Basicamente ele comprovou que o hardware da PS5 tem capacidade para executar o emulador RPCS3.
A PS5 tem ou não performance para poder correr nativamente jogos da Playstation 3?
Um youtuber resolveu tirar isso a limpo, e comprovou que… sim! A PS5 pode correr jogos PS3.
Como comprovou ele isto? Basicamente usou o emulador de Playstation 3 para PC, o RPCS3. E para o fazer funcionar, recorreu ao hardware de mineração da AMD, o BC-250.
Este hardware é exatamente o mesmo que equipa a PS5, e equipado também, com os 16 GB de GDDR6. Basicamente são sistemas PS5 que saem com defeito, e como tal são reaproveitados para PC; com menos 2 núcleos de CPU e menos 12 núcleos de GPU.
O que isto significa é que, se este hardware conseguiu executar o RPCS3, a PS5 melhor o conseguirá fazer, especialmente se o código for optimizado para o seu hardware pela Sony.
Gran Turismo 5 Prologue correu com apenas umas pequenas bugs nos shaders, Little Big Planet também correu sem problemas, com o único jogo testado que deu problemas a ser Watch Dogs, um jogo que mesmo no hardware real da PS3 não corria lá grande coisa.
Um outro handicap deste hardware é que a RAM apenas corre a 450 Mhz, o que implica que o hardware real da PS5 possui bastante mais largura de banda. Para além do mais o FreeBSD da PS5 está altamente optimizado para a consola, ao contrário de uma Build de Linux genérica para PC.
O motivo pelo qual a Sony nunca criou um emulador software de PS3 para a PS5 é algo que não se conhece, mas garantidamente, não é falta de performance.
Eu diria, sobre os motivos, que passam pelo custo de desenvolvimento ou adaptação (vai ter de pagar para desenvolver ou adaptar algo preexistente ao console até todos os jogos ou boa parte dele rodarem sem dores de cabeça), ganância (diminuiria a oportunidade – ou oprtunismo – para remasters, ou venda repetida) e problemas de segurança (serugança de jogos de PS3 é ultrapassada e sobretudo BD podem permitir que homebrews e softwares maliciosos rodem mais facilmente no PS5). Mas de fato, sem um pronunciamento oficial jamais teremos certeza.
Off: e a 5070 por 550 USD prometendo desempenho de uma 4090!?!? Uau…
Os preços oficiais sairam, 5090 por 1999, 5080 surpreendeu por 999…
https://www.youtube.com/watch?v=fjO9GPh_vJI
A 5070 e a 5070TI ficou mais barato do que imaginei. A 5080 e a 5090 dentro do preço. Temos que lembrar que será um refresh. Com sorte a 5070/70TI/80 terão uns 20% a mais de performance. Mas o mais provável é de uns 15%. Logo estamos falando da pior 5080 da história.
Na prática a 5070 é lixo, 12gb VRAM é inaceitável. A 5080 é outro lixo, 16gb de VRAM é inaceitável nesse preço. Os games já estão pedindo ao menos 16 para rodar em 4K, quando se acrescenta RT, já tem gargalo.
Só a 5070TI será uma boa opção. Mas a depender do preço, melhor pegar uma 4080.
Por fim, o grande destaque é a atualização do DLSS e Reflex. Se entregar o prometido, vai matar a AMD de vez.
Pois é o preço é pra matar a AMD que agora só bria no mid-end, vai jogar pressão nela (e diria que também pra quem planejava migrar pra PCs mais ainda estava relutante). É verdade que tudo é marketing nesse mundo, mas vamos esperar pra ver o resultados concretos nos jogos, e qual será esse “desempenho de 4090” prometido pra uma placa de 12 GB e 550 dólares…
O desempenho está no slide. Com o novo frame generation, utilizam 1 pixel para criar 3 pixel. Esse é o salto de performance.
a questão é, será que realmente funciona para games com 30fps ou menos. Nos videos deles, com dlss ativado o desempenho salta pra quase 10x, a questão é saber dos efeitos colaterais do novo dlss e se algo assim é viável ou só marketing, pois o tempo entre os frames reais é reduzido, pela lógica podendo levar o input errado pras imagem geradas por ia e a uma quebra de gameplay por não prever com absoluta certeza o quadro real seguinte.
Provavelmente não vai prestar, mas só saberemos nas próximas semanas. Iimagino que até o dia 22 saia o review da 5080 e 5090.
isso ai é do multi gerador de frames fakes
1 frame real, 3 fakes.
é assim que uma 5070 vai empatar com 4090…
E tu preocupas-te com isso?
Desde que o reflex 2 reduza a latencia em 75% como prometido, o que te importa isso?
