Shawn Layden acredita que a Microsoft vai seguir o caminho da Sega.
As reações sobre a abordagem multiplataforma da Xbox são mistas. Phil Spencer, se é que se pode acreditar em algo que sai da boca deste senhor, insiste que o hardware continua a ser uma parte importante da marca, mas o certo é que o levar os títulos Xbox para a Playstation tiram todo e qualquer interesse que possa existir em se possuir uma XBox.
Nesse sentido, a opinião de um veterano da industria, como Shawn Layden, ex-executivo do PlayStation, revela-se interessante. E este acredita que a mudança atual do Xbox pode levar a empresa a sair completamente do mercado de hardware.
O motivo? Porque se as consolas Xbox já vendem mal, com o conteúdo exclusivo das mesmas a desaparecer, o público terá ainda menos motivos para comprar o hardware da Microsoft.
Basicamente Shawn Layden reconhece os benefícios da abordagem da Microsoft, particularmente por causa dos crescentes custos de desenvolvimento na indústria. No entanto, a realidade é uma só, essa abordagem torna muito difícil para a empresa vender o seu hardware Xbox.
Sem uma biblioteca exclusiva, o valor da marca cai. E dessa forma, de acordo com Shawn Layden, a Xbox não tera o fator “FOMO” (Fear of Missing Out), no futuro, já que seu conteúdo estará disponível para jogar em qualquer outro lugar.
Essa politica de suporte de terceiros é a correta e necessária, nos dias que correm, daí que para que esta situação não aconeça torna-se super relevante a importância de equilibrar essa abordagem, como faz a Playstation. Mas dado que a Xbox está numa aposta all-in, Shawn Layden vê a Xbox a seguir o mesmo caminho da Sega, tornando-se produtora apenas de software… multiplataforma.
O Xbox não precisa deixar de existir enquanto console, e a MS tem muito dinheiro pra mantê-lo, esperando pelo insucesso da concorrência (basta um novo Ylod ou uma nova queda de 1 mês de PSN pra virar a maré). A coisa é simplesmente como o Surface, a gente praticamente não conhece ninguém que tem ou comprou, mas ele continua sendo fabricado e vendido. Vai que as pessoas desistam de ipads e tablets androids… só não entendi muito bem pq a MS não insistiu com Windows Phone, que tinha seus defeitos mas era um bom smartphone.
Concordo com muito do que você disse, só não acho que o problema da Sony será esses, mas sim um desgaste se ela insistir em ideologias de uma minoria da minoria, além de cobrar preços altos.
Fico lembrando daquele jogo com a mulher horrível e careca e ficou pensando, MDS, porquê? Porquê? Qual a necessidade de se sabotar dessa forma?!
Com a Microsoft ganhando ainda mais dinheiro e a Nintendo possivelmente também, o PlayStation parece nesse momento, em meio a um apagão de incerteza, mesmo com a faca e o queijo na mão
A Microsoft ganhando mais dinheiro? Não percebi essa! A Microsoft com a Zenimax e a Activision está neste momento a ter uma receita que está longe, mas mesmo longe, da que conseguia a Xbox + Zenimax + Activision em separado.
Pois se ele acredita eu tenho é certeza.
O tratamento que a MS estar a dar ao Series não é digno de uma empresa que está há anos no mercado.
falta de suporte a thirds resultando em jogos que não são lançados na plataforma
ausência de promoções em datas comemorativas
lançamento de jogos que são o DNA do Xbox em plataformas concorrentes
foco maior no Gamepass
E sendo a maior produtora de jogos do mercado vai ganhar bem mais, que com vendas do Xbox. Mas espero sinceramente que não larguem o hardware.
O mercado precisa de players em console de mesa. E menos um player como Xbox não é bom.
Infelizmente as empresas não andam aqui para dar nada a ninguém. Ter hardware tem custos, que só justificam se ele fizer a diferença. E neste momento, ele não faz diferença nenhuma!
E nunca mais vai fazer à diferença. Só se votassem com as políticas todas atrás, onde eles com os estúdios que têm, punha gente a fazer exclusivos da xbox pra agregar valor a mesma, e ainda fazim alguns multiplataforma como publicadora. Assim ela conseguiria estar nos dois mercados, sem pôr nenhum a check. Da minha parte Xbox nunca mais, e a próxima que segue é o Playstation. Plataformas sem valor, onde pedem pra pagar pelo online, e ainda da B.O como este último fim de semana, pra mim é insuportável.