A culpa do insucesso da Xbox nunca foi verdadeiramente do Mattrick, mas sim do Phil Spencer

Os fans olham para o Phil Spencer como o salvador da Xbox, mas na realidade foi ele que ditou o seu insucesso.

Phil Spencer assumiu o cargo de responsável pela Xbox a 31 de Março de 2014. E desde essa altura que os fans veem o mesmo com o salvador da Xbox.

Mas a realidade é que de salvador, o Phil Spencer teve muito pouco. Há que se reconhecer que ele pegou numa Xbox que estava a ser mal vista pelos fans devido ao anuncio de políticas pouco populares. Mas a realidade é que se Don Mattrick na altura responsável pela Xbox, ficou muito mal visto pela Xbox One, é tambem um facto que ele apenas foi nomeado para o cargo em Outubro de 2010, ou seja, pouco menos de 3 anos antes do lançamento da Xbox One, o que significa que este senhor, mesmo que tenha tido algo a dizer sobre as políticas da consola, Mattrick não foi o responsável pelo seu desenvolvimento e restrições existentes no seu hardware, bem como pelo custo da consola ou pela inclusão forçada do Kinect, algo concebido desde sempre para vir com a consola, e grande responsável pelas restrições hardware da mesma.

Mas a ideologia da Microsoft para essa geração foi clara: Passar além do mercado das consola, tomar de assalto a sala de jantar com uma consola que dobrasse como set top box, e vender 1 bilião de consolas. Seria o tomar o mercado de assalto. Uma ideia que não se sabe de quem partiu, mas que não só foi um flop total e absoluto, como prejudicou de tal forma a concepção da consola, assim como desviou o foco nos jogos, que na apresentação da mesma foi dada mais relevância à TV do que aos jogos.

Associando-se a isto ideias mirabolantes sobre controlo de usados e DRM, e a consequência foi imediata! A consola não vendia como se esperava! E Mattrick, visto como o mau da fita, na realidade apenas geria uma batata quente que não foi decidida por si.



Phil Spencer pegou na Xbox One em 2014 exatamente pelo facto de a consola estar a vender mal e a entrar em queda livre e com políticas que se revelavam impopulares, tendo sido muito elogiado por ter virado a situação, ao acabar com essas políticas, e ter removido o custo adicional do Kinect, ao retirar o mesmo da consola.

Mas como diz o ditado, “quem não sabe é como quem não vê”, e aquilo que pareceu uma atitude de salvador de Phil Spencer, na realidade veio-se a perceber depois, não é mais do que uma caracteristica sua. Este senhor mostrou ao longo dos anos que toma as suas atitudes conforme a direção do vento!

Ora na altura o vento soprava forte contra a Xbox, e este senhor, naturalmente inverteu a coisa pois o vento assim o ditava. E vimos depois, ao longo da sua liderança várias situações do gênero, onde Phil Spencer virou políticas de acordo com as necessidades.

Com Phil Spencer várias situações ocorreram na Xbox. A sua liderança nunca conseguiu, inverter uma realidade, a de ter pegado numa consola que estava em terceiro, tendo-a mantido sempre em terceiro. E mesmo hoje, em 2024 e com centenas de milhões enterrados em investimento na consola, isso mantêm-se inalterado. E diga-se até que a posição da Xbox está neste momento pior do que nunca, com a sua popularidade em baixo, as vendas em queda e com a consola física em riscos sérios de poder vir no futuro a desaparecer.

A realidade é que apesar das suas mudanças na altura da entrada, Phil falhou em dar aos fans da consola aquilo que qualquer fan deste tipo de produtos procura… Grandes jogos! Aliás, 10 anos depois, Phil ainda não compreendeu que o que vende consolas são os grandes jogos. E apesar de centenas de milhões em investimento em estúdios, os jogos Xbox continuam a ser de segundo plano, e incapazes de vender consolas.

