A opinião de Jason Schreier é válida, mas não reflete a realidade toda deste tipo de exclusivos.
Não haja dúvidas que, perante os custos de produção, os exclusivos serão cada vez mais, temporários, sejam eles de terceiros, ou first Party. Mas daí a acreditar-se que eles desaparecerão, vai um grande passo.
è certo que os exclusivos de consola de terceiros tem tendencia a desaparecer. Mas estamos a falar de exclusivos definitivos, porque exclusivos temporários, normalmente são pagos, e representam receita extra, não sendo por isso um peso nos produtores. Basicamente o jogo continua a ser vendido em todos os sistemas, mas há um pagamento para que ele inicialmente, por um período de tempo, seja vendido de forma exclusiva nas consolas. E este tipo de exclusividade não se entende que hajam razões para deixar de existir.
Para além do mais há jogos Third Party que na realidade se revelam aquilo que se chama de Second Party. Ou seja, são jogos realizados por terceiros, mas que são totalmente patrocinados e pagos pelo detentor da plataforma. Isto coloca o jogo num patamar onde, apesar de ser de terceiros, o detentor do IP é o detentor da Plataforma, que basicamente pagou pela criação do jogo. E este tipo de exclusivos, mesmo que também possam vir a ser temporários, também não se vê razão para desaparecerem.
Eu percebo que a indústria ande desejosa de levar todos os produtores pelo caminho da Microsoft (talvez porque o grande grupo de medias sobre jogos seja americano, e a Xbox também), evitando assim reconhecer-se que a Xbox falhou redondamente. Mas a realidade é que isso não impede certas realidades, e uma delas é que os exclusivos são um fator diferenciador, que se revela fundamental para garantir as vendas. Ainda recentemente Shawn Layden, ex CEO da Playstation, referiu isso, e apontou a falta de exclusivos como o motivo pelo qual a Xbox se encontrava no estado em que está.
Daí que vejo alguma razão no que Jason Schreier refere, mas não totalmente.
E vocês, o que pensam?
Final Fantasy ja provou que é. Quando o diretor disse em alto e bom tom. Poderiamos ter mais margem em outras plataformas.
Quantas mais plataformas… mais margem. O que não quer dizer que lhes compense. Porque uma análise sumária diz isso. Uma mais cuidada mostra que sem exclusividade, não há financiamento no desenvolvimento. Daí que não sei se ele pesou bem as coisas.
A chefia já esta pensando em lançamento multiplataforma do parte 3. E em trazer as partes 1 e 2 para a plataforma que falta.
Isso são contas deles. Depende se o jogo é Third e exclusivo, ou Second. O primeiro recebe um pagamento que pode não ser compensatório, o segundo leva financiamento do desenvolvimento em troca da exclusividade. Ser second é mais compensador.
Ser second não é compensador. Ser third com certeza é.
Quer apostar comigo que Sony logo que assistir o rio de dinheiro que Microsoft tá fazendo com jogos multi, dentro do próprio PS, mesmo destruindo o Hardware do Xbox vai fazer o mesmo ? Eu não vou fazer piada alguma nem assustar se vier título PS para o ecossistema Xbox.
7 anos atrás se eu falasse que veriamos God of War no PC me todos chamariam de maluco. E veio foi tudo de AAA exceto GT7 salvo engano…
Foi a Microsoft que começou com essa tendência em 2015. Se não me engano com Forza Motorsport 6. E assim tudo começou.
Acreditar na imutabilidade é um problema daqueles.
O que dizes só faz sentido numa análise superficial.
Numa análise mais profunda é um total disparate.
E explico porque.
Produzir jogos é o que faz a EA, a Ubisoft, a Activision, a Square, a Tencent, etc. Dá dinheiro, mas é um investimento que tem severos riscos. Se o mercado cai, se um jogo falha, etc, com os atuais custos, podes ir à falência. A Ubisoft, um dos grandes produtores está em risco de falir, a EA está quase estagnada em lucros há 3 anos, a Tencent deixou de investir em novos estúdios, fechou alguns e despediu imenso pessoal para poder ter lucros, etc. A realidade é que, apesar do crescimento de receitas no mercado dos jogos, isso deve-se mais a serviços, monetização, battle passes e outras coisas do que há venda de jogos. Essas, eu já publiquei um artigo sobre isso, tem vindo a decair brutalmente de ano para ano.
