A Sony veio dar a conhecer quais os periféricos da PS4 que funcionarão com a PS5.
Se a questão dos periféricos da PS4 é importante para ti na compra de uma PS5, então fica a saber que eles à partida serão compatíveis com a nova consola, especificamente:
- Periféricos especializados, como volantes licenciados oficialmente, joysticks de arcada, joysticks de simuladores de voo, e outros, todos funcionarão na PS4 e PS5.
- Os Headsets Platinium e Gold, bem como os de terceiros que se liguem por USB ou jack audio, funcionarão na PS5, apesar que a aplicação companheira de headsets não será compatível com a PS5)
- Tanto os controladores wireless DualShock 4 como controladores de terceiros oficialmente licenciados funcionarão na PS5, mas apenas em jogos PS4.
- Os controladores de movimento Move, e o controlador de mira do PSVR funcion arão em jogos VR da PS5 que os suportem.
Note-se porém que apesar do esforço nesse sentido, não é garantido que todos os periféricos, sejam eles oficialmente licenciados ou de terceiros, que funcionem na PS5.
O relevante de cima é perceber-se que o DualShock 4 não será suportado pela P5 em jogos PS5 dado que todos eles deverão tirar partido das funcionalidades extra do controlador.
A câmara da PS4 será suportada nos jogos VR, mas será necessário um adaptador que será fornecido sem custos aos possuidores do PS VR. A Sony revelará mais tarde como obter o controlador.
E para quem diz estar cansado com a guerra de consoles já está a apoiar indiretas no Twitter dizendo que todos os controles do One funcionarão nos jogos do Series X
Pois é… Eu gosto da pegada do controle do Xbox. Mas eu sempre fiquei curioso com que material eles fazem aquilo. Vc aperta os botões e o controle faz um barulho bizarro, parece que vai quebrar. Parece brinquedo chinês vagabundo.
Cara, acho que seu controle é pirata hein, até meus controles do 360 lá de 2006 não fazem barulho bizarro nenhum, imagina os do One
Imagina…, Pirata não… E não é um nem dois, foram vários que passaram na minha na mão já e tem esse mesmo “problema”.
E não é mentira, o meu One é o Forza Edition é a caixa veio lacrada e os botões fazem barulho sim, ainda não desmontei o controle mas ele não deve utilizar borrachas, como usa os controles do PS, e sim o que chamamos chave de toque. Se o controle é pirata então é um pirata oficial da Xbox!
É alguma mentira? A xbox nesse e noutros aspectos dá 10 a 0 à ps.
É algo super importante? Não, mas está lá, tudo o que eu tenho na minha xbox funciona na futura consola, não preciso de comprar de novo.
Fica ao critério individual decidir se é uma boa medida ou importante, para mim é muito boa e dou um exemplo muito antigo, no jogo toca race driver para a ps2 eu nao gostava de jogar o jogo devido a eles terem implementado e nao dava para desligar os botões de pressao variável para aceleração, ora como eu detestava ter de andar a esmagar o botão com a força toda, pura e simplesmente desliguei o comando ps2 e liguei o meu da ps1 que não usava essa tecnologia e passei a jogar tranquilamente, lá esta nao precisei de comprar outro comando e deu me jeito, boa medida na altura da sony.
Mentira não é… mas quando crias um novo controlo com latência melhorada, usar o antigo perde interesse.
Seja como for, o novo controlador da série X é apenas isso, um controlador novo com melhor latência. Já o dualsense é uma revolução em diversos sentidos. Os controladores PS4 funcionarão na PS5, mas não nos jogos PS5, pois eles irão tirar partido das funcionalidades novas do controlador.
O pressure sensitive da PS2 era tambem uma inovação. Mas tens razão no que dizes… não dava para desligar. A questão é que sem ele, ou seja com o controlador antigo certamente perdias a funcionalidade que o jogo te dava de controlar a tracção do carro. É como tirares um acelerador, e colocar um botão de aceleração máxima on/off. Apesar de não me lembrar desse jogos, certamente essa funcionalidade não foi lá colocada sem ser pensada, e terá sido colocada para criar realismo, imersão e um controla do carro melhor e mais realista. Mas não sei… não me lembra do jogo.
De resto, quando ao tudo o que tens funcionar na futura consola, vejo que não tens o comando da 360 pois ele não funciona na One e não funcionará na série X. Nem tens o Kinect da 360 porque não funciona na One e não funcionará na série X. E vejo também não tens Kinect e nem jogos Kinect para a One pois eles também não dão na série X.
