Pela primeira vez na história, performance média dos CPUs PC caiu.

O PASSMARK é um website de referencia no que toca a benchmarks de hardware, e regista milhões de testes de utilizadores realizados às suas máquinas, usando o seu software. O que se passou este ano é algo histórico, pois pela primeira vez os resultados que estão a ser obtidos, são inferiores aos do ano anterior.

O custo do hardware PC está a impedir os upgrades. E como consequência, as pessoas ficam com o hardware por mais tempo.

Ao longo de toda a história os upgrades aconteceram a um ritmo onde os testes com novas máquinas batiam os realizados com máquinas pré existentes, e nesse sentido a média de performances registada nos benchmarks subia todos os anos.

Mas agora isso mudou. O custo do hardware está a impedir os upgrades, e o Passmark, que regista benchmarks a CPUs, pela primeira vez na historia, está a registar uma quebra na performance média face ao ano anterior.

O que isto quer dizer é que as novas máquinas são cada vez menos, e consequentemente as máquinas antigas tem mais peso na média, atirando-a para baixo. Vamos ver:



Como se vê estamos com um caso inédito nos últimos 20 anos. A performance média dos CPUs caiu face ao que existia em 2024. Isto é causado pelos elevados preços do hardware, e a especulação que está a destruir o mercado, levando à venda de hardware cada vez menos potente, mas mais acessível.

 



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KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
26 de Fevereiro de 2025 12:15

Levando a venda de um hardware cada vez menos potente ? Sei não hein Mário acho que isso tá errado.

Se formos comparar Zen 2 e Intel 10a geração por exemplo quando os consoles foram lançados com o que temos de CPU disponível hoje. Temos um abismo de diferença maior que a fossa das marianas. De mobile e desktop.

Vamos dar uma olhada no 3700X 36MB L3 cache de PC de 2020. Todas as consoles tem esse processador só que com 8MB L3 e os relógios nem passam dos 4 Ghz, é bem mais lento apesar de ter vindo do mesmo lugar.

Mesmo com essa queda qualquer i5 ou Ryzen 5 atual está muito a frente do 3700X de PC em singlecore e multicore.
Processadores mobile ganham dele.
Esse já sente o peso da idade.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Fevereiro de 2025 0:07

Se eu instalar uma distro Linux no PS5Pro normal,SX ou SS e fizer uma seção de benchmarks de CPU. Você teria como contra argumentar que temos um 3700X incompleto ali ? Sim a CPU de todos veio de um 3700X que virou uma apu para cada um. Porque eu sei que os números não vão chegar nos do 3700X.

Comparei hardware. Não otimizações.

E a verdade é que de CPU esses consoles já sofrem. Basta ver quando tentam colocar 120 FPS no PS5 Pro. Raramente ele aguenta acima dos 100. Isso é CPU bound.

Last edited 16 horas atrás by KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Fevereiro de 2025 11:25

Alto framerate sobrecarrega o CPU mais que qualquer outra coisa que você disse.
Tanto que hoje em dia quando se quer fazer um benchmark em jogos de CPU colocam lá uma GPU bem potente como uma 4090 ou 5090 e rodam os jogos em 1080p.
É o que Hardware Unboxed faz. Gamer Nexus faz. GURU 3d…

E é o que está acontecendo quando chegamos nesse modo 120FPS que vivem tentando fazer mas não conseguem na maioria das vezes no Pro. Estão descendo a resolução e tornando o cenário que antes era GPU bound em CPU bound.

Não estou a mostrar ignorância nenhuma. É porque já vi esse filme mais vezes que o Primeiro Vingadores.

Você levantou possibilidades eu levantei causa mais comum.

Esse “3700X” sente a idade até no PS5 Pro com sua nova GPU.

Last edited 5 horas atrás by KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Fevereiro de 2025 3:50

E mais uma coisa. A quantidade de cache disponível. Está muito relacionada ao desempenho bruto de um processador. Tanto que a AMD decidiu colocar cache em cima dos DIES para ter mais quantidade disponível com seus X3D. E o resultado é que são CPUs de topo.

O que a Intel fez nos seus Core 200 Ultra pra ganhar desempenho ? Dobrou a cache L2 dos seus mobiles. E pelos benchmarks chegaram no nível dos Ryzen Strix Point nessa brincadeira.

Bem como os relógios dos núcleos só que estes, não possuem um crescimento proporcional de desempenho mediante ao seu acréscimo. Não é linear. E é mais sensível a instabilidades.

Last edited 12 horas atrás by KillBoxOneDelta
Hennan
Hennan
26 de Fevereiro de 2025 13:00

Mas você está comparando ano fechado com dois meses. Acho difícil de acreditar que nunca houve uma queda mês a mês.

Deto
Deto
26 de Fevereiro de 2025 16:51

Queria lembrar que no Fallout o EUA e a China entraram em guerra

O EUA era um pais dominado pelas mega corporações que faziam o que queriam, compravam os políticos e promoviam guerras para faturarem mais

O mundo estava do jeito que estava porque só se aumentava o desempenho das coisas consumindo mais energia, tipo RTX5090, CPU agora

Só avisando que pra mim esse nosso presente a as projeções do futuro estão muito parecidas com o mundo de Fallout.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
26 de Fevereiro de 2025 23:54

Eu espero que a CPU do ps6 por exemplo, dê um salto de performance considerável. Ultrapassando os 4.0 ghz, pois já está na hora dos consoles focarem em cpu com bom desempenho.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Fevereiro de 2025 15:33

Então nesse sentido vai ter que se fazer uma cpu muito mais eficiente, para empurrar melhor os jogos multiplataforma. Sabemos que jogos exclusivos tiram boas performances, o problema vem a ser os jogos que saem para todos.

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