A dificuldade entre comparar um GPU de uma consola com o de um PC.

As pessoas não entendem uma comparação entre o GPU de uma consola e o GPU de um PC.

Peguemos numa RTX 3070 da Nvidia… Será que ela é comparável a uma 3080? ou 3090?

Claro que não! A 3070 é um GPU com menores capacidades que a 3080 ou a 3090, pelo que nunca será comparável aos restantes GPUs. E neste ponto, todos estamos de acordo.

Mas apesar de isso ser uma realidade, ela é uma realidade que se aplica quanto todos os GPUs são comparados dentro da mesma realidade de hardware e de software.

Eis aqui três exemplos para explicitar o de cima, e para estes vamos ignorar a existência dos modelos TI, Super, e Ti Super, imaginando que no mercado apenas existem a 3070, a 3080, e a 3090.



Exemplo 1

O Manuel e Joaquim compram ambos uma 3070 da mesma marca e modelo. Supostamente dois GPUs exatamente iguais.

Eles viram benchmarks e viram que no jogo que jogam a 3070 alcançaria os fps desejados, a 3080 nesse jogo seria mais rápida e a 3090 ainda mais.

Mas quando montam o GPU nos seus PCs vemos diferenças.o Manuel tem uma motherboard com um chipset entrada de gama e memórias mais lemntas, e o Joaquim uma board com um Chipset topo de gama e memórias rápidas. E vão ver os benchmarks, e apesar de o Manuel ter os 60 fps desejados, o Joaquim tem mais 10 fps que o Manuel.

Quer isto dizer que a 3070 do Joaquim é melhor que a do Manuel? Não, não é, mas a realidade é que o Manuel, para igualar, ou passar, as performances do Joaquim usando o seu hardware, precisaria do GPU acima, ou seja, neste exemplo onde não há outros modelos, uma 3080!

Nesse sentido se o computador do Joaquim for comparado ao do Manuel, poderemos dizer que o seu GPU é comparável a uma 3080. E isto porque como já vimos, a 3070 não chega para o igualar. Isto não quer dizer que para performances equivalentes o Manuel precisaria de uma 3080. Isso não quer dizer que a 3080 não pudesse passar a 3070 do Joaquim, mas a fazer-se essa comparação, o que podemos dizer é que o GPU que garante ao Manuel igualar, ou passar o Joaquim, é uma 3080, pois esse é o GPU que ele requer para se obter as performances do Joaquim.



Exemplo 2

Num outro exemplo, o Manuel e o Joaquim tem o mesmo GPU, e exatamente o mesmo hardware nos seus PCs. Mas o Manuel corre o Windows, e o Joaquim corre o Linux. E vamos a ver as performances, e o Joaquim, mais uma vez, tem mais 10 fps.

Desta vez sendo a causa o software, a realidade é que os dois sistemas não se comportam da mesma forma. E mais uma vez o Manuel precisaria de uma 3080 para poder ter, ou passar, as performances do Joaquim. Ou seja, o GPU requerido para o Manuel igualar ou superar as performances do Joaquim, seria uma 3080.

Exemplo 3

Vamos agora ver um novo caso, e desta vez inverter a coisa para o Manuel não ser sempre o coitado. 😉



E então quem tem a motherboard e ram melhores, e o Linux é o Manuel, sendo que o Joaquim usa uma Board de baixo custo, RAM barata, e o Windows.

E agora o Manuel testa e tem mais 20 fps que o Joaquim, sendo que, agora a 3080 já não bastaria, e o Joaquim precisaria de uma 3090 para igualar.

Poderíamos assim dizer que, para o hardware do Joaquim, o GPU que ele precisaria para igualar o Manuel, seria uma 3090.

Claro que estes exemplos são teóricos, mas penso que esta realidade não é difícil de se compreender, mesmo para os fans do PC, pois eles sabem bem como esta realidade funciona e deparam-se com ela no dia a dia, e os master racers tem um cuidado extremo na escolha de todas as peças no sentido de otimizar as suas performances. Aliás, não é à toa que quando vemos benchmarks, há sempre o cuidado de se referir a totalidade do hardware e software usado para o teste.

Nesse sentido não se compreende bem a dificuldade de alguns de perceber que esta realidade que acabamos de referir se passe igualmente na PS5. Afinal o hardware não é exatamente igual, mas optimizado, o software é diferente e igualmente optimizado, os API’s são também eles mais capazes, o hardware é único, e há toda uma quantidade extra de fatores que atiram as performances para cima.



Uma consola não é nada mais, nada menos do que hardware que foi altamente optimizado para funcionar em conjunto e com o intuito de correr jogos. Isso quer dizer que as performances quer do hardware, quer do software, seja o OS, seja o API, estão criados para otimizar todo o sistema ao máximo, e isso implica que a consola consegue performances superiores ao que consegue o hardware que lhe deu origem, montado num simples PC a correr o Windows.