Estava me a referir aos periféricos da one, mas sim tenho o comando e a consola x360 e não, não tenho o kinect nem nunca tive seja o original seja o 2.0
Bom dia Rui…
Li a tua queixa quando fui de férias, e o teu comportamento posterior…
Resolvi tirar-te a moderação mesmo sem atingires os patamares requeridos.
Recordo só que ganha-la de novo é mais fácil do que a perder.
Não é mentira, mas ficaria feio um controle sem inovação não funcionar no Series X, não é? Volantes já foram garantidos compatibilidade, houve inovação por parte deles? Não, aliás a grande inovação do DualSense deriva dos volantes, o haptic feedback é nada mais nada menos que o force feedback dos volantes e em nada se compara a um rumble nos gatilhos
Fora que a grande inovação do controle do Series foi uma das inovações da concorrência em 2013, o Share.
Nao se trata de ser mentira ou nao… Mas nao deixa de ser curioso a empresa que de acordo com os fas esta perfeitamente bem, e em que o proprio Chefe de divisao vem afirmar que anda cansado de guerras de fanboys fazer figuras deste estilo.
Queres que te relembre o que ocorreu apos a demo do Unreal 5?
Tiveste o greenberg a sentir “necessidade” de ir para o twitter afirmar que a demo iria ter melhor aspeto no hardware mais poderoso da XsX.
Agora, tens a Xbox a sentir “necessidade”, imediatamente apos a Sony falar do seu suporte, de salientar que todos os comandos da geracao passada irao funcionar a 100% nesta.
Trata-se desta atitude e da, ja debatida, hipocrisia e demagogia da direccao da Xbox que sao moralistas quando querem e depois fazem coisas destas.
Única coisa que sobrou pra o xbox são seus fanboys de internet e meia duzia de jornalista Astroturfing.
Sem eles fazendo um circo histérico e os jornalistas passando pano e falando groselha do Play na internet, a marca já teria falido.
Tenho um PSVR adquirido como usado, como será que irão disponibilizar este adaptador? Se bem que no Brasil acho bem difícil isso acontecer.
O meu é novo porém comparado no mercado “cinza”, acho que dançamos nessa
Tinha que ver como foi dado o adaptador para usar o Kinect no One S e se isso aconteceu no Brasil
Mas será que alguém foi atrás desse adaptador pra Kinect, todo mundo queria se livrar dessa desgraca kkkk
desgraça talvez para quem nao conheça ou para fanboy pois caso nao saibas a kinect so nao serve na xbox e precisamente o adaptador dado pela microsoft dava para a utilisar no pc
ja agora em falando na kinect a xbox a que nao soube aproveitar o potencial que oferecia, pois poderia oferecer muito utilisado junto com a vr pois poderiamos praticamente passar dos comandos graças ao detector de movimentos
Ok, me expressei mal, voce tem razão, mas mano, até a Microsoft quis apagar o kinect da história do Xbox, não tem como defender
tambem nao digo o contrario, pois nao tem mesmo como defender a decisao da microsoft, apenas digo que a kinect e uma tecnologia muito mal aproveitada pela microsoft
penso que sera talvez atravez do codigo de barras que se encontra no aparelho que gere a vr, ao menos no PSVR da 1 geraçao tem um codigo de barras
Off Topic – Rumor de fonte verificada que Final Fantasy XVI está perto de ser anunciado e TB do lançamento e que poderá ser console exclusive de ps5.
Será que o project Athia na verdade é o Final Fantasy XVI?
fonte:
https://t.co/Q8CVaDxRe6?amp=1
A pessoa em questão disse que project Athia e Final Fantasy XVI são jogos diferentes e que a Square Enix e Sony têm mais conteúdo exclusivos que não são do mesmo nível desses dois jogos, provavelmente jogos que não têm tanto peso.
Exclusividade que podera ser temporaria.
E de acordo com a mesma fonte… a Sony andou a fechar imensos acordos nesse sentido… o de garantir exclusividades temporarias com varios titulos terceiros.
Não só temporárias que se fala. Temporárias e exclusividades console mesmo. Não me surpreenderia ver essa parceria da Sony com a square enix Japão. Final Fantasy XV vendeu mto pouco no Xbox e a Sony pode se aproveitar disso, já que vendeu mais de 10 milhões para PS4. Para que a Square iria gastar tempo e dinheiro para uma versão do Xbox se não vende?