E sem os grandes jogos, a Xbox One definhava. Ao ponto de Phil ter de procurar uma forma de rentabilizar o investimento existente em estúdios. E como tal… levou os jogos para o PC!



A promessa inicial foi que os jogos não sairiam todos no PC, mas rapidamente, e pelo facto que a Xbox se encontrava a perder clientes face à geração anterior (e terminou a geração com cerca de metade dos clientes da geração anterior), as vendas existentes não permitiam cobrir os custos de produção. E por esse motivo, rapidamente o PC se mostrou uma saída fácil e uma forma de recuperar o investimento.

O que vemos em 2024 é que não só os jogos Xbox saem todos para PC, mas mais do que isso, saem para PC no dia um. E isto porque o PC se tornou uma ferramenta absolutamente necessária para equilibrar a contabilidade, cobrir os custos, e fazer receita. Sem o PC, as vendas na Xbox sozinha não seriam capazes de rentabilizar a consola.

Infelizmente, com esta atitude, este senhor criou aqui uma situação que atenta contra a sua consola. Basicamente o PC é uma máquina bem mais capaz do que a consola, e ao colocar nele, no dia um, os jogos da consola, o interesse na mesma torna-se menor. Eu, como exemplo, nesta geração não apostei na Xbox, pois o meu PC revela-se mais do que capaz de bater a XBox Series X em todos os aspetos. E assim sendo, tendo todos os jogos no dia um, a consola não se tornou uma necessidade.

Basicamente não só Phil mudou o discurso ao longo dos anos, sempre na direção do vento que entendia como mais favorável, como esta medida comprometeu seriamente o futuro da Xbox como consola.

Mas mesmo com esta aposta, o que vimos foi que a Xbox não estava bem. Ao longo da geração Xbox One, os lançamentos First Party foram escassos e o suporte dado à consola foi miserável. Aliás o que vimos foi que Phil Spencer fechou 12 estúdios da Xbox ao longo dessa geração, mostrando uma clara política de contenção de custos e que o futuro da consola poderia estar a ser equacionado.



Mas eis que surge outra brilhante ideia lançada na liderança de Phil Spencer… O Gamepass. Um sistema que permitia aos clientes alugar, a baixíssimo custo, os jogos, tornando-os assim super acessíveis e fornecidos em quantidade. E com esta ideia Phil Spencer terá conseguido convencer a liderança que a empresa tinha todas as condições para virar a mesa e tomar a liderança do mercado.

A esta situação juntou-se a ideologia que, com o Streaming, seria possível alcançar mais de 2 biliões de clientes noutras plataformas. Eram mais uma vez as ideias mirabolantes a falar mais alto!

O que Phil esqueceu foi que o Gamepass teve consequências. E se muitos correram a abraçar a ideia de muitos jogos quase sem pagar, o resto do mercado percebeu imediatamente a realidade que estaria por detrás deste tipo de negócio. Uma canibalização das vendas, uma diminuição da receita nos produtores de conteúdo (apesar que tal serviço encheria os bolsos da Microsoft), e uma consequente diminuição da qualidade dos videojogos, com o aparecimento em massa de conteúdo extra pago, jogos como serviço e microtransações.

Talvez o que ninguém conseguisse prever foi uma outra realidade que se veio a comprovar. Apesar de a adesão ao serviço não ter sido maciça, foi em quantidade suficiente para que as vendas de jogos na consola caíssem para valores em que as receitas das vendas se tornaram baixas. Tão baixas que ou o Gamepass se tornava um bom negócio, com consequente pagamento da Microsoft, ou o criar o jogo para a Xbox não se tornava apetecível.

Resumidamente, Phil Spencer inverteu aqui aquilo que sempre foi a maior fonte de receita das consolas. E em vez de a Microsoft receber 30% de cada venda realizada na consola, a Microsoft passou a pagar para ter os jogos na sua consola. Já as vendas de jogos… essas caiam a pique!