Basicamente, quando se refere que o GPU equivalente ao usado na consola, do PC, é o GPU A ou B; não se quer dizer que esse hardware seja efetivamente equivalente. Tal como a 3080 ou a 3090 não eram equivalentes à 3070 dos exemplos de cima.

O que se quer dizer é que, um PC, para ter, em todos os casos, em todos os jogos, e em toda e qualquer combinação de hardware do PC (considerando sempre o cumprir dos requisitos mínimos), performance igual ou superior à da consola, ele requer esse GPU.

É assim que a coisa funciona. Dizer que o GPU de uma Pro se equivale a uma 4070 não quer dizer que o GPU AMD ali presente tenha as mesmas capacidades. Porque esse mesmo GPU testado num mesmo PC, com as mesmas condições de teste, face a uma 4070, nunca seria comparável. Aliás as capacidade de hardware destes GPUs nem sequer são comparáveis, pois os GPUs NVIDIA têm capacidades não presentes nos AMD.

Mas a realidade é que no ambiente PlayStation, com todas as capacidades de optimização existentes para o sistema, as suas performances sobem, e isso implica que no PC se vai ter de escolher um GPU mais alto para se garantir, em todas as condições de hardware e software, que se iguala as performances da consola. E performance por performance, é aí que temos de procurar a equivalência, por muito incongruente que ela soe.



 



Subscreva
Notify of
guest
27 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
13 de Dezembro de 2024 11:58

Tenho a leve impressão de que você ainda vai ter de falar disso novamente no futuro, Mário! Lol

Desculpa minha ignorância, mas o que vem a ser a expressão “não Breyner” é o mesmo que não standard? É alguma referência a poetisa portuguesa?

E com esse papo todo de Joaquim e Manoel, fiquei curioso pra saber os nomes dos sobrinhos do pato Donald em Portugal, já que no Brasil é costume “abrasileirar” nomes de personagens!

Last edited 8 dias atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Dezembro de 2024 15:38

Ah tá, então é o mesmo no Brasil! (sobrinhos do Donald)Pensei que poderia ser diferente ou que mantivessem aí os nomes em inglês.

Viste a TGA? O que achaste dos ganhadores e dos anúncios? Se fores publicar algo sobre eu posso esperar por sua opinião e discussão com os colegas!

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Dezembro de 2024 16:50

Astro GOTY, ops…. Astro Bot!

Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Dezembro de 2024 20:56

Não posso falar de Astrobot, pois nem joguei, ( e imagino que seja muito bom, dada o Playroom), mas sabes qual é meu preferido não era ele! lol

Hennan
Hennan
13 de Dezembro de 2024 17:15

OFF: Assistindo os trailers de ontem fiquei com uma sensação ruim. Foi apresentado dois games, de estúdios gigantes, com bom histórico e protagonista feminino. Só que gostei de um deles e do outro só sentir vontade de passar longe. É engraçado como querendo ou não, o ambiente tem muito impacto.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 18:06

Ontem a maioria dos jogos apresentados tem personagem feminino, me incomodo com isso? Nem um pouco. O que reprovo é a hipocrisia de parte da galera que vivia a dizer que ser quer um outro tipo de personagem que se crie uma nova IP, a Naughty Dog criou a nova IP, uma nova história, novos personagens e mesmo assim estão a criticar. Esse caso da ND é até mais fácil pois como não se conhece o enredo fica mais fácil dizer, se não gostou, não compra.

O que me deixou com sensação ruim era que parte dos jogos anunciados ou era estilo cartoon ou em cel shading, ora bolas, o hardware vive em constante evolução e estão entregando este tipo de jogo? Não é para isso que investi em um PS5

Hennan
Hennan
Responder a  Livio
13 de Dezembro de 2024 18:24

Eu gosto de cel shading. Quando bem feito fica excelente e roda muito bem. Granblue Relink é um ótimo exemplo. Foto realista é melhor, mas nem todos os estúdios são capazes de entregar algo de qualidade.
Em relação ao protagonista feminino. O problema não é ser mulher, muito pelo contrário. Tanto que achei excelente o trailer de TW. O que não deveria, mas liga um sinal de alerta na minha mente é protagonista feminino com aparência masculina. Eu não sei explicar, mas criei preconceito.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 18:39

Eu também gosto de cel shading, mas ter muitos projetos em uma geração muito superios ao do PS2, geração onde comecei a ver jogos nesse estilo, começa a preocupar.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 18:45

Não passando o pano para o jogo, mas até onde li por cima a personagem está perdida em um local, não é? Você estando perdido num local creio que a ultima coisa a se pensar é ter um cabelo bonito, maquiagem e perfume, creio que a 1ª coisa a ter na cabeça é sair dali e para isso pensa em outras coisas que não é a aparência.

Enfim, foi o que falei no comentário anterior, o enredo e o personagens não afetarão em nada anteriormente porque ali é tudo novo e te digo, esse jogo vai ser igual ao PS5 Pro, muitos a dizer que é desrespeitoso e desnecessário, quando for lançado estarão lá a comprar e jogar.

