As análises não tem de ser todas iguais, até porque refletem um gosto. Mas não pode ser considerado normal que um jogo possa ter 100 e 60 ao mesmo tempo.
Cada vez é mais certo e sabido que uma review é algo que, para todos os efeitos, vale o que vale.
Se eu já toquei aqui, em artigos como este, na questão de como as avaliações eram antigamente e a forma como estas conseguiam ser objetivas, a realidade é que as avaliações atuais não refletem mais do que o gosto pessoal do avaliador.
Mas infelizmente referem mais do que isso, pois tambem muitas vezes refletem as preferências a nível de plataforma de quem analisa. Algo que, na minha perspectiva é o pior inimigo das análises aos videojogos.
Basicamente as notas das avaliações não podem ser diferentes das notas escolares, onde um 5/50 (ou 50/100) é o valor mínimo para um jogo ser considerado como aceitável, mas mesmo assim, tal não reflete um grande jogo.
Basicamente um jogo com uma avaliação abaixo de 50 é um jogo que, em um ou mais níveis, tem problemas sérios que removem o prazer de jogar. Já um jogo acima de 50, entra no patamar do aceitável, mas com escalões diferentes.
Assim, um jogo entre 50 a 60 será um jogo meramente mediano, com problemas aqui e ali, e que não se distingue em nenhum campo.
60 a 70 significa um jogo já aceitável, mas longe de se destacar no mercado, mas que mesmo assim pode oferecer algum entretenimento e desfrute.
Já um jogo de 70 a 80 é um jogo de qualidade mais elevada, bastante aceitável e capaz de proporcionar bom entretenimento.
Os 80 a 90 apresentam um grande jogo, um jogo com elevados padrões de qualidade e jogabilidade de alto nível, uma compra a não perder.
Finalmente os 90 a 100 representam a elite dos jogos. Jogos que se destacam, de qualidade superior, e compras imperdíveis.
Naturalmente, há depois em cada patamar uma variedade de possíveis notas, conforme o jogo se aproxima mais do patamar de cima ou mais do patamar de baixo.
E este deveria ser o conceito por detrás das notas. Um conceito que, claramente, deveria impedir que um jogo pudesse ter 60 numa avaliação, e 100 em outra. Porque pura e simplesmente a disparidade entre estas notas é tal que é pura e simplesmente inconcebível que com avaliações sérias, um mesmo jogo poder estar avaliado nestes dois patamares tão dispares.
E esta situação tem de ter uma explicação. Que em muitos casos encontro apenas recorrendo ao conceito de fanatismo por uma plataforma em particular, prejudicando as avaliações de jogos exclusivos da outra.
A questão depois surge… Quem é o fanático? O que puxou para cima, o que puxou para baixo… ou os dois?
Vamos ver um exemplo, e vou pegar num jogo acabado de lançar, o Horizon Forbiden West!
Neste momento, em que estou a escrever este artigo, o jogo conta com 95 análises:
79 são entre 90 e 100 (com 15 a serem 100)
21 são 80 a 90
5 são inferiores a 80, com 4 entre 60 a 70.
Apesar de aqui puder haver quem puxe para cima, claramente o que destoa aqui são as que puxam para baixo. E como referi, se um jogo que tem 100 não pode ter 60, muito menos um jogo que leva 15 notas 100 e 79 entre 90 e 100 pode ter 60.
Apesar que tal pode, mesmo assim, não ser um indicador da realidade, pelo que vamos usar um pouco de coerência:
O jogo anterior foi um sucesso. Teve elevadas notas. Pelo que foi já possível ver-se, este jogo melhora o anterior em todos os sentidos. O antigo envelheceu bem e tendo sido relançado recentemente no PC, repetiu as notas originais.
Assi sendo, algo está mal, e neste caso é com as notas inferiores.
Se é uma questão de gosto, está mal… as avaliações deveriam ser objetivas e não opinativas. Mas bolas… Se são gostos, eles são uma anormalidade tal que a pessoa deveria coibir-se de os usar para informar terceiros. Uma review deveria ser uma fonte de informação sobre o que se esperar de um jogo, e não o descrever de gostos de cada um.
Se não é gosto… pior ainda.
E no presente caso, podemos ver o historial de um destes websites, o Stevivor:
Não dá pra levar a sério esse cara aí pic.twitter.com/F3cIuiYr7J
— Valber 🎮 Marvel Spider-Man (@ValberSantana4) February 14, 2022
E cá temos tudo justificado… a paixão… fala mais alto. E isto é um péssimo serviço aos videojogos. Algo que não se julgue ser específico de fans de apenas uma consola pois acontece para os dois lados.
PS: Horizon Forbiden West está a ser corrido a zeros nas análises dos utilizadores. Eis um exemplo de uma dessas análises:
Bad games just sucks it just sucks vary bad do not play Xbox better crossfire x better play Xbox Xbox is the best box.
A realidade é que está cegueira louca está a dar cabo da reputação das análises. Torna-se difícil acreditar em seja o que for que se escreve numa análise quando estás paixões estão em jogo. É triste.