Eu uso o frame generation na 4070 e aquilo vale a pena. Com latência reduzida, vai valer ainda mais.
A 5070 TI é uma compra do caraças (12 GB soa-me a pouco, pelo que excluo a 5070).
Para mim, faz muita diferença. Com 1 frame fake já sinto a latência e vejo os artefatos. Com 3, só fizerem milagre.
Não me surpreende, a muito tempo eu falei aqui que o ps5 tinha poder de sobra, mas fui tomado como sonhador e que estava errado, etc…
Falo de novo aquilo que falei la atrás, a Sony não faz porque não quer fazer.
Empresas pensam em lucro Daniel, pra ela, os clientes já estão fidelizados de outro modo, veja, todo o esforço da Microsoft em fazer a retrocompatibilidade não foi suficiente para manter os clientes, e na boa, emular, como no PC é dor de cabeça, nem todo jogo dá certo, e levam anos pra conseguir rodar um a 100%, e sempre com alguns poréns… Lógico que é bom pro consumidor, um mimo, mas pra empresa não vale a pena financeiramente, pois ela não vislumbra retorno. Quem quiser retrô é apostar no PC. temos aí um 5070 prometendo o desempenho da magnífica 4090 por algo mais barato que um PS5 Pro e com “retrocompatibilidade” quase infinita, deve rodar bem qualquer jogo atual ou pregresso já feito na história dos games até então.
Entendo seu ponto Juca e é verdade emular como no Pc é uma dor de cabeça, o que eu tinha me animado e depois me decepcionado na época era que para mim a Sony queria investir na retro de seus consoles antigos, claro foi um leigo engano.
O que eu referi na época, é que aqui muitos diziam que o Ps5 não teria essa capacidade de retro com o Ps3 eu fui contra essas afirmações.
Saiu a notícia uns dias atrás em canais de YT que uma empresa parceira da Sony e que faz conversão de jogos de PS1/PS2 colocou no seu Roadmap de 2025 o inicio dos estudos/atividades de um emulador de PS3 para PS5.
O problema é rodar o conteúdo dos discos de PS3.
brecha de segurança é o de menos, creio que já deva existir um HEN para PS5.
Isso sempre foi falta de interesse pois afeta nos planos de remaster/remake.
OFF: Antes tarde do que nunca.
https://www.eurogamer.pt/estreia-game-pass-pode-representar-uma-queda-de-80-nas-vendas
Irei abordar isto depois, mas o que me choca é a forma como digo isto à anos, e as pessoas não conseguiam ver aquilo que era lógico e se sabia existir.
O Game pass vai levar a jogos tipo smartphone, todos iguais e com monetização. Não se recebendo os 80 euros da venda de forma imediata só pode acontecer isso.
Se o meu PCzezo com 16gb de ram (agora 32), um Rysem 5700g e uma gtx 1660 super conseguia emular uma PS3, quanto mais uma PS5.
Para mim pelo menos, sempre foi óbvio que houve aqui um total desinteresse por parte da Sony em investir num emulador que garantidamente correria bem melhor.
Acredito piamente que caso a Sony estivesse na posição da Xbox, garanto-vos que era só meter os vossos discos de PS3 na PS5 que aquilo corria na boa.
[OFF relacionado]
Pessoal preciso de uma ajuda de vocês. Conforme relatei em dezembro o leitor do meu PS5 parou de identificar Blu-ray. Nesta segunda os leitores chegaram (peguei logo 2) e funcionaram. Ontem estava a jogar o GT7 por 80 minutos e antes de desligar o PS5 decidi remover o disco e ele estava quente, toquei na faceplate na região do drive de disco e estava quente também, toquei no lado inverso, onde fica a fonte e estava mais frio.
Não lembro se anteriormente a região do drive BD esquentava dessa maneira e o PS5 está funcionando silenciosamente, logo vim pedir uma ajuda de vocês, de verificarem se a região do drive de disco de vocês também esquenta.
Estes são os dados de comparativo:
1- Meu PS5 é da série 11xx;
2- Uso na vertical;
3- Uso o drive de disco por preferir a mídia física, mas quem não usa pode verificar se a região esquenta;
A partir de hoje irei utilizar o PS5 na horizontal, o aquecimento concentrado na região do drive de disco é estranho visto que a única fonte de calor nele são 2 circuitos integrados e se eles fossem a causa do calor o drive nem funcionaria.
Boa noite Livio,
Espero poder te ajudar, eu fiz o teste com 2 jogos, ambos versão física: Anthen (Ps4) e FF 16 ( Escolhi esse pois foi o único jogo em que apareceu a mensagem de que o console estava quente)
1- Não sei qual a versão do meu, mas é o Fat e não é a versão de lançamento acredito que seja a que veio depois.
