Na celebração dos 30 anos da Playstation, a Sony lançou um website com a história das suas consolas. E nele vemos a PS2, a consola melhor sucedida de sempre, com mais de 160 milhões de unidades vendidas.
Ainda não viste o website de celebração dos 30 anos da Playstation?
Então não esperes mais, e vê o mesmo aqui.
Nesse website vais encontrar a história de todas as consolas e produtos de sucesso da Sony, sendo que o destaque terá forçosamente de ir para a Playstation 2, a consola Sony de maior sucesso de sempre, e a consola mais vendida no mundo, até à presente data, com mais de 160 milhões de unidades vendidas.
Uma das curiosidades que atualmente existe é o saber-se se a PS2 será ultrapassada em vendas pela Switch. Apesar de serem consolas radicalmente diferentes, uma sendo uma consola de mesa e a outra uma portátil, a Switch continua a vender, e vai já nos 143 milhões de consolas vendidas. No entanto, com o lançamento da nova Switch já para o ano, a PS2 parece que vai manter a sua coroa por mais tempo!
A consola que mais se aproximou do sucesso da PS2 foi a Nintendo DS, com 154.2 milhões de consolas vendidas, mas que mesmo assim ficou a alguns milhões da marca da consola da Sony.
No começo, havia duvidado desses números, mas depois vi que eram verdadeiros! PS2 foi de fato um marco para a indústria. Mário, a propósito, viu a entrevista do Shawn Layden? Tenho curiosidade em saber o que pensa sobre…https://www.eurogamer.net/there-comes-a-time-when-we-all-declare-the-war-is-over-former-playstation-studios-boss-shawn-layden-on-the-future-of-video-game-consoles
Não vi pois o Shawn desde que saiu só manda bitaites e diz disparates, sem que ele tenha algo a ver com a PS. Mas dado que pedes, vou ver.
OK, dei uma vista de olhos.
Não deixo de lhe dar razão. Até porque ele não toca em pontos sensíveis.
Basicamente ele fala da falta de criatividade nos jogos, como consequência dos custos de produção e dos riscos que daí advém. Algo que concordo.
Depois refere que os grandes concorrentes da Sony não são a Xbox ou a Switch mas o TikTok e as redes sociais, algo que também concordo.
Layden continua a defender jogos mais curtos, porque nem todos tem 90 horas para acabar um jogo, algo que concordo, mas não totalmente pois acho que se as horas descem o valor pelo dinheiro cai, e 80 euros não justifica um jogo de 15 horas.
Fala dos custos de produção dobrarem constantemente, o que é realmente um problema para os AAA.
Ele questiona se justifica consolas proprietárias dado que o salto que vamos ver no futuro será pequeno, mas sem concluir. Pessoalmente acho que enquanto houver evolução, há sempre lugar para as consolas, quanto mais não seja porque oferecem hardware capaz, bom suporte, bons serviços e qualidade, a baixo custo.
Layden acredita que as consolas no futuro serão pouco relevantes e que o conteúdo é o relevante. E concordo, mas acho que uma coisa não invalida a outra, pois sem algo que estabeleça uma fasquia mais baixa o que veremos serão jogos a usar as 4090 ao máximo, e o custo do gaming a subir exponencialmente pois todos querem aquela qualidade.
Questiona a utilidade das consolas de meio de geração. O que percebo, mas não questiono pois elas são opcionais.
Fala da Kadokawa e da relação de proximidade que sempre existiu entre as empresas. Nada a dizer aqui.
E finalmente fala de como a Nintendo co-habita com a PS, e como não justifica à PS lançar jogos na Xbox devido ao seu mercado ser pequeno, e isso prejudicar a imagem da marca. Algo que concordo tambem.
Obrigado Mário!!! Então se a Sony colocar seus jogos em uma plataforma da Nintendo depois, vc não veria problemas?
Como o Shawn Layden diz, Sony e Nintendo co-habitam. Isso implica distinção, mas sem real concorrência!
A ideia não é assim colocar jogos lá, mas sim manterem ambas as suas independencias.
Nem todos tem 90 horas, discordo pois vai depender do conteúdo, eu mesmo em alguns jogos quando passo das 20h já torço para terminar, porém um Horizon Zero Dawn e ou Horizon Forbodden West me fizeram encontrar e gastar mais de 80 e 120 horas respectivamente. GT7 tenho mais de 800 horas.
Gostaria de saber esses números mais detalhados, tipo qual região vendeu mais estas unidades e afins, Pois hoje a Switch já ultrapassou o ps2 nos States e no Japão também passou o Ds e na Europa vendeu muito bem. E são nestes dados que temos que refiro esses pontos para uma marca alcançada. Porque ficou calada tanto tempo?Porque não soltou estes dados antes? 2013 acho eu que encerraram a produção e 10 anos depois ao ver números da Switch subir a um ponto que pudesse tirar essa posição. Solta isso e nos ultimos dias de um presidente. Acho muito estranho. Mas repito dados seriam fatos e isso só ficou de boca e oficializaram. Dados=provas, sem isso fica no falar e falar todo mundo fala, Já pensou se a Nintendo solta que o Ds vendeu mais 7 milhões de unidades não contabilizadas.
