A análise do Tio Hildo – Novo patch 1.0.13 para a PS5

O Tio Hildo analisou as melhorias de performances do novo Patch do jogo Alan Wake 2 para PS5

O patch número 1.0.13 de 11 de dezembro veio com uma nota interessante sobre o PS5:

“The performance upgrade is most visible in the PlayStation 5 Quality mode, where (incredibly) there are up to 1.8ms improvements. Cauldron Lake should be coughing less”.

Se considerarmos essa diminuição do tempo do frame em 1.8ms também no modo performance que é 16.66 ms, temos um aumento de performance de mais de 10% na teoria. E foi isso que o Tio Hildo resolveu testar!

Infelizmente ele informa que nunca fez capturas antes do patch em questão, pelo que para fazer a comparação utilizou o vídeo do canal VG Tech, tentando utilizar os mesmo lugares nas mesmas condições. Informa ainda que não pode garantir que está tudo 100% igual pois não tem como saber todos os detalhes de como o vídeo do VG Tech foi realizado.



Assim, na parte da floresta no modo qualidade os ganhos médios são da ordem dos 11%. Como os FPS ficam perto de 30, temos um ganho de 2 a 3 FPS. Note-se que a quebra máxima de fotogramas para este trecho no VG Tech atira os valores para os 25 fps, sendo que o menor valor após o patch  é de 27, algo neste caso, na casa dos 10%.

Já no modo performance os ganhos são da ordem de 11%! Como os FPS ficam perto dos 50, então temos um ganho de 5 FPS. Note que o menor FPS desse trecho no VG Tech é 46 e o menor do patch novo é 51, o que anda na casa dos 11% pois 46 x 1,11 = 51,06.

Parte da Floresta – modo qualidade
VG Tech patch 12:

Nova comparação patch 14:



Parte da Floresta – modo performance

VG Tech patch 12:

Nova comparação patch 14:



—————–

Na parte ‘vermelha’ da floresta, os ganhos são pequenos ou nulos. Notei apenas 1 FPS de ganho no modo qualidade, ja no modo performance apenas também 1 FPS de ganho.

Parte da Vermelha – modo qualidade
VG Tech patch 12:

Nova comparação patch 14:



Parte da Vermelha – modo performance
VG Tech patch 12:

Nova comparação patch 14:



———————-

Para finalizar no final do vídeo são apresentadas as resolução de saída do jogo.
2160p no modo qualidade e 1440p no modo performance.
A resolução nativa não foi medida.

Obrigada ao Tio Hildo pela informação prestada e disponibilização dos resultados.



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Juca
Juca
22 de Dezembro de 2023 13:06

Hildo, fica dando esses Sttuters mesmo ou é só algo perceptível no vídeo, porque assistindo aqui parece que engasga muito? E se for isso mesmo, é um jogo que, pra mim, ainda tem de melhorar muito pra ficar legal, porque desse jeito aí, me incomodou bastante.

PS: não sei se foram os vários vídeos “embed” na página o que ficou pesado no smartphone, mas assistindo direto no youtube individualmente ficaram mais macios e com menos engasgos.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2023 13:34

Depende muito de pessoa para pessoa se incomoda. Mas de modo geral o jogo roda a 60 FPS na maioria do tempo. O objetivo do vídeo foi mostrar a melhora nas partes mais pesadas , que pelo que eu joguei ( ainda estou no começo) , são poucas.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
22 de Dezembro de 2023 17:12

Hildo eu perguntei mais porque poderia ser algum problema na “encodação”/captura, mas fiquei achando aqui que teve a ver com o meu telefone móvel mesmo, pois pareceu engasgar muito, sobretudo no começo com a parte dos 30fps… Lógico, vi ali que vez por outra tem um probleminha de frame pacing e mesmo de quedas. Só que visualmente aqui na primeira vez que vi, via slowdowns seguidos de uma acelerada, se ver aumentos na contagem de fps no vídeo, o que me pareceu estranho, mas deve ter sido coisa do smart/conexão ou buffer dos streming mesmo… De qualquer forma, não entendo como um jogo que é bonito, mas não tem nada demais no cenário possa ser tão pesado, imagino que ainda dá pra otimizar muito, inclusive no RT, acho interessante é ele estar relativamente bem nos 60, coisa que a UE5 parece ter certa dificuldade pra escalonar da mesma forma.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2023 19:22

Ok Juca. Entendi. Depois da uma olhada em um Pc, vê se fica melhor ou tenta ver o vídeo direto no YouTube, pois aqui dentro da página tem vários elementos html mais javascript, então pode pesar um pouco o celular.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2023 14:14

Juca então antes da atualização no modo qualidade dava alguns stutterings em caudrun lake, depois da atualização melhorou em minha opinião em 90%, mas eu ainda percebi uma ocasião e depois passou. Já no modo desempenho não notei.

Claro que minha opinião é como jogador sem nenhuma análise técnica, mas de modo geral depois da atualização percebi de certa forma o jogo mais “leve” ao jogar em modo qualidade, antes parecia que tinha um “peso” ao mover a câmera.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
22 de Dezembro de 2023 17:07

O olho é mestre, Daniel, se você vê é porque tem mesmo, os testes do Hildo são a comprovação técnica que, apenas, explica tudo.
Mas você jogou no Qualidade, ou no Performance, porque imagino que o Performance fique de boa com o VRR. Agora o que me incomoda mais que um slowdownzinho é vir depois com uma acelerada, que parece um engasgo mesmo, coisa dos tempos de HDD. Lol

Last edited 10 meses atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2023 22:47

Eu joguei no modo qualidade praticamente em sua totalidade, mas esses slowdown e depois acelera não acontece no jogo.

O modo performance eu tô testando de vez em quando.

Saber Sword
Saber Sword
22 de Dezembro de 2023 19:01

Existem alguns jogos que eu travo a 60. Porque eles possuem uma amplitude considerável de framerate que incomoda. Você está num trecho a 60 ai no seguinte vai a 100, 110 e depois cai para 70 ou 80.
Existe uma sensação de aceleração e desaceleração que incomoda quando se deixa a máquina correr livre.

Falando nisso subi para 2×16 Corsair Vengeance 4800 MHZ DDR5. Deu um folego bacana, em jogos e fora deles, como imaginei.
Quem tem a possibilidade de migrar as memórias recomendo.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Saber Sword
22 de Dezembro de 2023 22:09

Mesmo com VRR te incomoda?

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Tiohildo
22 de Dezembro de 2023 23:49

Eu avalio qual FPS fica mais próximo do que a máquina roda livremente Hildo e deixo travado em um Target dentro do próprio jogo. 30, 60 ou 120. Minha resolução padrão é 2.5K, não gosto de usar o DLSS apesar de que é muito difícil ver algum erro dele como texturas erradas, eu tive de usar no Alan Wake porque o jogo é EXTREMAMENTE pesado, mas deixo nativo quase sempre.

Eu não sei se já jogaram num laptop gamer. Mas é algo de outro mundo.
Por jogar numa tela 15,6 polegadas a imagem é absurdamente nítida graças a densidade elevada de pixels.
Eu poderia descer para 1080p que ainda teria uma qualidade de imagem incrível.

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