O que se viu aqui foi que a Microsoft estava a entrar numa espiral que a condenaria. E tudo graças às ideologias mal pensadas de Phil Spencer, que continuava sem oferecer ao mercado aquilo que realmente vende consolas: Os grandes jogos!

Digam lá o que disserem, o que os e-mails internos da Microsoft revelados no processo contra a FTC nos mostraram foi que a Microsoft, numa forma de tentar sair deste impasse, resolveu apostar forte numa situação. O comprar da sua vitória!

E nesse sentido apostou forte em comprar empresas como a Zenimax e a ABK (Activision/Blizzard/King), para retirar os seus jogos da concorrência e os tornar exclusivos.

Esta situação foi um tiro que lhes saiu pela culatra. A União Europeia aprovou a compra, mas sempre com a condição de que os jogos destas empresas não seriam exclusivos. O Reino Unido bloqueou mesmo a compra, devido a não acreditar na Microsoft quanto a isto, tendo depois aprovado com concessões e promessas de que tal não aconteceria. A FTC, nos EUA, ainda não está convencida de que a Microsoft efetivamente não tentará ainda dominar o mercado, pelo que não desistiu de tentar bloquear a compra, apesar de não ter tido qualquer sucesso nesse campo.

Mas apesar de a Microsoft ter saído vencedora aqui, tudo isto mostrou-lhes que os reguladores estão ativos. E como consequência, a compra passou, mas com o compromisso de que as exclusividades nos grandes títulos não aconteceriam. E isto foi um rude golpe para a Microsoft, pois não é com a oferta de jogos de segunda linha como exclusivos que a empresa vai cativar clientes para a sua consola. E com os grandes nomes a se manterem multiplataforma, o investimento tornava-se assim basicamente inútil.



A piorar as coisas, a imagem da Xbox no público em geral decaia a olhos vistos. O suporte continuava a faltar, a imagem da marca e dos seus responsáveis, caia a pique, e consequentemente… as vendas estavam em descalabro, particularmente na Europa, sempre muito atenta a este tipo de coisas.

Esta situação levou Phil a ter, mais uma vez de virar ao sabor do vento. E percebendo que estava em mãos com um investimento de quase 100 biliões em estúdios, que não conseguia rentabilizar apenas numa consola com pouco mercado e com poucas perspectivas de crescimento pois as suas vendas encontram-se em queda acentuação com apenas 4 anos de mercado, e no PC, e não conseguindo o seu objetivo de colocar os grandes títulos como exclusivos, teve de recorrer a uma tática que já em tempos o salvara… O alcançar outros mercados, de forma a aumentar as vendas e a receita.

E como consequência disso, a Microsoft opta pela solução mais fácil e impensável, decidindo lançar alguns dos seus exclusivos na Nintendo e na Playstation 5. Algo que, ninguém duvide, seguirá os mesmos passos do que aconteceu com o PC, com um inicio onde apenas alguns jogos iam, mas depois todos irão, e no final estarão lá no dia um. E esta situação é claramente perceptível uma vez que as receitas das vendas são imediatas, e o mercado Playstation e Nintendo são dos mais ativos do mundo e trazem as receitas que a Xbox atualmente não consegue oferecer.

A consequência imediata desta atitude é também clara. Phil Spencer espetou uma estaca no coração da consola Xbox… Com os jogos no PC e na concorrência, mesmo que, nesta fase, com disparidade temporal, a consola perde basicamente todo e qualquer atrativo. E esta continuando a falhar na entrega dos grandes jogos, está condenada.

O grande problema atual da Xbox é que não se muda a imagem criada em 10 anos num período de pouco tempo. E isso quer dizer que, com os jogos no PC, na Playstation e na Switch, mesmo que a Xbox começasse a lançar agora grandes jogos, o futuro da consola poderá estar condenado.



E Phil Spencer, o suposto salvador da Xbox, pode afinal, muito bem, ser o seu cangalheiro.