2- Atualmente estou usando na vertical, mas a 2 semanas atrás ele estava na horizontal.
3- Fiquei jogando por umas 2h diretas, e com ele ainda rodando o jogo, neste caso o FF 16, coloquei a mão sobre o leitor e não notei qualquer aumento da temperatura, tudo estava normal e deu para sentir o drive funcionando.
Qualquer coisa se quiser que eu teste de outra forma, só falar.
Obrigado pela ajuda!
Uma dúvida, chegou a retirar o disco e perceber se o mesmo estava morno ou quente?
Neste exato momento resolvi fazer 1 teste com ele ainda na vertical, vou usar o My first GT, que é digital e espero que a região aqueça.
E porque quero que aqueça? Pois assim já descartava ser algo no drive BD, se não aquecer amanhã testo novamente com o disco do GT7 e se o problema do aquecimento ocorrer vou ser obrigado a desmontar o PS5 e toda a área do drive de disco para tentar ver o que está ocorrendo.
Acabei de fazer o teste com os mesmos 80 minutos e a região do drive de disco aqueceu.
nesse lado ele esquenta (lado do drive)
![comment image](https://i.imgur.com/JuWMZi4.jpeg)
Ja neste esquenta bem menos (lado dos dissipadores da APU e da fonte)
![comment image](https://i.imgur.com/uVH0yfm.jpeg)
Acho que o proximo teste vai ser sem a faceplate e possivelmente com termopar para verificar qual temperatura está chegando.
O ruim é que esse PS5 pode ser assim desde quando comprei e só vim notar tal aquecimento devido o problema com o leitor .
Sobre a mídia ficar morna foi uma coisa que percebi desde que comprei o Ps5, da primeira vez me assustei, mas como nunca deu nenhum problema achei que fosse normal.
Eu conferi justamente onde você colocou as mãos nas duas imagens e em nenhuma delas ele ficou aquecido.
Essa região do lado esquerdo (segunda imagem), não seria onde a fonte do console fica? Talvez posso ser ela o motivo do aquecimento dos dois lados?
Sim, esse lado esquerdo fica o dissipador da APU e a fonte e ele é mais frio que o lado do driver. No meu modelo há um pequeno dissipador quase ao lado do driver, pode ser que ele seja a fonte de calor também, enfim vou ter que desmontar e ver se tem algo pelo lado da fonte. PS5 é lotado de parafusos..
Aí é o que sempre falo, pode ser que ele sempre foi assim e agora estou mais atencioso agora pq foi a área que deu problema.
Daniel, hoje antes de mais um teste resolvi desmontar o PS5 para ver se existia alguma obstrução no sistema de refrigeração e logo ao remover a faceplate lembrei de algo que também gera calor e que coloquei dias antes do leitor dar problema, o SSD!
Na imagem acima tem o SSD e tem um dissipador de calor ao lado do driver de disco e a marcação em azul é um pequeno espaço abaixo da capa plástica em que dá para visualizar a fonte de alimentação, ou seja, o ar quente pode vir por ali também. Conforme eu tinha falado anteriormente, o PS5 estava limpo:
Abaixo mais fotos:
![comment image](https://i.imgur.com/TsinN8h.jpeg)
Daí após mais um teste a região ficou aquecida novamente, como o driver de disco é todo coberto por uma capa de metal, pode ser que seja normal e a Sony fez isso para “proteger” o leitor, é só comparar com o PS4, cujo driver é todo em plástico e não há cobertura total em metal.
Realmente, pode ser o calor vindo do SSD, como eu não uso um, o meu não tem esse aquecimento.
Mas é uma coisa para ficar de olho, e realmente que Ps5 limpo parece que foi tirado da loja.
Este é o encerramento da minha saga para descobrir o porquê do aquecimento do driver de disco e pelo visto o SSD contribui para tal consequência.
Hoje testei sem o SSD, novamente por volta de 80 minutos e na mesma faixa de horário, que embora seja noite tá uma sensação térmica quente, e dá para perceber que o driver esquenta, mas bem menos que nos dias anteriores, porém hoje deu para perceber que o driver de disco estava mais frio se comparado a saída de ar traseira.
Sei que fiz uma análise nada científica, tenho um termômetro com entrada para 3 termopares e não o utilizei, mas pretendo fazer nos próximos dias.
Também decidi que vou utilizar o PS5 na horizontal pois quando está na vertical a parte de baixo que encosta na base circular possue saídas de ventilação e estas aparentam prejudicadas pela presença da base circular, já na posição horizontal todas as saídas de ar estão livres.
Agora sobre o SSD será que um dissipador poderia amenizar? O meu SSD veio com dissipador, mas é uma lãmina de fino.