O que dá para perceber é que dos 2 lados existem notas que não cabem nos jogos. Lembro de outro caso que houve uka nota baixíssima para Halo 4 que na altura se não tivesse recebido teria tido uma nota geral superior a 90+. E para não dizer que as Xboxs e Playstation magazines da vida dão 100 inflando o jogo com notas superiores. Há sempre os dois lados da moeda.
Isso não é negado… apesar de que a intensidade não a considero igual dos dois lados.
Atualmente a nota do novo HFW condiz com a minha, minha nota para esse jogo é um 8.5, podia dar um 9, más não merece um 9 porque atualmente o jogo sofre de imensos problemas já relatados pelos sites em geral, más o que mais me incomoda com o jogo atualmente é os imensos bugs que já encontrei e o modo desempenho muito feio, um modo que dizem correr a 1800p devia ter um tratamento de imagem mais bonito, sobre a matéria em si, a mim já nada me espanta, estamos numa era onde tudo se avalia por gostos pessoais salvo raras excepções…
Pessoalmente, até agora, dava-lhe um 8… É um bom jogo, mas pelo menos até agora, longe de ser um grande jogo. Acho-o um bocado off pace. O prologo é demasiadamente longo e linear, sempre a despejar informação, e depois o jogo inicia e o jogador é bombardeado com tanta info das quests paralelas, que perde o fio à meada, e pelo menos no início parece que a coisa não avança. O facto de se limpar as áreas e quando se volta estar tudo na mesma tambem não me atraiu nada.
De resto, é um bom jogo.
Mas joguei pouco ainda. A ver se melhora pois avaliações sem jogar tudo são prematuras.
O checkerboard de facto está mal implementado. O modo performance tem artefactos e descida de qualidade que deveria ser menor. Os popins também não ajuda.
Parece que o problema do shimmering continua, e a guerrilla não resolveu ainda esse problema.
Os tópicos sobre o assunto multiplicam-se, parece ser um problema já muito desseminado.
Eu não tenho muito esses problema de shimmering, mas no forum zwame, topico horizon forbidden west, página 98, está lá um video de um user que mostra claramente o problema.
Esperemos que isto se resolva depressa. Resta saber como estes problemas todos passaram nas análises técnicas.
Quanto ao jogo, para mim supera em tudo o zero dawn.
Curioso como as coisas são. pois nunca tive tambem shimmering nenhum. Mas vi o vídeo e ele lá é claro. Poderá tambem ter a ver com as regulações da TV.
O problema parece intesificar-se na vegetação.
Estou já virado para o processamento de motion de algumas TVs.
São já muitos com queixas e muitos sem queixas.
Podes experimentar em elevar a nitidez de imagem na tv e verificar se ficas com o shimmering.
Posso ver isso mais logo… Mas eu tenho a imagem calibrada para THX. Eu nunca uso os settings de defeito das TVs, e calibro eu mesmo.
Em 2016 fiz um artigo a explicar como configuro a TV. Na altura uma LG que ainda possuo.
http://www.pcmanias.com/como-obter-a-melhor-imagem-imagem-possivel-de-uma-tv-1080p/
Nota que isto varia de TV para TV. Eu comprei uma outra LG ara a sala, e copiei os settings da antiga, e o resultado foi um nojo. Tive de recalibrar tudo de origem novamente. Nesta nova Samsung fiz logo a calibração de origem.
Nossa, muito legal esse artigo. Achei um DVD antigo meu aqui que tem o THX Optimizer. Vou tentar
Irei rever o artigo porque enfim tive o contato com o 4K HDR em 3 TVs, em uma foi a manutenção para um conhecido e as outras duas peguei com defeito e agora estão funcionando.
Porém não gostei até agora do que vi, para mim a imagem é lavada, como se não tivesse nitidez, depois que fui perceber que o modo de imagem HDR é diferente do modo para jogos, pensava eu que a TV ao identificar um console já tinha um ajuste HDR para jogos.
Excelente artigo. Seria interessante um artigo mostrando como mudou as configurações de fábrica da sua Samsung Q70T, Mário. Ajudaria muita gente que tem Samsung a seguir certas dicas chave, inclusive eu. Rsrs
Fico pensando que como o checkboarding usa quadros anteriores pra fazer uma nova imagem, fica complicado essa imagem em movimento ter muita nitidez com o checkboarding da guerrilla, esse deve ser a causa de parte do problema… Mas estou apenas conjecturando.
O checkerboard do jogo anterior foi muito elogiado. Pode haver aqui alguma bug.
Sim, o do zero dawn é impecável.
Esses Motions de TVs são uma porcaria, aí no caso do checkboarding é processamento com frames intercalares sobre frames intercalares das TVs.
O problema maior que estou vendo são pessoas com TVs tops relatando o problema, e a mim parece surreal.
Sem querer dizer que isso é a regra, acredito que muitos casos poderiam ser resolvidos com uma regulação decente da TV.
Eu diminui a nitidez na minha TV e mitigou o problema.
Em todo o caso hoje a Guerrilha lançou uma atualização para o modo qualidade e desempenho geral, vamos ver se melhora.