OFF: Li no reddit sobre alguns vazamentos, inclusive alguns comentarios sobre pequeno upgrade de hardware no PS5, voce acha que isso é possivel ou é Fake??
Alguem aqui esta sabendo de alguma coisa? Abraço
Esse rumor partiu de uma fonte credivel, o Youtuber “Moore’s Law is Dead”. Are agora tem sido credivel e tem revelado informacao correta. No mesmo video em que revelou esses specs ele disse que ainda ha muita informacao que ele considera inacreditavel de coisas que se estao a passar nos bastidores – e que revelara quando algumas outras informacoes forem confirmadas.
No entanto, rumores ha aos milhares pelo que nao e necessario pensar muito nisso.
O upgrade seria isto:
Tudo e possivel.
Nada… Mudar a RAM de 14 Gb/s para 16 Gb/s à partida não requer nada… só mesmo a troca física das RAMS. O suporte a esta RAM já existe no hardware AMD.
Obrigado pela informção Bruno
Isso iria eventualmente aumentar o calor gerado do sistema! E com isso, poderá aumentar ainda mais as descidas percentuais ou a estabilidade do sistema.
Sim, mas aumentar em que magnitude? Estou a teorizar, mas podera ser um aumento nao muito grande.
Tens nocao?
Não é um aumento sequer considerável como problema para resfriamento.
Enquanto os haters fazem um circo, astroturfing da MS, fanboys do xbox, etc, todos os jogadores de playstation estão felizes pq os volantes, ps move, PS VR, e toda a tralha extra que é mais cara, vai funcionar.
Depois os caras não sabem pq a sony vende +1100M de consoles e fatura 4x o faturamento do xbox….
Pq a sony esta focada em agradar o consumidor real, e não os haters lunáticos de internet.
A tendência do xbox é vender 20% do PS5 agora, pq a MS investe apenas em agradar fanboy… só fanboy do xbox tá achando o máximo Halo Infinite, enquanto reclama de PS5 não usar DS4 na internet.
Na xbox acontece o mesmo! Nesta geração as duas marcas trazem a compatibilidade dos periféricos. Não há grandes diferenças!
Sim, Mario. Mas o que o Deto quis dizer é que não se vê sony preocupada com isso e alfinetando ninguém da Xbox. Já a divisão Xbox, em qualquer pronunciamento oficial da Sony, tem que falar também. Ou seja, eles tão mais preocupados em rebater a Sony do que de fato fazer um bom trabalho na sua plataforma. E isso, por si só, é muito ruim. Essa debandada de americanos da Xbox mostra que ninguém vai engolir história fantasiosa mais. Lembrando que o Xbox one vendeu quase 40 milhões nos Estados Unidos e nem 10 mi no resto do mundo. Se as pesquisas se confirmarem e o Xbox vender 15% dos consoles lá na próxima geração, pode fechar as portas.
Sim, eu percebi isso num comentário do Bruno.
[OFF]
Alguém viu o relatório financeiro da Sony divulgado? Que tapa na cara.
Sony vendeu bem menos hardware que no mesmo período de 2019, mas teve muito mais lucro. O que aconteceu? Simplesmente explodiram de vender conteúdo digital, seja full games ou add ons. E por que venderam muito? Teve um tal final fantasy 7 remake, um tal de last of us par 2, um tal de ghost of tsushima…
https://twitter.com/CarlosEduardoXP/status/1290657732136251398?s=20
https://twitter.com/CarlosEduardoXP/status/1290680721032568832?s=20
É mais do que óbvio que esses jogos grandes vendem bem, fazem o console ficar na mídia, fazem o console ser desejado, ser extremamente lembrado nas redes sociais, só mesmo os atuais cabeças da divisão Xbox não entendem isso, passou da hora do tio Phil e cia vazarem
Eu acho que é isso que a Microsoft quer mesmo. Fazer o console flopar para virar serviço. Se não fosse a ideia da Microsoft, o Phill e Greenberg não fariam o que fazem em redes sociais todos os dias. Xbox vai virar serviço e tá cada dia mais perto disso.
