Junho de 2024 12:23

A Nintendo deverá fazer a direct nessa semana, mas o switch deverá ser apresentado em setembro

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
10 de Junho de 2024 14:45

Não creio que será um switch 2. Explico: Nintendo não deve repetir a fórmula porque sabe que os consumidores não vão gostar muito se aparecer mais do mesmo. Quem tem switch não migrará facilmente pra “mais do mesmo”. Posso estar enganado, mas acho que a Nintendo vai ter que revolucionar novamente… E se tem alguém que é capaz de fazer diferente, esse alguém é a Nintendo.

Last edited 6 meses atrás by Sparrow81
eduard08
eduard08
Responder a  Sparrow81
10 de Junho de 2024 16:58

Penso no mesmo que tu, pois se sair um switch 2, a Nintendo podera cometer os mesmos erros que com a WiiU, pois muitos pensavam que era apenas uma Wii com um Pad, devido a ter os nomes quase iguais, acredito que ate pode ser algo do genero que a switch mas com um nome diferente

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
10 de Junho de 2024 21:10

Andresão, entendo seu ponto mas vou colocar o meu. A Nintendo desde o Snes, vem caindo com consoles de mesa, msm ousando como o N64 ou o Cube, foram fracassos comercias. O Wii foi uma exceção a regra, mas o console teve vendas brilhantes nos 3 primeiros anos e foi caindo abruptamente. O Wiiu foi um console “manco*, tendo um controle péssimo nas mãos de criança, confuso para o leigo, pois parecia um wii mas não era um wii e querendo resgatar o público hardcore que esteve fora do Wii, mas que não voltou para o wiiu por conta do hardware fraco e o preço salgado. Porém, no universo dos portáteis, msm o sucessor não tendo o sucesso do antecessor, a Nintendo sempre teve números hiper expressivos. O 3ds vendera 70 milhões mas já tinha a concorrência dos Smartphones ( em um tempo que falavam que eles matariam os consoles). O Switch é diferente disso tudo! Ele ainda vende um absurdo tendo o modelo mais caro, as maiores vendas ( indício que os fãs querem algo mais poderoso). É a Nintendo com uma saúde financeira nunca antes vista para apostar ainda mais em software. É um aparelho da Nvidia em um mundo mais maduro em relação a aparelhos ARM e IA e um mercado que talvez vá substituir os consoles de mesa daqui algum tempo. Há relatos da Sony e MS estarem preparando seus dispositivos e se bobear, serão híbridos e isso vai muito de acordo com o mundo do século 21 onde as pessoas estão menos em casa, além da indústria estar caminhando para uma enxurrada de AAs e Gaas onde não haja tanta necessidade de aparelhos ultra potentes. O Switch pavimentou isso e provavelmente há de ter algum sucesso com seu sucessor direto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
10 de Junho de 2024 23:27

Concordo Edson. Mas onde quis chegar é na revolução. Se vem um switch 2, com pouca coisa diferente do switch e apenas mais poder bruto, a chance de flopar é gigante. Estou ansioso para ver o que vem da Nintendo.

Last edited 6 meses atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
11 de Junho de 2024 1:31

Já penso o inverso mas… O tempo dirá, irmão!rs

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2024 23:19

Bom, acredito que tenha outro fator para a Sony estar escondendo os jogos, custo

Quanto mais tarde apresentar o jogo menos retrabalho tem que fazer nele, nada de precisar de DEMO exclusivo para apresentação igual no HFW.

Talvez seja só corte de custos.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
10 de Junho de 2024 18:31

Eu começo seriamente a pensar em abandonar está indústria. Vou fazer 31 anos, e sinto que pela primeira vez, que já não consigo mais hypar nada nesta indústria atualmente. É só paga paga paga paga, DlC, Gachas, FPS, GASS etc. Tenho saudades daquela magia do PS2, foi a minha primeira consola que tive na vida, depois de muitos sacrifício que fiz a minha mãe prae me dar uma. Os primeiros jogos que tive foram Genji: Dawn of the Samurai, FF12 e mais alguns que não me lembro. Más sei que nessa época, era só ligar o aparelho e me perder no meu imaginário com essas histórias que os jogos contava. Depois comecei a ficar mais velho e a ter os meus primeiros vencimento, a primeira coisa que fiz foi comprar um Ps3 com Ucharted 1 e GoW3, que experiência maravilhosa que tive na época com esses jogos, principalmente com a loucura que foi GoW3, depois disso veio a Ps4 talvez a geração que mais gostei, antes da virada de ciclo pra esta Ps5. Hoje nesta geração atual, não sinto absolutamente mais nada que me prenda, está indústria ficou tão monótona e desinteressante, que tudo hoje se resume à que faz mais dinheiro! Uma geração de puro nada, cheio de problemas, preconceitos, censuras e afins. Neste ritmo esta indústria vai ter que sofrer um reset, e se um dia sofrer um reset, espero voltar a sentir aquela magia de quando era criança. Por mais velhos que os nossos corpos fiquem com o tempo, a nossa alma anseia sempre por algo mais novo e mágico. Por isso concordo em tudo que foi dito neste post.

error: Conteúdo protegido