Off tópic: Mário, não sei se é de propósito, mas usando seu site pelo celular não é possível colar nada no comentário, o que às vezes nos impede de colar um link, o mesmo não acontece quando uso o site pelo PC.
Não sei se é proposital por algum motivo (evitar copiar comentários para oitro lugar ou colar infinitamente alguma coisa…), mas se for possível e você puder mudar isso, na minha opinião pessoal seria algo, a mim, útil e imagino também aos demais colegas que aqui comentam para por referências quando necessário.
As opções de copy paste estão bloqueadas por proteção. A alternativa é o uso do teclado Gboard (da Google), que te mostra o conteúdo do clipboard e podes espeta-lo sem teres de recorrer ao comando colar.
Ok, Mário. Mas se não me engano, no PC isso funciona, então, quem quiser realmente burlar, burla. Mas entendo o propósito.
Eu estou a adorar o jogo, supera o anterior em tudo. Dou-lhe um 9.
Já me deparei com alguns pequenos bugs (na boss fight com a cobra ficaram rochas a pairar no ar e numa missão um esburacador ficou preso debaixo do chão o que impediu o progresso da missão, tive de reiniciar o ponto de gravação).
Tecnicamente, estou a jogar no modo de performance e sim, notei perda na resolução por conta do checkerboard maior que o esperado. Não sei se é por estar mal implementado e ainda ter margem para ser corrigido com um patch ou se é pelo modo de resolução ter uma qualidade de imagem tão boa, que torna a diferença mais acentuada.
O checkerboard do primeiro jogo é impecável sim, mas não temos forma de o comparar com uma apresentação nativa 4K a correr na playstation.
Shimmering, não notei nada disso.
Mostrei a diferença dos dois modos ao meu filho de 7 anos e perguntei-lhe se ele nota diferença na imagem. Ele disse que não nota diferença na imagem, mas que o modo 4K está todo bugado porque a imagem salta muito (30 fps) 😀
Atualmente, não sei se por me ter habituado ou por estar em zonas diferentes do mapa, já não sinto uma diferença tão grande na resolução dos dois modos e na verdade, com a imagem em movimento, o motion blur disfarça a coisa. Para mim: 60 fps all the way.
Não é só resolução que o modo 30fps adiciona. Melhora muitas outras coisas. Mas sim, acho muito estranho a diferença na qualidade de imagem dos dois modos, pois o nativo do modo qualidade
e o 1800p + checkerboard do performance deveriam estar mais próximos. Creio que há algum bug nesse modo e que será corrigido posteriormente.
Hoje pela primeira vez joguei um pouco, só no modo qualidade.
Não notei esse problema do brilho de que falam, mas notei que ao girar a câmera ao redor da Aloy cria-se um “halo de artefatos”, muito semelhante ao que se espera em algo como um checkboarding, mas como é nativo, fica parecendo um blur meio estranho.
O jogo apresenta ainda pequenos “bug”, jogando pouco e sem procurá-los muito já numa das primeiras áreas onde é meio que tutorial no momento em que pulo ou mexo a câmera a iluminação vai junto, é algum problema de delimitação de área de iluminação, presumo isso porque no mapa quando eu ando pouco ele mostra como se eu estivesse no mundo aberto e quando passo uma mesa ele me mostra o mapa de uma área interna.
Sobre pop-in tradicionais (textura demorar aparecer) eu não vi ainda, mas logo no início da apresentação do jogo quando ela cavalga no espaço aberto nota-se que a área de renderização (pra economizar processamento?) deixa uma região mais distante com menos detalhes e a medida que ela se aproxima aparecem, mas vejo como um problema de geometria, e não de pop-in de texturas, mas não deixa de ser um problema. Verei se é algo comum quando eu chegar numa área mais aberta. A decepção é maior porque é algo logo na apresentação do jogo e o tal SSD prometeu o fim dos pop-ins.
No geral, de tudo o que vi, está muito lindo, um mundo muito rico, a vegetação está deslumbrante e as animações das conversas dos NPCs parecem impecáveis, as animações da Aloy, nem tanto, provavelmente porque não foram capturas reais e sim um modelo criado e animado por captura.
Mas sim, o jogo parece ótimo e por enquanto, nada que o desabone, já que acabou de sair.
Esse problema dos artefatos quando gira o personagem é outro bug e pelo que vi dos comentários é só desligar o motion blur que isso desaparece por completo.
Você diz a opção “desfoque de movimento” do jogo na propriedades “visual”?
Editado: de fato, na opção desligado esse problema some, é só o motion blur “aloprado”. Valeu pela informação.
Por nada, Juca. Fico feliz em ter ajudado.
O que melhora mais? Na análise da DF mencionam diferenças nos reflexos e nos detalhes ao longe, mas tendo como origem a diferença de resolução.
De resto os assets e os efeitos são os mesmos.
