Colocar informação na internet sob a forma de um gráfico bonito, qualquer um pode fazer… mas e será verdadeira?
Escrevo este artigo pelo seguinte:
Recentemente, ao navegar pela internet deparei-me com este gráfico:
O gráfico é fantástico e muito interessante, mas algo chama a atenção. Em 2022 o gráfico afirma que as consolas geraram 30 biliões de dólares em receita, os PCs 45 Biliões e os aparelhos móveis, 101 biliões.
Será isto verdade? Será que os PCs superaram a receita das consolas?
É o que este gráfico mostra, e o mesmo está a ser usado como fonte de diversas noticias nesse sentido.
Ora para confirmar resolvi verificar os resultados de outras fontes, recorrendo ao serviço de análise de mercado mais conhecido, o New Zoo.
E curiosamente o seu gráfico para 2022 mostra o seguinte:
O relatório de Novembro de 2022 mostra valores bem diferentes dos de cima. Os aparelhos moveis nos 92.2 biliões, o PC nos 40,5 (38,2+2.3). e as consolas nos 51.8 biliões.
Qual dos dois gráficos está correcto?
Vamos ver quem são as duas entidades, começando pelo Visual Capitalist:
VISUAL CAPITALIST
A Visual Capitalist é uma das editoras on-line que mais cresce em todo o mundo , focada em tópicos que incluem mercados, tecnologia, energia e economia global.
E agora a NewZoo:
NEWZOO
A Newzoo é líder global em dados, pesquisas e consultoria do mercado de jogos para ajudá-lo a prosperar no mercado de jogos.
Ou seja, temos de um lado uma líder global de pesquisa e consultoria do mercado de jogos, e do outro, uma editora online.
Resultado… o primeiro gráfico limita-se a ser… bonito! E com informação daquela qualidade, duvido que continue a crescer ao mesmo ritmo.
Lol. Isso me fez lembrar que aqui no Brasil, nos últimos anos, surgiram uns institutos de pesquisa que mais parecem empresas de marketing!
Vejo muita gente usar Twitters do Jez Corden como fontes de informação (e tudo bem, ele é “jornalista”), não faz muito ele disse que Spiderman iria sair no Xbox, bem como FF7. Bem, passados longos anos, FF7, por não ser uma IP da Sony, seria até uma especulação razoável, mas especulação não é informação confiável, é mero bait e/ou desejo do interlocutor.
[OFF] Então agora é oficial, xbox virou Thirdie. Vamos ver como vai ser.
https://www.eurogamer.pt/o-futuro-da-microsoft-gaming-e-lancar-jogos-em-todas-as-plataformas
Hehe, jaja chega vc sabe quem dando uma de doido por aqui falando: mas veja bem uahuahuauah
Nos comentários lá já estão dizendo que interpretaram errado o que o Nadella disse, pois já tem jogos Multi da MS no PS. Mesmo o discurso dele falando que “agora podem fazer a publicação de jogos em todas as plataformas”.
Ora, PS tem Destiny e MLB lá e não anda falando que agora podem publicar seus jogos em todas as plataformas.
Dei especial relevo na parte em que ele já põe a XBOX de parte em relação ás consolas.
“which is Xbox and consoles”
Como se fosse uma plataforma que alimenta todos esses sistemas.
Vamos ver se será assim, caminha para isso.
opções!!!
Nada contra opções da MS no PS ou Nintendo, sou até capaz de comprar um jogo da MS pra me considerarem um usuário ativo da Xbox e destravar umad conquistas dobradas por lá! Lol
Eu ri foi de ver um simples comentário:
“Xêga”
Alguns entenderão.
Kkkkkkk…
Lol… daqui a pouco vão dizer que o Site do Mário é sonista. É bom a gente parar com isso.
Pois é, ficar falando de empresa assassina, dizem que ela matou uma, depois vão dizer que matou outra.
“Chega” desse assunto por hoje!
Sei que você e o Juca mandaram parar para não chamarem o site do Mário de sonysta, mas tenho que dizer que há algumas pessoas apostando certas… partes do corpo, por assim dizer, caso a Microsoft venha a lançar jogos no Playstation. Não é pra rir? XD
Não sei se vai ou não… Mas o diretor financeiro da Xbox deu a entender que sim, agora o Satya faz o mesmo, e o Phil só confirmou que o Gamepass não iria para mais plataformas (o Gamepass, não os jogos).
Mário, o que achei mais interessante das palavras do Satya e quase não vi repercussão é que ele fala em grandes jogos para chegarem a outras plataformas. É como se ele falasse assim: ” Teremos agora que fazermos grandes jogos para os consumidores das outras plataformas comprarem, pois eles são exigentes por estarem acostumados com exclusivos de qualidade” rs. Outra coisa é ele falando de IA, dando a entender que o Xbox é laboratório para testes de outras tecnologias da MS. Ironicamente, a fase de melhor qualidade dos jogos xbox acontecerá quando ela virar multi.
Boas.
Calma. Ginástica mental não é tão simples. E preciso buscar várias fontes, pensar muito, ressaltar os pontos inventados e depois construir o argumento.
Lembrando que amanhã tem evento do Xbox, vai que anunciem algo…..
Não creio que a notícia de virar Third seja dada de sopetão. A coisa vai ser gradual.
não de virar third, mas anuncio de algum jogo pode ser possível.
Jogos como serviço acho que todos deveriam era lançar em todo lugar, principalmente em mobile, desde que afirmem junto a isso que single player nunca irão pra console concorrente, o problema todo é que esse pessoal gosta de esticar a corda até onde o cliente fique com muita raiva ao ponto de pensar em abandonar a plataforma deles. A Sony mesmo inventou o intervalo de 2 anos mas se brincar muito tem chances de perder os clientes, mas ao menos ela parece querer ter um console sempre atualizado pra superar os mid ends dos PCs, vamos ver como vai ficar isso no médio prazo.
Em doses homeopáticas pra não matar o paciente.
Os astroturfing ja receberam o memorando
“E para a MS lucrar mais e investir mais no GP”
“MS vai levar 70% da Sony”*
*essa ultima ai foi do Tom Warren… tentando inverter a realidade que quem lucra com jogo do xbox no Playstation é a Sony com seus 30% sem fazer nada
Vai levar 70% da Sony? Vai levar 70% do que conseguirem vender de produtos seus! Lol
O ideal seria olhar o que cada uma leva em consideração. Alguns contam apenas jogos e serviços. Outros consoles e periféricos. Alguém pode contar o gasto para montar o hardware do PC. A metodologia é mais importante que o resultado.
Este tipo de receita não diz respeito ao hardware… Apenas ao software e serviços.
Mas como separar receitas de hardware pra jogo, do de uso comum? Vai entrar receita de mouse comum, de processador básico, de laptops com uma 3050 como coisa gamer? É complexo considerar qualquer coisa num PC como hardware gamer, e por óbivo, se torna incomparável um mercado de 2 bi de usuários com um de 200. Imagina aí considerar o harware de qualquer Smartphone como de um Phone pra jogo mobile com o de PC, a diferença ia ser ainda maior.