Essa é a razão pelo qual há a aposta nos GAAS. Jogos que tem um custo de produção mais baixo, e que se mantém a dar receita constante, devido às constantes atualizações.
Ora outra estatística diz-nos que as pessoas estão a perder mais tempo a jogar jogos antigos do que novos. E isso mostra bem o risco de ser produtor nos dias que correm.
A Sony não corre esse risco da mesma forma. Porque os seus exclusivos, apesar de darem dinheiro, são feitos com um segundo intuito, o de vender consolas.
E a vantagem de teres uma plataforma é que, ela tendo sucesso, arrecadas 30% de todas as transações que os outros fazem dentro dela. É dinheiro certo, e sem risco, apenas lucro.
E a Sony ganha mais com essas royalties do que com os próprios jogos.
Os motivos pelos quais a Microsoft e a Sony foram para o PC são bem diferentes. Para começar, a Xbox nunca deu lucro. Vimos isso até ao final da geração X360 em que a Microsoft mostrava o relatórios financeiros, pelo que até esse data sabemos que a Xbox deu prejuízo. Da era Xbox One para a frente nada sabemos pois a Microsoft fechou-se em copas. Mas sabemos que a Xbox One perdeu metade do mercado que a X360 arrecadou. E sabemos também que a Microsoft teve de fechar 12 estúdios durante essa geração. A acreditar-mos nas palavras da Microsoft, eles investiram 1 bilião no início da geração, na produção de jogos, mas esses jogos nunca apareceram. Sabemos ainda que o custo de produção da Xbox One era enorme devido à presença do EDRAM, e o Phil confirmou recentemente em tribunal que a Microsoft nunca teve lucro na venda das suas consolas. Resumidamente a Xbox estava a ir por água abaixo, e com a baixa venda de consolas, teve de ir para o PC para fazer dinheiro. E agora, com a compra da Activision, apesar de isso juntamente com a Zenimax e os restantes estúdios darem o estatuto de um dos maiores produtores do mundo à Microsoft, a realidade é que nela investiu 100 biliões e está longe de os recuperar. Atualmente a Xbox terá menos do que gerava a Zenimax+Activision+Xbox quando estavam separadas,e com tudo isto destruiu a imagem da sua plataforma cujas vendas estão em queda acentuada e piores que as da One.
O caso da Sony é bem diferente. A Sony gere bem a PlayStation. Tanto que ela deu lucros que tiraram a Sony da bancarrota. As consolas dão lucro na venda e as receitas da Sony batem as da Microsoft, sendo o produtor que mais dinheiro arrecada. A PS5 vende bem, e arrecada dinheiro como nunca. Basicamente a Sony está bem, e recomenda-se.
Ora naturalmente que a Sony quer ganhar dinheiro com os seus jogos, e não faz sentido não poder ir buscar o máximo que pode. E foi por aí que foi para o PC. O custo de produção de um jogo é enorme, e nesse sentido a produção iria decair pois a recuperação é cada vez mais lenta. Ir para o PC permite acelerar esse processo, permitindo investir novamente em um novo jogo. Faz todo o sentido, mas não pelos motivos da Microsoft, e nunca pondo em causa a galinha dos ovos de ouro que é a consola.
Daí que não é uma questão de crença, mas sim de gestão financeira, algo que na tua análise superficial te escapa. A Microsoft está onde está por necessidade. A Sony está onde está porque quer.
E diga-se mais. Não é o PC que está a ser o salvador. A cada novo lançamento da Sony no PC as vendas são menores devido à pirataria. O Spider man 2 nem teve direito a promoção ou anúncio (e é o SPIDER MAN), sendo que eu acredito que a única justificação para isso é que a Sony fez isso para cortar custos devido a prever um nível de pirataria gigante, e quem podem estar a fazer repensar a estratégia. Sinceramente, perante o jogo que é, não consigo entender a coisa de outra forma.