NOTAS: Escrevi esta artigo após ter lido alguns outros sobre este assunto. E escrevi-o porque achei que o deveria fazer, uma vez que se há website que tem vindo a alertar para as politicas praticadas por Phil Spencer, e a forma como elas são más e que se encontravam a condenar a Xbox, é a PCManias. Nesse sentido, achei que não deveria agora ficar para trás ao não abordar um assunto relacionado com as consequências das políticas Xbox para o qual, ao contrário de outros websites que estão apenas agora a acordar para a realidade, sempre alertamos aqui.

Diga-se aliás que no dia um de Abril publicamos uma mentira criada com a ajuda do ChatGPT, e onde falávamos de um suposto rumor de fim de produção das consolas Xbox. Ora confesso que eu mesmo, ao ler o resultado final que foi o texto publicado, fique a pensar no assunto, por achar que o mesmo estava mais perto da realidade do que alguma vez supos que estivesse. E o seu conteúdo achei que estava de tal forma coerente com tudo o que tem vindo a acontecer na Xbox, que se tal viesse a ser verdade, não me surpreenderia nada.

 

 





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Juca
Juca
8 de Abril de 2024 10:52

Como se diz por aqui, o homem é um “jênio”, Mário! Lol
Numa coisa que eu acho que ele teve sucesso foi em levar os jogos do PS ao PC, sem as ideias dele de levar todos os seus jogos do console no PC, acredito que dificilmente isso teria sido cogitado pelos lados da Sony. Lógico que a gestão ocidental mais flexível também ajudou, bem como o declínio do console playstation no Japão e o avanço do PC por lá. Mas penso que quem está no ramo sabe que é preciso esperar pra se ver resultados e regular a trajetória de algo não é o mesmo que tomar atitudes drásticas a mudar as regras do jogo.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
8 de Abril de 2024 11:21

O mais engraçado é que mesmo após 10 anos. O Phil ainda insiste que o problema da Microsoft não é a falta de jogos, mas de legado.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Abril de 2024 12:06

O homem é uma lenda, como dizem, o maior vendedor de Playstation da história! Lol
Pior que diziam que lançariam 4 jogos por ano, e vão fazer uma Showcase em junho pra anunciar mais (Gears 6), enquanto isso, nenhum jogo lançado esse ano ainda.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2024 13:36

Everwild, Blade, Perfect Dark, State of Decay 3, South of Midnight, Hellblade 2, Clockwork Revolution, Fable, Avowed, Indiana Jones… Fora os exclusivos temporários como Stalker e outros… O negócio é impressionante e continuam a fazer novas promessas sem entregar ou pra entregar “a gosto de deus”.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2024 15:54

Você lembra que quando anunciaram os consoles dessa geração todo mundo estava descendo a lenha na Sony e eu disse que a mesma estava calada esperando o PS5 ser lançado para todos comprovarem o que ela fez? Pois é, ele falou o mesmo mas só no software.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2024 21:37

Ele não disse isso, Mário! Disse que a Sony promete pouco e entrega muito, mas não mencionou o Xbox!

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
8 de Abril de 2024 14:32

Até hoje estou esperando o Silksong que anunciaram em 2022. Sair na conferência da Microsoft dá azar até aos terceiros.

Trevisan
Trevisan
8 de Abril de 2024 14:03

Uma pena que no mercado tão competitivo anteriormente a MS fez questão de alterar o seu time que estava ganhando. Mesmo com a ONE vendendo menos que 360, poderiam de fato com o novo console criar o mesmo espectro de negócios em que a 360 se encaixava. É uma pena, mas que se for o melhor a Xbox acabar por causa das mentiras e conluios que seus representantes fazem, que acabe de vez.