Talvez não saibas, mas a PS2 apenas cessou produção em 2013. Nessa altura a Sony tinha anunciado em 2011 que tinha vendido 150 milhões de consolas, deixando porém alguns milhões de consolas PS2 novas no mercado quando cessou produção. A consola teve jogos até 2014.
Em 2017 a Sony anunciou que teria vendido 155 milhões de consolas, em 2018 tens relatos externos a dizer que passou os 158 milhões. e em 2024 ajusta os números para mais de 160 milhões, apesar que já tens fontes em 2018 a dizer que os 158 milhões estão mal calculados e que na realidade são 160 milhões.
https://twitter.com/RPGSite/status/1055988730509561857?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1055988730509561857%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=
Gostaria de uma informação do próprio fabricante, pois a mensagem ali dita foi em 2018 e o porque a Sony falar algo somente 5 anos depois. Desculpa lá mas X não é base muito fiavel hein. Mas como falei nunca tiro mérito deste console,mas como responder a Switch destronando seu lugar nos States e o Ds no Japão.ou seja dos 3 poderes de compra 2 já se foram e Europa quase lá, desculpa ai novamente os dados do Switch nós temos e são oficiais.
Ontem eu vi essas páginas dedicadas para cada geração PS, gostei pelo fato de incluírem até os acessórios mais marcantes, a exemplo do Dual Analog do PS1, um joystick inferior e anterior ao DualShock mas que queria ter uma unidade aqui na coleção, nem no Japão eu o encontro para vender.
Agora um ponto que achei super positivo mas que a partir do PS2, caso siga em ordem cronológica, desanda, é o start-up/boot de cada console. No PS1 tudo ok, no PS2 misturaram o check de disco do PS1 com o de PS2(sendo o do PS2 estranho) e não colocaram áudio, no PS3 ele pára de um jeito que vc pensa que deu YLOD na página . Não inseriram o boot do PSP e do Vita
A mim essa notícia só chama saudade.Embora a psx foi a que deixou mais marcas
A questão que fica é porque a Sony não lança uma compatibilidade do PS5 com os jogos dos Playstations anteriores? Sei que há problemas de mídia, de acordos e direitos autorais, mas não vejo a Sony preocupada com isto. Para mim seria cativante e pensaria em comprar um PS5 retrocompatível.
Eu não consigo entender a relação de direitos autorais com retrocompatibilidade, a não ser que no contrato a Sony referiu que aquele jogo iria rodar exclusivamente no hardware PS1 ou PS2 ou PS3.
Se o direito autoral não aborda isso eu não sei qual a relação e impecilho, para mim seria tão simples quanto utilizar um CD music de 1997 em um bluray de 2021, se o aparelho consegue ler a mídia qual o impecilho?
Espantou-me o Shawn Layden vir com o presságio de o hardware dedicado ter os dias contados.
Eu acho exatamente o contrário, as plataformas dedicadas têm muita vida pela frente: permitem jogar com alta qualidade (baixa latência), ambiente controlado (cheaters), simplicidade de utilização e preço equilibrado. Nunca acreditei tanto em gerações de consolas.
Qual é a ideia destes visionários? Cloud gaming em TV’s e qq dispositivo? Podemos ter a melhor internet do mundo e a latência vai ser sempre um problema, especialmente em jogos competitivos que exigem tempos de resposta imediatos. E com a tecnologia de internet que se conhece, até podes ter 1 trilião de mbits que não resolves este problema, é inerente ao próprio funcionamento das redes TCP/IP.
Vamos todos jogar para o PC? O que acontece à simplicidade de utilização, hardware a preço equilibrado e ambiente controlado?
Secalhar sou eu que estou com visão curta, mas ajudem-me lá a perceber porque é que o futuro do gaming de qualidade implica abdicar das consolas.
Ora aí está uma opinião na qual eu estou 100% de acordo. Se por acaso um dia as consolas acabarem será pura e simplesmente porque querem. Eu por exemplo se jogo hoje em dia é porque existe as consolas. PC’s se fôr de raiz é caríssimo montar um para gaming ao nível de uma consola, juntando a isso tudo aquilo que mencionaste na tua opinião.
Ele fala na perspectiva económica e dos custos de produção.
Mas eu concordo contigo. Cada vez mais vejo as consolas como um nicho de elevado interesse e pelos motivos que referes.
E mais, o online competitivo é o motivo pelo qual se torna mais difícil vender jogos, pois eles prendem as pessoas por demasiado tempo, e nesse sentido, pelo bem do mercado terá de haver uma aposta grande no single player.