Não tem como lançar um console gastando milhões com fabricação, pesquisa, marketing, etc, pra fazer o console flopar, eles estão perdidos mesmo, querendo abraçar o mundo com as pernas
Olha, do jeito que as coisas vão por lá, não vejo esse SX com tanta pesquisa assim não. O console não rodou quase nada até agora. Todos os eventos é em Pc! O que acontece? Vão por a culpa no covid TB? O que eu vejo é um console montado quase igual um PC com pequenas otimizações para fazer uma oferta no mercado e aproveitar na transição para serviço. A peça de hardware parace que se tornou apenas um meio mais rápido para migrar pra serviço e ainda ser lembrado antes da migração. Se não fosse isso, eles abordariam de outra forma. Não sairiam por aí falando que o conceito de gerações é contra consumidor, etc.
A Xbox anda perdida desde 2013.
E tempo que os fas acordem e percebam isso.
Nao ha forma de vingar neste negocio sem entregar jogos unicos.
Todas as consolas que se introduziram no mercado so venceram desta forma.
A direccao da atual Xbox anda a tentar o mesmo com promessas e a entregar indies. So os fanaticos e que aplaudem isso.
Ghost nem entra nisso aí ainda e TLoU apenas 11 dias se não me engano. O Q1 é referente a abril, maio, junho apenas. Então no Q2 deve entrar todo o resto de TLoU 2 e aí sim Ghost of Tsushima.
Verdade, Ghost nao entra mesmo.
Valeu.
Ghost nao entra nos ganhos mas a Sony no relatorio declarou que as vendas do jogo estao a correr bem.
Sim, vendeu mais que Horizon no mesmo período. Mais um candidato a vender mais que 10 milhões e crescer o Studio. Merecido. Platinei o game e difícil eu fazer tudo num mundo aberto. Tá realmente prazeroso de se jogar e as vezes até parava para admirar os belíssimos cenários.
Tapa na cara mesmo.
A Sony teve a melhor receita e o melhor lucro por trimestre que qualquer empresa do ramo.
MAU passou de 103 milhoes a 113 milhoes (PS3, PS Vita e PS4). Comparativamente… Xbox 90 milhoes (Xbox 360, Xbox ONE, PC e jogos em consolas terceiras como Minecraft). Epic Store (61 milhoes), Steam (99 milhoes o ano passado, nesta altura nao sei).
A PS4 em 6 meses vendeu 6 milhoes de unidades. O numero de consolas vendidas era de 106 milhoes no inicio deste ano e ja esta nos 112.3 milhoes. Ainda falta o Natal e eventual descida de preco (a consola ainda esta nos 250$ para cima). Esta em linha com a PS2, que passados quase 7 anos apos o lancamento e na altura em que a PS3 chega ao mercado chegou aos 117 milhoes (o restante vendeu durante a geracao PS3).
Mais ainda…
91 milhoes de copias de jogos vendidas dos quais 20% (18.1 milhoes) sao titulos first party (acho que isto deve acabar com a discussao sobre a importancia dos mesmos).
Depois destes valores e dos anuncios de exclusividades a chegar no jogo dos Avengers cada vez percebo menos a decisao de mandar Death Stranding e sobretud Horizon Zero Dawn para o PC.
Claramente a Sony nao precisa disso e se anda a gastar milhoes a ganhar exclusividade temporarias de tretas cosmeticas em jogos third porque raio anda a disponibilizar os seus first party no PC?
Estou a jogar p Ghost of Tsushima… que jogaço. Com jogos destes a Sony pode estar tranquila. Que coisa linda, fantástica, que franquia, que tudo.
Não me recordo de outro jogo em que tenha usado tanto o modo foto (talvez Red Dead Redemption 2 rs).
Cada paisagem mais bonita do que a outra.
De fato… As vezes nem ativo o modo foto, fico só admirando mesmo. Haha
Jogo único. Um dos melhores mundo aberto que já joguei. Prazeroso demais exploração e combate e os visuais do Japão feudal estão de cair o queixo.
Acho que leva melhor direção de arte no the game awards hein.
O jogo é muito bonito mesmo,caramba,não da vontade as vezes de seguir em frente,pois o local que esta é cheio de detalhes impressionantes.
Eu não tenho o game,mas joguei na casa de um amigo e fiquei pasmo,
O melhor… o Jogo instalou-me 38 GB…. Um jogo de mundo aberto… lindo… super completo, com uma historia fantástica (as side quests nem parecem side quests dada a sua qualidade), com tempos de loading que nem se acredita e um fast travel efectivamente rápido…
Pá o jogo é um sonho…
E tive de comprar a versão digital… O jogo standard está esgotado em quase tudo o que é sítio e só se arranjam as versões especiais, mais caras!
