A Xbox pensando em ser universal, está a negligenciar o fisico.
As ultimas semanas tem sido preocupantes para os fans da Xbox. A publicidade “Isto é uma Xbox” mostra que a Microsoft deixou de ver a consola como sendo a Xbox, passando a englobar nela uma série de outros produtos, a maior parte deles sem suporte a medias físicos.
Essa é uma situação preocupante pois naturalmente esta expansão da Xbox leva os possuidores e interessados nos Media físicos a ficarem preocupados com o futuro.
Este preocupação ficou ainda maior quando recentemente a Presidente da Xbox, Sarah Bond, comentou a decisão de tribunal de adiar a aplicação Xbox para Android dizendo: “Na Xbox, queremos oferecer aos jogadores mais escolha de onde e como jogar, incluindo poderem jogar e comprar jogos na aplicação Xbox.
E apesar de tal poder soar a algo excelente, a situação ativou alarmes nos possuidores de jogos físicos, pois a realidade é que esta política não se adequa aos jogos físicos pois esses só podem ser jogados na plataforma para que foram adquiridos. Daí que, mesmo que a ideia não seja parar o suporte, estas frases parecem deixar de fora a larga comunidade que adopta esse tipo de jogos.
I’m looking forward to your team getting this properly setup, but as always when you talk about players having the choice to play how they want please don’t forget about us physical Xbox gamers.
We don’t want codes in a box pic.twitter.com/G125ESWHrF
— Danno (@danno_omen) November 27, 2024
A situação torna-se mais preocupante quando vemos as entrevistas de Phil Spencer no passado, quando referiu que “nós suportamos os media fisicos”, mas ao mesmo tempo complementa que eles estão a seguir as tendencias dos consumidores e que a maioria agora quer o digital.
Ora se tudo isto pode parecer uma preocupação infundada, a realidade é que cada vez menos vemos lançamentos físicos na Xbox vindas de terceiros. Jogos que saem em físico na PS e Nintendo, mas não na Xbox.
Claro que sendo a Xbox a consola que menos vende, esta situação é natural, e ainda por cima sabendo-se que dentro desse pouco que vende, apenas 10% é físico pois há clara preferencia na Xbox pelo digital (e esta preocupação deve-se estender aos possuidores Playstation com a atual passagem de inúmeros jogadores Xbox, com maus hábitos, para a consola da Sony).
Claro que 10% é um número algo enganador se tomarmos em conta a realidade já referida que muitos jogos nem sequer saem em físico, mas isso não invalida a realidade que são apenas 10%. Acrescente-se a isso a atual noção que o Gamepass rouba bastante às vendas e cada vez vemos menos e menos jogos físicos na Xbox.
Mas o maior alarme terá surgido quando Hellblade 2, vindo da própria Microsoft, anunciou não ir ter cópia física. Foi a primeira vez que a Xbox abandonou um dos seus jogos, chateando a sua comunidade.
Mais preocupante é saber-se que a Microsoft anunciou um lançamento físico para o Avowed, numa linda Stellbook, mas que na realidade apenas tem um código dentro da caixa, e nada de Blu-ray.
Esta situação já aconteceu também com o Flight Simulator 2024.
Ora o físico não é uma caixa… é um disco. E não é vazio, é com o jogo! Apesar de se calhar poucos revenderem os seus jogos, a ideia do físico
Ainda por cima, estas versões deitam por terra o argumento que o físico é mais caro. Porque criar uma versão fisica e não meter o Blu-Ray não é a real causa do custo. E isso quer dizer que há da parte dos criadores uma grande vontade de acabar com o físico.
It’s definitely frustrating to hear “We care about preservation” while numerous 1st party don’t have any form of physical release on Xbox (Whether wide or limited)
Ghostwire, Hellblade, and Avowed really stand out
Halo Infinite having no content on its disc is saddening as well
— Jawmuncher (@Jawmuncher) December 1, 2024
E garantidamente, não é por causa de uma Steelbook e uns mapas que os clientes do físico vão comprar o jogo. Porque sem o jogo dentro da caixa, tudo perde o sentido.
Infelizmente a esta altura a indústria já deturpou e muito o conceito de console. Vão matar o físico apesar de haver procura para somente focar no digital. É uma evolução que não gostaria de presenciar.
E a Sony a tentar o mesmo ,não comprei a pro por falta de leitores á venda .Quando a Sony não disponibilizou stock só mostrou que não interessa o físico,querem o digital.Podem ficar com as pro, comprei uma slim standard.