Hennan
Hennan
Responder a  Livio
13 de Dezembro de 2024 19:11

É preconceito meu mesmo, por isso a sensação ruim. Não deveria ser assim.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 20:04

O que falei acima não é com a intenção de se achar o correto, cada um tem seu ponto de vista.

Um ponto curioso que andei lendo em comentários, abordaram que no Cyberpunk (eu nunca toquei nesse jogo) afirmam que há personagem lésbica, com trejeitos X e Y e ninguém criticou, já nessa da ND, num trailer que pouco fala, muitos criticam. Inclusive uns apontam para a foto de um homem que possa até ser companheiro da protagonista, enfim.

Sobre o novo jogo da ND, por acaso ele tem relação com as historinhas em quadrinhos que a Ellie adora ler?

Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Dezembro de 2024 20:48

A Ellie curtia “Savage Starlight”, a aventura se baseia na Dra. Daniela Star no espaço… embora muitas capas mostrem um homem na capa… Acredito que possa ter sido um começo da criação da coisa, mas a protagonista do Intergalatic parece chamar-se Jordan.

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Dezembro de 2024 21:47

Obrigado! Sou meio esquecido das coisas após pouco tempo!

Juca
Juca
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 20:41

Acho gozado é porque já estão presumindo que ela é lésbica por causa do nome e porque raspou o cabelo! Lol
Pra mim a Naughty Dog só errou porque não pôs a personagem gorda que aí era o hate perfeito! Lol

Netto
Netto
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2024 0:08

Ripley era lésbica nos anos 80, só que se relacionava com homens. E pelo a cabeça também

Juca
Juca
Responder a  Netto
14 de Dezembro de 2024 0:53

Netto, não lembro da Ripley ser lésbica, de qualquer forma, se se relacionava sexualmente com homens por vontade dela, lésbica me parece uma alcunha inapropriada pra ela.

Outra questão, o raspar o cabelo da Ripley teve um motivo, uma infestação de piolhos… acredito que artisticamente quiseram apenas diminuir a sensualidade da personagem pois o papel era visto como um sex symbol e a atriz já não era tão jovem mais pra andar de calcinha e camiseta sem sutiã como dantes. E às vezes, por exigência dela mesma não quer mais esse tipo de exposição, mas isso é opinião minha, não um fato.

Last edited 8 dias atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Dezembro de 2024 21:00

Gostei de muitas das referências dali (da porche, a alien, metalgear e star wars…), e espero um grande jogo se acertarem na narrativa e na criação dos componente de exploração e combate, poderemos ter um espetáculo de jogo! A única coisa que me incomodou é o jeitinho um tanto “subversivo pueril” da protagonista, mas entendo que eu não sou mais o público que se espera na maioria dos games.

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Dezembro de 2024 21:51

Eu até vou rever o trailer, pois eu só estava a acompanhar o TGA pq estava a fazer o meu PS3 fat (CECHA01) voltar a funcionar, daí quando olhei para a TV vi a protagonista e pensei “Deve ser o jogo da ND, pois a modelagem e movimentação tá muito característico com The Last of Us”, daí segundos depois dito e feito “dos criadores de Crash Bandicoot….”

Netto
Netto
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2024 0:05

Vc não sabe explicar, mas sabe que é preconceito?

Ficou difícil em kkk

Se é preconceito, nada mais pode ser dito.

Infelizmente pois por puro preconceito vc pode perder um software de excelente qualidade. Por puro pré-conceito.

A geração atual de jogadores está perdida, eles exaltam e condenam jogos sem ao menos saber do que ali existe, apenas é de novo por puro pré-conceito como o colega acima assume

Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Dezembro de 2024 20:37

A exemplo de Ninja Gaiden, refeito naquele estilo (2D desenhado a mão) é tudo que eu sempre quis, e está na mão do pessoal certo. Não tenho preconceitos quanto a estilos, mas acho que tem projetos que ficam melhores em cada estilo. Mas entendo o seu ponto de vista e é compreensível. Só me irrito com grandes empresas fazendo jogos com qualidade indie, em pequenas produtoras ou projetos bem caprichados eu relevo.

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Dezembro de 2024 21:58

Há jogos e jogos, não sou contra cartoon, o que me incomoda é que tá vindo um monte de jogo nesse estilo, enquanto que o hardware que tens em mão pode rodar projetos mais ambiciosos.

se pelo menos fosse cartoon mas com outros elementos que compensassem na física ou elementos estaria de boa.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 18:34

Só por curiosidade: Qual vc gostou e qual vc quer passar longe?

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
13 de Dezembro de 2024 18:36

Gostei de TW e não gostei da nova IP da Naughty Dog.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
13 de Dezembro de 2024 19:54

Entendi! Obrigado por responder,Hennan! Particularmente, estou com otimismo em relação a essa nova IP da ND.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2024 0:00

Pior quie tecnicamente o jogo da ND com certeza será muito bom. Huhauhauaa

error: Conteúdo protegido
27
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x