Fico extremamente contente por ler isto (nao comprei o jogo ainda e tao cedo nao o vou fazer devido a falta de tempo), mas notar a evolucao da Sucker Punch desde o primeiro Infamous na velhinha PS3 (visualmente um horror – mas divertido) ate chegar ao Ghosts, um jogo nao so lindissimo, mas com gameplay absorvente (nao venham os do costume comecar com as lengalengas de que nao ha gameplay), em mundo aberto super detalhado, e com loadings reduzidos… Mestria.
Parabens ao estudio, espero que o jogo se torne num grande sucesso da Sony. E mais que merecido.
Não tem o que defender da Sony a esse respeito, o controle do PS4 ele funciona em um padrão aberto, ou seja, você pode sincronizar ele como qualquer controle Bluetooth. Porém ele tem um microkernel que apenas o PS4 acessa para enxergar informações da bateria etc.
Um PS5 usando uma nova versão do mesmo sistema operacional que eles chamam de Orbys, reconhece o controle, mas o jogo pode ou não suportar-lo, e aí está a diferença. Entre o input software e o próprio software de jogo existe uma interface criptográfica controlada pelo chip auxiliar Aeolia CXD90025G, ela faz a ponte entre a porta do hardware e a porta do software. Esta interface mudou ou pode está sendo emulada, por isso o controle é suportado apenas no modo de retrocompatibilidade.
A Sony está a uma geração da Microsoft, Switch ou de qualquer PC em termos de segurança de hardware. O Switch por exemplo suporta até o próprio controle do PS4. — Mas o Switch foi Hackeado –… O Aeolia também.
Shin, por favor identifica-te correctamente. Alterei o nome para Shin para que se saiba quem és.
Na realidade Shin, pode ser um pouco mais simples que isso…
A Sony se quisesse compatibilidade total te-la-ia posto. Seria até menos custoso para a empresa.
Mas a empresa prefere que o software tire partido das características únicas do comando e isso só se o tornar padrão.
De resto, o hack que referes é para ter o comando a funcionar em dispositivos terceiros….
A Sony está perfeitamente bem com isso.
O DS4 tem um custo de produção estimado de 18$. É vendido a 40-60$.
Ter o suporte PC ou o comando a funcionar em outros dispositivos para eles não é problema.
De qualquer forma, o comando do é aproveitado ao máximo na PS4.
[OFF]
Multiplayer free nos consoles? qual sera a jogada?
https://twitter.com/bdsams/status/1290733271744163840
Poderá ter de ser… repara.
O Pc tem os jogos Xbox e não paga live.
O Xcloud quer levar os jogos Xbox aos telemóveis e eles não iam pagar Live.
É menos uma receita… E agora, tendo sido eles que criaram isto, vão alegar que são bonzinhos para os fans e o tiraram.
A questão é… a Xbox está em mudança… mais uma vez. E ninguem sabe o que esperar. Para o bem ou para o mal.
Mas uma coisa é certa… não acredito que a Microsoft fique a perder.
Mas pagam uma mensalidade na mesma. O fim do live não significa online gratuito. Aguardar para ver. O que me parece é que vão colocar o online com o Gamepass.
O que alguns dizem é que ainda vai existir uma taxa para o online, nem que seja para conteúdo extra.
Nao sei. Sei que esta toda a gente a fazer uma festa sobre o fim do online pago, quando na realidade ainda e pago e a realidade atual e esta:
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-07-24-12-meses-de-xbox-live-gold-custa-agora-79-96
(Parabens aos tipos da Eurogamer por virem com um artigo original uma vez na vida).
É a verdade…
Porque a Microsoft na realidade só pensa neles e em impor o que pretende… eles pegam é nas decisões que lhes interessam e tentam pinta-las de forma a parecerem atractivas ao consumidor. E dai a demagogia, e a treta.
Eu já tinha decidido que não iria comprar a Xbox no lançamento… Porque depois da actual geração a Microsoft teria de me convencer que não ia repetir o que fez aqui. Mas a realidade é que não só não o tem feito como a cada novidade me dá mais a entender que nos planos da Microsoft a Série X é apenas “o melhor local onde jogar” o que eles oferecem.
Mas o que oferecem será jogável na Xbox One, Xbox One X, Xbox série X, PC e aparelhos móveis.
