A demografia dos Gamers

Quantos são homens, quantos são mulheres, qual a idade média, quantos jogam online, quantas horas jogam? Tudo respondido num estudo.

Uma das situações que as pessoas que comentam em foruns não parecem ter em conta é que, apesar de todas as discussões, e toda a polémica, as pessoas que ali participam são uma infima percentagem da totalidade dos gamers que há pelo mundo fora.

E outra coisa que este estudo me revela é que, acima de tudo, mais do que uma plataforma ter um titulo ou dois de renome, o sucesso da plataforma passa pela diversidade.

Mas vamos por partes.

Quantas mulheres conhecem que estejam a participar nos foruns ou nos websites onde normalmente se discutem assuntos de videojogos?



Na realidade não procuro uma resposta. Conheçam alguma ou algumas torna-se pouco relevante face ao que é a generalidade das conversas, onde quase 99% ou mais dos participantes… são homens!

Mas isto quer dizer que as mulheres não são Gamers?

Na realidade não! Segundo um estudo da Entertainment Software Association (ESA), 48% dos Gamers… são mulheres!

E isto demonstra como todas estas discussões são no fundo pouco relevantes. Porque no geral ignoram esta presença de elevado peso, não refletindo a sua opinião.

O estudo revela ainda que, dentro dos inquiridos, 29% dos Gamers são pessoas de cor (algo que eu até me custa a escrever, pois cor eu tambem tenho, pelo que não percebo a que se refere exatamente). Mas é referido que 71% são brancos, 10% Hispânicos, 8% negros, 7% Originários da Asia/Pacifico, e 3% definidos como outros.

Peço desde já desculpa se este tipo de referências choca alguém, mas estou a limitar-me a citar do estudo.



No global, 83% dos inquiridos referem que jogam online ou presencialmente com outras pessoas.

78% jogam semanalmente 3 horas ou mais, com os restantes 22% a jogares entre 1 a 3 horas por semana.

Dentro dos 78% que jogam 3 ou mais horas por semana, 53% joga por semana 7 horas ou mais.

Por outras palavras, os fanáticos dos videojogos, estarão forçosamente dentro dos 53%, mas dado que 7 horas por semana não é mais do que uma hora por dia, o que está longe de configurar um vicio, na realidade os jogadores que perdem imenso tempo com jogos acabam por ser uma minoria.

Dado interessante é que a média de idade do gamer anda nos 33 anos, o que significa que há tantos jogadores acima deste valor, como há abaixo.



Conclusões

A diversidade de idades, a diversidade de poder económico, de tempo dedicado ao jogo de culturas e hábitos mostra claramente que a diversidade é um fator essencial para que uma plataforma tenha sucesso.

Mas o artigo mostra-nos tambem que não só os fanáticos são uma percentagem reduzida dos Gamers, como quem frequenta foruns e websites sobre jogos não representa, nem de longe, nem de perto a maioria. Primeiro porque nem todos os Gamers, sejam eles homens ou mulheres visitam foruns e websites de jogos, e segundos porque, pela quase ausência de mulheres nesse mundo a representatividade dos Gamers está ferida de morte.

A idade média é igualmente um dado surpreendente. Porque isto quer dizer que apanhamos pessoal muito recetivo à mudança, mas em igual número pessoal pouco recetivo a isso. O que significa que as alterações ao mercado podem ter grande impacto no mesmo. E se considerarmos que o maior poder económico estará na parte mais velha, até porque, pelo menos, até aos 18 anos, as pessoas dificilmente são independentes economicamente, mais essa ideia fica marcada.



14 Comentários
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Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
17 de Junho de 2022 11:33

Off Topic:

A Sony finalmente anuncia a sua nova parceria, e que parceria!
Uma Joint Venture com a…. Honda.
🙂 🙂

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Alexandre Oliveira
17 de Junho de 2022 12:58

Para provavelmente fornecer sensores scanners de mapeamento para carros autônomos. Eles fornecem muito disso no mercado.
Intrigante entrada oficial com montadora numa parte não tão lucrativa do negócio da IA, o lucro está nas tecnologias de processamento onde a Nvidia praticamente carrega no braço o mercado. Até onde sei Sony não é um polo de IA neste aspecto.

Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
17 de Junho de 2022 13:05

Está mais interessada em fazer a parte eletrônica de carros elétricos.
Mas se busca se expandir, tem de ser por aí mesmo o mercado de games é muito caro e fusão só interessa com a Nintendo que não quer.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
17 de Junho de 2022 16:55

Num é, pelo que lembro a Sony ficou conhecido por ser uma empresa de eletrônicos, não sei o porquê que acham estranho ela fazer Joint Venture com outras empresas que necessitam de tecnologia.

Quando fiz um curso de eletrônica há 20 anos o professor chegou a dizer que a Sony estava invesindo no ramo e motores de avião.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
17 de Junho de 2022 17:21

Eu não estranho, acho perfeitamente normal.
A Sony até já apresentou 2 prototipos de carros electricos, mas precisava de alguém com Know How de construção.
No mais, nos anos 90 a Sony tinha uma parceria com a Honda e fornecia os auto rádios.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Juca
17 de Junho de 2022 18:26

Já antes a Sony era bastante conhecida pela parte audiovisual, a parte da PlayStation é só um ramo.
Aliás um dos produtos mais apetecíveis era o Walkman da Sony, era os Walkman da Sony e depois havia os outros.
Só será espanto para quem não conhecia a Sony antes da PlayStation

Hennan
Hennan
17 de Junho de 2022 13:14

Tenha uma dúvida básica, o que qualifica uma pessoa como gamer?

Juca
Juca
Responder a  Hennan
17 de Junho de 2022 13:25

Na pesquisa, ter mais de 1 hora de jogo por semana, ao que parece.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Eraser
Eraser
Responder a  Juca
17 de Junho de 2022 16:04

Isso é um grande erro.
Quem faz 1 hora de exercício semanal não é propriamente um desportista.

Se forem pedir 50 euros por um jogo a uma destas pessoas chamam-nos logo de malucos.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Juca
Juca
Responder a  Eraser
17 de Junho de 2022 17:50

Eu também julgaria diferente, mas critérios se criam, aí apenas seriam os meus. Imagino que eles devem definir gamer as pessoas que jogam, mesmo esporadicamente, qualquer tipo de jogo eletrônico.

Pra mim, seria alguém que escolhe um dispositivo pensando em jogo como uma das prioridades, e que gasta dinheiro em jogos eletrônicos de alguma forma, como compra, ou assinatura de serviço.

Se dizer gamer ou jogar um mesmo freeware por uma hora semanal não penso que defina alguém como gamer.

Penso que ser gamer é usar jogos eletrônicos como hobby, e por hobby se presume dedicação em tempo livre ou sempre que pode, mas isso são conceitos subjetivos.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
17 de Junho de 2022 16:34

Perguntei porque o mais importante para entender se a pesquisa tem algum valor é saber como selecionaram o público. Jogar uma hora por semana, para mim é uma classificação muito abrangente.

Juca
Juca
17 de Junho de 2022 13:15

Mário, é gamer quem joga, mas tiro pelas referências daqui de casa, minha esposa é monojogo, há anos joga somente paciência num ipad, no qual tem mais de 13 mil vitórias, pra não dizer que nunca jogou outra coisa, jogou há anos comigo Baldur’s Gate 1 e 2, noutro momento Mario Galaxy e por último Zelda BotW. Mas em termos de relevância pro mercado é praticamente uma não gamer…
Penso que os Gamers “de verdade” são aqueles que investem em aparelhos pensando nesse fim, ou gastam dinheiro pra jogar, seja comprando jogo, acessório, plataforma, ou assinando serviço. Pessoas como minha esposa, nem deveriam ser consideradas gamers em se falando de mercado, pois só servem para inflar números e dar uma grandiosidade que não existe.
Na minha opinião, em maior ou menor número o gamer sempre lê em algum momento algo sobre jogos, pois isso é próprio do interesse de quem gosta de algo. E tudo bem não discutir ou participar de fóruns sobre isso, mas ler sobre e ansiar por lançamentos, faz parte de ser um gamer…
Hoje, na minha família, considero gamer 5 homens e 2 mulheres (essas duas ainda garotas) então, nem sabemos se o interesse irá permanecer na adolescência.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
17 de Junho de 2022 13:57

Playstation fazendo marketing para demografia feminina:

comment image?1

Xbox:

comment image?1

so faltou lançar um “xbox rosa, menina veste rosa”

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
17 de Junho de 2022 17:35

Deto, não dás trégua! 🤣

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