Apesar de já ter sido lançado à algum tempo, as vendas de Astrobot levaram um impulso com o ganhar de jogo do ano.
Astrobot já não se encontrava muito bem posicionado nas tabelas de vendas, e isto devido a já não ser uma novidade. No entanto a vitória do título de jogo do ano atirou o jogo para cima e este subiu para a 7ª posição de vendas.
Esta situação não é novidade e o mesmo já aconteceu com outros jogos no passado, sendo o caso mais notável o de uma subida de vendas de 268% a Final Fantasy VII Rebirth só por ter sido nomeado.
Nesta caso Astrobot subiu apenas 61%, mas tal já pode ser considerado um valor significativo, e que mostra que este tipo de prêmios tem impacto nas vendas.
AstroBot foi anunciado sem muito alarde e expectativas. Quando o jogo saiu e a mídia gamer exaltou o mesmo muitos vieram a criticar a média que o jogo conseguiu no Metacritic. Depois criticaram o fato de estar participando dos melhores do ano e finalmente agora estão criticando porque venceu. Detalhe, a esmagadora maioria dessa galera sequer jogou AstroBot.
Diante disso eu fico pensando se as vendas já foram suficientes pra Sony por mais orçamento nesse time e franquia??? Porque lendo o que muitos dizem, esse jogo flopou comercialmente. Mas será que flopou mesmo?