Andrio
Andrio
8 de Abril de 2024 18:32

off- alguém daqui sabe se existe alguma forma de não pedir pra instalar o disco quando vc tem uma versão de ps4 e compra o upgrade do ps5? meu gt7 é versão ps4 e eu comprei o upgrade e toda vez que eu coloco o disco fica mostrando a versão de ps4 pra instalar.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
8 de Abril de 2024 20:46

Até onde sei não tem uma solução pra isso, Andrio, você pode tentar só inserir o jogo depois de ter entrado na versão instalada, quando pedir o disco, ou arrumar mais espaço e ter instalada as duas versões.
Antes (no PS4) lembro que tinha a opção de desabilitar o início automático do disco quando se inseria algo nele, o que poderia evitar essa chateação. Fica-se na dependência de um firmware ou dos fabricantes do jogo pra resolver.
É esperar pra ver se algum colega tem alguma solução à respeito da sua questão, até onde sei parece que não tem.
Agora, é engraçado que tenho o Lost Legacy ou o Uncharted 4 de PS4 aqui e após colocar o disco eles mostra é a versão de PS5, não de PS4 (após eu ter feito o upgrade), essa fica ao lado da versão de PS5 e só tenta instalar o disco se eu escolher a opção copiar.
Já tentou clicar no ícone do jogo com o start e gerenciar o conteúdo do jogo pra ver se resolve?

Editado:

Tenta isso aqui
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Last edited 7 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
8 de Abril de 2024 22:54

Muito obrigado Juca, vou testar 🙂

Deto
Deto
8 de Abril de 2024 20:06

Alguém aqui mais percebeu que a MS faz uma imensa burrada comprando a Activision?

Eles compraram no boom da bolha de vídeos games, no auge da bolha… Todo o mercado acabou, a grana que inflou o valor da Activision no mercado foi todo para a Inteligência Artificial.

É muito cômico que quem mais comemorou a compra, se achou por isso e que delirava até em comprar a Nintendo; o Phill e os caixistas, foram os que mais perderam nisso tudo.

A MS fez um péssimo negocio, comprou na Alta e agora vai ter que gerenciar na Baixa.

Os caixistas perderam os exclusivos pq agora eles tem que vender e dar lucro no playstation para sustentar a folha de pagamento da activision, bethesda e o próprio xbox.

Nisso ai, com a bolha de IA, acabou o delírio de “streaming de jogos”, google, amazon, apple, MS…. vão todos gastar o dinheiro deles em IA

Vamos voltar a ter nosso mercado em paz… Claro, Sony vai tentar ver se emplacam alguma expansão do mercado mesmo… Mas não as custas de destruir o que já existe ao contrário da MS com Gamepass “day one jogo de baixa renda” para “2 bilhões de usuários”

Acho que agora teremos paz no mercado de jogos… os “analistas” hypadores estão todos correndo para hypar a bolha de IA.

Juca
Juca
Responder a  Deto
8 de Abril de 2024 22:16

Talvez sim, talvez não, Deto.
Mas acho que depois que inventaram essas redes (de distorções) sociais imagino que será difícil ter paz.
A Sony foi outra que se lascou com a porcaria da empresa do Destiny que nem consigo mais lembrar do nome. Foram 2 bi jogados no lixo pra conseguir um público que está no Xbox e PC, coisa que agora parece ter conseguido um pouco com Helldivers 2, as coisas são assim, não dá pra forçar a barra nem com todo dinheiro do mundo.
Sabes que sempre quis a Square Enix sob o manto da Sony pra resguarda ao menos FF, mas do jeito que a coisa vai, até a Shit Up seria melhor coisa pra investir que a ABK e a produtora fresca de Destiny.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
9 de Abril de 2024 5:01

a compra de Bungie foi muito menos impactante para o Playstation que a compra da Activision para o xbox… Já que todo mundo sabe que o playstation lucra para comprar e manter a Bungie já o xbox não lucra para comprar a manter a Activision.

E ainda está cedo para dizer que foi “um mau negocio”. Já apareceu “ex funcionário” da bungie saindo de lá e indo trabalhar diretamente pra a Sony.

