O rumor parte da Bloomberg.
Segundo um rumor da Bloomberg, a Sony Group Corp. estará nos estágios iniciais de desenvolvimento de um console portátil que rodaria seus jogos do PlayStation 5 de forma nativa.
De acordo com pessoas familiarizadas com seu desenvolvimento, o conceito do produto passar por expandir o alcance da Sony e ao mesmo tempo competir com a Nintendo Co. pelo mercado de jogos portáteis.
A portátil destina-se também a fazer frente a qualquer hardware móvel potencial lançada pelo fabricante do Xbox, Microsoft Corp., que deu já a conhecer estar a trabalhar em protótipos que se encaixam nesta categoria.
Dizem as fontes, que pediram para não serem identificadas uma vez que estes dados são internos e privados, que este produto ainda está a anos de distância do lançamento e a empresa ainda pode até acabar por decidir não trazê-lo ao mercado.
A ideia baseia-se baseia no PlayStation Portal, um dispositivo portátil de 8 polegadas que a Sony lançou em 2023 que permite aos usuários jogar jogos de PS5 transmitindo-os pela Internet. A ideia agora seria um pouco mais abrangente e a consola funcionaria como um dispositivo autônomo como o Steam Deck da Valve Corp.
Construir um dispositivo móvel capaz de rodar diretamente jogos de PS5 tornaria o software da Sony mais acessível e atraente para um público mais amplo. A empresa tomou várias medidas recentemente nessa direção, incluindo um maior esforço em jogos para dispositivos móveis e PC, bem como títulos de jogos como serviço.
Contactado um porta-voz da Sony, este recusou-se a comentar.
Os jogos para dispositivos móveis, e que geram a maior parte da receita da indústria a cada ano, são hoje dominados por smartphones. A consola Switch da Nintendo conquistou um nicho lucrativo para si mesmo ao oferecer a versatilidade de ser jogável tanto em movimento quanto conectado a um aparelho de TV. O seu sucessor deve ser lançado em 2025 e manterá a compatibilidade com a rica biblioteca de títulos Switch existentes da Nintendo, potencialmente desencadeando um ciclo de atualização entre os usuários da consola de quase oito anos.
A Sony e a Microsoft não competem com seu próprio hardware em consolas de jogos portáteis há anos, sendo que quando o fizeram não foram muito bem sucedidos, e cacos como a PS Vita ou a PlayStation Portable, foram descontinuados há já quase uma década.
Tom Warren do The Verge insinuou que o Xbox portátil será um PC portátil, mas com uma otimização maior com o Windows. Será que esses consoles portáteis serão híbridos? Estou bem curioso…
Eu tenho uma teoria, Edson, de que a próxima geração do Playstation vai ser híbrida. Pense comigo: Nós bem sabemos que é praticamente impossível que um portátil se equipare em poder bruto a um console de mesa ou a um pc. Seria necessário um investimento monstruoso para se desenvolver um hardware para tal, o que, por sua vez, comprometeria questões como preço e bateria. Por outro lado, a Sony está investindo pesado em tecnologias de upscaling por IA que, mesmo em estágio inicial, já tem apresentado resultados satisfatórios. Caso a PSSR venha a atinja a maturidade, essa tecnologia cairia como uma luva em um Playstation portátil, permitindo que esse obtivesse bons resultados com um hardware mais modesto. Além disso, essa seria uma boa justificativa de marketing para o console: um console que permite a portabilidade e que entrega bons resultados. Eles só vão precisar equilibrar bem o preço.
Seria um sonho se isso acontecesse, mas eu realmente não acredito por questões de bateria em um ps6 portátil, msm trabalhando com resolução baixa e aumentando pelo PSSR.
Eu não tenho qualquer interesse em portabilidade, e a ideia que me agradaria , quando tive interesse nisso (comandos semelhantes ao joypad normal), chegou muito tarde pra mim. Sem dúvidas que há público para portabilidade, mas eu passo com louvor, e só compro um console com portabilidade se também for desktop.
As afirmações de que rodará jogos de PS5 me soam irreais, já que diferentemente dos PCs, jogos de PS5 não trazem grandes ajustes e precisaria ser patcheados uma a um pra funcionar pois não acredito que um portátil tenha poder pra rodar jogos de PS5 como estão atualmente, de PS4 até vai…
Acredito que outra coisa ruim de compartilhar a linha de jogos com um portátil é segurar a potencial melhoria nos jogos vindouros por fazer jogo pro console menos potente também rodar…
Acredito, que a Sony e a MS vão esperar primeiro sair o Switch2, pois a Nintendo nada de braçada no mar dos portáteis limitados em hardware e ganha muito dinheiro. A Sony acredito eu vai aperfeiçoar o seu PSPortal antes de lançar algo novo (quem sabe ele será um laboratório para um ultra PSSR?). Já a MS acho vai tentar algo tipo as STEAM machines talvez com arquiterura ARM ou Nvidia. O futuro promete, mas a certeza mesmo é o portátil da Nintendo (teremos algo como um Ultra DLSS?).
A Sony aprendeu com o PS Vita que jogos para portáteis não servem para consoles e jogos de portátil são vistos como “baixo valor” nos consoles de mesa.
Sabe o que eu acho? Lá na sony eles conhecem o pessoal do xbox, sabem muito bem que dentro do xbox eles ficam o tempo todo “e a sony? e o playstation? sony malvada me vendeu bundle forçado mimimimi”
Se eu fosse do playstation e quisesse incentivar o xbox a gastar tempo e dinheiro com portátil, iria vazar que o playstation também está fazendo um… o Phill já está “olha só, a gente está no caminho certo… a Sony também vai fazer um portátil… vamos continuar”
Até hoje ainda acho que o vazamento do github foi proposital por parte da sony para usar “contra inteligência” no super “gênio” do Phill “sony me vende bundle forçado” Spencer.
Todo o lançamento, escolha de poder, etc do xbox serie foi baseado no PS5 ser 8TF, RDNA1 por 400 USD… E a Sony sabe disso, que o phill e seus seguidores amestrados ficam o tempo todo “mas e a sony?” e não conseguem parar de falar do concorrente até em fórum público
Então, pra mim isso ai é vazamento fake para iludir o Phill e seus funcionários amestrados.