Não foi minha percepção mesmo olhando para analise da DF. Até as folhagens tem mais detalhes no modo resolução, assim como particulas, efeitos de névoa etc com mais detalhes. Agora é aguardar que o NX Gamer faça uma análise, pois ele sim faz uma análise muito completa de todo jogo que analisa. Já a DF vem deixando a desejar e muitos detalhes passam batidos em várias análises. Acho estranho, pois tem análises que eles destricham e outras deixam a desejar.
Joguei apenas cerca de 5 horas, mas do pouco que vi, a Sony cometeu poucos riscos e entregou um jogo que muito provavelmente irá agradar os fãs do Horizon Zero Dawn. Gostei do prólogo e da forma como o jogo segue bem o que se terminou no Horizon Zero Dawn e te coloca em uma nova jornada com justificativas razoavelmente boas.
Tecnicamente falando estou vendo um Horizon Zero Dawn bastante maximizado: das animações, modelagem, níveis de detalhes, habilidades, etc.. tudo devidamente amplificado e nos entregando um ar de cara nova, apesar de claro, a essência da fórmula ser a mesma.
Do pouco que já vi das análises, daqui pra frente espero explorar muito mais biomas, novos tipos de imimigos, novas mecânicas (voarrr) lol, o que provavelmente irá fazer o jogo se destacar mais.
Os principais contras que vi até agora são alguns pop-ins até ridículos, detectei alguns poucos bugs, o pacing até agora está ok mas acho que poderia ser um pouco melhor.
Vi um site que associou a evolução de Horizon Forbidden West com Horizon Zero Dawn a algo como de Assassin’s Creed 2 para Assassin’s Creed 1. Do pouco que presenciei até agora parece ser isso mesmo. A diferença é que Assassin’s Creed 2 mostrou aquela excelente evolução em apenas 2 anos, enquanto que agora estamos vendo evolução parecida em um intervalo bem maior, de 5 anos. Talvez esse será o ritmo daqui pra frente, evoluções cada vez mais pontuais, fazendo com que jogos antigos demorarão ainda mais tempo para soarem datados.
EDIT: creio que em GT7 e GOW Ragnarok veremos situação parecida, com a Sony entregando sequências que irão agradar bastante a fanbase. Com TLOU2 a Sony correu mais riscos, entregou um jogo que inegavelmente dividiu opiniões (aqui não estou falando se é bom ou ruim, só estou dizendo que teve uma parcela significativa de pessoas que gostaram do primeiro e não gostaram do segundo), e suspeito que TLOU2 não foi comercialmente tão bem sucedido quanto a Sony esperava. Ghost of Tsushima já teve 3 atualizações de vendas divulgadas pela Sony, e em TLOU2 até agora só sabemos dos 4 milhões da época de lançamento.
E as notinhas infladas ? 44 notas 10 do TLOUS 2 ?
Isso daí é o review bombing reverso dos críticos.
Obviamente esse jogo não merecia essas notas, sempre digo. E sempre surge um para falar que merecia.
Esse jogo é no máximo nota 8,5 a 9
Tecnicamente não há nenhum jogo que se aproxime de Tlou 2.
E como referi, avaliado sem se saber o nome, o jogo merece essas análises.
Há um preconceito enorme face ao jogo pelo facto de ele não ter a mesma qualidade de história do primeiro. Mas Tlou 2 ser avaliado com 10 não me choca nada… nada mesmo.
Se lhe davas 8.5 o que davas ao Halo infinite? Queres comparar ponto a ponto os dois jogos?
Isso é o que você quer acreditar né Mário ? Porque a massa não acredita que esse jogo seja um 10. De fato. Pouca gente acredita.
E sobre Halo Infinite. Não vejo problema na nota que ele teve 87 não foi ? Perto do que eu daria para ele, 85.
Pouca gente acredita?
Não estás a ser algo incongruente?
No comentário anterior queixavas-te de que haviam 45 notas 10, e agora já são poucos os que acreditam?
Graficamente Tlou dá uma coça em qualquer jogo atual. Comparativamente halo é de duas gerações atrás. O nível de pormenor, de detalhe, de interacção com objectos é fabuloso, e em halo nem existe. O nível sonoro podes considerar bom nos dois jogos, mas a nível de ambiente o som de Tlou 2 está 1000x melhor conseguido.
jogabilidade… incomparável. Um é tiro puro e duro, o outro tem estratégia, furtividade, e uma variedade de armas que obrigam a estratégias diferentes.
Onde reconheço que Halo tem ponto forte é na jogabilidade, merecendo a nota só por isso, mas Tlou tambem tem jogabilidade de diversão.
Daí que em que parametros objectivos é que te baseias para dizer o que que dizes.
A maior prova de que as pessoas não concordam com essa nota que ele teve dos críticos é o que vemos no user score desse jogo.
Só te digo isso.
Tente procurar algo igual no Halo ou no Forza Horizon. Sabe porque você não vai achar coisa igual ?
Porque as notas foram justas e a desse jogo não foi.
E me polpe do argumento de que foi review bombing de pessoas cheias de ódio que foram lá negativando de forma organizada.