Isto não é uma consola… é uma plataforma que tem uma consola no meio. A questão é que para se jogar os jogos Xbox a consola não é realmente necessária.
Acho que foi o Reinaldo que publicou aqui um comentário que li tambem no Beyond3D onde alguem se mostrava desagradado com a Xbox por umas relações públicas desastrosas que a cada vez que falam em vez de cativar, só afastam, mas pela mensagem que o que querem realmente é o cliente e não se importam se ele adere pela Xbox One, pela One X, pela Série X, pelo PC ou por smartphones.
A Microsoft não tem o foco na consola, tem no serviço! E isso não pode trazer nada de bom!
A comparação era interessante pois comparava a apresentação da Xbox com um convite para jantar com eles. Mas que depois de empolgar as pessoas vem referir que “oh pá. mas não nos importa se vens connosco ou restaurante ou não. A nossa comida está em mais sítios e o que queremos é que a comas”
Já agora, olha isto:
https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=18410220DF77FB8!66451&ithint=file%2cxlsx&authkey=!AEgNyvD8n8NwRok
Uma estimativa dos prejuizos actuais do Gamepass. Recordo que a Microsoft nos seus relatórios só fala em receita da divisão… mas ao contrário da Sony, nem aborda os lucros. Esta estimativa grosseira aponta para grandes prejuizos no Gamepass, que poderão ser rentabilizados no futuro… Neste caso em 2031, com o serviço a 17 euros e se alcançar mais de 95 milhões de assinantes.
Contactei o autor da tabela para perceber os valores estimados usados. Eles não pretendem ser exactos (os utilizadores também são todos dados como pagando 10 euros por mês, o que está longe da verdade), mas apenas dar uma ideia, mas seja como for gostava de perceber o porque do uso de alguns valores e não outros.
Sobre a tabela, questionei o autor do seguinte:
—
Sorry to bother you, but I recently saw your spreadsheet on your estimates on Gamepass income, expenses and profitability, and I got curious.
As you I see Gamepass only beeing profitable with a large user base, a base that at the moment, Microsoft does not have.
And although what you have are just estimated values (For instance not all gamepass users are paying 10 euros, and lots of them got deals for 3 years with 1 euro), I’m wondering about the starting values you used for Licensing fees and First Party Studio Fees.
Are those values realistic, low, high? I just don´t know! Can you share a light on why you used them?
And what exactly is the cost of aquisition per user?
Thanks in advance for your time.
—-
A resposta já veio:
—
Each year in any large corporation we break things down often into 2 accounting categories, OPEX and CAPEX. OPEX being operational expenses (labour), and CAPEX which are capital expenses (funding to build assets and/or projects).
Every year budgets are released to departments for both CAPEX and OPEX, but each year requires a forecast and the accounting departments have to release that money to you, so in many ways it’s not possible to spend more money than you have.
For first party fees, a majority of which are CAPEX driven, the standard AAA cost to producing a game is approximately 200M, with a development period between 3-4 years. Or somewhere between 50-65M USD per year to produce a game. With 15 studios, a simple average will take you to about 750M – 975M per year. I chose the higher to appease the people who want to see the absolute worst case scenario.
As for Licensing Fees, they don’t work the same as First party fees, but once again, like First party fees, Xbox cannot exceed the amount of OPEX dollars provided to them to run the service unless they start cutting OPEX somewhere else. So in this case, regardless of how the fees are paid out/monetized there will still be hard limits. Xbox cannot exceed them and doing so would be a complete failure in understanding their metrics planning. So once again, I put an approximate 1.5B per year which is really high, as you can see, using First Party Studios as a measure, its 50-65M per year to build your own game. You’re unlikely to spend 50-65M to a game that you don’t own and that has already launched.
Cost of acquistion is a simple term used as a catchall to combine any promotions or subsidies we used to acquire someone as a customer. A very often real world example is that your telecommunications provider will offer you the latest iPhone for $200, but you have to sign up a 2-3 year service contract with them. The telecommunications provider subsidized $700 of your iPhone to acquire you as their customer. This is call CoA (cost of acquisition).
In the same respect, all subscription services do this, they offer you a free month, or in this case, $1 for your first month of Game Pass. Or some sort of altered deal that is not regular price.
In this case, with a default price of $10 for Gamepass, I set the cost of acquisition to be $6, this is a hefty COA as the profits are very minimal. That means only 4/10 subscribers are actually responsible for funding the service. Over the years i reduce the CoA by 5%, this is a typical goal as subscriber levels go up. So, instead of 4-5 weeks a year where Xbox will offer $1 gamepass month, next year they may offer only 3-4 weeks a year of it for instance.