Se a sony tirar todos os talentos da Bungie ou/e aprender com eles como se faz GaaS a compra já valeu

Até agora tudo que a gente sabe é que depois da compra a Sony emplacou Helldrivers 2 e ninguém sabe se foi com razão ou sem razão que a “bungie cancelou” o GaaS da ND.

Tudo não passa de Rumor, e com rumores negativos da Sony vc nunca sabe se é verdade ou se é algum FUD da MS ou fanboy do xbox platando fake news.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
8 de Abril de 2024 20:46

Eu sei que é um tanto redundante eu ficar contradizendo o que o Mário diz, já que faço isso quase toda matéria que comento aqui no site! Mas eu tenho que dizer com todo respeito que me admira um cara inteligente como o Mário fazer um matéria com tantas bobagens! Ele fala que o Xbox não vem lançando grandes jogos, eu não vejo isso nas análises da Xbox Live! Os jogos do Xbox estão muito bem avaliados lá! Fora as críticas da mídia e das próprias pessoas que jogam os jogos do Xbox, a grande maioria gosta muito deles! Jogos no PC fazem parte da visão de mercado deles de decentralizar a plataforma, hoje o Xbox não é só mais o console! É qualquer tela que se possa acessar o Game Pass e a Xbox Live! Eu não vejo como lançar jogos Day One no PC possa diminuir muito as vendas pois são públicos muito diferentes! Claro que vai ter algumas pessoas que não vão comprar o Xbox por isso, mas é uma exessão a regra! Fora que eles também ganham dinheiro com os jogos na Steam! Então eles não fazem isso por necessidade de vender mais seus jogos! A própria Sony faz isso também agora! (E não me venha dizer que é por motivos diferentes usando o argumento da diferença de tempo, pois se a Sony quisesse de verdade “valorizar a plataforma” ela não lançaria os jogos no PC! Ainda mais com as vendas pífias em comparação ao console devido a falta de marketing e distância de lançamento)! Quanto aos estúdios fechados, não foi corte de custos! Foi toda uma reestruturação feita devido a toda desorganização que o Xbox estava na época! Cerca de 1 bilhão de dólares foram disponibilizados pro Xbox fazer jogos exclusivos pros primeiros anos da geração do Xbox One! Mas nessa mesma época o Xbox não era uma divisão idependente como é hoje! Ele era uma sub-divisão de uma divisão da Microsoft com vários produtos pequenos, incluindo o hoje falecido Windows Phone! O CEO da Microsoft nessa época não achava que o Xbox era um investimento que valia a pena, então desviou boa parte do orçamento dos exclusivos do Xbox pra tentar salvar o Windows Phone! Mas quando ele saiu e entrou o Satya Nadella, o Phil convenceu ele a investir pesado no Xbox! Então não foi pra cortar custos, foi por causa do desinteresse da Microsoft no Xbox na época! Para confirmar isso, eu pergunto: Que empresa que poucos anos antes teve que cortar custos de sua divisão, gasta mais de 100 bilhões nela?! Outra coisa errada é sobre a Microsoft querer tirar os jogos da Sony! Ela comprou 2 grandes publishers! Se o mercado de grandes estúdios de jogos se resumisse a 5 publishers eu até concordaria! Mas existem inúmeras! A única coisa dessas aquisições que poderia afeter de verdade a Sony é o COD! Mas a Microsoft sempre se manteve aberta a deixa-lo multiplataforma! Aliás, segundo a própria Microsoft o principal motivo dela ter comprado a Activision foi o mercado mobile! Ela quer se estabelecer nele, e a King pode facilitar muito isso! Fora a questão de tornar o Game Pass auto-suficiente! Ela não quer depender de terceiros pra manter abastecido o serviço! E por último o Game Pass, é óbvio que ele vai canabelizar as vendas dos jogos do Xbox! Eles lançam lá Day One! A questão é, se a Microsoft quisesse mesmo vender mais seus jogos em detrimento da propaganda do Game Pass ela não lançaria seus jogos no serviço Day One! Está claro que ela vê seus jogos como meio de alavancar os assinantes do Game Pass! Se isso é uma extratégia correta ou não, só podemos especular, pois não temos dados suficientes para uma análise concreta! Mesmo o serviço estando estagnado a um tempo, não sabemos o lucro que ele dá e os custos que gera! Fora que mesmo se estiver dando prejuízo agora, a longo prazo pode dar lucro! Quanto ao Game Pass prejudicar as vendas dos multis, eu não posso opinar pois teria que ver os dados que relacionam as vendas menores de jogos multi no Xbox ao Game Pass! Fora que os jogos podem vender menos no Xbox, mas a base também é menor! Então temos que ver a proporção! Fora que pode ter outros fatores, então é um ponto em aberto!