As notas dos utilizadores valem pouco ou nada pois qualquer um pode avaliar o jogo no Metacritic, tenha-o ou não, e é conhecido que esse jogo foi review bombed (quer gostes, quer não).
https://www.thegamer.com/metacritic-address-review-bombing-the-last-of-us-part-ii-experience/
E aqui não julgues que foram os utilizadores Xbox, foram tambem utilizadores PS frustrados com o facto de a história não seguir o rumo que eles queriam.
Quanto ao Halo não acho review bombs… acho é notas 10 ou 100 em websites que agora se queixam de falta de conteúdo.
https://www.windowscentral.com/halo-infinite-campaign-review
https://www.windowscentral.com/halo-infinite-multiplayer-wheres-content
Sua dor com TLoU 2 chega a ser patética. Já foi desenhado o que aconteceu no user score desse game. Faz assim, só aceita que o jogo é uma obra prima e não a toa o mais premiado da história. Para de repetir a mesma coisa aqui dezenas de vezes, pois fica feio e só mostra sua dor!
Notinha 8.2 do user score de caixista em Halo Infinite. Bem abaixo da crítica e não teve milhares de pessoas sabotando a nota. Já o user score de Halo no PC é muito abaixo. Como pode isso? Pode porque muitos da comunidade verde aceitam qualquer coisa da MS e Pcista tá pouco ligando pra paixão por um game, avalia com a cabeça, não com o coração.
Halo infinite no PC, tanto user score como a crítica deram notas muito abaixo que no Xbox. No user score esse game ficou com 6.8 e na crítica 80. Por que será, hein?
Voltando a Tlou 2, vc está enganado. São 54 notas 100 no jogo e diferente das notas mais altas de Halo, que são de sites ligados aos Xbox, o game recebeu 54 notas máximas vs 6 de Halo! Isso já diz muito sobre a qualidade de cada um. Abraço!
Você tem toda razão. Todas essas notas perfeitas diz muito. Só não exatamente o que você espera que seja.
Ou seja… O jogo mais premiado da história está mal avaliado, é isso?
É isso. No que o meu bom senso e minha opinião dizem está com notas infladas e artificiais.
Mas sintam-se livres pra achar que ele merecia 10 a torto e a direita por dezenas e dezenas de reviews.
E ser o mais premiado da história Mário, é absolutamente insignificante pra mim. Esse é o reflexo máximo da inflação. Se deram 300, 500 , 1000 prêmios pra ele… só prova meu ponto.
Ou seja, toda a indústria são fanboys. E aparentemente Sonystas. É isso?
Tu não te consegues abstrair do facto de TLou 2 ser um TLou e avaliar o jogo pelo jogo? Não consegues esquecer a PlayStation e a Xbox e avaliar o jogo pelo jogo? Que mais jogos conheces assim?
https://youtu.be/mvj-xOplybQ
Se isto não merece ser distinguido, o que merece?
Segundo ele, sim! Comédia! Kkkk
Me respeite colega. Capiche ?
cara eu não gostei do rumo da história do jogo, mas tecnicamente o jogo é impecável.
Entendo quem não gosta da história de TLOU2. Mas tecnicamente não tem do que falar. Para mim é igual a RDR2. Não gosto do game, mas reconheço que é uma obra prima.
Bem por aí, diversão é questionável e pessoal, mas a qualidade de ambos é inegável.
The Last of Us foi prejudicado por 2 motivos, abordar temática gay e matar o herói masculino. Com a sociedade paternalista em crise há muito tempo, e a insegurança masculina crescente, é natural que muitos não se sintam representados pela mulheres que tomam papéis de heróis, ou seja, o enredo deixou pessoas sem dormir, de um modo não divertido.
Pelo menos é o que eu percebi, e minha ótica sobre o assunto.
O problema é que o maior ponto de discussão sobre TLOU2 está justamente no critério mais subjetivo que é a história.
Digamos que nos aspectos técnicos o jogo é impecável, e só por isso já garante uma nota 8. Então os 2 pontos restantes ficam a cargo da história. Sua nota de 8,5 provavelmente é resultado de você não ter gostado da história. Alguns vão concordar com você e outros não. Quem gostou da história provavelmente vai dar uma nota de 9 pra cima, talvez 10.
Mas veja que nem TLOU2 escapou de reviews bombing. O jogo recebeu 8 notas amarelas contra 4 notas amarelas em Halo Infinite, e nenhuma nota amarela em Forza Horizon 5. TLOU2 chegou a receber nota 65, algo que não aconteceu nem com Halo Infinite.
O cerne da discussão é justamente esse, os critérios objetivos não podem se transformar em subjetivos. Gráfico, som e jogabilidade bons ou ruins são afirmações objetivas, não é questão de gosto. A pessoa pode não gostar de gráfico realista ou cartoonesco, mas ela consegue avaliar se aquilo é bom ou ruim comparando com os jogos já lançados com a mesma proposta.
Mas Carlos, o problema aqui é que a história não tem nada de mau. O que foi criticado aqui não foi verdadeiramente a história, mas sim o facto de a mesma ter tido um rumo diferente daquilo que todos gostariam.