—-
Uma boa justificação!…
E por estes valores… Se tudo corresse bem, o gamepass daria lucro em…. 2031.
Na realidade em 2027 se o servico continuar a crescer (assumindo que os 10 milhoes se mantem todos os meses, o que nao acontece) e o preco a aumentar. A grande questao seria saber quando e que o servico pagaria o que foi gasto durante os anos de prejuizo. Falamos da MS a estourar quase 2 mil milhoes (ou bilioes no sistema americano) durante os proximos 3 anos (falta saber o que foi gasto antes).
Seja como for, talvez seja menor o gasto. A MS como estamos a ver esta a reduzir a qualidade do seu output e duvido que gaste 200 milhoes por titulo em todos os seus estudios. Mas depois de Halo infinite e o orcamento de 500 milhoes para entregar aquilo.. nao sei nao.
Na melhor das hispoteses o gamepass gera ao ano 1.2 mil milhoes se contarmos os 10 milhoes de subscritores a pagarem 10 euros durante 12 meses.
Isso significa que a MS precisa de gastar menos que isso a pagar por titulos.
E talvez gaste, dado que esta estimativa considera que as licencas se pagam pelo orcamento anual de um AAA. E isso nao ocorre, dado que ha jogos a entrar e ha jogos a sair sem fazer um ano.Ou seja e possivel que o custo de licenca seja mais barato.
Eu comentei isso com o autor. A Microsoft está a largar os AA. Mas em contrapartida ao fazer isso tem de cativar indo buscar jogos de thirds, o que acaba por tirar de um lado e por do outro.
Mas esta despesa, o eventual corte de receita no Gold (por término ou por sair mais caro), o aguentar cortes no preço da nova consola… A Xbox fica numa posição de ou vai ou racha… E com os Gamepass a só dar lucro daqui a uns anos, o racha fica mesmo à beirinha…
A arrecadação de jogos no mercado mobile já beira a $50 Bilhões, segundo dados do de pesquisa da GoldenCasinoNews. Eu penso que, no médio/longo prazo, o que vai definir sucesso ou não, é o quanto dessa parcela a microsft conseguirá abocanhar com o Xcloud/Gamepass. Mas tudo se torna uma incógnita, pois variáveis como qualidade da internet, adesão, consumo de dados, dentre outras se confrontarão com a realidade daqui a 4/5 anos. Eu acho muito arriscado apostar nisso (parece que é nisso que o Phil Spencer se agarra), mas só o tempo dirá.
A questão é que os jogos mobile são jogos de baixa qualidade, a maioria gratuitos, que vivem de vendas ingame como o Clash Royale. Até podem ser jogos divertidos e bem conseguidos, com elevado público alvo. Mas não é o mesmo mercado das consolas. Eu jogo Clash e nunca deixaria de jogar consola por ele.
Daí que o querer misturar os dois mercados é o maior risco. As pessoas querem jogos que possam jogar gratuitamente, com pagamentos casuais, não rendas mensais.
Daí que, tal como tu, tenho dúvidas sobre o sucesso do que a Microsoft pretende, pois ela quer misturar jogos de elevada produção vendidos a 70 euros com o mercado gratuito.
Pra quem tem volante e outros acessorios é ótimo.
Só achei furado essa questão do dualshock. Como o console vem com apenas um joystick, seria interessante usar um ds4 pra adicionar um segundo jogador. …. isso pra quem tem um dualshock, pra quem precisa comprar o ideal é o dualsense pra usufruir das melhorias dele
Se p jogo tirar partido das funções do controlador, o DS4 tiraria ao segundo jogador essas funcionalidades.
Nesta fase, em que a ideia é que os devs tirem partido do dualsense, faz sentido que o DS4 não seja suportado. Poderá vir a ser no futuro.
Para mim seria importante o novo controle funcionar também no meu PS4, igual o DS4 que funciona no meu PS3.
Não posso dizer se sim ou não, mas as funcionalidades extra não deverão funcionar.
Se não me falha a memória, vi notícias de pessoas da indústria a testarem o DS5 no PS4 e parece ser compatível, aliás , mas uma vez se não me falha a memória, dá para utilizar o DS4 no PS3 com cabo USB, se não for isso é o inverso, o DS3 no PS4 via USB.