Mesmo a Microsoft, não está a ter as receitas que está a ter pelo PC. Ela já suporta o PC há anos, e os seus resultados na Xbox caem a cada ano que passa. O que hoje deu o Boom recente foi vender os jogos na PlayStation, o que também deu 30% à Sony.
Ora a Sony não tem uma Xbox para vender, pois essa não vende nada e está a perder quota de mercado, motivo pelo qual a mesma política não faz sentido.
Daí que se tivesse pensado um pouco nas realidades do mercado, e não limitares-te a repetir desejos e paleios de malta da Xbox que diz isto porque continua na senda de acreditar que a Microsoft faz tudo bem, mesmo levando na cabeça há mais de 20 anos, percebias que, para a Sony, isso não aparenta fazer sentido.
E nem a Sony tem o mesmo número de estúdios que a atual Microsoft.
Há sim, e ser second é compensador. porque normalmente quem aceita ser second é quem tem as capacidades técnicas, mas não os meios para produzir o jogo.
1 – O xbox faliu! Por isso a Microsoft se tornou multiplataforma. Pode ter certeza que o desejo era tornar tudo exclusivo e se fizesse isso antes do câncer chamado Game Pass, talvez veríamos as vendas de Xbox chegar hoje no nível de Ps5 ou até mais;
2 – Ser detentora de plataforma tem trás lucros absurdos sem esforço! O Playstation bateu recorde de lucro no último trimestre e isso sem um jogo first party de gtande dimensão. Por que isso ocorreu? É óbvio, porque a concorrência morreu, porque se fatura 30% de todos os thirds na PS Store, porque as vendas de PS5 no holiday foram um sucesso e não se compra um console sem comprar ao menos 1 jogo;
3 – A Microsoft não está fazendo rios de dinheiro se tornando multiplataforma, ela investiu uma fortuna em aquisições, que se recuperar esse investimento em uma década já é um milagre;
Resumo: o Xbox morreu, a Microsoft se tornou multiplataforma porque não pode tornar tudo exclusivo, porque não teve competência pra competir, porque matou o Xbox com o Game Pass, etc etc etc. O que não ocorreu foi ela se tornar multiplataforma porque, do nada, percebeu ser mais rentável
Primeiro, porque o jogo vai deixar de vender no PC se sair depois da versão PlayStation?
Não vi nenhum número ou argumento convincente sobre isso.
Somente li os evangelizadores do “day one PC exclusivos da Sony” dizendo que as pessoas no PC deixam de comprar pq ficaram magoadas do jogo sair primeiro no PlayStation?
Estranho é porque ele não fala nada do GTA6?
Porque para todos os efeitos ele é exclusivo third party de consoleS
Parece que a fixação é com “vantagens PlayStation” e não com vantagens consoleS como no caso do GTA6
Eu acho que é apenas choradeira de Norte Americano porque “América First” flopou
Eu vi coisa muito pior com a deepseek, “analista imparcial” norte Americano até hoje jurando que “é tudo Fake news dos chineses”
Os caras parecem mesmo acreditar na “excepcionalidade” americana… Eles devem até hoje achar que ganharam a Guerra Fria pq são “escolhidos de Deus” e não por causa da crise econômica da União Soviética
Na minha perspetiva a consola ainda continua a ser a melhor plataforma de jogos de jogos do mercado no que diz respeito á relação qualidade/preço. Dito isto, se um dia os exclusivos first party deixarem de ser exclusivos, para muita gente a consola pode deixar de ser opção. Principalmente pessoas que não se importem de pagar 3/4 vezes mais.
Também acredito que exclusivos temporários de terceiros devem acabar. Não porque não sejam relevantes, mas porque a Sony e Microsoft devem investir menos nisso.
A Sony porque praticamente virou um monopolio em consoles de mesa e a Microsoft porque já tem mais estúdios do que o Gamepass sustenta.