As pessoas não gostaram da morte do Joel, não gostaram da sexualidade da Ellie, e não gostaram de terem de jogar com a Aby. E não gostaram porque o jogo tinha um legado do TLou anterior, e não porque houvesse algum problema com a história em si se vista de forma separada.
Julgar a história pela sexualidade é complicado mesmo, porque nisso já estamos falando de algo que beira a homofobia.
Quanto aos demais pontos, eu não consigo avaliar uma história de forma inteiramente objetiva. Sei que existem critérios de coesão que podem ser empregados, mas no final sempre haverão pontos na história com diferentes percepções, e que podem influenciar. Por exemplo, uma das maiores reclamações que vi foi com relação ao final do jogo, ou seja, uma reclamação que não tem um cordão umbilical com o legado da IP, mas sim com a forma como TLOU2 se concluiu.
Só para clarificar, se uma pessoa me diz que o gráfico de TLOU2 é ruim, eu posso objetivamente responder que a pessoa precisa de fato reavaliar o que ela entende por gráficos de jogos. Mas se me dizer que a história é ruim, eu posso até buscar a coesão para mostrar que existe uma lógica que faz sentido no jogo, mas eu não vejo como objetivar uma percepção que resulta em uma discussão que pode muito facilmente cair em opinião pessoal (por exemplo, o final do jogo) lol.
Mas eu creio que concordas que há uma diferença entre uma história mas, e uma história que não é aquilo que se desejava que fosse. Porque o que tem de mau a história de Tlou2? Há uma vingança da filha de um médico morto e que tinha como único objectivo salvar a humanidade, e uma evolução da história da Ellie de vingança também pela morte do Joel que termina num embate entre as duas personagens.
Eu não consigo objetivamente dizer que há algo mau aqui. Que eu meta valores mais subjectivos, gênero se eu gosto ou não, é outra coisa, mas objetivamente não.
Sim, eu concordo que muitos generalizam a história como algo ruim porque não foi conduzida como queriam. Ainda mais se tratando de uma continuação, com um legado já estabelecido.
Mas como estabelecer se uma história é boa ou ruim sem algum grau de percepção pessoal? Jogos, filmes, músicas mexem com emoções, se a pessoa achar o conteúdo sem graça ou sem sentido (aqui não me refiro necessariamente a TLOU2), dificilmente isso vai deixar de contar em uma avaliação.
Paixão?
Paixão é o que pessoas como tu e eu nutrimos por este meio, este mundo, o que este Stevivor revela com a sua façanha de ter o mais bem cotado jogo da PS abaixo de todos os jogos Xbox é uma grande desonestidade intelectual, individuos destes nem deviam contar para o metacritic, é por causa de pessoas destas que a credibilidade da dita critica ”especializada” está pela rua da amargura, se dantes lia-mos reviews para tomar uma decisão informada, agora vemos as reviews com uma expectativa de comédia.
Há vários anos que compro os meus jogos consoante a meu próprio julgamento pessoal devido aos quase 40 anos que jogos, e com algum aconselhamento de comunidades como esta porque pela critica não é de certeza, porque ou é carregada de politica ideologica ou puro fanboyismo.
Nunca confiem numa review que obedece a qualquer tipo de embargo.
Outra coisa que a mim me faz confusão é o review bombing, se por um lado é uma ferramenta válida para reclamar sobre politicas de uma empresa ou o estado lastimoso de um jogo, também é uma forma cobarde e invejosa de manchar a reputação do entretenimento alheio, e neste quesito, a comunidade Xbox é particularmente activa, sempre disse que a comunidade Xbox é a mais tóxica de toda a industria dos videojogos e além de sucessivos episódios de FUD contra a PS, sempre que sai um exclusivo PS de alto perfil, os ”Xbots”, como são conhecidos os fanboys da Xbox/Microsoft, fazem o gosto ao dedo, não estou a dizer que são os únicos a fazê-lo por pura maldade, mas em termos de escala superam largamente qualquer comunidade, nada de novo numa comunidade que celebra compras em vez da chegada de novos jogos.
Lidando com videojogos desde 2000, posso confirmar que nunca conheci uma comunidade tão tóxica como a da Xbox. Toxicidade há em todos os lados, mas a da Xbox supera-as a todas por uma larga margem. Os casos relatados mais sérios e que evoluíram para situações graves ou necessidade de se tomarem posições (inclusive da própria marca), são todos, mas mesmo todos, ligados à Xbox.
Penso que o facto de ser ligada à Microsoft, um gigante, e ser norte americana, ajudam muito nisso.
volta e meia pipoca pela internet discussões sobre os “lideres do flamme” que são youtubers ou twitteiros grandes que ficam nisso na internet.
bom, no BR pelo menos o “maior” do lado do playstation é ex integrante do xbox milgrau, o “segundo maior” começou respondendo no facebook ao xbox milgrau que postava até foto da sala dele com o PS4 desligado e o Metal Gear V off line rodando no xbox para dizer que a “PSN off line”
Então, aqui no BR pelo menos a organização e “fanboylismo profissional” começou com o xbox milgrau e do lado “da sony” foi ex integrante do xbox milgrau ou sujeito que apareceu para responder as mentiras do xbox milgrau.
graças ao xbox milgrau que inventou o M.O. de “influenciador digital” de console wars hoje temos os grupinhos organizados nesse sentido no BR.