Juca
Juca
Responder a  Paulo Kaufmann
8 de Abril de 2024 21:42

Paulo, não conheço mãe que diz que o filho é feio, mas deve existir, então, o que quero dizer é que uma bolha é uma bolha, e você pode vir argumentar sobre o que são grandes jogos, se Pentiment, Hi-Fi Rush que têm boas notas no metacritic, mas não geram apelo quase nenhum pra grande maioria dos gamers, principalmente pra se comprar um console de nova geração.

Assim, as pessoas têm óticas diferentes, mas vejo que você costuma ignorar as próprias falas do dirigente do Xbox a falar que não consegue competir e lançando jogos com visuais de Switch a dizer isso depois de passar anos falando do poder do console.

Acredito que a proposta do Xbox é interessante pra quem quer serviço de assinatura e gosta das coisas deles, pra todo o resto, sobretudo do mundo dos consoles, isso não importa.

Expandir a ideia de que Xbox é muito mais que o console é algo bastante conveniente quando o console não mais rende o que deveria, quando a concorrência mostra que o problema é falta de interesse na marca Xbox.
E com todo o sucesso de Xbox que você imagina ter, mesmo no PC, eles ainda são tímidos em divulgar quanto vende de jogos em seus títulos.

Agora, achar que a opinião embasada do Mário, foge a realidade, acho que é mais uma fuga da realidade sua mesmo e não dele. Mas assim, sei que pra muita gente essas coisas são como religião, então qualquer discussão saudável é algo bem difícil de se ter se as coisas como estão não são percebidas, quem sabe quando piorar mais, como casamento ruim?!?! Mas as pessoas têm o direito de se enganar, só é preciso lembrar que não é culpa de quem tá de fora.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2024 22:17

Pode não estar melhor que o Play! Isso é um fato! E o Xbox poderia estar melhor?! Claro que poderia! Mas isso não significa que ele esteja em uma situação ruim! E quanto aos jogos dela no Play, eu não acho uma boa jogada, eu admito! Acho que isso pode prejudicar muito o Xbox! Mas na época que ela colocou seus jogos no PC eu também era contra, e isso se tornou um sucesso! Então vou dar esse voto de confiança!

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Abril de 2024 2:13

Primeiro que a grande maioria dos jogadores que realmente gostam de jogar no PC não iria pros consoles! Como eu disse, são públicos totalmente diferentes! Colocar os jogos Day One no PC ou dois anos depois pra gigantesca maioria dos jogadores de PC não faz diferença nenhuma! Eu acho cômico as pessoas dizerem que levar os exclusivos 2 anos depois pro PC vai fazer as pessoas comprarem o console pra jogar antes! Essa narrativa não tem nexo nenhum! E sobre a fala do Phil, ele não disse que os grandes jogos não se justificam! Ele só falou que eles cometeram um erro em um período crucial que não poderiam ter cometido que foi quando as bibliotecas digitais das pessoas estavam começando a serem formadas no início da oitava geração! O PS4 disparou na frente e uma vez que os jogadores tem uma grande biblioteca,é muito difícil eles trocarem de plataforma e abandonar a sua biblioteca! Você leu toda a fala dele?

