As diferentes plataformas do mercado tem custos diferentes. E níveis de suporte diferentes.
Vamos tentar aqui colocar uma tabelinha com o nível de suporte das principais plataformas, e o custo de cada um.
Como vemos, o PC é a máquina com maior nível de suporte, apesar que os jogos PS chegam a ele com 2 anos de atraso. Mas é igualmente o sistema mais caro, o mais problemático, e o que mais eletricidade consome. Como ponto a seu favor, é igualmente o mais versátil, podendo fazer muito mais do que apenas jogar.
O maior problema do PS5 é que ele não se paga como um PC ou laptop podem se pagar.
Eu vivo trocando de laptop ( high end ) diga-se de passagem porque ele me dá varias vezes seu valor. Estou com um de 2 anos já pensando em trocar por um Core 200 Ultra ou Ryzen Halo Strix Point com Nvidia RTX50.
Mas esses PCs não custam 500 euros e não duram 8 anos.
Eu tenho sempre PCs bons pois trabalho com eles. E tenho 2 desktops uma com uma 3090, outro com uma 3060 e um portátil com uma 4070.
Mas jogo em consolas. Porque arrancar o PC e ter de atualizar o anti vírus ou tem um update que criou uma incompatibilidade não são o que procuro quando quero relaxar.
Um é exclusivamente hobby, e o PC só se paga se houver trabalho por parte do usuário, como hobby, nunca se pagará senão pela diversão, coisa que, sob esta ótica um console também se pagará.
Pra quem quer PC pra jogo, primordialmente, o custo/benefício inicial de um console ainda é difícil de bater, mas a longo prazo e com uso para trabalho, pra quem não faz questão das comodidades de um console, obviamente que é melhor investir num PC.
Com o suporte da Sony ao PC, somado a emulação e mods. Hoje é a melhor plataforma de longe. Mas quem deseja comodidade e praticidade dificilmente sairá do console. São plataformas muito diferentes.
Comodidade e praticidade já não são qualidades de um console. Na vida a gente releva muitas coisas e depois de ver um vídeo de um canal que sigo (o vídeo meio que era um merchan para o PC) eu me toquei sobre a crítica que ele fazia ao falar que antes no console era só colocar o jogo e jogar.
Agora a depender da atualização tu liga o videogame e tem que atualizar senão não joga ou loga na conta, fora isso ainda tem a atualização do jogo que te força esperar ainda mais a depender do tamanho do arquivo.
Não é como já foi, mas ainda é mais prático, e muito menos problemático. As atualizações se resumem a dizer sim ou não e aguardar e só se referem ao sistema ou ao jogo em uso.
Mesmo assim, já perdi participação em campeonato devido ter que fazer uma atualização de jogo que tomou um tempo.
Lívio, mas qualquer jogo online tem dessas, o melhor é deixar o console o tempo todo ligado e com atualizações no automático pra evitar essas coisas. Mas ainda estará sujeito a isso em qualquer plataforma de jogo existente, consoles, smartphones e PC que precisa ainda de atualização de drivers e por vezes de software anti-cheat, e do launcher antes de jogar, pra além do SO e do próprio jogo.
Na consola basta deixar em modo repouso com atualizações automaticas, mais prático não há.
Já o PC…cada vez que pego nele, ele parece que faz questão de me lembrar o porque de eu preferir consolas!
A ultima partida que o meu PC me pregou foi nas 24 de Daytona no Iracing, estava eu em corrida quando aparece um pop-up no meio da tela com um programa a pedir atualizações, só ia comprometendo a corrida de 4 pessoas numa jornada de 24h…..enfim, já para não falar nas desconexões constantes do audio…
Em mais de 1000 horas no GT7 não tenho uma única corrida falhada nem atrapalhada por conta da PS.