“olha lixo xbox milgrau o dia todo mentindo sobre o playstation na internet, vou desmentir ele”
ou
“vou me vingar de ter sido passado para trás pelo xbox milgrau”
e assim começou isso do lado do playstation.
E pasmem: Esse Stevivor não recebeu o game da Sony, ele o emprestou a conta de um de um dos que recebeu. Isso me cheira a mutreta, apenas para rebaixar o game. Isso que esta a correr na net nos ultimos dias. Se você ler a crítica dele, não faz sentido algum. Quem sabe ele nem tenha jogado de fato.
Concordo com tudo que disseste, Mário.
Antigamente, quando a crítica especializada utilizava mídia impressa, lembro que a maioria dos veículos dava nota em critérios mais objetivos em semparado e depois fazia uma média, era tipo:
Gráficos de 0 a10;
Sons de 0 a 10;
Diversão de 0 a 10.
No final se tinha uma nota do jogo mais razoável, e quase tudo no que diz a maior subjetividade do avaliador se concentrava na diversão.
Bons tempos aqueles em que as coisas tinham um propósito de as críticas serem mais levadas a sério, ou mesmo se levavam algum para pender a balança (por que existe isso) não exageravam.
Hoje, pior são os users fanboys, que estão a fazer “reviews bombs” sem sequer terem jogado os games.
Eu já falei disso aqui:
http://www.pcmanias.com/websites-de-analise-de-videojogos-estao-a-auto-destruir-se/
E é por isso que eu discordo muitas vezes das análises.
Eu acho que os seguintes parametros deveriam ser avaliados nos jogos atuais:
Apresentação: – O aspecto geral do jogo, que não tem a ver com qualidade do gráficos, mas com o ambiente gerado, com a forma como introduz a história, como a desenvolve, etc
Grafismo: – A avaliação ao grafismo geral, tendo em conta não só o aspecto visual, mas o técnico, com análise às interacções, ao dinamismo do cenário, ao pormenor, e ao detalhe. Tu podes ter grafismo muito bom, mas se ele for estático, perde muito para algo dinâmico.
Jogabilidade: – Até que ponto o jogo se joga bem, se joga mal, os comandos respondem, e te consegues divertir.
História e cativação do jogador: – Até que ponto a história é interessante e cativa o jogador. Um jogo pode não conseguir prender o jogador, mesmo tendo uma boa história. Eu tendo ainda jogado pouco o HFW, o defeito que lhe estou a deitar é esse. O jogo era linear no inicio, e enchia-nos de historia e contexto. De repente o jogo começa e o jogador perde-se em missões secundárias e a história não desenvolve verdadeiramente. O pacing está desiquilibrado, e se o avaliasse neste momento penalizava-o aqui neste parametro.
Valor pelo dinheiro: Não tem a ver com a qualidade, mas com a quantidade de conteúdo disponível, e o tempo que pode prender e cativar. Aqui teriamos de ter em conta o tipo de jogo, comparando multi com multi e single com single. Como exemplo, eu aqui penalizaria bem o Halo Infinite, pela sua ausência de conteúdo.
Se os jogos fossem avaliados por estes parâmetros que podem ser bastante objetivos, se calhar teriamos avaliações mais sérias. A única coisa que ficaria subjetiva era o peso de cada uma das partes na nota final.
História, gameplay e entretenimento que provocam ao jogador. Aqui estão os pontos chave.
Sem eles, podes ter o jogo melhor tecnicamente e melhor graficamente que não o vais jogar com satisfação.
Mas com eles até pode ter gráficos banais e fraquezas técnica que vais jogar com toda a satisfação.
Por isso adoro a fromsoftware, mesmo sabendo que tecnicamente e graficamente poderiam melhorar muito,mas aquilo é um vício 😁 e dia 25 o forbidden west vai ser encostado.
Quanto a notas, a única coisa que me espanta é fazerem caso delas, na maioria dos casos.
Mesmo assim, penso que sempre há uma certa subjetividade, eu não consigo me manter jogando um Dark Souls apesar de toda a Lore envolvente que ele possa ter, pra mim é um sentimento de repetição em um grau que não me motiva a continuar, mesmo eu achando tudo envolvente. Penso que inicialmente o grau de dificuldade deveria ser menor e gradualmente fosse aumentado, como Kena, por exemplo, mas entendo que os Souls são jogos de nicho pra quem gosta sempre daquele modelo de game.
Não tenho paciência para rogue likes e games que se iniciam com dificuldade bem acentuada, a mim não diverte o suficiente.
Motivo pelo qual passei de lado ao Demon Souls, Returnal e agora Sifu.
Ainda dei chance ao Hades e ao Dead Cells, mas não é pra mim, embora eu entenda o prazer de quem gosta desses tipos de jogo (Souls-like e Rogue-like).