Deto
Deto
Responder a  Paulo Kaufmann
9 de Abril de 2024 5:06

Falou que mesmo que Starfield fosse “11/10” não iria mudar nada, que é o mesmo que dizer que jogos de alto valor e alta qualidade não importam.

e esse papo de “legado do PS4” é a maior desculpa de perdedor do mundo dos jogos

tem que jogar no lixo o TEU PS4 com a “biblioteca legada” para comprar um xbox SX????????

Tem que ter paciência com o Phill “oleo de cobra” Spencer para não xingar esse “argumento” dele.

Mas como o Nadella nunca comprou um vídeo game na vida dele, obvio que esse papo de “biblioteca legada” do Phill cola no chefe…

Metade do pessoal que comenta aqui no PC Manias se estivesse no lugar do Nadella já tinha mandado o Phill para a rua depois da groselha de “sony e nintendo no passado, futuro é Nós (xbox) vs Amazon e Google” do sujeito que fatura e faturou menos que ambas nos últimos 10 anos.

Cada vez que eu cito um erro de estratégia do Phill aqui dá Rage com esse Phill ai… e ainda toda hora falando bobagens e ainda as pessoas levando a serio esse incompetente

Last edited 7 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Paulo Kaufmann
8 de Abril de 2024 22:41

Paulo a comparação é com outros Xbox mesmo, está pior que a One que é a geração em que o Nadella pensou em abandonar os consoles. Ao menos, essa é a história que o Phil conta, que salvou o Xbox, porque o Nadella queria fechar a divisão.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Juca
9 de Abril de 2024 2:03

Não! Nem de longe está pior que o Xbox One! Pode estar vendendo menos! Mas essa não é a única métrica pro sucesso do console! Eu não vejo hoje a Microsoft considerando acabar com o Xbox! Fora que hoje a Microsoft dá uma importância MUITO maior pro Xbox do que naquela época!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo Kaufmann
9 de Abril de 2024 8:58

Se vendas não é a principal métrica de sucesso para um produto que está a venda, o que é, camarada?

Você já não está raciocinando mais… O que tu dizes é o cúmulo do cúmulo do fanboysmo. Aff

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Paulo Kaufmann
9 de Abril de 2024 12:41

Paulo, uma pergunta de curiosidade, caso queira responder.

Você consome apenas o ecossistema do Xbox, ou seja, só joga na consola Xbox? E também queria saber se já consumiu jogos de outros ecossistemas como Sony ou Nintendo.

Julio Santos
Julio Santos
8 de Abril de 2024 23:31

Os dados estão aí mostrando que a Microsoft tem uma luta árdua em curso. A Sony também não está a transbordar de sucesso, mas convenhamos que está numa posição bem mais confortável. Não posso fazer análises como a do Michael Patcher e falar que a Microsoft terá 200MM de assinaturas no game pass, pois não sou tão iluminado assim. Mas como um cliente da era xbox 360 e fã da trilogia original do Gears of War, eu posso dizer com propriedade que a marca Xbox acabou com a confiança que o consumidor tinha por ela. Por uma série de idiotices como obrigatório kinect, não é mais, cancela o kinect, não dar o devido valor as sequências de seus jogos, anuncia Scale Bound, cancela Scale Bound, 20xx o ano do Xbox, “exclusivos são importantes”, “estar em todos os lugares é mais importante”, halo macaco edition, casaquinho de controlador, xbox o monstro que almoça monstros ao pequeno lanche, PS5 se sai melhor na maioria das comparações e hoje eles sinalizam que não estão nem aí pra quem comprou o hardware deles, nem são lembrados os donos de consoles. E aí o cara tem uma decisão a fazer e de 6 a 8 anos pra ficar com aquele sistema, perder confiança não me parece uma boa idéia e é por isso que estão tomando na cabeça.

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