Antes eu era mais ligado em ver notas, mas infelizmente essa geração, não de games, mas de pessoas, está a acabar com tudo, não dá para confiar no que o outro diz, uma parte está movido por paixão, outra parte está movida pelo $$ e uma última parte creio que não tem o que fazer e só quer bagunçar.
A minha última experiência com análises foi a de um smartphone de entrada pois esse tipo me atende bem, procurei alguns modelos e me senti cativado por 3 modelos da Motorola, ao pegar esses 3 modelos pesquisei por um site de análise, ao ler as análises fiquei desconfiado pois em 3 modelos diferentes o site apresentava a mesma frase, em determinados pontos. Como que um celular de entrada com tela 6.1″ se destaca entre os melhores e um outros com tela 6.5″, também de entrada, se destaca entre os melhores??? Ao ler as 3 análises fiquei desconfiado de que o sítio possa ter algum patrocínio e que escreveu a mesma coisa para os 3 modelos, mesmo que tenham janelas de lançamento de 1 ano. Lembrando que no modelo mais novo ele nem compara com o antigo para pelo menos justificar as frases iguais.
Com a dúvida na análise do site decidi ir nos comentários, outra decepção, um smartphone de entrada e gente comentando e comparando com modelos que custam 3x mais, ou gente que reclamava que o processador era quad-core porém nas specs informava que era octa, gente que dizia que tinha só 8G de memória sendo que na verdade ele tem 32G.
Daí que sem confiar na análise do site e sem confiar nos comentários o que resta é tentar a experiência pessoal, acabei adquirindo um dos modelos.
Voltando para as notas do Horizon a coincidência é que 5 das 6 avaliações que deram entre 60 e 70 para HFW deram 80 ou mais no Halo Infinite, sendo que Halo está sendo criticado por não ter conteúdo, interessante que nessas do Halo colocaram frases como “é o melhor Halo” ou “Halo Infinite revive os melhores momentos de Halo”.
Esse é justamente o problema. Nota por nota, não ligo para o número. Mas como consumidor não tenho dinheiro infinito, logo os reviews sempre tiveram papel importante nas minha decisões. Principalmente a avaliação das pessoas. Mas hoje está cheio de fanboy ou hate das marcas. Daí não temos em quem confiar. No final do dia, somos os únicos prejudicados.
Eu nunca levei as notas da imprensa a sério. Mas sempre olhava o metacritic do público e depois lia os comentários negativos para saber se batia com o meu gosto. Mas começaram com essa porcaria de review bomb e hoje não tenho mais parâmetro. As pessoas parecem só evoluir para baixo.
Boas pessoal, desde já quero dar os parabéns ao Mário pelo excelente trabalho que tem feito na Pcmanias. Em relação ao jogo, acho pelo menos até agora, dava um selo de obrigatório ou um 9 talvez 10 mas isso quando terminar. Concordo com o artigo e acho que nenhuma pessoa no seu perfeito juízo daria uma nota abaixo de 8, visto que o jogo não mau em nada, pode ser menos bom em um ou outro aspeto, mas mau não acho. Mais uma vez, muito bom trabalho Mário.
Off- Topic: Mário, surgiram na internet imagens do PSVR 2, tem um artigo na eurogamer.pt.
acabei de ver… meti nos favoritos para escrever um artigo.
Alguns Tweets para entenderem o nível da doença:
Halo nota 100, Horizon nota 0:
https://twitter.com/LinsHech/status/1495193551872958476?t=VNMCVmBGn2ScXQfom47fFA&s=19
https://twitter.com/RichardWinche16/status/1495164696890310656?t=c5tUr1lq7Fi3ArYS9KvsJg&s=19
Nunca vi esse jogo, mas pra irritar sonysta darei nota 0 rsrs:
https://twitter.com/Wesident/status/1495197693110595588?t=kBNvQjxPWuWKYDiSLuh3qg&s=19
Criando várias contas fakes com exatamente o mesmo texto para avaliar o jogo mal:
https://twitter.com/Bob_leite/status/1495150604452253700?t=Xhkwd49xaCoWNkDXtyhI6A&s=19
Jogos da Sony vou avaliar sempre mal:
https://twitter.com/Didy_odilon/status/1495192304696676355?t=Y_C5luoqSaBPg2lAd4XO4A&s=19
Isso supera até o nível do fanatismo , já virou caso de psiquiatra.
No mais, o metacritic tem que mudar urgente isso, pois lá eu não tenho mais confiança na média da crítica faz algum tempo. Falei aqui o aconteceria com Halo infinite e… BINGO!
O IMDb está muito mais confiável que o metacritic hoje. Nota 9.5 pra Horizon por lá:
https://m.imdb.com/title/tt12496904/
Psiquiatria sim… Mas psiquiatria depois do internamento, porque pessoas destas andarem na rua com este nível de demência é um perigo.
Meio off – já tá chegando um novo patch pra HFW para corrigir diversas coisas:
https://updatecrazy.com/horizon-forbidden-west-update-1-05-patch-notes-1-005-details/
Percebi também que quando o jogo é multiplataforma as notas são bem mais próximas entre os sites de reviews e sem grandes disparidades.